A Corte da Entrega do Brasil e os conselheiros que não enxergam de perto. Por Nilson Lage

governo_usurpador

A implantação do Estado de Mal-Estar Social que se realiza no Brasil lembra-me, pelo impacto e pelo estilo, o Grande Confisco de Zélia, a Monetarista ou A Louca, no tempo de Collor, o Príncipe Marinho. Lembra-me também o momento em que o Professor Fernando, tendo comprado sua reeleição por R$200 mil por cabeça parlamentar, pôs à venda a preço vil o que pôde.

O que não vendeu está-se vendendo agora.

São episódios e agentes longamente preparados.

Marinho catou muitas migalhas que sobravam de Chateaubriand antes de ser descoberto e eleito o Herdeiro da Televisão, Senhor da Verdade e da Beleza no País Tropical.

Fernando, o Desenvolvimentista Dependente, cumpriu seu aprendizado por uns vinte anos, desde que a Fundação Ford o cooptou, em meados da década de 1970. Meireles, o Continuador da Obra de Fernando, aposentou-se como banqueiro em Boston e comprou o cargo de deputado mais votado em Goiás, antes de servir fielmente a Luís Inácio; só se revelou o Neoliberal Autoritário agora que teve condições, em ambiente de esgarçamento institucional.

Culpados?

Não esses políticos de oligarquias manjadas, que são o que sempre foram – vazios, gananciosos e covardes. Nem mesmo os outros, que fizeram um bom trabalho sem perceber a arapuca que se armou nos últimos 14 anos.

Culpo principalmente a área acadêmica das Forças Armadas que, articulada com os bons que o Itamaraty tem, deveria ter consciência geopolítica mais atilada e dar melhor aconselhamento ao aparelho de Estado.

Afinal, conceber um inimigo do outro lado do mundo e não cuidar do outro, o real, às costas, é mera estupidez.

Ou traição.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

5 respostas

  1. A partir de hoje passo a apoiar o Temer. Quero que ele venda tudo. A Vale, o BB, a Caixa, a Embraer, o BNDES, a Petrobrás, o pré-sal, a BR Distribuidora, a Casa da Moeda (ops, essa já foi) e tudo o mais que ainda sobrou da privataria tucana.
    1. Vendemos todo o complexo da Vale. Passaremos a exportar só minério de ferro e importaremos o aço pronto. Não preciso dizer que o lucro maior ficará lá fora e os empregos também. Aqui, no caso, sobrarão milhares de desempregados.
    2. BB e Caixa: vende tudo para o Bradesco e o Itaú. Por baixo umas 2 ou 3 mil agências fecharão. De novo milhares de demissões.
    3.Embraer: vende também a sua participação. Entrega prá Bombardier ou Boeing e passem a fabricar aviões lá fora, dando emprego para os gringos. De novo milhares de demissões.
    4. BNDES: vende para o Bradesco ou Itaú. Eles passarão a administrar o dinheiro público, das linhas de crédito do governo. Entenda-se por dinheiro público as verbas do FAT e do FGTS. De novo, mais demissões.
    5. Petrobrás: vendam por 30 bilhões. Não importa se vale 200 bilhões ou mais. Para que precisamos dela? Entreguem para os franceses, americanos, holandeses, chineses, japoneses. Afinal, o azar será deles, que gostam de comprar empresas “quebradas”. Basta um estalar de dedos e eles compram, mesmo que tenham prejuízo. Eles adoram prejuízo.

    6. Pré-sal: de que nos servem 20, 50 ou 100 bilhões de barris de petróleo e gás equivalente? Bobagem. Ilusão. As multi precisam muito mais dele do que nós. Faça-se a extração em alto mar e levem direto em navios para seus países. Essa droga só serve para poluir nosso país e aumentar o Custo Brasil. Bom, aqui se vão mais alguns milhares de empregos.
    7. Casa da Moeda: isso é coisa de países de primeiro mundo. Onde já se viu povo latino imprimir sua própria moeda? Isso é coisa de comunista progressista. Até a década de 60 nosso dinheiro era feito na Inglaterra. Que palhaçada é essa de fazer dinheiro aqui? Para com isso.
    Vai com tudo Temer. Dou a maiir força. Desta vez os coxinhas tem razão. Como essa merda de país com apenas 8,5 milhões de quilometros quadrados e só 200 milhões de habitantes, com reservas de ouro, prata, petróleo, urânio, lítio, carvão, diamantes, esmeraldas e outras porcarias, fáceis de serem encontradas em qualquer país do mundo, tem a pretensão, a ousadia, o disparate e a cara de pau de querer comparar-se às grandes nações, como EUA, Alemanha e Inglaterra? Devemos nos colocar em nosso lugar: somos vira latas e o máximo que podemos é ser quintal dos poderosos. Nada além disso.

  2. PAULA LINS, loira burra: é esse o ponto. Pela primeira vez, mesmo num comentário prá lá de burro, você acertou. Queremos uma Forças Armadas que defenda nossas riquezas, IGUALZINHO às da Venezuela. Ufa! Até que enfim entrou algo nesta cabecinha desprovida de inteligência. Deu dor de cabeça, né? Toma um Tylenol 750 mg. que passa. Não, melhor tomar 3 ou 4, pois um é pouco.

  3. TEMER vai gastar 1,75 milhões de reais em 2017 só com o café da manhã no AeroTemer. Sanduíches, tortas e sorvete (esse americano). Cada unidade custará R$-96,50 preço praticado por um espeto corrido na maioria das melhores churrascarias do RS.
    Fazendo as contas, serão servidos 18.135 cafés da manhã em 2017. Cerca de 49 por dia. Considerando que o avião presidencial comporta 55 passageiros, mais tripulação, Temer terá que viajar TODOS OS DIAS de 2017, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Ou seja, ele vai morar no avião. Sugiro que alugue o palácio presidencial para cobrir parte destas despesas.
    E aí, coxinhas? Gostaram? Apoiam essa pouca vergonha também? Não tem nada de errado neste governo? Uma vez coxinha, sempre otário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *