Ciro ainda não tem tamanho para acordo com Lula

aceno

Não encontro lógica – e também nenhuma relevância – neste debate nas redes sociais onde se enxerga uma polarização na esquerda entre intenções de voto em Lula e em Ciro Gomes.

Ambos têm situações diferentes, estratégias diferentes e visam, no curto prazo, objetivos diferentes.

Quando comentei a pesquisa CNT/MDA, divulgada segunda-feira, destaque, talvez sem a ênfase necessária, que o  crescimento  de Ciro Gomes está, hoje, mais na fase do “possibilidade de voto” do que de intenção de voto, definida, propriamente dita.

Tanto é que Ciro, na pesquisa espontânea, atinge apenas 1,7% das escolhas, o mesmo que na edição anterior, muito abaixo de Lula, que tem 18,6%.

Mas cresce de 22% para 31% na pergunta sobre se ele é um candidato em quem o eleitor poderia votar.

Ciro não está, ao menos neste momento, disputando o eleitorado lulista no aspecto ideológico e talvez nem se habilite a tanto.

Talvez, neste instante, esteja se concentrando em dois eixos, dos quais só um interfere sobre Lula: a atenção que está dando a possíveis acordos no Nordeste, onde só tem forças próprias no Ceará, mas não na Bahia e em Pernambuco, outros dois maiores colégios eleitorais da região.

Quem quiser encontrar a razão do encontro, hoje, de Fernando Pimentel e os governadores Rui Costa (PT-BA) e Paulo Câmara (PSB-PE), procure aí.

O segundo movimento de Ciro é o de capturar parte do “Centrão”, que não vê futuro em nenhuma candidatura não parece querer o eterno abraço com o PSDB, minguado como nunca na candidatura Alckmin.

Ciro ainda não tem tamanho para um acordo com Lula e sabe disso.

Lula, por sua vez, não tem a menor possibilidade de dar a Ciro, de bandeja, uma carta branca para falar em seu nome, e talvez não venha a ter, tão cedo.  É o que explica o “recado” que manda para que os “apressadinhos” do PT façam acenos ao candidato do PDT, claro que muito interessados em suas próprias candidatura e pensando o processo eleitoral pela lógica dos liberais.

Lula não pode aceitar asua “deposição” como candidato, menos ainda ostentando a posição de favoritismo que possui, apesar de ser dado como “carta fora do baralho” pela mídia.

Não o pode fazer juridicamente e sabe que não deve fazê-lo politicamente.

Só mesmo os “muy amigos” comentaristas da imprensa é que acham importante correr com alianças que só se definem – e quando muito – ao final das convenções partidárias.

Quem estiver esperando que lhe caia no colo o espólio do ex-presidente, que tire seu cavalo da chuva.

Ciro e Lula sabem muito bem disso, tanto que, inesperadamente, reagiram da mesma forma à ideia de tornar um imaginário indulto ao ex-presidente como uma contradição: indultar a quem se proclama inocente e nem mesmo está definitivamente condenado.

Muita calma nesta hora, porque a eleição é em dois turnos e, ao menos pelo que indica o quadro até agora, todos eles e mais uma vasta fauna política estarão juntos, a prevalecer a tendência de que, na direita, venha a ser Jair Bolsonaro quem chegue ao segundo turno.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

71 respostas

  1. Pressa induzida para dar porrada ou levar bem antes das convenções . É conveniente para quem ?

  2. A globosta não bate no ciro (com C de camaleão) por que ?estranho.Ou não, ao se olhar o histórico do coronel.
    Acho outro erro considerar Lula como esquerda (que dirá o ciro!).O PROBLEMA NO BRASIL É QUE A DIREITA NÃO QUER ASSUMIR QUE É DIREITA E ACABA (na propaganda) se deslocando ao centro e levando os pts à esquerda.
    NÃO EXISTE ESQUERDA NO BRASIL .ATÉ PORQUE NUNCA DARIA CERTO ,SÃO DÉCADAS DE LAVAR A CABEÇA DA MASSA CONTRA O “COMUNISMO”.
    Os pts e Lula não podem abrir mão de sua candidatura ,PORQUE É O QUE OS MANTÉM VIVOS E LHES GARANTE FUTURO ..

    1. Ela a globo tem o Ciro capturado, lógico, ela não queimará sua mão trunfo de pôquer agora na mesa….Ela tem de ter um candidato sequestrado por ela para extorquir….A GLOBO É INIMIGA DO BRASIL, E DEVE SER TRITURADA.

      1. OS donos da Globo devem ser tosqueados até o último centavo, e tudo que eles conseguiram a título de trapaças, cadáveres e sangue deve ser revertido em favor dos mais pobres…

        1. Sonhático. Vocês passaram 13 anos de cócoras, assistindo a globo, até que ela pôs vocês pra correr. Agora, como disse a companheira de vocês, hoje no mdb, relaxem e aproveitem.

          1. Na falta de argumento, destempero e agressão. O fato é que Ciro é candidato e sabe que não terá apoio de Lula, por isso fará sua campanha com ideias e propostas, tão legítimas quanto às dos demais candidatos. A sociedade decidirá.

          2. Argumento pra quem já começou os comentários chamando petistas de “mortadelas”? Me poupe, se poupe, nos poupe!

          3. É por isso que seus candidatos, não passam de um dígito nas pesquisas, com tantas mudanças de “razão social”, só podem mesmo é representar apenas 1% dos mais privilegiados brasileiros, como podem esses ditos “partidos”, terem a pretensão de representar a população brasileira, de mais de 200 milhões de brasileiros (excluídos 1%). LULA-“O MELHOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO BRASIL ! LULA É INOCENTE ! LULA PRESIDENTE, COM A FÔRÇA DO POVO, OU QUEM LULA INDICAR DO PT !

          4. Refrescando a memória: Ciro foi candidato em 1998 e 2002, em eleições que disputou com Lula é outros. Em ambas teve em torno de 10% no primeiro turno. Em 1998, fhc venceu no primeiro turno. Em 2002, Ciro apoiou Lula no segundo. Em 2018, se Lula for candidato, leva no primeiro turno. Se Lula não for candidato, as pesquisas apontam uma dispersão de parcela significativa dos eleitores de Lula, aqueles que não são petistas. Na dúvida se Lula poderá ou não ser candidato, é importante que Ciro, Manuela e Boulos ocupem o maior espaço possível no primeiro turno para a poiar

          5. Sonhatico é aquele que acredita que ciro passará dos humildes 5% das intenções de voto. E pior, aquele que usa frases de gente insignificante em seus argumentos.

          6. Melhor aguardar. De todo modo, boa sorte para seu candidato.

    2. A Globo vê no Ciro apenas um meio de tirar apoio do Lula. Um meio de desbastar a poderosa colmeia que se formou em tornou do Lula, fazendo dispersar alguns milhares de abelhas. Na hora precisa, ela tem como acabar com a alegria do Ciro usando apenas dois jornais nacionais seguidos.

      1. “Quem estiver esperando que lhe caia no colo o espólio do ex-presidente, que tire seu cavalo da chuva”

  3. Plano B Ciro-Cínico-Miguel-do-Rosário-PHA-Nassif-Gomes afundou na largada. Um CIRCO digno da demência que tomou conta dessa turma “mui esperta”. Mas bom mesmo foi o tapa com luva de pelica que Mino Carta deu na cara do seu “mui amigo” Ciro Abutre do Rosário; aquele Ciro que virou candidato de estimação do decadente e enlouquecido Miguel Gomes. O Café secou.

      1. Aí está o Cirista coxinha verde amarelo que frequenta esse blog só para defender o Ciro ABUTRE. quaquaquaquaqua

        1. Perfeito, matou a pau, matou a cobra, e mostrou a cobra morta ! LULA É INOCENTE ! LULA PRESIDENTE, COM A FÔRÇA DO POVO, OU QUEM LULA INDICAR DO PT !

      2. É isso aí, coxinha assumido, “Pato da FIESP enrustido” em desespero ! LULA É INOCENTE ! LULA PRESIDENTE, COM A FÔRÇA DO POVO, OU QUEM LULA INDICAR DO PT.

    1. Mas, não é verdade? Parece que essa rapaziada dos blogs sujos, cansados da penúria a que estão submetidos pela gang do planalto, de repente se viram seduzidos pelo canto da sereia da direita travestida de,digamos, centro-esquerda (????), mais centro para a direita na minha modesta opinião, esquecendo-se de que, de Ciro, pode-se esperar qualquer coisa, devido aos seus rompantes juvenis oriundos de seus tempos coronelismo no Ceará. Quem, em sã consciência, pode garantir que, tão logo eleito com o apoio do PT, Ciro se volte contra o lulismo, da forma feroz como conhecemos, e se alie aos seus semelhantes do PPS ao PSDB, deixando a esquerda de “boca escancarada….esperando a morte chegar…”? Então, muita calma nessa hora, vamos ver o que o futuro nos reserva para não darmos razão ao ditado popular “quem tem pressa, come cru”. Pronto, falei.

