Crise para quem, cara pálida?

Quer entender, de forma simples, inexatas mas não irreal o que querem dizer estes números aí de cima, da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar, a mais completa pesquisa do IBGE depois nos Censos Populacionais, mostrando o quanto piorou a distribuição de renda no Brasil?

Imagine se uma empresa formasse no pátio todos os seus 100 funcionários divididos em grupos pelo salário que recebem e o gerente anunciasse que este ano havia mais dinheiro para distribuir entre eles do que no mês anterior.

Aos 10 fulanos que ganhasse menos, ele anunciaria, porém, que receberiam 5 reais a menos. Aos 20 trabalhadores seguintes, que ganham no máximo um salário mínimo, avisasse que teriam direito a 10 reais a menos que no mês anterior.

Daí em diante, o como o dinheiro fosse mais fato do que no mês passado, iam caindo mais uns trocados, coisa pouca, mas cada vez maiores, quanto maiores fossem os salários e rendas.

Até que se chega no maioral, que já ganha 34 vezes a média da “metade de baixo” da empresa, um “miserê” igual ao daquele infeliz procurador de Minas e se dá a ele um “paco” de dinheiro com o que ele ganhava antes e mais R$ 2.150.

Bom, ia ter um tremendo bafafá neste pátio, com a peãozada revoltada com essa sacanagem.

Como não estamos no pátio, não estamos vendo o dinheiro e números do IBGE não têm a cor e o jeito do dinheiro, fica tudo na calma.

Ainda mais que o pessoal da “meiúca” acha isso natural e os que se dizem mais sabidos que os outros falam que isso até é bom, porque estimular aquele felizardo a continuar tocando o negócio. Afinal, seguindo a teoria neoliberal que Jair Bolsonaro traduziu recentemente, melhor ganhar 150 reais por mês do que nenhum real, talquei?

Note bem que, ainda que posto em caricatura, isto é uma monstruosidade.

Que, infelizmente, não toca o coração de uma elite dirigente que, dia sim e outro também só pensa em tirar mais dos pobres.

 

 

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

22 respostas

    1. Dinheiro na base da pirâmide social é imediatamente gasto, chega às mão dos integrantes do andar superior da pirâmide e, em sequência, favorece todos os andares da pirâmide social, aquecendo a economia do país. Por isso, Lula diz que o povo não é o problema, o povo é a solução.
      Dinheiro no topo da pirâmide social estagna a economia, favorece o rentismo e aumenta a miséria e a concentração de renda.
      É lógico que os golpistas, Guedes e toda a turma da bufunfa sabem disso. Com certeza, nada deu errado. Principalmente porque a eminência parda que bancou o golpe, os EUA, quer o Brasil na condição de colônia e não de um futuro concorrente dos EUA no continente americano, condição da qual o Brasil se aproximava, nos governos do PT.
      Pena que os brasileiros das classes média e rica não enxergam isso e pensam que bom para eles é o que é bom para os multimilionários.

  1. … Ainda sobre infames caras pálidas!
    O caDDeia lesa-pátria comparsa capacho do ‘SUJO mor(T)o’ &$ colonizados pelo sistema imperialista norte-americano…
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    Pimenta: Dallagnol praticou crime de traição nacional ao se reunir com bancos réus em ação contra a Petrobras nos EUA; vídeo
    16/10/2019
    (…)
    Fonte: https://www.viomundo.com.br/denuncias/pimenta-dallagnol-praticou-crime-de-traicao-nacional-ao-se-reunir-com-bancos-reus-em-acao-contra-a-petrobras-nos-eua-video.html?utm_medium=popup&utm_source=notification&utm_campaign=site
    https://www.youtube.com/watch?v=ftu4FJLfA-8

  2. Conheço muita gente que é pobre, passa por todo o tipo de dificuldades na vida e ainda defendem o desgoverno atual. É decepcionante viver entre este tipo de gente, sempre alheia a tudo, manobrável e passível.

    1. Tenho certeza que se vc se informasse unicamente pelas 4 grandes redes de TV ou pelo rádio, você tb estaria elogiando Bolsonaro. A imprensa é nosso grande problema pelo que manipula, omite, mente e deturpa. Veja a Vaza Jato. Para boa parte da mídia, não existe. Imagine a família do Lula num helicóptero? O mundo viria abaixo. Aliás, vc há de se lembrar da tapioca. Não, meu amigo, a imensa maioria dos brasileiros não é isso aí, mas anos de lavagem cerebral traz consequências

      1. Algo como aquele encarte da Havan editado pelo Doria dizendo q a noiva de Lula é a nova manda chuva do PT e na missa de canonizaçao da Irmã Dulce o miliciano nao foi porq a mulher dele é protestante…

