Bolsonaro irritou militares e Araújo piorou o caldo

Jornalistas com longa trajetória de contatos com os militares, como Igor Gielow, na Folha, e Roberto Godoy, no Estadão, relatam a irritação dos militares com a afirmação de que “democracia e liberdade só existe(m) quando as Forças Armadas querem”.

Do nada, foram arrastadas à evidenciação de uma posição de tutela que, mesmo sendo real neste governo, sempre foi religiosamente negada desde a redemocratização do país.

E no meio do torvelinho causado pelo tuíte pornográfico do presidente durante o Carnaval, que já os tinha deixados chocados e contrariados.

Os “remendos” feitos por Hamílton Mourão, longe de endossar Bolsonaro, apenas o colocam como alguém que se expressou mal, como se coubesse dizer isso de um presidente que vai falar em público diante de uma tropa formada.

Mas a coisa ficou um pouco pior, agora à noitinha, com as declarações do desafeto dos militares, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, à Bloomberg News, dizendo que o Brasil está interessado em receber material bélico dos Estados Unidos na forma de “cooperação”, em troca da eliminação dos vistos de entrada no país de cidadãos norte-americanos e do aluguel da base aeroespacial de Alcântara.

Cooperação militar é algo que não se faz assim, em cima da perna, a menos que seja para receber, como já fizemos em 2015, 2017 e ano passado, algumas dúzias de veículos blindados e tanques (bem) usados. Os militares sabem que material de terceira geração tecnológica não fará ninguém bem equipado. E que não terá o que mais se ressente, lançadores e mísseis de alcance superior a 300 km – nada, considerando as dimensões brasileiras e continentais.

Além do mais, dadas as “bateções de cabeça” entre eles e o chanceler nos últimos tempos – no caso da “base americana” no Brasil, na ação sobre a Venezuela e nos atritos com a China e os países árabes – não é papel de Araújo sair anunciando acordos militares em que nem se sabe o que será oferecido.

Muito menos se interessam em que isso seja apresentado como uma barganha.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

31 respostas

  1. MILITAR NÃO PASSA POR TREINAMENTO E SIM POR ADESTRAMENTO PARA SER CÃES RAIVOSOS CONTRA A CIVILIDADE.QUAL O BEM QUE FIZERAM AO POVO AO LONGO DE SUA HISTÓRIA? PRENDERAM E ASSASSINARAM O POVO DURANTE TODAS AS JUSTAS REVOLTAS. DAS CABANADAS A CANUDOS COMETERAM GENOCÍDIO,UM POUCO DESSA HISTÓRIA FOI CONTADA NA SAPUCAÍ. A ÚLTIMA E ÚNICA AVENTURA MILITAR CONTRA SEUS VIZINHOS CUSTOU AO BRASIL UMA DESPESA DE 16 VEZES SEU ORÇAMENTO NA GUERRA DO PARAGUAI E A INGLATERRA ENTÃO FOI NOSSO PRIMEIRO CREDOR POR TERMOS DIZIMADO 89% DA POPULAÇÃO ATIVA PARAGUAIA,DEIXAMOS UM PAÍS ARRASADO,UM POVO HUMILHADO QUE JAMAIS SE REERGUEU. O BRASIL NÃO PRECISA DE UMA FORÇAS ARMADAS ONEROSA E IMPRODUTIVA CUJO ÚNICO INTENTO É MANIETAR E HUMILHAR O POVO QUE A SUSTENTA.

    1. Caçador de passarinho você disse tudo sobre estes militares entreguistas, que não produzem nada para o engrandecimento do pais.

    1. A mídia deixou de servir à população brasileira, se é que algum dia serviu, e passou a servir exclusivamente à elite brasileira, que já foi classificada com toda a justiça como sendo a pior elite do mundo, em todos os sentidos. Não tem qualquer traço de patriotismo, não tem qualquer apreço por nossas tradições culturais, não tem qualquer solidariedade para com nosso povo, porque ainda o considera como seu escravo. Não tem respeito algum pelo ser humano e muito menos pelo ser brasileiro, porque é racista e lombrosiana por natureza. Esta é a elite que ganha muito dinheiro vendendo bobagens aqui dentro mesmo, e depois sai do país e vai morar na Suíça, e quer que seus filhos não sejam mais brasileiros. E ainda deixa de pagar impostos, porque os impostos irão educar e dar saúde ao povo, e eles não concordam com isso, chamam a isso de comunismo. Podem andar de pé no chão por alguma vereda da Suíça, mas não admitem jamais não ter o nome na lista dos maiores bilionários do mundo. Acham normal fazer planos com seus colegas da elite global para o fim do mundo vindouro com uma terceira guerra mundial. Acham natural e normal o Brasil, apesar de ser um dos três países com a maior reserva de riqueza econômica do mundo, ser o país com a maior desigualdade social do planeta, o que é uma estatística real dos centros especializados em fazer tais avaliações, e não alguma “fantasia esquerdista”. Têm uma tal de “afinidade ideológica” com nossos concorrentes na economia global, e acham normal seguir a recomendação deles para que nos afastemos de quem compra nossa soja sob o pretexto de que são compradores “comunistas”, para que eles mesmos se aproximem desse comprador comunista e peguem este mesmo mercado do qual nos recomendou afastar, e fechem com ele um negócio de 30 bilhões de dólares em soja, para que seu presidente se vanglorie de ter conseguido açambarcar este mercado e venha a se reeleger. Eles da elite local engrupem seus irmãos matutos da elite rural, escondendo deles que esta soja comprada no concorrente significa soja deixada de comprar aqui, e ainda tenta fazê-los acreditar que este tremendo golpe comercial do concorrente vai fazer o preço da soja subir no mercado e vai beneficiar nossos produtores, porque certamente vamos vender muito mais soja para os habitantes da Lua e de Marte. A ficha só vai cair para os matutos da elite rural quando a conta não fechar e sua soja sobrar sem comprador. E é a mídia que pertence à pior elite do mundo que está à frente de todo engrupimento como esse. Por tudo isso, por todo apoio às mentiras da elite e aos julgamentos escandalosos da justiça falsa, por todo apoio às punhaladas nas costas de nossa Democracia que hoje está sedada na UTI e tem todo tipo de maluco falando por ela, devemos entender que a mídia é a maior responsável pela nossa atual desgraça, e deve ser chamada daqui para a frente simplesmente de “mídia da elite brasileira”.

      1. não se preocupe com a “elite rural”, pois essa emprestou dinheiro do pronaf pra plantar… e se se apertarem, logo logo vem um perdão da divida… a conta vai sobrar pro povo mesmo…

      2. Parabéns pelo comentário. Só vou discordar em um ponto: o uso do termo “elite”. Tal termo pressupõe uma condição de superioridade em todos os pontos de vista, não apenas financeiro, ms também intelectual e educacional. Daí minha discordância, pois o Brasil não tem e nunca teve elite, tem apenas uma oligarquia. E das mais vagabundas. Chamar esta malta de elite desmerece o valor da palavra. Saudações!

  2. É muito simples: Bolsonaro se viu acossado e procurou um último refúgio no colo das Forças Armadas. Só que ele é tão desastrado que logo de saída conseguiu irritar seu próprio colo, por falar o que não devia. Provando mais uma vez que quando abre a boca só vem tragédia.

    1. Isso serve perfeitamente para essa malta.
      “34 Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração.

      35 O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más.

      36 Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado.”
      Mateus 12

  3. Impressionada. Mais ainda com as Forças Armadas brasileiras caindo nessa arapuca para satisfazer a ânsia de poder de uns generais reformados q deveriam estar usufruindo da aposentadoria, cuidando dos netinhos. O Brasil é um TITANIC sendo conduzido em direção a um iceberg continental. Poucos se salvarão.

  4. Fernando, a fala do boso hoje é semelhante aquela do Collor com os taxista: “coloquem fitas verde amarela no carro e não me deixem só!!!

  5. Os poderes legislativo e judiciário deveriam interromper suas atividades e agendar, com urgência, uma reunião de apenas quatro pessoas. São elas: o presidente do Senado, o presidente da Câmara dos Deputados, o presidente do STF e um representante das FFAA que fale pelas três armas. Nessa reunião deveria ser resolvido o que fazer com o Bozo ao final da reunião. Do jeito que está não pode continuar.

    1. Se continuar nesse andar da carruagem não vai demorar muito……..A turma do Mercado já está ficando preocupada….

  6. Que imaginasse as forças armadas são para PROTEGER o território, as riquezas e o povo de invasões estrangeiras, nesse caso são detentores do uso da violencia contra invasores, não contra o proprio povo…….não é isso que eles mesmos dizem naquelas propagandas sem sal da tv?

  7. Qual é o coletivo de jumentos?
    E o coletivo de asnos?
    Será equipe governo?
    Ou corpo de ministros?
    Aguardo respostas.

  8. Até prova em contrário, o que chamam de exército br, vejo como força de ocupação.
    O alto comando é o cão de vigia do prisioneiro de curitiba, a capital Brasileira do Neo Nazismo…

  9. Seria cômico se não estivesse nos ferrando.
    Esse governo é de uma pobreza intelectual que acredito nunca será igualada. É inacreditável a estupidez dessa turma, como se sabotam a cada frase proferida.

  10. Então tá, voltamos 500 anos no tempo. Vamos entregar ouro, prata, riquezas e em troca receberemos espelhos, miçangas, pentes e um tapinha nas costas com um incentivo de “bom garoto”. E, ficaremos contentes, pulando em volta em delírio, abanando o rabinho.

  11. Então tá, voltamos 500 anos no tempo. Vamos entregar ouro, prata, riquezas e em troca receberemos espelhos, miçangas, pentes e um tapinha nas costas com um incentivo de “bom garoto”. E, ficaremos contentes, pulando em volta em delírio, abanando o rabinho.

  12. Concordo com o que andei lendo por aí: a esquerda não deve pedir o impeachment do bozo ou promover e apoiar qualquer forma de controle e punição dele. O bozo é problema da direita e uma ação assim seria prestar um favor às elites. Quem pariu Mateus que o embale. Quanto mais ele aprontar mais desmoralizada estarão a direita e as forças armadas e é isso que fará bem ao país e à democracia. Questão de cultivar a civilidade responsabilizando os imbecis da direita e militares..

  13. A PROSTITUIÇÃO BARATA DO ACADELAMENTO HEGEMÔNICO DE UMA NAÇÃO QUE ERA LIVRE!
    MILITARES BRASILEIROS ENTREGANDO O PAÍS NA MÃO DOS ESTRANGEIROS!
    CANALHAS, CANALHAS, CANALHAS!

  14. Uai! quem mandou dar respaldo ao alucinado? Vamos ver se consertam liberando o stf e mpf para serem o que foram feitos para ser.

  15. Esse chanceler consegue a façanha incrível se ser mais louco e burro do que o próprio Bozo, que pensávamos estar no limite.

  16. Acordo com americanos? Funciona assim: nós entramos com a bunda e eles com a piroca (e não é mamadeira não). O entreguismo está longe de chegar ao apogeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.