      1. Concordo. Foi estarrecedor ver sites e blogs de esquerda dando espaço e mesmo defendendo o camaleão Ciro – será o candidato de ‘centro’ da direita?

    2. Que nível de argumentação!!!!! Francamente, será que voce ficou tão bravo quando o PT deu Furnas para o Eduardo Cunha? ou a CEF para o GEdel Vieira LIma? Ou quando colocou Michel Temer de Vice? Ou quando colocou a SELIC em 14,25% para gozo SOMENTE dos REntistas? Ou quando a Dilma editou as MP 664 e 665? OU quando nomeou Joaquim Levy para a Fazenda?

    3. Pra derrotar o golpe só votando e elegendo um congresso nacional de esquerda composto por 350 deputados e senadores de esquerda e progressista.
      Só assim será possível derrotar o golpe e os golpistas e livrar Lula!
      A discussão se vai ser Lula ou Ciro é perca de tempo, só favorece a direita que está mirando em ganhar é no congresso, eleger uma maioria lá. A direita tá colocando vários candidatos da bancada da bala, vários fascistas do MBL , do lado da esquerda não vemos ninguém, nenhum blogueiro pra colocar a cara a tapa e se lançar candidato, a direita está colocando os seus. A esquerda devia seguir o conselho do Lula e esses blogueiros irem para a política, a esquerda precisa eleger gente capacitada, mas preferem ficar reclamando da política, da mídia e do judiciário golpista, de toda a injustiça em suas poltronas macias. Quem conhece a historia do Brasil sabe que a direita age assim sempre com golpes, jogando sujo quando não tem voto popular e perde eleições. Vamos parar de chorar e agir.
      Menos palavras e mais ação!
      Se lancem candidatos e vão pra disputa política real!, a esquerda está precisando de gente preparada pra fazer uma bancada forte lá no congresso para barrar e derrotar esse maldito golpe. A batalha para vencer o golpe tem quer essa: Eleger um congresso de esquerda!
      O poder está no congresso, não no presidente que manda pouco e pode de ser derrubado como Dilma foi, por não ter maioria no congresso.
      Só em uma ditadura que o presidente de fato manda.
      Então vamos focar nossa luta pra vencer a direita no congresso e votar no maior número de deputados e senadores de esquerda e progressistas. As pesquisas mostram que o povo vai protestar nas urnas votando e não nas ruas.
      Em vista disso, a luta contra o golpe só se coloca possível no curto prazo de tempo, pela via institucional, e isso só será possivel se a esquerda for eleita em massa e ocupar a maioria das cadeiras do parlamento.

    4. Muito bem! Só faltou na lista o Leonardo Attuchi do br247 e o próprio Tijolaço, ambos recobrando o bom senso com uma ajudinha da última pesquisa. #LulaLivre #LulaInocente

  4. Ciro não voto nem comum cano de uma pistola na minha nuca..ou é Lula ou nada…sem Lula na urna anulo o meu voto!! legitimar essa ditadura nas urnas votando num candidato da esquerda fofinha…da esquerda pau mandada da globo..jamais!!!..deixei de ser bobo dessa gente…agora estou esperto…e a falsa esquerda pcdob,psol,pstu não me enganam mais!!! esquerda de verdade é PCO e PT(vai voltar a ser radical,depois desse golpe só tem esse caminho)…chega de diálogo, paz e amor e reconciliação…

    1. Pra derrotar o golpe só votando e elegendo um congresso nacional de esquerda composto por 350 deputados e senadores de esquerda e progressista.
      Só assim será possível derrotar o golpe e os golpistas e livrar Lula!
      A discussão se vai ser Lula ou Ciro é perca de tempo, só favorece a direita que está mirando em ganhar é no congresso, eleger uma maioria lá. A direita tá colocando vários candidatos da bancada da bala, vários fascistas do MBL , do lado da esquerda não vemos ninguém, nenhum blogueiro pra colocar a cara a tapa e se lançar candidato, a direita está colocando os seus. A esquerda devia seguir o conselho do Lula e esses blogueiros irem para a política, a esquerda precisa eleger gente capacitada, mas preferem ficar reclamando da política, da mídia e do judiciário golpista, de toda a injustiça em suas poltronas macias. Quem conhece a historia do Brasil sabe que a direita age assim sempre com golpes, jogando sujo quando não tem voto popular e perde eleições. Vamos parar de chorar e agir.
      Menos palavras e mais ação!
      Se lancem candidatos e vão pra disputa política real!, a esquerda está precisando de gente preparada pra fazer uma bancada forte lá no congresso para barrar e derrotar esse maldito golpe. A batalha para vencer o golpe tem quer essa: Eleger um congresso de esquerda!
      O poder está no congresso, não no presidente que manda pouco e pode de ser derrubado como Dilma foi, por não ter maioria no congresso.
      Só em uma ditadura que o presidente de fato manda.
      Então vamos focar nossa luta pra vencer a direita no congresso e votar no maior número de deputados e senadores de esquerda e progressistas. As pesquisas mostram que o povo vai protestar nas urnas votando e não nas ruas.
      Em vista disso, a luta contra o golpe só se coloca possível no curto prazo de tempo, pela via institucional, e isso só será possivel se a esquerda for eleita em massa e ocupar a maioria das cadeiras do parlamento! Fora isso é conversa pra boi dormir e jogo da direita golpista.

    2. Amigo, é fácil a decisão: Lula ou quem ele indicar que certamente será do PT. Não vamos dar colher de chá para candidato e partidos que estão com o pé na esquerda e a cabeça na direita. Lembrem-se que o PDT, tido com de centro esquerda, muitos dos seus parlamentares votaram pelo impitimam. Temos que riscar na nossa lista os falsos partidos antes considerado de esquerda como o PSP do Freire; PV do Eduardo Jorge: PTB do Roberto Jeferson; Solidariedade do Paulinho da Força; Rede Sustentabilidade da Marina; PSB que militou Ciro e Marina em 2014. Temos que ficar antenados para não dar voto para esses partidos em qualquer esfera da união.

      1. Talvez algumas mágoas não resolvidas…
        Lembro que PHA reclamava que somente um Ministro da Fazenda havia lhe uma entrevista: Palocci!

  5. … Enquanto os inocentes Lula e José Dirceu se entregam a esta justi$$$a bandida, corrupta &$ nazigolpista, como era perfeitamente previsível a criminalidade de toga se articula com o gânsgter DEMoTucano Eduardo Azeredo!
    E/ou vice-versa!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Condenado pelo mensalão tucano, Azeredo recorre ao STJ para evitar a prisão17

    18/05/2018 18h01

    (…)

    FONTE [IMUNDA!]: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2018/05/18/condenado-pelo-mensalao-tucano-recorre-ao-stj-para-evitar-a-prisao.htm?cmpid=copiaecola

  6. GILMAR MENDES MANDA SOLTAR MAIS QUATRO PRESOS NA OPERAÇÃO RIZOMA

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes mandou soltar hoje (18) mais quatro investigados que foram presos na Operação Rizoma, da Polícia Federal (PF), deflagrada no mês passado, no Rio de Janeiro; pela decisão do ministro, todos estão proibidos de deixar o país sem autorização da Justiça, de manter contatos com outros investigados, e devem entregar o passaporte em 48 horas

    18 DE MAIO DE 2018 ÀS 21:52

    (…)

    FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/poder/355419/Gilmar-Mendes-manda-soltar-mais-quatro-presos-na-Opera%C3%A7%C3%A3o-Rizoma.htm

    1. DEMoTucano “gilMAU Abdelmassih DANTAS” ‘o supremo Beiços do Cão’ que a bandidagem adora!
      É esta justi$$$a vagaBUNDA podre e criminosa que quer me impedir de votar no inocente e honrado TRIPRESIDENTE Lula?
      Vamos ver, “bandidos(as) de toga”!…

  7. Engraçado que os governadores do PT e de outros partidos fazem movimento a favor do Ciro Gomes e os fanáticos lulistas colocam a culpa no Ciro. Vai entender. O Ciro já falou mil vezes que respeita o tempo do PT e acha válido o PT ter candidatura própria, mesmo que não seja o Lula. Ai fica essa corja de fundamentalistas falando que o Ciro está fazendo isso e aquilo contra o Lula. Ah vão se catar.

  8. Lula 2018 Presidente do Brasil. Na minha família são 50 votos e olha que eu sou filiado ao PTB

    1. Não tem problema se Ciro não passa confiança. O PT e Lula fizeram aliança com PMDB, Temer, Sarney, Renam, Cunha, Collor, e tantos outros. O PT fez carta aos brasileiros pra moderar o discurso com as elites. O PT governou com apoio das elites que ganharam muito também em seus governos. Então é picuinha da esquerda condenar Ciro, ele não faria nada do que Lula é o PT não fizeram.
      O que importa de fato cara e os blogs fogem de falar sobre isso é que pra derrotar o golpe, só votando e elegendo um congresso nacional de esquerda composto por 350 deputados e senadores de esquerda e progressista.
      Só assim será possível derrotar o golpe e os golpistas e livrar Lula!
      A discussão se vai ser Lula ou Ciro é perca de tempo, só favorece a direita que está mirando em ganhar é no congresso, eleger uma maioria lá. A direita tá colocando vários candidatos da bancada da bala, vários fascistas do MBL , do lado da esquerda não vemos ninguém, nenhum blogueiro pra colocar a cara a tapa e se lançar candidato, a direita está colocando os seus. A esquerda devia seguir o conselho do Lula e esses blogueiros irem para a política, a esquerda precisa eleger gente capacitada, mas preferem ficar reclamando da política, da mídia e do judiciário golpista, de toda a injustiça em suas poltronas macias. Vamos votar e eleger pra construir um congresso totalmente de esquerda, progressista e mudar tudo isso de ruim que está aí.
      Quem conhece a historia do Brasil sabe que a direita age assim sempre com golpes, jogando sujo quando não tem voto popular e perde eleições. Vamos parar de chorar e agir.
      Menos palavras e mais ação!
      Se lancem candidatos e vão pra disputa política real!, a esquerda está precisando de gente preparada pra fazer uma bancada forte lá no congresso para barrar e derrotar esse maldito golpe. A batalha para vencer o golpe tem quer essa: Eleger um congresso de esquerda!
      O poder está no congresso, não no presidente que manda pouco e pode de ser derrubado como Dilma foi, por não ter maioria no congresso.
      Só em uma ditadura que o presidente de fato manda.
      Então vamos focar nossa luta pra vencer a direita no congresso e votar no maior número de deputados e senadores de esquerda e progressistas. As pesquisas mostram que o povo vai protestar nas urnas votando e não nas ruas.
      Em vista disso, a luta contra o golpe só se coloca possível no curto prazo de tempo, pela via institucional, e isso só será possivel se a esquerda for eleita em massa e ocupar a maioria das cadeiras do parlamento.
      O resto é conversa pra boi dormir e jogo da direita corrupta golpista.

  9. O presidente Lula lidera a disputa. Por que abriria mão se é o favorito pra vencer qualquer um? Vamos com Lula até o fim! Moro jogou o judiciário numa enrascada quando fez Lula preso político. Se é preso político, precisamos dar a resposta nas urnas.

  10. Eu francamente duvido que o Ciro vá contar com o apoio do Lula. Acreditamos que é Lula ou voto nulo. Pelo que teno observado aqui em Minas, a opinião quase geral é esta. Lula ou voto nulo, em Ciro ou outro candidato “jamé”.

  11. Não importa o tamanho do Chico Gomes em relação aos votos, Lula não confiará dar o seu apoio a um traíra. Ciro é um direitista na pele de esquerda. Quem vai votar na pessoa de Ciro que não quer peitar a GLOBO e recomenda ao eleitor trocar de canal.

    Lembrem que Dilma mandou trocar o canal com o controle remoto já que não teve coragem de cria uma lei da mídia. E acabou derrubada pela REDE GLOBO.

  12. Voto Frente Popular Brasil+PT13 de ponta a ponta desde 1981, desfiliei em 2008, fui fundador, quero ser vice de Lula e não vejo mais ninguém na minha frente. LUIZ & ZÉLUIZ presidir povo feliz . Nada a esconder muito para mostrar continuar avançar sem vergonha e sem medo de ser feliz.

  13. ciro mostra cada vez mais que tem a estatura política de uma ameba – não se sabe onde é o pé nem a cabeça! Alias, LULA mesmo já de alguma forma citou bem que ciro não tem, na verdade o lado da cabeça, apenas mete os pés pelas mão, quando mencionou que ele não tem inteligência para saber que jamais terá os votos da direita, e nem os da esquerda sem o apoio do PT. LULA foi gentil. Eu que não tenho a perspicácia de Estadista de LULA posso dizer:qualquer aliança com este cIro ainda nem totalmente revelado levaria ao cabo o que a direita não conseguiu: a morte definitiva do PT. Aí é para desistir, de vez!

  14. Não é preciso dizer que Fernando Brito é um dos jornalista mais combativos da blogosfera, mas é antes de tudo o mais sério e ponderado. O que é fundamental pois atualmente a chamada blogosfera é o único espaço de resistência contra o arbítrio e contra o Golpe de Estado em curso.

    Já era insuportável assistir destilar de veneno de ódio, de manipulação e de desinformação diária e diuturnamente na Grande Imprensa. Mas agora estamos sendo surpreendidos por um certo ruido nas redes, justamente neste ano! Temos visto entre blogueiros e ditos ativistas políticos do nosso campo político um verdadeiro show de horror, uma troca de acusações e insinuações, de possíveis traições e conspirações, histórias da carochinhas de “células do partido” e teorias conspiratórias do arco da velha, um diz que diz, um tal de escutei de uma “fonte”, etc etc, todos querendo ser mais Lulistas que o próprio Lula, todos dizendo ter a bala de prata que vai nos salvar. As vezes parece briga pelo Ibope da esquerda. Pelo amor de Deus, já não basta o chumbo grosso de nossos agora inimigos abertos, temos que olhar a retaguarda e ver se não vem fogo amigo também.

    Mais uma vez é um alento a existência e a força de Fernando Brito.

    1. O que dá para perceber, é que, quem defende LULA PRESIDENTE, defende o PT, defende a história de LULA e do PT, duas “entidades”, exatamente, as quais a ultra-direita fascista quer ver destruídas, são o baluarte na defesa do Governo de Inclusão Social, que defendeu a todos inclusive a classe média , não prejudicando em nenhum momento a sociedade brasileira como um todo, à medida que, com o crescimento do mercado interno, a riqueza nacional aumentou, com o Brasil, passando à 6ª Economia do Mundo, portanto não há argumentos dos adversários de LULA e do PT que não possam ser combatidos, e agora já está provado por A+B, que essa Lava Jato é a Grande Farsa à Jato, que encarcera LULA, e criminaliza o PT, enquanto justifica a soltura dos corruptos sonegadores, verdadeiros marginais anti-povo brasileiro. Quanto á Ciro Gomes, seus apoiadores são muito frágeis na sua defesa, à medida que tentam esconder muita coisa, à começar, pela “camuflagem” que fazem do seu grupo histórico, omitindo da discussão, até mesmo o seu partido, o PDT, isso não é uma política responsável, no mínimo.

  15. Agora este moralismo politico.
    O CIro procurar apoios ,até mesmo no centro é crime .
    Bem , vajamos. Quem tinha no seu ministério PP, PMDB, PTB e outras aves de rapina.
    Quem abraçou o Maluf em nome do pragmatismo eleitoral.
    Quem colocou Temer de vice, e levou a máfia pra dentro dom estado.
    Quem nomeou para o Supremo , que hoje agridem a CF.
    Quem encheu as burras do Globo.

    a resposta todos nos sabemos.
    Antes q venham com planitudes do tipo coxinha, e mais alguns impropérios, saibam q nunca votei e votarei na direita rasteira.
    Trabalhista, votei sempre no Brizola. Qdo fora da disputa sempre fui de Lula e Dilma
    .Esta pretensa pureza ideologica agora.
    Oportunismo barato

  16. A questão é que Lula ao apoiar Ciro,corre o risco de aniquilar os golpistas ainda em primeiro turno. Sem o apoio de Lula, corre-se o risco de não haver representante da esquerda no segundo turno. As coisas estão postas assim, tudo o mais é delírio e fé.

  17. Eu creio que só com a estupidez infinita da esquerda, PT a frente em termos de arrogância, perderemos esta eleição para a direita. Que acredito será Alckmin . Bolsonaro venderá o apoio dos tresloucados eleitores. È estupidez demais até para a cretinice brasileira.

  18. Só os alienados ainda creem que o Lula será candidato. Quem deu o golpe sabe muito bem o que fez e como usar as estruturas do poder ao seu favor, tanto que o plano até agora não falhou. Lulistas gritaram: não vai ter golpe, teve. Reforma não passará, passou. Lula livre, Lula preso.
    Quanto egocentrismo lulista!!!!!
    Nem estou falando em defender o Sr. Ciro Gomes, apenas alertando com fatos que a “guetização” do lulo-petismo é logo ali, caso não olhem mais para o lado ao invés do próprio umbigo…
    Se o PT quer seguir com essa estratégia que a faça, tem todo o direito, é do jogo. Desde o golpe só escuto a vitimização petista, ou seja, o partido/Lula nunca cometeu erros (não falo roubo ou corrupção) ao ponto de uma auto-avaliação ou humildade que equívocos fazem parte da caminhada. Seria mais verdadeiro.
    Abomino essa idéia que o Lula é o salvador da pátria para todos os problemas do Brasil.
    Até agora nenhuma idéia concreta lulo-petista de como tirar o pais do buraco, nenhuma vírgula sequer sobre um rascunho de programa de governo. A burocracia petista se acha bem superior que as idéias não necessitam nem sequer serem conhecidas, minimamente debatidas e eventualmente melhoradas.
    Pelo visto vai ser no “eu” contra “eles”, tal qual os últimos 20 anos.
    Para mim pouco, muito pouco mesmo… Só a lamentar.

    1. O programa de governo do PT está sendo elaborado, entre outros, por Fernando Haddad. Algum outro partido/candidato(a) já apresentou o seu?

  19. BRITO, penso exatamente como você. É de lastimar que alguns blogs de esquerda embarquem nesse discurso pró-Ciro. Tenho reinterado que Ciro não é confiável. Parabéns por você ser um oásis no meio de tanta hipocrisia e devaneios de parte da esquerda brasileira.

    1. Não tem problema se Ciro não passa confiança. O PT e Lula fizeram aliança com PMDB, Temer, Renam O, Cunha, Collor, e tantos outros. O PT fez carta aos brasileiros pra moderar o discurso com as elites. O PT governou com apoio das elites que ganharam muito também em seus governos. Então é picuinha da esquerda condenar Ciro, ele não faria nada do que Lula é o PT não fizeram.
      O que importa de fato cara e os blogs fogem de falar sobre isso é que pra derrotar o golpe, só votando e elegendo um congresso nacional de esquerda composto por 350 deputados e senadores de esquerda e progressista.
      Só assim será possível derrotar o golpe e os golpistas e livrar Lula!
      A discussão se vai ser Lula ou Ciro é perca de tempo, só favorece a direita que está mirando em ganhar é no congresso, eleger uma maioria lá. A direita tá colocando vários candidatos da bancada da bala, vários fascistas do MBL , do lado da esquerda não vemos ninguém, nenhum blogueiro pra colocar a cara a tapa e se lançar candidato, a direita está colocando os seus. A esquerda devia seguir o conselho do Lula e esses blogueiros irem para a política, a esquerda precisa eleger gente capacitada, mas preferem ficar reclamando da política, da mídia e do judiciário golpista, de toda a injustiça em suas poltronas macias. Quem conhece a historia do Brasil sabe que a direita age assim sempre com golpes, jogando sujo quando não tem voto popular e perde eleições. Vamos parar de chorar e agir.
      Menos palavras e mais ação!
      Se lancem candidatos e vão pra disputa política real!, a esquerda está precisando de gente preparada pra fazer uma bancada forte lá no congresso para barrar e derrotar esse maldito golpe. A batalha para vencer o golpe tem quer essa: Eleger um congresso de esquerda!
      O poder está no congresso, não no presidente que manda pouco e pode de ser derrubado como Dilma foi, por não ter maioria no congresso.
      Só em uma ditadura que o presidente de fato manda.
      Então vamos focar nossa luta pra vencer a direita no congresso e votar no maior número de deputados e senadores de esquerda e progressistas. As pesquisas mostram que o povo vai protestar nas urnas votando e não nas ruas.
      Em vista disso, a luta contra o golpe só se coloca possível no curto prazo de tempo, pela via institucional, e isso só será possivel se a esquerda for eleita em massa e ocupar a maioria das cadeiras do parlamento.
      O resto é conversa pra boi dormir e jogo da direita corrupto golpista.

  20. Lula será impedido de concorrer. É fato. O judiciário está se lixando para as leis e a jurisprudência. Agora é truculência e despudor em estado bruto. O presidente é um excelente estrategista, então já deve estar pensando no que fazer a respeito e a quem deverá tentar transferir seu imenso capital político.

    1. Não tem problema se Ciro não passa confiança. O PT e Lula fizeram aliança com PMDB, Temer, Sarney, Renam, Cunha, Collor, e tantos outros. O PT fez carta aos brasileiros pra moderar o discurso com as elites. O PT governou com apoio das elites que ganharam muito também em seus governos. Então é picuinha da esquerda condenar Ciro, ele não faria nada do que Lula é o PT não fizeram.
      O que importa de fato cara e os blogs fogem de falar sobre isso é que pra derrotar o golpe, só votando e elegendo um congresso nacional de esquerda composto por 350 deputados e senadores de esquerda e progressista.
      Só assim será possível derrotar o golpe e os golpistas e livrar Lula!
      A discussão se vai ser Lula ou Ciro é perca de tempo, só favorece a direita que está mirando em ganhar é no congresso, eleger uma maioria lá. A direita tá colocando vários candidatos da bancada da bala, vários fascistas do MBL , do lado da esquerda não vemos ninguém, nenhum blogueiro pra colocar a cara a tapa e se lançar candidato, a direita está colocando os seus. A esquerda devia seguir o conselho do Lula e esses blogueiros irem para a política, a esquerda precisa eleger gente capacitada, mas preferem ficar reclamando da política, da mídia e do judiciário golpista, de toda a injustiça em suas poltronas macias. Vamos votar e eleger pra construir um congresso totalmente de esquerda, progressista e mudar tudo isso de ruim que está aí.
      Quem conhece a historia do Brasil sabe que a direita age assim sempre com golpes, jogando sujo quando não tem voto popular e perde eleições. Vamos parar de chorar e agir.
      Menos palavras e mais ação!
      Se lancem candidatos e vão pra disputa política real!, a esquerda está precisando de gente preparada pra fazer uma bancada forte lá no congresso para barrar e derrotar esse maldito golpe. A batalha para vencer o golpe tem quer essa: Eleger um congresso de esquerda!
      O poder está no congresso, não no presidente que manda pouco e pode de ser derrubado como Dilma foi, por não ter maioria no congresso.
      Só em uma ditadura que o presidente de fato manda.
      Então vamos focar nossa luta pra vencer a direita no congresso e votar no maior número de deputados e senadores de esquerda e progressistas. As pesquisas mostram que o povo vai protestar nas urnas votando e não nas ruas.
      Em vista disso, a luta contra o golpe só se coloca possível no curto prazo de tempo, pela via institucional, e isso só será possivel se a esquerda for eleita em massa e ocupar a maioria das cadeiras do parlamento.
      O resto é conversa pra boi dormir e jogo da direita corrupta golpista.!!

  21. Não vejo sentido nesse fratricídio que consiste em condenar qualquer um, como PHA, Nassif e Miguel do Rosário, que está preocupado com alternativas à candidatura de Lula. Vale lembrar que todos os jornalistas/blogueiros citados acima sempre estiveram do lado e participam ativamente da defesa de Lula e da democracia. O momento atual é de construir pontes, não de destruir as poucas que, ainda, existem.

  22. Ei Ciro, sue a camisa! Chão de fábrica, bairros, conversa, troca, caminho! Leva tempo! Ciro…quem mesmo? Ciro da boca pra fora? Qual seu partido? Ei Ciro: será que dá tempo? Ciro do Ceará? Será Ciro do Sul do Surto?? Pdt de quem? Do Brizola? Merecem o velho Brizola?

  23. O Ciro ainda não tem e nunca terá tamanho para um acordo com Lula!
    O único acordo aceitável seria o Ciro apoiar o Lula em um “possível” segundo turno!

  24. Correto Cezar Lopes, só esqueceu de citar o quanto o sistema financeiro lucrou. A tática de manter a candidatura de Lula para ganhos jurídicos ( que não terão) e eleitorais ( possivelmente ) é muito razoável, mas utilizar argumentos para desqualificar ciro Gomes, daquilo que bem o PT fez em seus governos, é demais. É chato ler que aqueles que defendem de imediato uma aliança seja chamado de mim amigo. Muito chato, infantil e reducionista . Lamento.

  25. PT deve esquecer o Ciro!
    o Ciro Já esqueceu o PT, e vai piorar para o lado do PT!
    Sonho do PT: 1-Lula indica um candidato
    2- eleito, anistia o Lula!
    3-renuncia, novas eleiçõe
    4- Lula volta e vem fazer o que o PT não fez em 13 anos, mudanças macroeconômicas, imprensa, politicas….alguém acredita??
    o Brasil aguenta?
    Brasileiros não vão pagar para ver?
    O Brasil vai a poiar o projeto de poder(não de pais) do PT?
    O lula tem eleitores o PT não! PT morreu e sua direção sabe disso! como diz Ciro “morreu de morte matada e morte morrida”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.