    2. Você lembra do 1984? No livro, o zé povão é mantido nas rédeas através do controle dos meios de comunicação e manipulação das informações pela classe dominante. A repressão só era usada em alguns casos, mas antes que os “criminosos” fossem julgados e condenados formalmente, a opinião pública era convencida de que eles eram um perigo para a sociedade. Não foi o que aconteceu e acontece neste lixo de país em que vivemos? A gente mistura 1984 com Goebbels (Uma verdade repetida mil vezes se torna verdade / As onze regras da propaganda política), coloca junto as igrejas neopentecostais que fazem lavagem cerebral e praticam o assistencialismo com interesses político/econômicos. Aí é só fazer upgrade das teletelas para televisores e os celulares. O povo não é burro porque quer, mas continuará sendo burro até que a máquina de emburrecimento seja desmantelada, mas ela hoje é muito maior e mais complexa do que era quando Orwell escreveu 1984 (1948) e quando Goebbels criou suas onze regras (anos 30). O mundo atual é da Privacidade Hackeada. Sei lá, to divagando. Vou parar por aqui. Estamos num mato sem cachorro. A reversão da situação atual é tarefa muito complexa.

  3. Termina que não querem que o país avance com um povo mais homogêneo, com os mesmos direitos e oportunidades. Querem, sim, que o país siga patinando com uma elite nababesca e desumana, uma classe média remediada e corrompida por mentiras políticas, e uma enorme massa de pobres insatisfeitos e descamisados, mantida na ignorância mais crassa e a quem se repete todo dia que os grandes culpados por seu sofrimento são justamente aqueles políticos que vivem unicamente para lutar por seus direitos e por seu bem estar.

  4. Por isso teve a revolução francesa, russa e chinesa. Não adianta, essa elite só cede com a faca no pescoço. Não há democracia que resolva isso e pior, conseguiram usar de meios democráticos para concentrar mais ainda a renda.

  5. Só a titulo de observação. Os dados da tabela referem-se aos rendimentos do trabalho. Se considerar os rendimentos do capital, a discrepância será muito maior e provavelmente ainda mais acentuada após 2015.

  6. Dona Carolina, da CCJ, a senhora por acaso conhece os termos do artigo 5, da Constituição que elenca os direitos e garantias fundamentais? Conhece os termos do artigo 60 – da mesma Constituição – , que elenca as cláusulas pétreas? Pois então. A senhora tem que estudar minha filha. Assim como o presidente da república – que é do seu partido – não tem a menor condição de governar o país, a senhora não tem a menor condição de presidir uma Comissão de Constituição e Justiça. Pois saiba que não só a inconstitucionalidade da lei pode ser declarada pelo STF como também a inconstitucionalidade de uma emenda constitucional, minha senhora. O STF já sedimentou esse entendimento em conformidade com os termos da Constituição. Se o seu professor de direito constitucional é o Moro, a senhora está ferrada.
    Pode jogar para a sua platéia de fanáticos dona, mas se uma emenda dessas passar no Congresso após o STF declarar a inconstitucionalidade da prisão em segunda instância, ela não fica em pé nem um dia, se algum partido argüir a inconstitucionalidade da mesma e o STF der a liminar. O Poder Constituinte Derivado não é absoluto dona Carolina. Ele tem limites formais e materiais impostos pela própria Carta Magna. Imagine se o legislador Constituinte Originário ia deixar os parlamentares, por vezes , até de uma única legislatura, abolir os direitos e garantias individuais!. O Brasil não é casa da mãe Joana não, ‘querida’. Só falta vocês quererem instituir a pena de morte.
    A propósito, e a tortura que seu amado presidente tanto cultua quando é que vocês vão querer instituir, heim? Quando é que vão tentar abolir a liberdade de expressão para agradar o capitão? Sim. Porque vai ter imprensa por aí defendendo o absurdo da prisão em segunda instância só para manter um único cidadão brasileiro preso (o Lula) , até que vocês venham a tentar suprimir os direitos de informação e de imprensa dela, né.

    1. Se alguém achar que eu estou exagerando, eu digo que acabei de ler no UOL que um deputado do PSL criou um projeto de lei para criminalizar estilos musicais e punir cantores. Pode?

    2. Se alguém achar que eu estou exagerando, eu digo que acabei de ler no UOL que um deputado do PSL criou um projeto de lei para criminalizar estilos musicais e punir cantores. Pode?

  7. O problema é que classe pobre maravilhoso isto, acham que não são pobres, porém logo sentirão isto.

  8. Todos devem se lembrar como, nos meses q antecederam o golpe na Dilma, a palavra “crise” aparecia em todas as mídias, em todas as conversas. Isso justificou muitas bizarrices. Psicologia para iniciantes.

  9. Meu avô dizia que uma semana de chuva não deixa o cara preocupado…..mas a medida que a chuva não para de cair a coisa muda de figura….Pois é….Vejo isso em familiares, vizinhos e conhecidos (bolsominions arrependidos…rsrsr). Gente que pouco a pouco vai perdendo seu antigo padrão de vida…e pior não vê perspectiva da coisa mudar. São só 10 meses de governo e a economia tá no fundo do poço ….e a perspectiva de melhoria no bolso da população é zero. O tempo muda todas as coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *