Curitiba é a Fazenda do Itu de Lula

itu

Na noite de ontem se completaram duas semanas desde a prisão de Lula.

Até agora,além de seus advogados, de uma visita dos filhos e do “pé na porta” da comissão de senadores que não tinha como ser vetada, o ex-presidente está, com tudo o que chamam de luxo – uma televisão e um vaso sanitário – numa prisão virtualmente solitária.

Apenas lá dentro está  só, porém.

Pois de dentro de uma cela, Lula continua a ser o assunto político mais importante do país.

Pouca atenção, fora das redações de jornais e tevês, se dá às pesquisas que excluem seu nome da disputa.

E assim acontece porque se sabe que, direta ou indiretamente, ele está na disputa.

Tanto que o conservadorismo ainda bate cabeça tentando fazer de Joaquim Barbosa seu novo Luciano Huck: um candidato sem propostas, sem idéias para o país e sem história política, exceto a que fez ao politizar o Supremo Tribunal Federal.

Têm dúvidas sobre o que o temperamento arrogante e grosseiro do ex-ministro lhes possa aprontar numa campanha com sua arrogância e antipatia no trato pessoal. E temem que sua disputa com Jair Bolsonaro se torne um duelo de coices.

E Lula lá, quieto, esperando a hora de falar, porque a sua fala não será uma proposta, mas um comando para milhões de brasileiros.

Nas suas decisões, vai pesar menos sua simpatia pessoal que a orientação que cada candidato irá assumir, como Getúlio Vargas superou suas mágoas com Eurico Gaspar Dutra , a quem considerava “um homem primário, instintivo, desconfiado, desleal, com ambições superiores ao seu merecimento” e, pouco mais de um mês depois, às vésperas das eleições, diante do perigo da vitória dos americanófilos de Eduardo Gomes, escreveu uma pequena carta pedindo que os trabalhadores lhe dessem o voto, no episódio que ficou conhecido como “ele disse”.

Estamos, é óbvio, num país onde a informação anda muito mais rápido e muito mais amplamente do que o Brasil de 1945/46.

Lula sabe que estão se devorando. Barbosa surge como uma ameaça de morte irreversível para Geraldo Alckmin, já roído por Aécio Neves e por João Doria Júnior.

E que ele, onde está, faz bater no vazio o discurso de ódio que serviu para levá-lo à solitária onde Moro e a juíza que acha que as Regras de Mandela “não vêm ao caso” em Curitiba.

Curitiba é a Fazenda do Itu de Lula, o exílio, o martírio e a sublimação de quem voltará apenas porque “por vocês valeu a pena nascer e por vocês valerá a pena morrer”.

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

22 respostas

  1. Ambições superiores ao seu merecimento.
    Há tempos venho procurando uma forma de definir minha percepção sobre certos políticos que, de aliados de Lula e pessoas aparentemente éticas, tornaram-se golpistas e inimigos de Lula e do PT, sem motivos justificáveis. É justamente isso que eu penso dessas pessoas. Tinham ambições superiores ao seu merecimento. Apesar de, circunstancialmente, estarem em posições de destaque, não tinham estofo para cargos maiores. Por isso, Lula os preteriu para os cargos que ambicionavam. Foi o que bastou para ferir seus egos e orgulho e torná-los seus inimigos. Exemplos: Marina, Cristóvão Buarque.

  2. Concordo com vc meu amigo Fernando Brito, se Lula sai dessa e ganhar as eleições. Como presidente Lula terá que cortar relações com os EUA. Se com a GLOBO não há possibilidade de construir uma DEMOCRACIA. Imagine com o Brasil tendo relações diplomáticas com os EUA.

    Claro os países devem praticar a diplomacia, porem a diplomacia deve ser feita com países que não querem sabotar a nossa DEMOCRACIA E SOBERANIA. Um abraço meu amigo Fernando Brito e até a próxima postagem.

  3. Só espero – e creio que, como eu, milhares de outras pessoas – que a fala o Lula não seja “Ciro”. Seria, a meu ver, o segundo grande e imenso erro dele e do PT em pouco tempo. O primeiro foi deixar-se prender. Infelizmente Dirceu vai pelo mesmo caminho. Gosto besta de entregar-se nos braços do inimigo, este sim o grande vitorioso no momento, por mais eu eu deteste dizer isto

  4. Disse tudo: “… sua fala não será uma proposta, mas um comando para milhões de brasileiros.”
    60 milhões

  5. O mal do Brasil é que juizecos agradam os poderosos e na mídia televisiva , jornalistas sérios tem pouco espaço.
    Um Roberto Jeferson que divide com Moro é Dalagnhol o status de “heroi nacional”, tem mais destaques nos telejornais que um Chico Pinheiro sério e “engessado” telejornalista

  6. KOXINHAS ESTÃO EM PÂNICO APÓS AS ÚLTIMAS PESQUISAS ELEITORAIS!
    NÃO HÁ SAÍDAS PARA OS GOLPISTAS E FASCISTAS DA DIREITA ENTREGUISTA E ESCRAVAGISTA BRASILEIRA!
    DEU RUIM O GOLPE, E AS BARRAS DAS GRADES DA JANELA AMPLIFICA O PODER QUE EMANA DAS E PARA AS RUAS!
    DESCOBRIRAM, DEPOIS DE TODO O ESFORÇO PARA DESTRUIR A FÊNIX CHAMADA LULA, QUE UMA FÊNIX NUNCA MORRE…
    ENQUANTO ISTO, O FASCISTA JUIZ SERGIO NARCISO MORO VÊ CO ESPANTO E TERROR O SEU CÂNDIDO MUNDO ACADÊMICO E SOCILA DILUIR À SUA VOLTA! SERGINHO MORO, O COGNICENTE ABJETO FASCISTA DO TRIBUNAL INQUISITORIAL DE CURITIBA SE PERGUNTA ONDE ESTÃO AS MULTIDÕES DE ACADÊMICOS E DOUTOS SEGUIDORES, QUE A IMPRENSA GLOBO-MOSSACKEANA E PIG LHE PROMETIAM! SERGINHO NÃO ENTENDE, AS PESQUISAS DEVEM ESTAR ERRADOS… E SEUS APOIADORES NOS MEIOS ACADÊMICOS DEVEM CHEGAR À RIBALTA EM ALGUM MOMENTO PRÓXIMO…. POBRE SERGINHO… SEMPRE TÃO FALANTE, TÃO CONTROLADOR DOS FATOS (CONTROLAVA ATÉ OS VAZAMENTOS PARA OS APOSTADORES DO MERCADO FUTURO DA BOVESPA!), AGORA NÃO CONTROLA MAIS NADA! É SERGINHO, DE FATO! VOCÊ CONTROLAVA OS FATOS, ANTES DE PRENDER A TUA VÍTIMA! AGORA, OS FATOS GANHARAM VIDA, E AS IDEIAS ESTÃO POR AÍ, LIBERTAS!
    E TEM MAIS , SERGINHO… TIC – TAC… LEMBRAS DAQUELE SENHOR ALTO E LOIRO COM A PELE GLABRA AVERMELHADA DO SOL E PELA INDIGNAÇÃO… O TAL DE GEOFFREY ROBERTSON….KKK… SABE SERGINHO, TENHO GANAS DE PENSAR QUE AQUELE CABRA AUSTRALIANO CONSELHEIRO DA RAINHA E DO TRIBUNAL DE DIREITOS HUMANOS DA ONU ESTÁ MUITO SILENTE…DEMAIS…. E A MUITO TEMPO! PENSO SERGINHO, QUE LOGO TERÁS NOTÍCIAS LÁ DO SETENTRIÃO CIVILIZADO DO MUNDO, LÁ DA BELA CIDADE DE GENEBRA, ONDE QUIÇA AINDA EXISTAM JUÍZES IMPARCIAIS! PENSO, TAMBÉM SERGINHO QUE NÃO DORMES MAIS DIREITO E EM PAZ! SABE COMO É, O SUPER-EGO É UMA DESGRAÇA…. MENTIROSOS, TORTURADORES, E INDIVÍDUOS CANALHAS, VOCÊ TEM ESPELHOS EM CASA, TEM SÉRIOS PROBLEMAS DE CONCILIAR O SONO! SABE, SERGINHO PRIMEVO MORO, TENHO ESPECIAL ATENÇÃO À TUA TORPE TRAJETÓRIA POLÍTICA! TENHO CURIOSIDADE PARTICULAR E PESSOAL NO TEU DESTINO, NO SENTIDO DE CONFIRMAR MINHAS HIPÓTESES SOBRE A ÉTICA E MORAL, VIRTUDES QUE TU DESCONHECES!
    EU CÁ DO CHÃO DA DEMOCRACIA, ESPERO TER VIDA SUFICIENTE PARA VER O TEU OCASO! É ISSO! RELAXA, SENHOR JUIZ! É APENAS UM SINGELO CREDO NA JUSTIÇA QUE ESTÁ ACIMA DE NOSSOS CONTROLES PESSOAIS!
    ESPERO SER FELIZ PARA ESTAR VIVO E ASSISTIR A TUA CHEGADA AO TEU DESTINO MANIFESTO!
    É QUE EU ACREDITO PIAMENTE QUE TODOS TEMOS UM DESTINO PROPELIDO PELOS NOSSOS ATOS … ATÉ OS CANALHAS!
    ABRAÇO,
    Sergio Furtado Cabreira.

