Ciro publica “programa mínimo”. Base para um acordo?

Muito boa a carta-manifesto publicada ontem por Ciro Gomes no site do PDT (aqui, na íntegra).

Claro que dá vazão aos ressentimentos – vários deles motivados, é verdade – em relação ao PT e seria falso se não o fizesse.

E cuida de fazer certos arroubos retóricos sobre a cúpula do PT ter “de se haver perante a história com as consequências de seus atos de agora”, esticando a corda, e não seria Ciro Gomes se não o fizesse.

Cuida, porém, de assoprar as feridas que ele próprio abriu em seu relacionamento com Lula:

Compreendamos com humildade e paciência o péssimo momento que a burocracia do PT está vivendo. Já não é mais política, é religião, culto à personalidade, pragmatismo da cúpula de uma organização que parece não querer aprender mais nada. Calma! Falemos com o povo, acreditemos nele, compreendamos a justa gratidão que imensos contingentes de nossa população têm com Lula. Ele foi um presidente bom para muita gente.
Não aceitemos a armadilha de nos empurrarem para o conservadorismo ou para a violação de nossos valores, muito menos por alguns – ainda que preciosos – segundos de propaganda na TV. Em nenhuma hipótese é o PT o nosso inimigo!

Mas isso são malabarismos retóricos que importam menos que aquilo que ele faz objetivamente: apresentar um programa de governo – e bom – que permite acordos claros, como faz ao elencar pontos que considera essenciais a quem for presidente:  desapropriação dos campos  de petróleo do pré-sal entregues pelo Governo Temer; proibição da venda da Embraer à Boeing; revogação da Reforma Trabalhista, da PEC da Morte, atacar o cartel dos bancos e suspender a privatização da Eletrobras.

Convenhamos, não é pouca coisa.

Faz, no final, um aceno bem evidente a conversações: “Se for verdade que Lula será candidato, conversemos; se não for, por favor, Brasil: muita calma nessa hora! Nosso país não aguentará outra aposta no escuro.”

Como Lula é e será candidato até (e se) for impedido, acena para conversar.

É um gesto que só as pessoas que se dedicarem à irresponsável arte dos ódios pessoais numa hora como esta poderiam repelir.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

97 respostas

  1. Armadilha esse post … Não considerar q Ciro possa “conversar” não tem nada a ver com ódios, sejam esses coletivos ou “pessoais” (sic). Não querer dar muita corda para “conversas” com o Cirandeiro é ser acima de tudo consciente do percurso nefasto q esse cabra “macho” percorreu nesses dois últimos anos (pós-golpe); atitude q acabou assustando e afastando muita gente q considerava Ciro (hoje cirandeiro) um bom quadro. Q ele carregue a responsabilidade que lhe cabe de seus abusos e falta de respeito pelo povo brasileiro.
    Lula está matutando e creia q Ciro não é o centro de sua matutação. Haddad deu show de equilíbrio, inteligência e espírito de unidade para o Brasil na Entre Vistas (excelente). Lula está alinhado com Gleisi e Haddad e é daí q algo importante e crucial vai nascer. Ciro(andeiro) poderá ter um ministério, nada muito além ou aquém … ????????????????????????????????????????#LULA LIVRE E CANDIDATISSIMO ????

  2. Armadilha esse post … Não considerar q Ciro possa “conversar” não tem nada a ver com ódios, sejam esses coletivos ou “pessoais” (sic). Não querer dar muita corda para “conversas” com o Cirandeiro é ser acima de tudo consciente do percurso nefasto q esse cabra “macho” percorreu nesses dois últimos anos (pós-golpe); atitude q acabou assustando e afastando muita gente q considerava Ciro (hoje cirandeiro) um bom quadro. Q ele carregue a responsabilidade que lhe cabe de seus abusos e falta de respeito pelo povo brasileiro.
    Lula está matutando e creia q Ciro não é o centro de sua matutação. Haddad deu show de equilíbrio, inteligência e espírito de unidade para o Brasil na Entre Vistas (excelente). Lula está alinhado com Gleisi e Haddad e é daí q algo importante e crucial vai nascer. Ciro(andeiro) poderá ter um ministério, nada muito além ou aquém … ????????????????????????????????????????#LULA LIVRE E CANDIDATISSIMO ????

  3. Até parece! Ciro foi Ciro mais uma vez!
    Quem ele chama de “burocracia do PT são políticos e militantes do partido de longa data. Foram eles, também, que governaram o Brasil. Realizando o que ninguém absolutamente, ninguém acreditava que seria o mais extraordinário governo de nossa história.
    Ciro é um elemento de discórdia em qualquer lugar e cenário, por isso pula de partido como quem troca de camisa.

    “Um homem orgulhoso raramente é agradecido porque tudo quanto recebe ele crê que é merecido”.
    Harriet Beecher Stowe

    1. *CIRO GOMES SÓ TEM UMA CHANCE DE SER GOVERNO OU PARTE DO GOVERNO, ALIAR-SE AO PT.
      CASO CONTRÁRIO, NEM MESMO COM O PCdoB OU QUALQUER OUTRO ALIADO, MESMO COM OS
      CORRUPTOS OU OS FASCISTAS DA DIREITA, ELE CHEGARÁ LÁ.
      AO CIRO É DADO O DIREITO DE ESCOLHER ONDE ELE QUER CHEGAR.

    1. Sim pq o PT tem um programa fruto de experiência de campo e não um projeto de poder pelo poder como é o caso do cirandeiro.

  4. Conforme já escrevi alhures, não temos mais uma “guerra de posições”, seja no sentido gramsciano ou no enxadrístico. Trata-se de guerra aberta, total, contra a direita golpista. E guerras totais são travadas no território nacional. O inimigo está às portas, como no belo filme Enemy at the Gates (2001), Círculo de Fogo em português, de Jean-Jacques Annaud, sobre o cerco a Leningrado. Ou a aliança de esquerda é total e nacional, ou será meia aliança. Ciro deve ser levado em conta, claro. Com humildade e sensatez – esta é a parte difícil…

    1. Lula não engole Ciro pq Ciro é a legitimação do golpe. Ciro sim é o Macron brasileiro … Chuchu/Bolso são o diabo para dar espaço ao Ciro; o homem escolhido para dourar por fora a pílula. Analisem a sabatina na globonews, verdadeiro circo montado dos dois lados. Ficou claro como no fundo ele não assusta a direita pois a cada chicotada um assopro. Só não enxerga o óbvio quem não quer. Ciro é um vigarista e Rui Pimenta acerta sempre.

    2. Lula não engole Ciro pq Ciro é a legitimação do golpe. Ciro sim é o Macron brasileiro … Chuchu/Bolso são o diabo para dar espaço ao Ciro; o homem escolhido para dourar por fora a pílula. Analisem a sabatina na globonews, verdadeiro circo montado dos dois lados. Ficou claro como no fundo ele não assusta a direita pois a cada chicotada um assopro. Só não enxerga o óbvio quem não quer. Ciro é um vigarista e Rui Pimenta acerta sempre.

  5. Esse calango joga o jogo da direitalha golpista, mesmo tendo sido chutado por ela. Nem para vice serve.

  6. Esse plano “mínimo” do ciro chega tarde ,seria um TERRÍVEL obstáculo ao acordo que ELE procurou com a DIREITA GOLPISTA E ENTREGUISTA DO CENTRÃO.Morta a chance de acordo com os golpistas ,lança sem lançar ,o plano mínimo,criticando logo aqueles que serão os implementadores do projeto de governo dos pts ? estranho ,estranho para quem acha ciro uma boa opção,não pra mim que vejo ele como alguém realmente preparado para o cargo ,mas que carece do mais importante,CONFIABILIDADE.

    1. Justiça seja feita, o discurso dele, seja em palestras ou mesmo em entrevistas, SEMPRE foi contrário ao projeto neoliberal que se aferrou em nossa sociedade e economia, desde muito antes do golpe.

      A confiança nada mais é do que isso, onde mesmo diante de possíveis acordos com partidos fisiológicos, a pessoa sabe qual é e será sua convicção e linha de atuação.

      Acho um grave erro que, parte do petismo, não reconheça (apesar de toda a verborragia e erros políticos) que Ciro é um aliado.

      1. Balela pura. Ciro tem pinta de direitista-coronel-autoritário e machista; e como tem pinta tbm de abutre oportunista o melhor é dar-lhe um ministério para acalmar sua ganância exacerbada. Não tem nem estatura e tampouco fibra e integridade para o cargo máximo. Ele exala traição e ego inflamado. Seu único projeto é ser presidente. Assim não fosse teria ficado ao lado do Lula desde a primeira hora do golpe.

        1. Ego inflamado é algo que a maior parte dos políticos tupiniquins têm, em especial, Lula também é um exemplo.

          Sobre ficar ao lado desde a primeira hora do golpe, ele ficou e muito. Inclusive, deixou o cargo de alto executivo da CSN para participar de palestras e encontros por universidades do país, denunciando o golpe.

          Enfim, sem querer estender demais esse tipo de assunto sobre “o quão fiel ou de esquerda fulano é”, a única coisa necessária é pensar que, dos candidatos mais competitivos, do campo supostamente progressista, Ciro vem logo depois de Lula. Os demais candidatos, só com muito esforço de transferência de votos, ultrapassariam seus 1 ou 2%

  7. CIRO GOMES SÓ TEM UMA CHANCE DE SER GOVERNO OU PARTE DO GOVERNO, ALIAR-SE AO PT.
    CASO CONTRÁRIO, NEM MESMO COM O PCdoB OU QUALQUER OUTRO ALIADO, MESMO COM OS
    CORRUPTOS OU OS FASCISTAS DA DIREITA, ELE CHEGARÁ LÁ.
    AO CIRO É DADO O DIREITO DE ESCOLHER ONDE ELE QUER CHEGAR.

  8. Depois do q eu vi ontem na entrevista daquele incapaz do bolsonaro, penso q não há tempo a perder. A esquerda deveria fazer uma única frente com Ciro, Gleisi e Cia deveria deixar a arrogância de lado e cair na real. Do jeito q as coisas vão um idiota será eleito.

  9. Ciro falando em culto à personalidade… num dianta, o cara não sai da frente do espelho!
    Se fosse um político com inteligência, levaria essa eleição com os pés nas costas!

    1. Fico com o deputado federal Patrus Ananias. Unanimidade no segundo maior colégio eleitoral do país, principal articulador e comandante do bolsa família, foi também ministro da reforma agrária, tem apoio de todos os movimentos sociais do Brasil e enorme trânsito e aceitação junto as pastorais religiosas. Além de tudo isso, Patrus é um quadro extremamente disciplinado e confiável. Já a Manu, para mim, seria ótimo que ela topasse ser candidata ao governo do Rio Grande do Sul com o apoio do PT.
      Já ciro, é carta fora do baralho já que ele mesmo, desde há muito tempo, se descartou. Como uma vez disse alguém: “ninguém exclui ninguém. São as pessoas que se excluem”.

  10. Ciro perdeu meu possível voto por causa desse vai e vem ridículo. Não tenho mais como ter confiança num cara desse que queima pontes com gente que iria ser aliado dele na sua provável presidência. Como que Ciro ia governar depois que falou tanta coisa da direita e do “centrão”, e com a ala do PT que vai conseguir cadeiras e governos estaduais? Não vejo ninguém do PDT além do Ciro com algum nome ou relevância nacional.

  11. É um vai e vem eterno deste picareta. Coitado de um presidente que tivesse um Ciro Gomes de vice, pois jamais poderia ter uma única hora de sono à noite com um indivíduo inconfiável à sua espreita.
    Vc compraria um carro usado dele?

  12. Não podemos perder essa eleição. Ganhar é a única maneira de mais uma vez demonstrar nossa força real (a soberania baseada no voto popular) e nos preparar para novos embates que virão necessariamente das mãos que movem os golpes e que em caso de nossa vitória novamente forçarão um novo Golpe de Estado. Não há mais volta, essa será nossa sempre adiada guerra de secessão. É preciso mostrar a todos os “suls” de nosso imenso país que seu projeto é uma rua sem saída que deveríamos ter deixado para trás há pelo menos 100 anos. Temos só que evitar o conflito violento, única forma que essa “elite” tem de manter seu injustificado e espúrio domínio. Só podemos vencer pela força do voto, é isso que eles mais temem, é isso que lutam para evitar.

    1. a prisão de Lula é uma injustiça a minar indelevelmente a pretensa autoridade de qualquer liderança_postiça imposta por conta dessa (enésima) artimanha das elites retrógradas.

  13. Eu até gosto do Ciro, entretanto quando penso em Ciro presidente, pergunto me pela sua base. Quem são os fiéis apoiadores na sua trajetória? No próximo é PCdoB, conhecemos…

  14. Francamente, Ciro nessa pré campanha zigue zagueou por tantas praias, como nas conversas públicas com o centrão golpista de Rodrigo Maia, encontrando nesse ínterim espaço pra bater pesado em Lula e no PT, o que convenhamos fez parte de uma tática de campanha que começou a se desenhar lá trás na inauguração das obras de transposição do rio S. Francisco, quando tolamente acenou com um boicote, não aceitando o convite de Lula para o evento. Quando da prisão injusta de Lula, não se fez presente ao ato de S. Bernardo, nem posteriormente se dignou a prestar solidariedade presencial. Que Ciro esperar agora nesse dissimulado, quase contrariado, aceno, quando temos vários Ciros pra “chamar de seu”? Ciro “cabeça de chapa” numa composição de unidade da esquerda? #NemComRezaForte

  15. Antes tarde do que nunca. Agora há condições de um acordo claro e potente. Resta a Ciro fazer urgente a sua visita a Lula e consolidar a abertura do diálogo. O Brasil só terá a ganhar.

  16. Esse calango joga o jogo da direitalha golpista, mesmo tendo sido chutado por ela. Nem para vice serve.

  17. Certamente Fernando Brito. Se Ciro aceitar ser vice do Lula estará prestando um serviço inestimável ao país e à democracia. Jamais iremos esquecer disso. Torço muito.

    1. Eugênia, seguindo seu raciocínio, diga-me, Ciro aceita ser vice de Lula, se Lula for impedido pela justiça, Ciro passaria a ser o cabeça da chapa com alguém do pt de vice?

      1. Quando eu falo vice do Lula ou de quem ele indicar. Ou seja em qualquer hipótese Ciro vice. Lugar ocupado pela Manuela hoje.

  18. Acredito que aqui tenha muito troll da direita postando comentário, fingindo ser militante indignado. Ser contra a união dos progressistas para derrotar a direita? Não faz sentido.

    1. Sou contra o ciro (que não é esquerda ,ele é cirista so isso) e a favor das união das esquerdas .
      Vc esta chegando a estes comentários recém agora,já ando por aqui faz tempo,QUEM É O TROLL QUE QUER VENDER PEIXE PODRE ???????

    2. Sou contra o ciro (que não é esquerda ,ele é cirista so isso) e a favor das união das esquerdas .
      Vc esta chegando a estes comentários recém agora,já ando por aqui faz tempo,QUEM É O TROLL QUE QUER VENDER PEIXE PODRE ???????

    3. Sou contra o ciro (que não é esquerda ,ele é cirista so isso) e a favor das união das esquerdas .
      Vc esta chegando a estes comentários recém agora,já ando por aqui faz tempo,QUEM É O TROLL QUE QUER VENDER PEIXE PODRE ???????

    4. Aqui não tem trol nenhum querendo Ciro picareta vigarista. Sou mesmo do PCO que por sinal é o único partido que apoia Lula de A à Z. Cirandeiro é continuação do golpe: um Macron q está muito afinado com a casa grande e o mercado. Ciro abutre 4%.

        1. Veja o vídeo de hoje do Rui. Ele explica isso ai e anuncia as várias candidaturas do PCO. Quem tem raiz e trabalho não vai seguir cirandeiros. Deixamos isso para vc q não respeita Lula e apoia o golpe e o Macron/Cirandeiro.

        2. Veja o vídeo de hoje do Rui. Ele explica isso ai e anuncia as várias candidaturas do PCO. Quem tem raiz e trabalho não vai seguir cirandeiros. Deixamos isso para vc q não respeita Lula e apoia o golpe e o Macron/Cirandeiro.

          1. Mortadela, na democracia é assim. Cada um escolhe seu candidato e partido. Partido único ê na China, em Cuba e outros.
            Eu prefiro Ciro porque não roubou nem deixou que roubassem quando ocupou cargo público, em 30 anos de vida pública. Se Ciro for preso por corrupção deixarei de apoia-lo. Até lá, meu voto será dele, eleito ou não.

          2. Vê-se logo o tipo de gente q Ciro arrumou para apoia-lo. Não costumo dividir as pessoas em mortadelas e coxinhas. Embora adore mortadela. Teu discurso é tão usado e cansativo q só confirma teu desespero. Argumentar sobre “corrupção” mostra o limite. Tô fora. Me esquece e seja feliz abraçado ao cirandeiro. ????????????????????????

          3. Mortadela, diga ao rui pra caprichar na eleição para o congresso, pois o candidato que vocês consideram eleito já no primeiro turno precisará de 172 deputados e 28 senadores para evitar o impeachment.

          4. Olha o desespero da aberração cognitiva. Cirismo agudo. ????????????????????????????????????????????????

          5. Mortadela, ficar aqui no teclado é fácil. Quero ver vocês lotarem as ruas pra protestar e pressionar os carcereiros. Se Lula depender de vocês ele morre na cadeia.

  19. Ciro, creio, correspondeu a gesto de gente ligada ao pt.
    Formalizou em papel o que está em centenas de vídeos no youtube ou no http://www.portalcirogomes.com.br .
    Ciro continuará apresentando à sociedade suas ideias, propostas e compromissos, e um passado limpo após mais de 30 anos na vida pública.
    Ciro não roubou, nem deixou que roubassem.
    O cerco a que foi submetido por Lula, através de apaniguados, e Temer, através da caneta, demonstra a força que Ciro tem e o respeito que inspira aos adversários corruptos que não podem ataca-lo pelo campo moral. Por isso, Ciro fala no tom que os políticos corruptos não podem falar, pois o passado deles os condenam.
    O pt tem quem possa substituir Lula na urna, após seu impedimento pela justiça, montando chapa puro-sangue, ou com o pcdob ou com o pco.
    Por seu lado, Ciro, chamado pela escumalha petista de 5%, de um dígito, continuará semeando para essa e para as próximas eleições.
    O comunicado de ontem deixa aberta a possibilidade de diálogo, mas Ciro não capitulará!
    Vice, não!

    1. Vice,por que não?? a que poderia aspirar quem só tem 4% ???????????????
      Seu qualificativo de escumalha ,é próprio de um simpatizante do ciro, aquele que quer construir entendimentos dando porrada e deixando uma dúvida em cada pegada.

      1. Ciro tem apenas 4%!!!
        Melhor o pt colocar o rui costa pimenta como vice.
        Lula e o pt não precisam de Ciro, já ganharam a eleição no primeiro turno…
        Ciro fará campanha dele. Ciro não rouba, nem deixa que roubem!
        Vice, não!

    2. Quem é o personalista aqui ? Não podemos aceitar um “piano” de um só músico, o que representará o PDT como maestro de tantos músicos necessários para “nossa orquestra”, pois essa história de somente falar de Ciro e nunca falarem da “força, ou fraqueza” de seus correligionários, isso sim é apostar no escuro. Os golpistas, rasgaram nossos votos, impedindo nossa Presidenta honesta, eleita democraticamente, e agora querem vetar nosso voto, em LULA, disparado na preferência do povo brasileiro, bem como o PT, o maior partido na preferência do povo brasileiro, e não tem que ser Ciro ou outro partido, que não o de LULA, quem escolherão nosso voto, novamente. Que fique bem claro, que, quem está contra a vontade do povo, terá a responsabilidade de toda desgraça que o Brasil possa continuar sofrendo no futuro próximo.

      1. Guarde seu chororô de carpideira para quando o poste do presidiário der com os burros nágua.

    3. Nem tanto ao céu, nem tanto ao mar. A burrice do PT foi ter feito uma “aliança”, que não garante sequer a formalização do apoio na nacional, e é extremamente porosa (e atabalhoada, no caso de Marília Arraes) no âmbito estadual.

      O fato de ter buscado PSB além do PCdoB para sua coalizão, faz parte do jogo da política, onde era Ciro que tinha a dianteira e se, cristalizasse o apoio em torno de si, seria ele que isolaria o PT (afinal, são dois partidos cada qual, com seu candidato e suas vaidades).

      Portanto, como diz o próprio cearense, ele “é do ramo” e sabe muito bem onde está pisando.

      Portanto, sim, não acho que Ciro deveria aceitar ser vice em uma chapa cuja presidente da legenda disse que não o queria “nem com reza braba”. E subitamente, fala que deveria ser Vice de Lula. Ridículo.

      Agora, é bizarro querer carimbar de “traíra” um partido que, nada mais fez, do que uma manobra política para fortalecer (tentar, porque efetivamente, não conseguiu) sua base regional, tanto quanto o faria o próprio Ciro e qualquer político competitivo. Afinal, ele é um anjo ou um ser humano?

  20. Meu caro Brito me desculpe a falta de traquejo com as palavras, mas me sentir na obrigação de tentar redigir algo que servisse como elogio a sua lucidez política. Nesses momentos tão difíceis, poucos, como você, conseguem fazer uma leitura da situação política, com tanta serenidade, e desprovida de paixões que embaçam a verdadeira visão dos acontecimentos. É por isso, que muitas vezes,espero o seu posicionamento para que eu possa compreender melhor toda essa ebulição de incertezas que assolam o país.

  21. Ando desconfiado destes comentários pro-ciristas.
    Eles apareceram de uma hora pra outra,só batendo nos pts e tentando empurrar goela abaixo o candidato -fora da realidade-,aquele que com 4% quer impôr sua candidatura aos que lideram as pesquisas .Ciristas ou os eternos trolls tumultuadores ??????

    1. Interessante que tais “comentaristas” só aparecem aqui quando o nome de Ciro é citado. Quando o blog trata de outros temas, nem sinal deles…

  22. O mais importante realmente é o programa. Mostra que, se em algum momento houve possibilidade de aproximação,, Ciro se afasta totalmente da direita.

  23. Pelo amor de Deus!
    Pelo menos uma vez na vida a esquerda brasileira tem que se unir!
    Ou precisaremos esperar um momento ainda mais trágico do que o atual?
    O vice do presidente Lula tem que ser mesmo o Ciro Gomes!
    A imunda e nazigolpista &$ sem-vergonha “justi$$$a” braZ$&leira’ não irá recuar do golpe!
    Em sendo assim, o Lula inabilitado, Ciro Gomes presidente e um vice do PT!
    A esquerda unida em bloco, incluindo o PSOL, ganha no primeiro turno!
    Companheirada, temos que colocar a nação e o povo brasileiro acima de tudo nesta decisiva hora histórica!

    NOTA: a ultra-direita está reunida em torno dos DEMoTucanos ‘Picolé de Chuchu’, ‘BOSTAnaro’, ‘Louro José do Relho Amélia’ &$ as porras!
    Vamos esperar para ver?

    Pelo amor de Deus!
    Pensemos nos milhões e milhões de irmãos e irmãs que estão passando fome…
    Pensemos na desesperança dos nossos jovens…
    (…)
    Pensemos…
    E Lula livre!

    1. EM TEMPOS NAZIGOLPISTAS:
      [cumpre lembrar que] A imunda e nazigolpista &$ sem-vergonha “justi$$$a” braZ$&leira’ não irá recuar do golpe!
      E MAIS: a ultra-direita está reunida em torno dos DEMoTucanos ‘Picolé de Chuchu’, ‘BOSTAnaro’, ‘Louro José Amélia’ &$ as porras!
      Vamos esperar para ver?

      Pelo amor de Deus!
      Pensemos nos milhões e milhões de irmãos e irmãs que estão passando fome…
      Pensemos na desesperança dos nossos jovens…
      (…)
      Pensemos…
      E Lula livre!

      1. … E o também inocente João Vaccari Neto Livre… O também inocente José Dirceu livre e ministro de estado do próximo governo!…

        1. … Realmente, o Ciro Gomes seria um vice-presidente no mínimo desagregador!
          Perdão!

          1. Prezado e consciente Atineli, muito obrigado pela compreensão!

            Hasta la Victoria Siempre!

          2. Messias guerreiro, eu é q agradeço sua grande capacidade de compreensão. Tamo junto. ?????????????

  24. Agora, não tem outra opção para 7 de outubro: é ganhar ou ganhar. Ou sacramentamos o Brasil no rumo do desenvolvimento com inclusão social e soberania ou voltamos a idade das trevas. Não é hora pra vaidades ou disputas pessoais, é nosso país, mais do que nunca, que está em jogo. Todos devemos estar cientes disto. Vamos pra guerra!

  25. Fernando, como antigo leitor desse espaço, gostaria de saber o porquê do meu comentário escrito há mais de 3 horas atrás não ter sido publicado.
    Perguntar não ofende: só vale comentários favoráveis ao PT e suas manobras? Abraço.

  26. Apesar das belas palavras, continuamos reticentes, pois quem não acredita na candidatura de LULA, só a enfraquece, e quanto à tal “aposta no escuro” ao tal “poste de LULA”, que a direita tem se referido à eleição e reeleição de DILMA-CORAÇÃO VALENTE, continuamos a ver como oportunistas a quem recorre à esse artifício, pois todos sabemos que a direita se aproveitou do momento em que o Mundo “ardia” em sua Maior Crise Econômica desde 1929, e se unindo tudo fez, até mesmo como as famosas “pautas bombas”, para “derrotar” um governo que tinha 77% de ótimo e bom, na avaliação do povo brasileiro. LULA É INOCENTE ! LULA PRESIDENTE, OU QUEM LULA INDICAR DO PT, COM A FÔRÇA DO POVO ! DILMA-CORAÇÃO VALENTE, “SENADORA DE MINAS GERAIS” !

  27. A solução para isso é simples e factível, dizem que o Jacques Wagner até já propôs essa ideia (não sei se é fakenews, mas eu gostei): O Jacques Wagner aceita ser vice do Ciro, o Ciro deu a entender que aceitaria ser vice do Lula se ele puder concorrer. Lula e Ciro, e se o judiciário conseguir legitimar o golpe, Ciro e Wagner. Aposto que o judiciário desiste na hora de cassar o Lula.
    Manuela ministra das comunicações e Boulos ministro das cidades, Wagner pode acumular a pasta da defesa, coisa que já fez magistralmente, inclusive elogiado pelos militares, assim como o inesquecível José Alencar. Gleise na casa civil e Dilma nas minas e energia, elas que tratem de indicar bons suplentes para o senado. Convida o tal do Josué Alencar para Indústria e comercio e semeia a discórdia na base do Santo.

  28. …Há alguns dias, um questionamento tem me acompanhado:
    “Por onde anda o egrégio, impávido e confiável senador Roberto Requião?”
    [Realmente, o Ciro Gomes seria um vice-presidente no mínimo desagregador!]

    ***

    Senador do MDB está entre nomes cotados para vice de Lula, diz Jorge Solla
    Sábado, 04 de Agosto de 2018 – 10:46

    (…)
    o senador Roberto Requião é também um nome cogitado pra essa parceria com o presidente Lula”, afirma o deputado federal Jorge Solla (PT) durante a convenção estadual do Partido dos Trabalhadores. O evento acontece na manhã desta sábado (4), no Parque de Exposições.
    FONTE: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/225121-senador-do-mdb-esta-entre-nomes-cotados-para-vice-de-lula-diz-jorge-solla.html

    1. … Ademais, nesta composição, a emérita e guerreira Gleisi Hoffmann seria eleita senadora!

    2. … Ademais, nesta composição, a emérita e guerreira Gleisi Hoffmann seria eleita senadora!

  29. Ciro quer a união das esquerdas (PDT/PSB!) para o bem maior que é o Brasil. Bom seria que ele se unisse ao candidato Lula que pode indicar alguém para concorrer e ganhar. Ciro quer ser o escolhido? Quer a vice presidência? Quer ser ungido incondicionalmente com a rendição do PT, PC do B, PSOL e PSB (parte) com uma carta de intenções generalista ? Estranho que na sua carta não tenha mencionado uma lei de reforma das telecomunicações. Vamos lá, Ciro, mostre o que você quer e o que o eleitor pode lhe dar, mesmo declarando seu pouco apreço por Lula e pelo PT, um partido orgânico que tem líder e não coronéis regionais. Fale com o povo também, não como um coronel que tem boas intenções daquelas que o inferno está cheio. Porque voto, que é bom, você não tem. Mostre que você não é o cavalo paraguaio da direita.

    1. Ciro não é petista! Logo, não precisa de boquinha!
      Vice o pt deve oferecer ao seu novo herói rui costa pimenta, numa brilhante coligação com o pco.
      Ciro, como dizem os mortadelas, é o candidato 5%, o candidato um dígito.
      Lula e o pt não precisam de Ciro, pois já ganharam a eleição no primeiro turno…
      Ciro tem projeto político próprio e apresentará suas ideias, propostas e compromissos à sociedade.
      Ciro é um homem livre porque não roubou nem deixou que roubassem quando ocupou cargo público.
      Vida que segue!

  30. Estou com a impressão que Lula nao tem agido corretamente.
    Ja deviam ter resolvido e se unido.
    Desse jeito vamos ficar na lama mais 4 anos.
    Tem sido muito sofrimento…

    1. Lula está preso na gelada Curitiba e sendo chantageado para ceder DE GRAÇA, sem nenhuma garantia, todo o seu patrimônio político ao “cavaleiro solitário da esperança”.
      E vem alguém dizer que ele “não tem agido corretamente”.
      É muita ironia.

  31. Acho, Brito, que você deveria ver a última do ciro mostrada no 247. Com todo respeito ao editor, mas o ciro não tem jeito. O homem fala demais, demais. Dizer que o Pt ou Lula atacam-no, ou é ser cego ou cínico. Me digam onde o Pt atacou o ciro, pra ele afirmar uma baboseira destas? O que o Pt fez foi responder aos ataques. Só isso. Depois tem mais, quem é o ciro pra com cinco seis por cento das intenções de voto querer exigir compromisso da militância do Pt com sua campanha? E claro, somado ao fato de que só consegue ver defeitos no Lula e no Pt. Vá se catar…

    1. O pt ataca por meio de porta vozes: DCM, 247… foi só ele confirmar q seria candidato q iniciaram a queimação, crimininalizando atitudes do Ciro que o pt fez e continua a fazer. Atacar diretamente o pt não fez mesmo, faz como o PSDB faz através da imprensa, com alguns dos seus blogs “independentes”, mas que alguns aficcionados não conseguem perceber

  32. Conversa, ciro.
    Com a burocracia, do PT aquela que nao sentou com o centrão.
    O primeiro torneiro mecanico, ora preso, nao tem dificuldades em conversar.
    Faz como o Putin, que conversa com todos os lados durante o conflito.
    So que voce tera que se equilibrar, equilibrar perigosamente sobre o que tenha sobrado das pontes com o PT as quais voce dinamitou.
    Enfim, faça-o apenas ficou mais dificil.

  33. Eu acho que este post entra em contradição com o anterior. Se Brito diz que, neste momento, deve-se acatar as decisões de um líder (Lula) em tempos de guerra, não faz sentido elogiar Ciro por seu programa de governo. Num mundo ideal, onde a Constituição fosse respeitada e estivéssemos rumando para eleições democráticas, seria importantíssimo discutir as propostas de cada candidato sobre educação, saúde, desenvolvimento econômico etc. No entanto, como muito bem relatado no post anterior, não é essa nossa realidade. Portanto, de nada adianta Ciro ter o melhor programa de governo (e eu não duvido que ele tenha, pois tem capacidade para tanto) se nem ele nem nenhum outro político conseguirá pôr esse plano em prática sem resolver o impasse em que estamos imersos.
    Para resolver tal impasse, não há outro senão #LulaLivre.

  34. Ainda acho que a esquerda tem que se unir e lavar no primeiro turno mesmo.
    – Assim eles não tem tempo de se reagrupar…

  35. Tenho dito, se nao for para Ciro ser vice a lambança de Pernambuco terá sido o maior erro da história, desta direção …

  36. Meus caros, a discussão sempre esteve mal focada, nem Ciro nem Lula são crápulas nem deuses, são simplesmente políticos que respondem as bases que os representam.
    Ciro sempre foi alguém descendente da elite oligárquica do Nordeste enquanto Lula sempre foi um descendente dos paus de arara nordestinos e nenhum dos dois abrem mão das suas origens.
    Ciro sempre fez parte da oligarquia que mandou no país, por outro lado Lula fez sempre parte daqueles que lutaram para sair e tirar o povo da miséria. Lula tem a exata noção do que é a fome, Ciro sempre estudou o que é a fome.
    São duas origens diferentes de duas pessoas que a priori podemos considerar os mais bem-intencionados possíveis, mas junto com o DNA dos dois há a herança que é difícil se livrar, de Ciro o mandonismo dos coronéis e de Lula a capacidade de luta de alguém que saiu dos níveis mais baixos da sociedade.
    Não acho que as discussões que fazem de um lado para o outro sejam as mais pertinentes possíveis.
    Só há uma grande diferença entre os dois, um sabe o seu lugar na história, enquanto o outro ainda procura seu lugar.

  37. NO caso, neste momento improvável, de Ciro ser eleito, não creio que ele vá se afastar do psdb, dada sua história com tasso e a necessidade de ter maioria no congresso para evitar o golpinchmeant II. O psdb nunca concordará com o que ele está propondo.
    O foco destas eleições precisa ser no congresso nacional. As forças progressistas precisam fazer o maior número possível de membros das duas casas. Nenhum governo progressista conseguirá implantar projetos sem esta condição.
    Senão teremos a mesma situação de Dilma: um congresso disposto ao bota fora do(a) presidente(a) sem pestanejar.
    E a maestra do golpe (plim-plim!) continua sendo a maior força do país, logo… ou o congresso, ou nada.

  38. Vamos por partes: o tal Ciro tem 4% de intenções, se tanto!!!! E um bocado de empáfia na boca!!!O Lula tem 40% ou mais!!! Afinal, quem deve seguir quem? Quem está tomando LSD? Vamos colocar, de novo, o burro na frente da carroça?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.