Casos de coronavírus dobram na Itália em 48 horas

Parece não ter caído a ficha da mídia brasileira, mas o dia na Europa é de medo e apreensão com a escalada de casos na Itália, que dobraram de ontem para hoje.

A imagem acima, da Ansa – maior agência de notícias italiana – não deixa dúvidas: 152 casos (eram apenas seis dois dias atrás) e três mortes. Ontem, eram a metade.

E concentrados no Norte do país, a pouca distância da França, Suíça e – separadas por uma faixa estreita da Áustria, da Alemanha.

Junto com o Japão, é o segundo maior caso de contágio, depois da Coreia e da própria China.

A chegada com força do vírus à Europa Ocidental – não mais de casos isolados, ligados a viajantes que vieram da China – pode representar um novo e preocupante degrau na desorganização da economia global.

Medidas de isolamento de cidades e regiões, como as adotadas entre os chineses, nos países europeus, parecem ser inviáveis.

Já não é mais um problema de um “país exótico”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

5 respostas

  1. Medidas de isolamento turístico e comercial não são inviáveis, apenas têm custo elevado. Mas podem ser parte pequena do preço a pagar para conter a epidemia ou evitar a pandemia. Bem pior poderá ser um colapso do sistema de saúde pública devido ao grande afluxo de suspeitos ou infectados, conter episódios de xenofobia maciça ou crimes racistas, conflitos sociais entre pessoas disputando recursos de subsistência em caso de racionamentos… A lista é grande.

  2. Hoje na Italia e meio morno com boa parte das atraçoes turisticas fechados mas amanha veremos o impacto no turismo. Segundo a Rai ha corrida nos supermercados p comprar agua e outros itens de primeira necessidadd e as filas p acesso a atraçoes e pequena. O pais ta parando mesmo.

  3. Hoje na Italia e meio morno com boa parte das atraçoes turisticas fechados mas amanha veremos o impacto no turismo. Segundo a Rai ha corrida nos supermercados p comprar agua e outros itens de primeira necessidadd e as filas p acesso a atraçoes e pequena. O pais ta parando mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.