  7. DESISTIR NUNCA!

    “” LULA, ESTA MAIS PERTO DO QUE NOTAMOS, E MAIS FORTE DO QUE ACREDITAMOS, E MAIS JUSTO DO QUE MERECEMOS.
    VOCE E MUITO MAIS FORTE DO QUE IMAGINA!
    BOM DIA, LULA … BOM DIA, LULA! “”

    LUTAR SEMPRE!

    “” MELHOR SEREM DOIS, DO QUE UM; POIS TEM MAIOR RECOMPENSA NA LUTA.
    SE UM CAIR, O OUTRO LEVANTA, O SEU COMPANHEIRO, PARA SE JUNTAREM, AOS MILHOES E MILHARES, NESTA LUTA.
    LULA LIVRE! “”

    DÜSSELDORF-ALEMANHA

  8. Bom dia a todos e ao presidente Lula, em especial. Estou indo para a porta da PF, participar da vigília. Ontem, a presença e a fala de Márcia Tiburi nos resgatou a humanidade arrancada pela juíza que nos faz chorar com Leonardo Boff, que nos deixa indignados com a rejeitção à biografia da PAZ. Um judiciário que não queremos, a serviço de um Brasil desumano que não queremos. Segue a luta pelo resgate do nosso país e da nossa Democracia.

  9. Mas a comparação de prisão do Lula não era com a morte do GV, ambas levando multidões raivosas às ruas? Agora é com a calmaria de um retiro?

  10. Estou esperando confiante de que Lula sabe o que faz. Tudo tem a hora certa, esse jogo é pesado demais para iniciante, por mais ideológico que seja. Tem muita gente querendo crescer com a prisão do líder, tenham calma e prudência.

  11. E o povo; descendente dos milhões de seres que por aqui habitavam muito antes que o Cabral desembarcasse nesta terra que chamaram de “Vera Cruz”, a exatos 518 anos, hoje, 22.04.2018; terá a educação que tanto o Darcy Ribeiro desejou e lutou por ela, mesmo com resistência ou indiferença dos atuais donos do poder que obedeceram e obedecem seus patrões externos.
    A educação; a prioridade, que o nosso povo necessita para que ocorram mudanças duradouras, deve ser assim:
    https://www.facebook.com/LafaieteDeSouzaSpinola/posts/536024086555004

  12. E eu estou aguardando a fala do presidente, tão querido, o nome que ele vai indicar para registrar no meu voto, que será para qualquer lula. Cristina Lula da Silveira

    1. Eu acho que esse nome sairá de uma chapa encabeçada por Lula, pois, ainda que ele fique inelegível, o(a) vice de chapa pode concorrer.

  13. Desculpe-me, Brito, mas penso que o Barbosa tem plano sim: por o MP como o deep state do Brasil. Por isso, nele só morta que eu voto.

  14. Excelente, Brito!

    Desde o dia 26 de outubro de 2014, logo após a derrota, começaram a semear ódio. Quem semeia ódio, porém, toma veneno, esperando que o adversário morra. Tolinhos.

    #Lulalivre

    Ideias não morrem. LULA 2018 (VICE: quem ele indicar).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.