Cruvinel: pesquisas mostram Lula ainda mais à frente

Na coluna Coisas da Política, hoje, Teresa Cruvinel dá conta de que pesquisa reservada, promovida por um grande banco, daria índices ainda maiores que os do Datafolha ao ex-presidente Lula:

Duas pesquisas circularam na praça ontem. 
A primeira, a do instituto Ipespe, encomenda pela consultoria XP e divulgada pelo site Infomoney, foi realizada entre 9 e 11 de julho. 
Ela confirma as previsões de que as manobras jurídicas de domingo passado para evitar a soltura do ex-presidente Lula o favoreceram eleitoralmente. 
Ele alcança 30% de preferência, o que na série é seu patamar mais elevado, numa oscilação positiva de dois pontos porcentuais em relação à pesquisa da semana anterior. 
Depois vêm Jair Bolsonaro (PSL), que manteve seus 20%, Marina Silva (Rede) com 10%, e Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT) com 7% cada. 
Brancos, nulos e indecisos somam 15%. 
No cenário sem Lula, repete-se o já visto nesta pesquisa: o ex-prefeito Fernando Haddad salta de 2% para 12% quando é destacado como candidato de Lula.
Uma pesquisa feita para um grande banco circulou muito restritamente no meio político ontem. 
Nela se destaca a diferença entre o voto espontâneo em Lula (22) e Bolsonaro (10%) e os demais candidatos: Marina, 3%, Ciro e Alckmin, 2% cada, Álvaro Dias, 1%. 
O voto espontâneo é o melhor indicador da solidez eleitoral de um candidato. 
No cenário com Lula, ele alcança 36%, Bolsonaro 13%, Ciro e Marina, 5% cada um, Alckmin, 4%. Numa simulação sem Lula, Fernando Haddad obtém apenas 1%. 
Em outra simulação, o nome do ex-presidente é substituído por “candidato do Lula”, e este alcança 14%, contra 17% de Bolsonaro. 
Seguem-se Marina (12%), Ciro (10%), Alckmin (4%) e Dias (4%). Nada de novo no quadro, para os partidos que estão leiloando o apoio em função das chances de vitória.
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

14 respostas

  1. Se for pt ou bolsonaro, teremos mais quatro anos de crise e instabilidade, com a continuidade do nós ou eles.

  2. 10 dias de horário eleitoral martelando que a família Bolsonaro foi a mais fiel aliada de Temer no Congresso e este fica confinado à patota hidrófoba, qualquer candidato do PT dispara e é capaz de ganhar logo no primeiro turno. Aliás, esse discurso tem que ser tocado no Rio também, pra eliminar o bolso-filho que deseja ser senador.

    1. Além de fiel a Temer… Bolsonaro foi um dos deputados mais fiel a Lula durante todo seu governo. Votou sempre com o PT, obediente que era. Fez o mesmo no primeiro mandato da Dilma.
      Essa hipocrisia de Bolsonaro ficar criticando Lula para surfar na modinha anti-PT é facilmente desmascarada.
      O mesmo vale para o “liberalismo modinha” que ele inventou agora… chegou a sugerir fuzilamento de FHC por causa das privatizações.
      É um hipócrita oportunista… vai ser destruído durante a campanha. Claro que seus votos vão migrar para o candidato do esquemão… no caso, o Santo!

    2. ISTO SEM CONTAR O HIDRÓFOBO FASCISTA ABRINDO A BOCA , PATRICK!
      JÁ IMAGINASTES BOSÓNARO DISCURSANDO EM UM PALANQUE…. SERÁ UM DEUS VOS ACUDA!
      PRECISAMOS LIMPAR O CONGRESSO!

  3. Como levarão as eleições? Sei que muita gente da esquerda parece temer dizer isso, mas o segundo turno CERTAMENTE se dará entre o candidato do PT e Bolsonaro. Mais certo ainda é a rejeição ao mito que supera 62% e, principalmente, supera os 52% da rejeição a Lula.

    E Haddad x mito em debates não precisa nem falar nada…

    Imagino que o Dirceu já esteja enviando emissários à firjan (cuidado com os paloccis dessa vida) para negociar linhas macro para a economia. O cheirinho é de 2002 e o povao, que não aguenta mais essa guerra fratricida, tá morrendo de saudade de pelo menos sentir esperança.

    1. Nao entendo porque a firjan sequer consideraria uma pre negociação ou pre proposta caso venha de Jose Dirceu.

  4. Fernando, você que convive com os principais atores da atual crise, me diga como que vocês entendem a denúncia da Invasão do MTST no Triplex desmoralizando as provas contra o Lula, onde o Moro afirmava existir uma Cozinha de 350 Mil Reais e um Elevador de 2 Milhões de Reais? Como que aquela Invasão pode ser apresentada à Justiça?

  5. Quem tocou fogo na lona….que aguente o calor das labaredas….é 13 em TODOS os mandatos de cabo à rabo…não haverá apenas maioria…mas.haverá sim um esmagamento das baratas entreguistas…os transformaremos em pó político….e vão todos os entreguistas para o inferno.

    1. LULÃO 2018 !!!

      Lula Livre

      Ideias libertas e mais fortes do que nunca…

      Perceptível o fenômeno Lula nas periferias, nos subúrbios, nos bairros humildes. Nos bairros nobres, há lulistas, mas estão acanhados, haja vista os massarandubas que os rodeiam. Não se avexem não. Somos maioria! 13 de cabo a rabo!!!

      Obs.: Lula, indica que eu voto!!! Haddad, Amorim, estamos juntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.