Caetano: Todo cidadão deve agir para que Bolsonaro não se eleja

De Caetano Veloso, na Folha, sobre as postagens do “guru”de Bolsonaro, o charlatão Olavo de Carvalho, que acenam até com a eliminação física da esquerda no caso de uma eventual chegada de Jair Bolsonaro ao poder.

Olavo faz incitação à violência; convoco
meus concidadãos a repudiá-lo

Olavo de Carvalho sugere em texto que, caso Bolsonaro se eleja, imediatamente à sua posse seus opositores sejam não apenas derrotados mas totalmente destruídos enquanto grupos, organizações e até indivíduos.

Ele diz que os que consideram Bolsonaro uma ameaça à democracia não estão lutando para vencer uma eleição e sim “pela sobrevivência política, social e até física”. Isso é anúncio de autoritarismo matador.

Escritor e filósofo brasileiro Olavo de Carvalho, representante do conservadorismo.

Bolsonaro já disse que a ditadura matou pouco, já apareceu usando tripé de câmera como fuzil a metralhar petistas, já louvou o torturador e assassino coronel Brilhante Ustra. Quando atacado a faca por um maníaco, todos os outros concorrentes à presidência condenaram veementemente o atentado e seu autor; quando um eleitor seu matou um artista baiano que declarara voto no PT, Bolsonaro disse que não tinha nada a ver com isso.

Esse texto de Olavo anuncia uma escalada de ações violentas e conclama seus seguidores a perpetrá-las tão logo Bolsonaro chegue (se ele chegar) ao Alvorada.

É evidente que todo cidadão brasileiro que mereça esse nome –seja ele Fernando Henrique Cardoso, Roberto Carlos, Roberto Schwartz, Suzana Vieira, Chico Buarque, Luiz Tenório de Oliveira Lima, Letícia Sabatela, Fernando Haddad, Zezé de Camargo, Miriam Leitão ou ACM Neto– deve agir contra a possibilidade de eleição de Bolsonaro. A não ser que este desautorize publicamente o texto de Olavo. Único modo, aliás, de dar credibilidade a suas tentativas de amenizar o sentido de seus antigos brados.

Olavo, o sub-Heidegger do nosso sub-Hitler (ou sub-Spengler do nosso sub-Goebels), diz que petistas, artistas, mídia, professores, jornalistas e intelectuais apelam a recursos ilícitos e imorais para obter vitória. No entanto, acabo de ler um texto em letras grandes, produzido pelos correligionários do capitão, que diz: “O PT QUEBRA IMAGENS, ESFREGA O CRUCIFIXO NOS ÓRGÃOS GENITAIS, URINAM (sic) NA BÍBLIA E AGORA QUER APOIO CATÓLICO”.

Deve ser a milionésima fake news expedida pela campanha bolsonarista. Olavo é figura histórica da anti-esquerda. Catequizou gerações de jovens brasileiros a um anticomunismo delirante e ressentido.
islamismo através dos ensinamentos de Olavo, seu carismático professor. A força dos parágrafos de Fritjof Schuon, autor que li fascinado, devem ter chegado com beleza aos ouvidos da moça, através das explanações brilhantes de Olavo. Mas desconfio de que o que o animava não era a beleza do Islã, sua tradição, sua riqueza espiritual. O que o entusiasmava eram as teocracias tardias que o desfiguram.

Olavo hoje posa nos EUA segurando arma pesada. Quão útil será sua cruzada para a indústria armamentista? É-se inocente útil mesmo quando se torna paranoicamente suspicaz. Para ele, o que há na aventura da modernidade é necessariamente o mal.

Intelectual erudito e mente insana, nem sabe que eu só sei de um caso de artista que masturbava-se com um crucifixo (ele o declarou em entrevista na TV) –e era justamente um que hoje aparece ao seu lado.

Eu nunca fui petista. Nunca fui comunista. Odeio ter ouvido de Dirceu que o caso não é de ganhar eleição mas de tomar o poder. Meu pai me ensinou a ser anti-stalinista e, vendo a discrepância entre a vida real dos trabalhadores e os planos das “vanguardas” políticas, aprendi a ser anti-leninista (diante das filas para ver a múmia de Lenin em Moscou, reafirmou-se meu desprezo: detesto o mais ínfimo resquício de culto à personalidade que ronda Lula). Mas farei o que me for possível para vencer o crescimento da desigualdade e, acima de tudo, defenderei os direitos da pessoa humana.

Considero o texto de Olavo incitação à violência. Convoco meus concidadãos a repudiá-lo. Ou vamos fingir que o candidato dele já venceu a eleição e, por isso, pode mandar matar quem não votou nele? Respeitarei como presidente quem quer que se eleja. Mas exijo dele que exiba compromisso com os direitos da pessoa humana e, como os outros cidadãos, rejeite o que foi sugerido por Olavo de Carvalho.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

39 respostas

  1. Desconfio que o texto do autor visou principalmente o ataque sub-reptício ao Presidente Lula, com a desculpa de execrar o monstro nazifascista. Lênin vive e viverá para sempre nos corações e nas mentes dos que sonham com uma revolução socialista mundial e quando a Rússia derrotou o exército de Hitler quem liderava o país vencedor da guerra era Stalin.

    1. Eu sonho com uma Portugal, Dinamarca, Noruega, Suiça Suécia esse para mim são realmente paises socialista no aspécto igualitário, é claro que cada um com seus problemas interno. Não vejo e nem tenho Lenin como referência, e nem vejo necessidade de uma revolução mundial porque essa mudança já existe .

      1. Uma boa discussão, mas boas discussões só se fazem se houver atmosfera democrática para isso. Alguém precisa dizer ao Caetano que só há um meio de evitar que Bolsonaro seja o ditador eleito do Brasil. O problema é a educação paterna. Meu pai me ensinou a não odiar ninguém sem antes conhecer em profundidade e com espírito desarmado sua mensagem. E ele, que tem ojerizas e arrepios, não sabe pronunciar o nome deste meio que evitaria o naziamo: Haddad.

  2. CAETANO VELOSO ATINGIU O CORAÇÃO DA BESTA: OLAVO DE CARVALHO!!!

    Os intelectuais de esquerda continuam ignorando e fingindo não ver o verdadeiro arquiteto da candidatura de Bolsonaro. Eles se recusam a acreditar que o “cérebro” dessa bobagem toda é o astrólogo e pseudo-intelectual, Olavo de Carvalho.

    SE PREPAREM PARA DESCER AO FUNDO DO ESGOTO SE QUISEREM ENFRENTAR O VERDADEIRO CHEFÃO!

    É difícil de acreditar mas tudo que Bolsonaro e sua turma fazem está diretamente ligado a Olavo de Carvalho.

    É difícil conceber mas essas turmas de whatsapp são comandadas e guiadas pelos cursos da seita de Olavo de Carvalho.

    Eu vi isso acontecer em grupos de watsapp dos quais participo… Pessoas normais se tornaram verdadeiras “guerreiras” dispostos a enfrentar qualquer um para defender Bolsonaro. Isso logo após elogiarem e trocarem vídeos de Olavo.

    Olavo de Carvalho ensina táticas desonestas e infantis de discussão… porém essas táticas funcionam na prática pois poucos adversários estão dispostos a descer o nível até a agressão verbal explícita… e esse é o ambiente preferido dos seguidores da seita. Após “ganharem” a discussão, os discípiulos de Olavo não param… muito pelo contrário… eles aproveitam para se estabelecer como dominantes da área. Geralmente o derrotado prefere evitar polêmicas e o seguidor da seita se aproveita disso.

    Esses soldados são alimentadas o tempo inteiro pelas fábricas de “fake news” e guiadas por Olavo e produzidas pela máquina partidária da família Bolsonaro.

    HADDAD DEVERIA DESMASCARAR OLAVO DE CARVALHO EM REDE NAIONAL, USANDO O HORÁRIO POLÍTICO.

    E digo mais…

    O ENVOLVIMENTO DO MARKETEIRO DE TRUMP É APENAS UMA CORTINA DE FUMAÇA PARA ATRAIR A ATENÇÃO DA ESQUERDA… QUEM GUIA A CAMPANHA DE BOLSONARO É O ASTRÓLOGO… PODEM ACREDITAR!

    A esquerda deveria aproveitar um momento como esse para desmascarar Olavo de uma vez por todas… como já deveria ter feito anos atrás.

    1. Eis aí a grande questão.
      Deveriam ter desmascarado o pseudo cientista intelectual charlatão há bastante tempo. Mas permitiram que formasse um exército de zumbis fanáticos.
      Centrar fogo nele a esta altura do jogo, tenho sérias dúvidas de que surta o necessário efeito.
      Temos que já estejamos vivendo o tempo porta arrombada, da Inês Morta.
      Receio, seriamente, que o próximo presidente já se chame Besta Fera.
      Critiquem-me, sim, se estou sendo pessimista. Puxem-me as orelhas com a força que puderem.
      Pois o que eu mais quero, neste momento, é estar errado.
      Se 28/10/2018 mostrar que eu estou errado, acreditem, será a minha maior alegria.

  3. Agora até o Conselho Federal de Psicologia Bolsonaro está atacando, tudo porque ele é defensor da “cura gay”, enquanto o CFP não considera a homossexualidade uma patologia, sendo assim, não tem porque falar em cura. Detalhe: essa é a posição da própria Organização Mundial de Saúde (OMS). https://www.viomundo.com.br/blogdasaude/conselho-federal-de-psicologia-repudia-ataque-de-bolsonaro-patrono-da-cura-gay-afronta-a-nossa-resolucao-e-a-propria-oms.html#comment-1035952

  4. Pessoal da campanha do Haddad, vejam o vídeo no Youtube: ‘Campanha contra venda de armas faz sucesso nos Estados unidos’. É mais ou menos a ideia que eu sugeri só que muito mais sutil. Vejam tambem o vídeo ‘estados unidos tem protestos contra armas de fogo em várias cidades’. É preciso mostrar para o eleitor de bolsonaro que ele está indo na contramão.

    1. Eles vão atribuir os protestos a uma minoria “comunista”, que eles sabem existem em toda parte, mas que trump irá abafá-los.

  5. cada um tem sua opinião e o caetano tem a dele. O q interessa é tentar fazer algo para evitar o mal maior q é o flagelo milico bolsonaro

  6. Afinal Caetano quer o que? Que o poder continue intacto nas mãos dos facínoras e que não hajam lideranças que, junto ao povo, deles o libertem? Como foram Lênin, Mao Tsé-Tung, Mandela e outros mais? E por que não Lula? Só porque é também de esquerda? Ou por que, assim como Dirceu, o vê como stalinista? Logo Lula, stalinista? Realmente…”o cravo e a ferradura”, “o morde e assopra”: Bolsonaro não, mas PT jamais.

    1. Você esta no mínimo vivendo no seculo passado e bem na metade dele. Você já esteve em Portugal,na França,Suécia Suiça, Dinamarca Noruega todos esse paises tem em comum o cunho social, esse negócio de Lenin, Mao Tse Tung é discurso de um militar aposentado que ouvi na praia. Não vi nada no governo do PT que desse a mínima indicação de que seria implementado um comunismo a lá Uniao Soviética, muito pelo contrário se procurou fortalecer as instituições e o que me parece é que essas não estavam preparadas para atuar decricionariamente, falta amadurecimento.

      1. Ah,meu caro não existe essa de século passado sempre é tempo e motivo pra uma revolução,o Brasil teve milhões de motivos faltou e falta coragem,a mesma da direita,ou crê que se esse nazista de merda ganhar navegaremos em mares de calmaria?

      2. E lá, nesses países que cita, aliás de culturas milenares e com outras histórias, você acha que o “bem comum” caiu do céu?

        1. Claro que não !!!!! Mas nunca veio de um facínora como o Bolsonaro e nem de governos militares que querem re-escrever a história de 1964, da DITADURA. A Alemanha pós nazismo fez questão de encarar a realidade para que isso nunca mais acontecesse ,já aqui, o período da ditadura foi jogado para debaixo do tapete mas infelizmente a sujeira é tanta que não deu para esconder tudo, além do fato dos próprios militares se recusarem a aceitar a realidade e de não ter havido punição para aqueles que tenham cometido crimes contra a humanidade. Tome como exemplo Portugal. O que eles vivem socialmente hoje é resultado de uma ditadura ferrenha e assassina, como toda a ditadura que encontra no assassinato a única forma de silenciar as vozes opositoras. Então não não caiu do céu houve sim muito sofrimento.

        1. Mas o quem vem por aí é assustador e não sei se acabará durando mais de 21 anos. O que me preocupa é o futuro dos meus filhos que eu vejo como algo tenebros, muito sombrio.

  7. Eu não compartilhei de imediato. Sempre respeitei a arte de Caetano, mas seu alinhamento político, sei lá um sexto sentido talvez me indicasse uma certa frustração e necessidade de vitrine e holofotes como o próprio Olavo de Carvalho que ele critica. Fico feliz que minha sensação se confirmou com os sábios leitores deste brilhante e generoso espaço. Feliz por ver que não estou só. Gratíssimo. Shalom.

  8. Caetano não precisava de novo estender-se no palavrório, poxa… Fosse direto ao assunto, sem alimentar ainda mais o anti-petismo e o anti-lulismo, assim fica difícil!!! “Eu apoio, mas meu apoio é crítico!”, como o PDT, ou como o Amoêdo, do “NOVO”, “olha, eu libero todos a votarem em quem quiser, mas adianto-lhes somos antipetistas”. Fala sério!!! O momento urge mais determinação e menos discurso retóricos… Esse negócio de “morde e depois assopra” é que provocou a imensa instabilidade emocional e política nos brasileiros… Vide o número de desacreditados (brancos e nulos). É a favor da Democracia, sim ou não??? Se sim, abrace esta causa, pois não teremos um terceiro turno!!!

  9. Ainda sobre minha sugestão para um video envolvendo armas de fogo , um outro tipo de acidente que pode acontecer, é uma pessoa matar um parente, por engano, achando que se tratava de um ladrão.

  10. Caetano começa bem, mas se perde. Por acaso ele acha que bolsonaro não vai desautorizar olavo de carvalho publicamente se brasileiros influentes começarem a dizer qua não votarão nele por ele não desautorizar olavo de carvalho?

  11. Essa provocaçao feita por Olavo de Carvalho foi encomendada! Ver o circo pegar fogo, em alguns países da América Latina, é do interesse do loby estratégico do imperialismo para eliminar os adversários inconvenientes e aplainar o terreno eleitoral que nos últimos anos tem se mostrado totalmente desfavorável à eles.

  12. Ainda sobre as armas de fogo, eu digo que as discussões e brigas no trânsito sao muito perigosas quando os motoristas andam armados.

  13. O STFede, o ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA, a ‘Polícia Aecista Federal’ &$ o PIG pariram o monstro nazista BOLSOtemer!
    Ou BOLSOmiSHELL, como queira!
    O ódio figadal aos pobres!
    E a participação do ‘mor(T)o’?
    O canalha ‘mor(T)o’ é apenas e tão somente um verme títere da genocida GloboCIA LIXO!
    Portanto, que venha o nazismo no contexto do golpe vagabundíssimo ainda ora em curso!
    E que se ‘phodam’ todos e todas!

    A nação ‘DESmoroLIZADA’!
    E o povo em frangalhos!
    Resta-nos agora lutar – mais do que nunca – pelo LULA LIVRE!
    Pela inocência do eterno presidente LULA!
    E pelos parcos valores humanitários e de sanidade mental coletiva que ainda nos restam!

  14. O STFede, o ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA, a ‘Polícia Aecista Federal’ &$ o PIG pariram o monstro nazista BOLSOtemer!
    Ou BOLSOmiSHELL, como queira!
    O ódio figadal aos pobres!
    E a participação do ‘mor(T)o’?
    O canalha ‘mor(T)o’ é apenas e tão somente um verme títere da genocida GloboCIA LIXO!
    Portanto, que venha o nazismo no contexto do golpe vagabundíssimo ainda ora em curso!
    E que se ‘phodam’ todos e todas!

    A nação ‘DESmoroLIZADA’!
    E o povo em frangalhos!
    Resta-nos agora lutar – mais do que nunca – pelo LULA LIVRE!
    Pela inocência do eterno presidente LULA!
    E pelos parcos valores humanitários e de sanidade mental coletiva que ainda nos restam!

  15. Valeu Caetano. Mas podia ter sido alguns anos antes né. Podia ter sido no golpe. Você podia ter atacado menos o PT como tantas vezes fez. Agora acho que é tarde.

  16. O mais importante foi dito:
    “Todo cidadão deve agir para que Bolsonaro não se eleja”.
    Já fomos muito críticos da atitude dúbia e vacilante do próprio Caetano diante dessa “interessante” “nova direita transante”. A atitude laudatória de Caetano no entanto não o salvou dos ataques baixos das milícias do mbl.
    Agora, sinceramente, penso que Reinaldo Azevedo, Veja e Folha de São Paulo fizeram muito mais por essa “nova direita transante” do que o patético “astrólogo” Olavo.

  17. Em que pese ser da Globo, e ser uma das personagens mais truculentas com suas referências negativas aos governos petistas, mesmo quando esses nos davam como prêmio tantos trunfos de desenvolvimento, de igualdade social, de relativa felicidade, teve grande peso as declarações de Míriam Leitão, sobretudo ao descrever o perfil de Lula como um democrata, republicano, sem nenhum traço de autoritário, dando a liberdade suficiente a todos, sobretudo à imprensa, entre outras manifestações verdadeiras sobre o maior líder brasileiro ainda vivo. Soube ser justa, e até podemos comparar suas manifestações de apreço a Lula como o pedido de perdão ao Brasil da emissora em que trabalha por haver sido conivente com um regime tão selvagem que durou 21 anos de retrocesso e miséria.
    Nem Lula, e tão pouco Haddad trazem consigo espírito de divisão, de retaliação, de desordem, ou qualquer outro capaz de interferir na vida do nosso povo, senão no sentido de retomar aqueles programas sociais, e de pautar tantos quantos sejam necessários para sairmos dessa quadra horrível que passamos a viver após um golpe duro, frio e selvagem de um boquirroto contra uma presidente eleita democraticamente. Aliás, o que muito me espanta é ver que em nenhum momento os jornalistas de plantão fazem a real narrativa da nossa história recente colocando no centro pessoas como Aécio e Temer. Sem eles estaríamos agora respirando outros ares.

  18. É estarrecedor perceber que 2 anos de Temer foi pouco para que tenham alguma noção do estrago do modelo neoliberal. Querem mais 4 anos? Se o Bolsonaro ganhar, além da redução de ministérios a 15, há a redução de políticas públicas que são varridas junto com o 2º escalão do governo. Na visão de Estado Mínimo do PSL, agências de fomento, como Ancine e Capes, podem ser substituídas pelo mercado privado que se auto regularia, com a presença da CNI, do sistema S. Ficariam apenas as agências reguladoras. Pode parecer apenas bravata a redução formal de pastas, mas, na esteira da reforma, políticas não prioritárias para um governo autoritário podem ir para a lata de lixo. Sem falar no Bolsa Família, que é reduzido com a desculpa de depurar fraudes (como se seu sistema já não fosse premiado), sob guarda chuva do Ministério do Desenvolvimento Social (deve ser extinto num eventual governo Bolsonaro).

  19. Eles continuam a dar pontapés em Lula(ou no PT) pra tornar mais críveis seus textos.

    É muito bom que Narciso Caetano coloque-se contra o fascismo de Bolsonaro, mas continuarei sem confiar nele.

  20. Cada vez mais dão sinais que nós, com nomes oficialmente registrados em partidos ditos “de esquerda”, seremos usados como cristão no Coliseu, para entreter a turba violenta do imperador.

    * Temo só nos deixarem 2 caminhos, 1 deles, por precaução, com pesar e vergonha ja iniciei o processo, é o caminho inverso de meus avós, a saída do país. O outro eu não faço ideia de como se dá… Mas como diz o “inominável”, a hora do mimimi está chegando ao fim, vai ser da ou desce…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *