Como incubar a fúria

O Brasil é um país que ficou estranho, muito estranho.

As coisas parecem que não importam, ainda que sejam – ou sejam apresentadas – como urgentes, emergenciais.

A reforma da Previdência, que tinha de atropelar tudo, não podia sofrer emendas que atrasassem um dia sua tramitação, tão vital era para o país, depois de esperar a canonização da Irmã Dulce para ser aprovada, agora espera que as autoridades tenham vaga em sua agenda para a festa lúgubre de sua promulgação…daqui a uns quinze ou vinte dias, talvez..

O óleo nas praias, manchando há quase dois meses, agora está chegando ao santuário ecológico de Abrolhos – como já chegou aos Lençóis Maranhenses – dependendo de que pescadores, com suas redes, o “pesquem” para evitar maiores danos ambientais. Nem a providência básica de cercar as bocas da barra dos rios, portão de entrada dos manguezais, nossas Forças Armadas dão conta, embora ouçam calmamente de que tudo se trata de um malvado atentado contra o Brasil.

Não é demais lembrar que, constitucionalmente, as praias são bens da União (Art.20, IV) e que cabe a ela “combater a poluição em qualquer de suas formas” (Art. 23, VI). Mas Bolsonaro está passando a tarde com o príncipe saudita (aquele do esquartejamento do jornalista) e seu vice, o general Mourão, está colhendo as opiniões das prostitutas sobre o confronto de belezas entre peruanas e venezuelanas. Edificante…

Também o Judiciário entra neste clima do “é urgente, mas não sei para quando” e adia para daqui a dez dias o julgamento que arrasta-se há dois anos sobre a prisão sem condenação transitada em julgado. O resultado está aí, rindo como hiena do Supremo, tal como se disse aqui tão logo o ministro Dias Tóffoli anunciou a protelação do julgamento da questão.

Igual, na economia, Paulo Guedes pede “mais um ano ou dois” para as coisas melhorarem.

Tudo junto, a imensa estrutura mambembe que é o Brasil range e estala, enquanto em torno de nós a crise explode e, para preveni-la, o governo diz apenas que mandou os militares se prepararem para casos de convulsão social.

Ninguém diga, portanto, que foi surpreendido.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

20 respostas

  1. A falta de pressa em tudo isso pode ser resumida no porquê Toffolli marcou para quinta-feira, 7 de novembro, o reinício do julgamento: na véspera, quarta-feira, 6 de novembro, entrega-se de vez o pré-sal.

  2. Quando um bando de loucos fugidos do hospício, se candidatam a cargos eletivos e o povo só de sacanagem…..brincadeirinha, resolve colocá-los no topo do poder,só pra ver o que acontece, aí o que vem pra cima de todos é o monstro Bolzilla com apetite insaciável e olhos injetados de ódio.
    SALVE-SE QUEM PUDER !!

  3. Tantos militares no governo, onde são desnecessários.
    Já na linha de frente, cumprindo suas obrigações de proteção e defesa do território brasileiro…

  4. Louco pra ver aquele pato gigante na Paulista. Quero saber o q um tiro de fuzil faz num bichão daqueles

  5. Sobre a notícia da Globo de que Elcio Queiroz, suspeito de ter matado Marielle entrou no condomínio onde mora Bolsonaro no dia do crime dizendo que ia a casa dele – a de nr. 58 – e que o suspeito se dirigiu para a casa do outro suspeito de matar Marielle – o Lessa – , e ainda que, Bolsonaro estava em Brasília e que a pessoa que autorizou a entrada de Elcio no condomínio, isto é, de dentro da casa 58, disse ao porteiro que sabia para onde o Elcio estava indo, o curioso é que o Carluxo mora na casa 36 do condomínio.
    Então, a pergunta que não quer calar é: ONDE ESTAVA O CARLUXO?
    QUEM FALOU EM NOME DO SEU ‘JAIR’ DE DENTRO DA CASA 58?
    QUEM TERIA ACESSO LIVRE A ENTRAR NA CASA DO CAPITÃO E FALAR EM NOME DELE?
    QUEM TEM COSTUME DE FALAR EM NOME DO CAPITÃO NO TWITTER?

  6. A extrstégia dos golpistas é ganhar tempo, com isso pinga mensalmentd mais um reforço no soldo do Gsl. Heleno.

  7. Rebelião popular no Brasil? Só é possível,se conseguirmos IMPORTAR POVO COM VERGONHA NA CARA.Édificil encontrar tal mercadoria,,mas com o daqui,só pra torcer por futebol.

  8. Tudo o relatado a respeito das penúrias que a massa suporta, tem só um culpado ,a própria massa.
    Massa egoísta,covarde ,burra,fascista como a brasileira ,merece cada ato dessa quadrilha de delinquentes que assaltou o poder em 2016

  9. Na verdade, o mundo sempre precisou de lideranças (não estou falando de salvadores). Alguém imagina as revoluções chinesa, russa ou cubana sem Mao, Lenin ou Fidel? A coluna Prestes sem ele? Quem lembra do zica virus? A Dilma veio para a TV, anunciou medidas, tomou providências….E a seca de 2012/2013 no nordeste? Ela veio por aqui umas 3 vezes, abriu linha de crédito lançou ações pontuais. Resultado? Atravessamos a pior seca em 100 anos sem saques ou mortes. Pombas, comprei milho a preço de Sorriso, cara! E agora? Um presidente…é preciso dizer? O óleo nas praias, a floresta amazônica. Claro, culpa da Venezuela, das ONGS, dos índios. O congresso? Como dizem os americanos, “temos o melhor congresso que o dinheiro pode comprar”. O STF presidido por um pusilânime covarde. Está achando ruim? Vem aí o Fux. As massas estão acomodadas? Mas onde estão os partidos progressistas? No twitter, soltando notinhas e dando entrevistas. Sobra um, muito atuante e combativo por sinal, o PCO. Mas pequeno demais. No dia 27/10 promoveu manifestações em Curitiba e apenas um blog noticiou – pelo menos que eu tivesse visto. Lula, o líder maior, por acaso está se lembrando do povo enquanto protagonista da história ou apenas preocupado com as eleições? E tinha mesmo que elogiar a lava jato e fazer sinais de amor para o Ciro e a Marta? Haddad? Pelo amor de Deus, não me falem dele!

  10. Não são loucos. Quem dera fossem! Manipulam os tempos e desmancham o Brasil. Brasil com esse nunca mais!

  11. Drve ser um desses sistems lunativos onde se ve aquilo que nao é possivel entendee. Sendo esse uma forma de nao comprewnder o que de fato foi abordafo e discutido. Todos loucos e atuando com eSes reizinhos mimimimim. Dudu e carluxo. Bando de llunaticos achando q vao conseguir algo.

  12. O Brasil possui a população mais estúpida do planeta e como diz o próprio hino segue deitada eternamente em berço esplêndido, ela esqueceu de crescer, dorme em berço e se comporta igual criança, acredita em contos da carochinha.

  13. Sobre a notícia da Globo de que Elcio Queiroz, suspeito de ter matado Marielle entrou no condomínio onde mora Bolsonaro no dia do crime dizendo que ia a casa dele – a de nr. 58 – e que o suspeito se dirigiu para a casa do outro suspeito de matar Marielle – o Lessa – , e ainda que, Bolsonaro estava em Brasília e que a pessoa que autorizou a entrada de Elcio no condomínio, isto é, de dentro da casa 58, disse ao porteiro que sabia para onde o Elcio estava indo, o curioso é que o Carluxo mora na casa 36 do condomínio.
    Então, as perguntas que não querem calar são: ONDE ESTAVA O CARLUXO?
    QUEM FALOU EM NOME DO SEU ‘JAIR’ DE DENTRO DA CASA 58, SE O CAPITÃO ESTAVA BRASÍLIA?
    QUEM TERIA ACESSO LIVRE A ENTRAR NA CASA DO CAPITÃO E FALAR EM NOME DELE?
    QUEM TEM COSTUME DE FALAR EM NOME DO CAPITÃO NO TWITTER?
    QUEM TOMA CONTA DOS ASSUNTOS – ÀS VEZES ATÉ DO GABINETE PRESIDENCIAL – QUANDO O PAPAI SAI OU VIAJA?
    Uma coisa é certa: isso não vai acabar bem, capitão.Eu já disse aqui mais de uma vez que o senhor vai sair desonrado da presidência da república. É só aguardar enquanto perde suas noites de sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.