“Cartão” de Natal para Lula

Caro Lula,

Perdoe-me a falta do tratamento de  “presidente”, que sempre foi o hábito cultivado por mim nos anos de convívio com Leonel Brizola, durante os quais  “governador” era o vocativo natural.

Releve também a intimidade pessoal que não tenho e que uma dúzia de encontros na política é claro que não me dão.

Mas ambas as atitudes são necessárias para o que me ocorreu ser a maneira de celebrar este que, para quase nós, é o Dia da Confraternização Universal, enquanto o dia 1° deveria ser o Dia da Esperança Geral. O que, no primeiro dia do 2019 que vai começar parece ser não só uma impropriedade, mas também uma amarga ironia.

Deixemos, porém, as agruras futuras para o futuro e falemos das presentes, sem deixar nunca de lado o tantas vezes citado aqui “não tá morto quem luta e quem peleia” dos gaúchos.

Creio que posso ousar a intimidade por conviver – aí, sim, de longa data e de vários milhares de dias – com alguém que também viveu a mistura entre o ser humano e o personagem, este sempre mais forte e, afinal, dominante.

Vem de longe a sina de sofrimentos que a elite colonial deste país  reserva aos que entregam a vida pelo Brasil e por seu povo. Já Cecília Meirelles,  no Romanceiro da Inconfidência, de Tiradentes falou: “Foi trabalhar para todos…/– e vede o que lhe acontece!/Daqueles a quem servia,/já nenhum mais o conhece./Quando a desgraça é profunda,que amigo se compadece? “

A você, Lula, coube de novo o martírio que a estes homens se impõe. Ora por forca, ora por tiro, ora por exílio, ora por tortura ou prisão é o presente maldito que dão a quem se atreve a pensar em termos independência, termos direitos, termos reformas, termos escolas, termos, numa palavra, um país.

O preço que pagam, ainda que nos seus luxos e homenagens, é o do medo. Como disse um amigo, “tremem de medo desse senhor de 73 anos, armado com a ira dos justos e dono da palavra mágica”.

Tanto medo que não hesitaram em entregar o país a um homem tosco, um desqualificado, deixando à beira da estrada os punhos de renda de que se valeram eleitoralmente nas três últimas décadas.

Por isso, Lula, escrevo este cartão, para dizer que não há nada de infeliz no seu Natal, pois lhe tiraram a liberdade, o convívio com as pessoas queridas e até mesmo o direito de falar.

Cinicamente ofereceram apenas o direito a ir para casa, de tornozeleira, desde que se reconhecesse culpado de crimes que, está visto, não é culpado.

E estão furiosos porque não viram você ceder e porque não puderam tirar de você o bem mais precioso de um ser humano, depois da vida: os sentimentos de honra e de dignidade.

O Lula, acima e além de tudo o que se pode pedir de um ser humano, é maior que o mortal Luís Inácio da Silva, que saiu do seu modesto Caetés, retirante, para entrar na História.

Por isso, no brinde que farei e que tantos farão esta noite, milhões temos um pedido que lhe pode até ser cruel para com o Luís, mas é necessário: viva, Lula!

Pois até que o tempo faça brotar um grande líder nos milhões de Lula que você semeou, você é indispensável.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

62 respostas

  1. Obrigado, Fernando, pelo Cartão a Lula, nosso eterno presidente!! Que o Natal traga força, luz e paz para Lula!! Viva, Lula!!

  2. Lindo texto. É uma verdade que irá calar, no futuro, aqueles que laboram tão só para a burguesia, mas, acima de tudo, os trabalhadores e os mais pobres, que voltarão a ter oportunidades para viver em uma sociedade homogênea. Lula está no coração de todos os brasileiros.

  3. Perfeitas palavras Brito, me emocionei, como vivemos momentos injustos, ou melhor, sempre vivemos.

    Viva Lula.

    #Lula Livre.

  4. “Que os meus ideais sejam tanto mais fortes quanto maiores forem os desafios, mesmo que precise transpor obstáculos aparentemente intransponíveis. Porque metade de mim é feita de sonhos e a outra metade é de lutas.”

    Vladimir Maiakóvski

  5. Chorei também Márcia . Feliz natal meu eterno presidente Lula. Tenho certeza absoluta que 2019 será o ano da verdade e sem os canalhas que rodeiam o Bozo.

    Não se avexe não Presidente LULA. FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO PARA TODOS NÓS QUE ESTAMOS DO LADO CERTO DA HISTÓRIA DO BRASIL.
    O DEUS VERDADEIRO SABE QUE ELES “CANALHAS E GOLPISTAS ” CHEGARAM AO PODER ATRAVÉS DE MENTIRAS.
    FICA TRANQUILO MEU PRESIDENTE, PORQUE A MÃO DE DEUS É PODEROSA.

  6. Feliz Natal, Presidente! Um dia você vai morrer, como todos nós, é claro. Esta é uma certeza. Mas acho que muitos destes canalhas vão morrer antes de você. Por isto, VIVA LULA!

    1. Os canalhas , JÁ são mortos…pois nenhum humano que se diz humano….faz atrocidades como a que estão fazendo à LULA.
      VIVA LULA. LULA VIVE.

  7. Desculpa, Lula, por tudo que esta nação está fazendo com você. ???????????? Um feliz Natal, meu querido. Te amo. ????????

  8. Fernando Brito, você é do tipo de cara ( vou adorar utilizar um trecho do seu texto: releve a intimidade pessoal que não tenho, simplesmente por ser um assíduo leitor do teu blog) que muitos adorariam ter como amigo. Grande abraço e um Feliz Natal.
    Feliz Natal tambem a todos que normalmente comentam por aqui, os quais também aprendi a respeitar.

  9. Lula viverá eternamente. E é isso que essas criaturas insignificantes não suportam. Ainda que morresse fisicamente hoje, uma faísca qualquer poderia fazer renascer com muito mais força tudo o que ele representa. Enquanto os insignificantes vivem covarde e medrosamente, Lula vive plenamente. Feliz Natal, Presidente! Feliz Natal, Brito!

  10. Belo texto, Brito. Estamos sob a ditadura da Toga. Figuras nefastas como Barroso, Fachin, Toffoli, Carmen Lucia, Fux, Gebran, Moro, Lebbos, Hardt e Bretas surgem das condições históricas que levaram a uma aguda crise institucional. O sistema judiciário está aparelhado pelo conservadorismo, sem travas e foram emponderados com o republicanismo do PT na sanção de leis como da ficha limpa, delação premiada, organização criminosa. A justiça age, assim, de forma antidemocratica e contra o interesse popular. Tirar Lula das eleições foi uma grande violência à nossa democracia e com apoio das forças armadas. Ninguém de bom senso ou boa fé acredita numa condenação, onde o chefe de uma organização criminosa recebe como troca de atos jurídicos “indeterminados” um apartamento sem escritura e que nunca dormiu. Tem uma pessoa presa de mais de 70 anos, porque “atribuíram” um apartamento a ela e fico retado em saber que existem seres humanos que não se sensibilizam com isso. Ainda perdeu a mulher com essa perseguição implacável.

  11. Meu estimado e sempre presidente LULA,não venho mais aqui, pedir que tenha força e paciência, sei que isso, é a coisa que você exercita mais todos os dias,mas diante de uma justiça vesga e de pseudas instituições as quais foram criadas com a finalidade única de proteger o escopo constitucional,só que elas estão juntas com aqueles que optam pela a ilegalidade se tornaram aliadas do fascismo e de outras páticas criminosas.Mais quero reafirmar a minha indignação perante ao absurdo que se abateu sobre o nosso pais,a proposito os generais estão quase todos nos gabinetes,cada ministro do STF possui uma toga verde oliva, que diga de passagem o ministro Dias Toffoli tanto faz com dois efes ou com dois LL,FICA DO MESMO TAMANHO,UM COVARDE.LULA de qualquer forma meu presidente, um feliz natal, se é possível ainda dizer-te isso,mais saiba que Marisa, estar com a proteção de DEUS,enquanto os seus algóis queimarão no quinto do inferno.

  12. O Tijolaço é feito de Fernando Brito, seus leitores e a ideia Lula e sei ideal. Feliz natal a todos e não somente à ideia Lula, mas ao humaníssimo Lula.

  13. Feliz Natal Fernando Brito, nosso presidente sempre será uma referência de luta, Como muitos que ajudaram a construir o Lula de hoje

  14. Emocionada. Lula hoje é a pessoa mais invejada no país e alhures, para alguns trata-se de um ser saído das entranhas de terras nordestinas a quem não tem respeito mas ódio, ódio este nascido do fato de que sempre desprezaram os pobres, a quem não consideram humanos mas tão somente instrumentos para fazer-lhes a vida mais fácil e mais rentável, nunca lhes dando crédito para nada. Encontraram um homem inteligente, sensível e solidário com a massa de gente mais carente do nosso país. E hoje diante do sucesso que esse nordestino arretado conquistou por seus próprios méritos querem matá-lo, apagá-lo da alma e consciência da população. #LulaLivre!

  15. BelO texto. Um Feliz Natal presidente. A justiça de Deus não tem partido e virá com certeza. Força e muita luz em sua vida.

  16. Fernando Brito e sua inesgotável capacidade de achar as palavras precisas para cada momento!
    Daqui a algum tempo, esses hipócritas farão coro às justas homenagens que o nosso querido Presidente Lula receberá da História.
    Espero que ele e nós possamos testemunhar!
    Quando seremos uma Nação!
    Feliz Natal Lula, Brito e demais companheiros e amigos do Tijolaço!

  17. Chorei também! Alguém sabe quando o Lula vai aceitar a fazer a delação premiada

    1. “Alguém sabe quando o Lula vai aceitar a fazer a delação premiada” esta colocação não cabe a ele.

  18. Parabéns pelo belo texto! Eu, que só faço chorar diante de tanta injustiça, agora sinto as lágrimas rolarem por suas lindas palavras. Mas essa luta é nossa e seremos valentes por Lula. LULA LIVRE!

  19. Presidente, não se entregue a solidão da injustiça, seja mesmo a nossa voz e coragem, não vai ser fácil, mas lhe desejo isso como mensagem de natal que gostaria de receber, mas não tenho o seu dom, por enquanto, LUTA, RESISTÊNCIA, vamos voltar, mais fortes e mais junto do povo brasileiro de verdade. estou mais preso que você, você é que me faz resistir. FELIZ NATAL de verdade mesmo.

  20. SUBLIME COMO SEU TEXTO BRITO:
    A gente nem imagina a angústia da família de Lula, principalmente dos filhos.

    Lá em SBC, estavam todos juntos. Se a angústia lá fora era enorme, a do peito deles, nem cabia em nós.
    O peso de ser filho do Lula exige um desapego que a gente só entende quando não vê um só filho dele, ameaçando quem ameaça seu pai.
    Para ser filho do Lula é preciso dividir o pai com uma Nação e, ainda assim, passar o Natal sem pai, por pura ruindade dos outros.

    Nenhum filho de Lula é dono da Friboi, nenhum tem iate, nenhum tem Ferrari de ouro, fazenda de milhões de cabeças de gado. Nenhum filho de Lula é deputado, vereador ou senador, nem nunca quis ser. Nem diretor de nada, assistente de nada, líder de nada, relacionado às coisas do governo. A nenhum filho de Lula foi dado emprego fantasma, em nenhum gabinete. Nenhum filho de Lula fez negócios com o governo.
    Nos governos Lula e Dilma, família nunca se misturou com o governo. Antes e depois, sempre foi farra patrimonial. Nunca ninguém deu um só chilique.
    Perseguição, só com os filhos de Lula.

    São chamados de ladrões, mas são os filhos do Bolsonaro que pulam a cerca com laranjas.
    Michelzinho ganhou R$5 milhões em imóveis, no primeiro mês de Temer.
    Os filhos de FHC foram encaixados no ramo do petróleo.
    A filha de Serra, virou sócia do número 1 da Forbes e a do Alckmin é socialite.
    Os filhos do Bolsonaro produzem laranjas e operam um esquema nacional de assessores fantasmas.

    E são os filhos de Lula que merecem tanto ódio? Ah, tenha cabimento!

    Essa gente já foi injusta demais com Lula. Um homem que só fez por este país.
    Condena os filhos do Lula, não sei de que crime. De serem filhos de Lula?
    Mas isso não é crime. É privilégio e um peso que só eles suportam. Lula preparou seus filhos para aceitarem o pai que têm – que dá a própria vida ao seu povo.

    Ainda que sejam rocha, eu gostaria muito que os filhos de Lula tivessem um Feliz Natal. Não precisam passar por mais esta tristeza. Eles merecem o melhor Natal do mundo.

    #LulaLivre Malu Aires.

