Como Capone, Globo pode cair por “crime menor”: sonegar imposto

Depois da Folha, a notícia da sonegação de impostos da Globo na negociação do imposto devido no negócio da aquisição dos direitos de transmissão da Copa de 2002 chegou à TV, com a reportagem exibida no Jornal da Record desta sexta-feira, que reproduzo no final do post.

Mais um mérito do caro amigo Miguel do Rosário, com seu blog O Cafezinho – amanhã tenho ótimas notícias sobre isso – que obteve a informação e, o mais importante, teve a coragem de publicá-la.

Mérito ainda maior para a internet que, mesmo asfixiado pelo poder econômico, com a ajuda luxuosa da Helena Chagas, que acha mais republicano dar anúncios para a “Caras” que para publicações progressistas, permitiu romper o círculo de silêncio que se faz sobre os negócios obscuros da Globo.

Mas vamos aos fatos.

A primeira informação importante é: onde está o processo que consta como “em trânsito” desde 2006?

Em que “engarrafamento” está parado há seis anos?

Foi pago, como diz a Globo ou é uma das dívidas que está sendo contestada no Conselho de Contribuintes ou na Justiça, como também diz a Globo?

Uma coisa ou outra.

E, ambas, fáceis de serem verificadas, porque a empresa é concessionária de serviços públicos e, portanto

A segunda é que o Deputado Protógenes Queiroz quer abrir uma CPI da Soneglobo de Televisão.

Deputado, o senhor não sabe com o que está mexendo.

A Globo não praticou uma sonegação.

A Globo é uma fraude desde seu nascedouro.

Desde o contrato assinado em 1962 com a Time-Life, quando a legislação brasileira impedia sociedade de concessionárias de radiodifusão com empresas estrangeiras, a Globo transgride a lei.

Até hoje ninguém sabe, ninguém viu – e quem viu tem medo de falar, menos Leonel Brizola  – do que carregavam seus malotes, elevados à condição de malas diplomáticas.

Nem do caso Proconsult, nem do caso NEC, nem do financiamento ao Projac.

A Globo é intocável.

Não como Elliot Ness, o agente do FBI.

Mas como Al Capone.

Capone, porém, como se sabe, viu seu império desmoronar por uma simples fraude ao Imposto de Renda americano,

Quem sabe a história esteja nos brindando com uma fina ironia, ao repetir aquela história?

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

20 respostas

  1. É verdade
    A Rede golpe não será pega pela regulação da midia primeiro e sim pela irregularidade fiscal, publicitária e trabalhista.Na verdade a questão publicitária foi o primeiro sangramento.
    O Segundo é esse do Miguel Do Rosario
    O Terceiro será que todos os seus funcionários recebam como pessoa fisica e não juridica. Nenhuma empresa pode mudar de contrato fisico para juridic, parece que isso aconteceu. Tem outro problema técnico, para uma pessoa juridica ser considerada como tal ela tem que ter sede . Por exemplo, Faustão não é uma pessoa juridica já que sua sede é na propria Rede Globo e dai por diante. Ali tem uma fraude de formação juridica com interesses de fraudar INSS. Mesmo que os funcionários da Rede Globo entrem com essa questao na justiça a parte do INSS tem que ser deixado por lá. Essa questão não está sendo colocada.

    A CPI da Rede Globo é urgente que saia para dar suporte a uma intervenção judicial. O Joaquim Barbosa não entendeu até agora o tamanho da encrenca. Seu filho está num mato sem cachorro. Eu não tem filhos, tenho idade para ter filho da idade do Filipe Barbosa contudo demoveria meu suposto filho de trabalhar na Rede Globo, principalmente agora. A coisa tá ficando feia para a Vênus Platinada.

  2. Isso mostra o quanto a Globo é poderosa em qualquer governo. Quem comanda a receita federal? Porque o governo não pediu uma apuração da policia federal na época. Deixam a Globo posar de boa gente, falando da corrupção da politica, e deitando e rolando no dinheiro publico. Alem de receber quase toda participação das verbas publicitária do governo, ainda sonega impostos. Isso é uma vergonha também para o governo Lula e Dilma. Al Capone a brasileira, com uma diferença. Al Capone foi preso, a Globo vai continuar mamando, porque o próprio governo a defende. E o povo? Continua sendo tratado como idiota.Porque a Globo é tão Poderosa?

  3. Não vai ter CPI coisa nenhuma!!! O congresso pertence a globo, o governo pertence a globo, o ministro das comunicações pertence a globo, o judiciário pertence a globo, o país pertence a globo, o BBB pertence a globo, o ar que respiramos pertence a globo, o futebol pertence a globo, o ministério publico pertence a globo, os militares pertence a globo. Então!!! Estamos fudidos.

  4. Acho pouco provável que esse caso seja a derrocada do Globo. O processo ainda está na esfera administrativa. Se condenada, a Globo ainda poderá recorrer à justiça. Provavelmente levará uns 20 anos até que esse processo transite em julgado. Além disso a Globo, assim como o banqueiro, a Globo também deve ter “facilidades” nas instâncias superiores.

  5. E o caso da TV-Paulista? Quando será devolvida aos seus verdadeiros donos? Por que nenhum jornalista, mesmo os progressistas não falam no assunto? Li, não sei onde, que o caso está no STF. Bem, se estiver lá o Joaquim Barbosa não poderá julgar o caso quando e se o mesmo chegar a esse ponto, pois o filho dele agora é funcionário da “Sonegadora”.
    Certa ocasião tive uma pendência com a Receita. Pois bem, só recebi o que me era devido depois de acertar o que eu devia. Como pode a Globo, com essa pendência monumental continuar recebendo milhões em publicidade do governo federal?

    Sugiro, para quem queira se inteirar do assunto TV-Paulista, a leitura desses posts sobre a “compra” da TV-Paulista pelo sr. Roberto Marinho:

    http://heliofernandes.com.br/?p=9651

    http://heliofernandes.com.br/?p=9135

    Até o deputado Afanasio Jazadji escreveu sobre o caso:

    http://www.afanasio.com.br/globo.html

  6. Muita pretensão sua… todo mundo! Nem nela e nem nas outras… os únicos canais que me ligo é na TV Câmara e TV Senado… o resto é deixar-se ser manipulado!
    Eu tenho opinião, não preciso de televisão!
    Eu tenho opinião, não preciso de televisão!
    Eu tenho opinião, não preciso de televisão!
    Eu tenho opinião, não preciso de televisão!
    Eu tenho opinião, não preciso de televisão!
    Eu tenho opinião, não preciso de televisão!
    Eu tenho opinião, não preciso de televisão!
    Eu tenho opinião, não preciso de televisão!
    Eu tenho opinião, não preciso de televisão!

  7. Desejo que seja aberto um processo e que as pessoas encarregadas de apurá-lo tenham coragem suficiente, como teve Brizlola, para enfrentar essa organização que intimida tanta gente. Gostaria ouvir o senador Roberto Requião, que após o último golpe paraguaio, fez um brilhante discurso no senado analisando o comportamento da mídia brasileira através dos anos.

  8. Vários bandidos de alta periculosidade estava sendo procurado por toda policia de New York até que um dia um deles soltou um pum atrás de uma parede falsa de uma casa que estava para alugar, mas havia um policial dentro da residência investigando, pois estava muito tempo fechada e fora de toda e qualquer suspeita. O policial sentiu o mal cheiro característico, pediu reforço e prendeu todos os bandidos por um peido. Caso Veridico

  9. Renato,
    A derrota da PEC 37, na verdade, só serviu para dar ao MP a “prerrogativa” de investigar a seu bel prazer quem eles seletivamente decidirem. Enfraquecendo a PF. Não se iluda, pois o MP não vai investigar um de seus “membros”.

  10. Não vejo hipocrisia em assistir ao canal de TV e criticá-lo por suas irregularidades. A despeito de alguns programas muito ruins da emissora, como Ana Maria Brega, Faustão, os filmes sempre de baixa qualidade, havemos que concordar que há uma série de programas muito bons nos quais se exibe um elenco de primeira qualidade, como Zé de Abreu, Osmar Prado, as Fernandas, Otávio Muller, Marco Nanini, Fagundes, enfim, uma multidão!

  11. Eu não assisto pq só passa lixo e não tenho paciência. Mas já vi coisa muito boa tb, feita por excelentes profissionais. Já fotografei muito ator q trabalha na casa e nem sabia quem eram, como Isis Valverde, por exemplo. Justamente pq não vejo fazem uns 10 anos. Fui casada com ator da casa e tínhamos uma excelente qualidade de vida, com todo suporte de contratado. Vi, ninguém me contou, mesmo os funcionários terceirizados, cantarolando pelo Projac. Agora, mesmo traficante, é herói em comunidade. Concordo com Alexandre Chaves. E acho sua opinião muito infantil.

Os comentários estão desabilitados.