  21. Tem um a música que pergunta o que é felicidade. Também não saberia definir a palavra, a não ser por mim mesma. Sinto-me sempre muito, muito feliz quando os que me fizeram mal, e tantos foram ao ponto de perder a conta; todavia, invariavelmente, tiveram chance de me pedirem desculpas, perdão, coisa não muito fácil para quem tem orgulho e vaidade demais, que são as desqualidades da maioria do seres humanos. Por orgulho próprio, e muita vaidade, nossos irmãos são capazes de tudo. Viram delinquentes na própria família, às vezes por dinheiro, ou por inveja, ou por qualquer sentimento ruim que está sempre a bater a porta dos fracos, fazendo vítimas até mesmo o pai e a mãe.
    Assim, eu penso a respeito de LULA, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, que ele pode, sim, apesar de tudo, ter passado o dia de ontem, a noite de ontem, em estado de felicidade. Um homem que viveu a fome, a miséria, o desprezo total do Estado durante tantos governos, ao lado de sua família, igualmente sofrida, e que souberam, em conjunto, antes da morte chegar, partirem pra um oásis, que era SP, a fim de evitarem a morte sem razão. A trajetória de vida de Lula faz, por si, a sua imagem.
    Se a gente sabe que fez tudo o que podia pela mãe, irmãos, esposa, filhos, netos, e todos, enfim, da família, sem nunca, jamais, imprensa alguma ter podido afetar suas emoções com mentiras quanto a isso, e se por isso mesmo, pelo que viveu, e conhece do ser humano, do povo brasileiro em geral, como pai da nossa nação por 08 anos de mandato presidencial, acolheu ao máximo toda a sociedade, sem discriminar ninguém, e, portanto, se todas as suas ações em relação à própria família e à família brasileira foram praticadas com base no amor, na harmonia, na boa convivência, e no desenvolvimento possível de cada pessoa, e do conjunto da sociedade, motivos lhe sobram para se sentir feliz, no Natal e em todos os dias da sua vida.
    Lula não pode ser considerado um drogado carente de remédio pra ficar limpo. Lula está limpo. Sujos estão os que, em liberdade, ainda que, por lei, deveria muitos dos que o ofendem estar nas masmorras.
    A fé remove montanhas, já dizia o velho adágio. E Lula é homem de fé. Ele não foge à luta porque acredita que a justiça lhe será feita, nem que tardiamente, mas ela se fará, com toda certeza.
    FELIZ NATAL, LULA, COM MEU CARINHO E MUITO AMOR QUE SEMPRE LHE TIVE E TEREI.

  22. Parabéns, Fernando Brito, por postar mensagem tão linda para o nosso Presidente, que foi, sem dúvida, tão importante quanto Brizola, em quem também votei, e fiquei orgulhosa em ver sua vitória como governador do Rio, ao lado de Darci Ribeiro e Niemeyer, entre outras celebridades importantes da política. Tive até o prazer de morar bem pertinho desse Gaúcho porreta.

  23. Obrigado Fernando Brito por mais este texto.
    Não importam as minhas lágrimas. Só importa #LULALIVRE !

  24. Obrigado Presidente Lula por ser a inspiracao mais contundente das ultimas decadas nesse pais sofrido e chicoteado sem arrego. A elite cruel e abjeta q se prepara para avancar em seu projeto de destruicao, atraves do Coiso, esta nua; e voce tem ajudado para q a verdade descontrua a mascara dos oligarcas.

    Obrigado por representar o melhor do ser humano, aquele q nao esquece jamais de onde veio e para onde vai. Entendi tuas escolhas e admiro tua coragem e resiliencia. Voce nos ajudou a perceber com clareza o opaco e o difuso; iluminou o caminho para todos e todas. Ate breve entao, qdo LIVRE e de maos dadas continuaremos nossa trajetoria, juntos PARA SEMPRE.

    Obrigado pelo AMOR E PELA DIGNIDADE, SUA, NOSSA. ????????????????

  25. Isso mesmo: a distinção de Lula e Luís Ignácio.

    Lula tem um dever com a história e com as próximas gerações.

    É por isso que Lula não deve ceder às necessidades de Luís Ignácio.

  26. Pois até que o tempo faça brotar um grande líder nos milhões de Lula que vc semeou, você é indispensavel.
    Viva lula

  27. Companheiro querido, suplico!Faca um adendo a sua carta e aponhas as nossas assinaturas com o nosso “Concordo, assino em baixo!”
    Beijos faternod, desejando lhe um feliz ano novo, cheio de Saúde e confiança!

  28. Gostaria de usar o espaço aqui concedido para desejar Boas Festas e muita (mas muita mesmo) saúde ao senhor, Fernando Brito, por ter sido e continuar a ser uma voz lúcida e bemvinda no meio da tempestade que se avizinha. E expandir tais votos a todos que tiveram a coragem de usufruir deste mesmo espaço para receber e difundir informação e opiniões qualificadas, algo em falta no deserto do mercado de notícias. Sabe-se que isto vai voltar a significar correr riscos e perigos, mas apesar de toda a injustiça, estamos na briga. Paz e Luz a todos, com muita Saúde!

  29. Fernando, belas palavras ditas de coração para o maior presidente que esse país já teve. A esperança nos move, e dela não nos separaremos, até que se faça justiça nesse país. Se não for agora, será pela História, a História falara e se lembrará dos nomes daqueles que condenaram Lula. Nunca, nunca ninguém soube os nomes dos juízes nesse país, mas agora todos nós sabemos e os do MPF sabemos aqueles que nos deixam tomar ciencia, os nomes dos procuradores também. As Carmem Lúcia, as Raquel Dodge, e outras não esqueceremos jamais, enquanto vivermos. Lula vai gostar de ler essas suas palavras. Bem haja.

  30. Feliz Natal Lula! Feliz Natal Fernando Brito! Você também, ao seu modo, é indispensável. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *