Datafolha mostra quadro quase inalterado: Lula segue líder disparado

datafolhaabril18

Os números do Datafolha divulgados há pouco mudam em muito pouco o cenário das últimas pesquisas eleitorais.

Mesmo com a exposição de sua prisão, por horas e horas, na televisão, Lula segue com mais que o dobro das intenções de voto do segundo colocado, Jair Bolsonaro. São 31% contra 15% de Jair Bolsonaro e 10% de Marina Silva.

Nos cenários onde era colocado o nome de Marina, na edição anterior do Datafolha, Lula tinha 34 e 35%; Bolsonaro 16 e 17% e a candidata da Rede, de 8 a 10%.

Embora a Folha aponte um “enfraquecimento” de Lula, as simulações de segunto turno a desmentem: contra Bolsonaro ou Alckmin, Lula tem 48% dos votos totais (o que dá cerca de 60% dos votos válidos) e 46% contra Marina. Na pesquisa anterior seus resultados eram, respectivamente, 49, 49 e 47%. Um ponto percentual, claro, não tem significado numa pesquisa, bem menos que a margem de erro estatística.

Claro que há todas as razões do mundo para ter o pé atrás com uma pesquisa eleitoral, não apenas distante da data do pleito mas, também, num quadro de polarização que, provavelmente, pode criar intimidações na hora das respostas.

Mas fica claro que não foi com a ordem de prisão que se conseguiu tirar Lula da eleição. Podem até consumar isso, como candidato. Como influenciador de votos, com toda a evidência, não.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

28 respostas

  1. Creio que algumas pessoas mudaram o voto por acharem que Lula está definitivamente fora da eleição. Nem assim a diferença deixou de ser imensa. A manutenção da candidatura Lula, caso continue preso, será um desafio político muito complexo que o PT enfrentará.
    Quanto a Bolsonaro é trágico imaginar que ele tem sim chances reais. Mas não podemos fugir de uma realidade, ele é o representante perfeito da metade imbecil do país.

  2. O que se torna incompreensível é a colocação de Marina em terceiro lugar. Há algo de errado nisso. Ou é melhor acreditarmos que o Brasil não é para amadores.

  3. curioso é que sem lula Bolsonaro mantém passa de 15 para 17%, ou seja, perde até para o capeta se for o adversário

  4. A realidade é mais dura com os canalhas e golpistas, sobretudo os das ORCRIMs midiáticas e judiciárias. Nem toda essa perseguição e caçada judicial contra o Ex-Presidente Lula e à família dele, que levaram Dona Marisa Letícia à morte, surtem o efeito esperado por eles: aniquilar polìticamente o Ex-Presidente e as principais lideranças do PT, proscrever este partido, criminalizando seus líderes, bem como criminalizar os movimentos sociais e reivindicatórios que foram (e ainda são) as bases sociais dos partidos de Esquerda.

    Tenho séria desconfiança dessa “pesquisa” do Datafolha porque nela, muito mais do que nas anteriores, está explícito o desejo dos donos (anti-petistas contumazes, capazes de defender o governo golpista e quadrilheiro de Michel Temer em troca de verba publicitária, de modo a tirar o grupo Folha da falência econômica em que se encontra) de desaparecer com Lula, fazendo questionários completamente enviesados, apresentando-o ao leitor como um cidadão condenado que não pudesse, de modo algum, se candidatar ou ter seu nome listado como pré-candidato. O Datafolha sabe que isso é manipulação e forçação de barra, mas por interesses econômicos e políticos, além do ranço escravocrata e ódio de classe que caracterizam a casta dos ricos brasileiros, insiste em apagar o nome de Lula, dando como fato consumado o que até agora é uma possibilidade: Lula ser impedido de concorrer e ter negado o registro de sua candidatura.

    Os que somos um pouco politizados e observamos as ações da trama golpista já sabemos que o alto comando está no exterior, sobretudo nos EUA. Além do governo e Estado estadunidenses, por meio de suas agências e departamentos de espionagem e investigação (NSA, NRO, FBI, DEA, DoJ, CIA, etc.), a banca financeira internacional e os cartéis do petróleo e das armas estão no comando do desmonte do estado Brasileiro, transformando-o de Estado Soberano Inclusivo em Desenvolvimento (o que passou a ser nos governos Lula e Dilma) em simples colônia do século XXI, produtora de matérias primas e commodities agrícolas. Para levar a termo a trama diabólica, o alto comando cooptou TODA a máquina e burocracia estatal brasileira, sobretudo a do sistema judiciário (este englobando a maioria dos juízes, procuradores e policiais, tanto federais como nos estados federados) e do braço armado e repressor do Estado, aí inclusas as três FFAA; a chamada “grande mídia comercial”, o PIG/PPV, sempre esteve no bolso do alto comando internacional do golpe ou no bolso das oligarquias locais. Para lograr êxito rápido na trama golpista diabólica, o alto comando fez parceria com a banca financeira local e aliança tática com as oligarquias brasileiras, sobretudo a empresarial, política e do agronegócio. Mas essas oligarquias serão enfraquecidas ou eliminadas em momento posterior, já que representam um intermediário entre colonizadores e colonizados, cobrando alto ‘pedágio’, para manter enquadrada a população. Com os grupos que compõem o oligopólio midiático (PIG/PPV) deve acontecer o mesmo que se verificará com as demais oligarquias que compõem a aliança tática; um indicativo disso são as investigações que reuniram fartas e robustas provas acerca de corrupção e pagamento de propina pela Globo, para obter direitos de transmissão de eventos esportivos. O FBI tem farto material, capaz de implodir a Globo, que está e come nas mãos dos ianques; quando for do interesse dos EUA, a Globo pode ser enfraquecida ou destruída. Os demais integrantes do oligopólio midiático brasileiro são como formigas, ante o elefante Globo.

    Fiz as observações acima para que o leitor contextualize a situação e possa perceber que o chamado golpe ‘soft’ não tem a sofisticação e sutileza que lhe atribuem e que, apesar do êxito logrado até agora, os golpistas não conseguiram impor sua narrativa. O propósito inicial era, por meio da perseguição política e do lawfare desacreditar completamente o PT, a Esquerda e o Ex-Presidente Lula; mas nem todo o massacre midiático e judicial logrou esse feito; apesar de ter as principais lideranças perseguidas, criminalizadas, condenadas e presas, o PT continua sendo, disparado, o partido mais orgânico e forte, tendo a preferência de 20% do eleitorado, retomando o crescimento na preferência dos eleitores. Desde o seqüestro judicial que sofreu em março de 2016, o Ex-Presidente Lula está numa curva de ascensão, na preferência dos eleitores; a condenação, em julho de 2017, assim como a confirmação dela, em janeiro de 2018, não abalaram crescimento continuado de Lula entre os eleitores brasileiros, que já estão cientes de que o Ex-Presidente Operário é vítima de uma sórdida perseguição política e judicial e que os processos contra ele são eivados de ilegalidades criminosas cometidas por agentes do sistema judiciário, que não conseguiram obter NENHUMA prova robusta dos crimes de que o acusaram.

    O desespero dos golpistas chegou ao extremo e eles apelaram para o encarceramento de Lula, numa tentativa de apagá-lo da memória do povo ou mesmo eliminá-lo fisicamente, envenenando-o lentamente na solitária em que o colocaram, aplicando-lhe depressores, imunossupressores, adicionando substâncias químicas tóxicas ou cancerígenas à comida e bebida que lhe dão no cárcere ou submetendo o Ex-Presidente a radiações ionizantes, capazes de desencadear cânceres (raio x, gama e outros); os carrascos de Lula têm como álibi o fato do Ex-Presidente ter tido um câncer de laringe. Aliás, é bom ressaltar que uma reincidiva desse câncer é tudo o que desejam os algozes de Lula e talvez essa seja a principal a razão para colocá-lo numa solitária, incomunicável, fora do alcance do contato com outras pessoas apenadas. TODOS os líderes do PT, os advogados do Ex-Presidente Lula, amigos, apoiadores e simpatizantes devem estar atentos e responsabilizar as autoridades que o mantêm no cárcere por TUDO o que vier a acontecer com a saúde dele. é bom lembrar que o líder da OLP, Yasser Arafat, morreu envenenado/contaminado com o elemento radioativo polônio, adicionado a alimentos que lhe foram dados quando ele estava internado em hospital de Paris; esse elemento é inodoro, insípido e de difícil o impossível detecção por equipamentos convencionais de hospitais. Nem preciso explicitar quais foram os mentores e autores do envenenamento de Arafat, certo?
    Na esteira das perseguição, caçada, encarceramento e tortura judiciárias, o PIG/PPV, por meio de seus “institutos de pesquisa” tentam matar política eleitoralmente o Ex-Presidente Lula, fazendo essas “pesquisas” fraudulentas. Mas o ‘cabra’ Lula é tão forte e está de tal modo enraizado na mente dos eleitores/cidadãos brasileiros, sobretudo os mais humildes, secularmente explorados e excluídos, que nem após essas manobras sórdidas e criminosas contra o Ex-Presidente Operário, um terço ou mais dos brasileiros ainda lhe confiam o voto.

    O Datafolha só não apelou para manipulação mais grosseira (ao divulgar esses inconfiáveis 31% de preferência eleitoral para Lula) porque o Vox Populi já anunciou que fará uma pesquisa usando os métodos tradicionais, colocando Lula como pré-candidato em todos os cenários. Observem os leitores que o Datafalha teve o cuidado(malícia) de colocar a preferência de Lula no patamar mais baixo (31%), de modo que acrescentando a margem de erro, o resultado se mostre aderente ao levantamento anterior(34%). Com essa operação de ‘hedge’ o Datafalha ainda terá álibis estatísticos para justificar a manipulação, mesmo que o levantamento do Vox Populi aponte Lula com 37% das intenções de voto e margem de erro de 3 pontos percentuais. Para escancarar e desmascarar essa manipulação, percebam os leitores que o Datafalha pode estar ‘tungando’ até 30% dos potencias votos do Ex-Presidente Lula. Segue abaixo a demonstração.

    Hipótese 1: o Datafolha indica Lula com 31% +- 3pp de intenções de votos;
    Hipótese 2; O Vox Populi indica Lula com 37% +-3pp de intenções de voto;

    Consideremos o LI do Datafolha (28% de intenções de voto em Lula) com o LS do Vox Populi (40% de intenções de voto em Lula). Nesse cenário, o Datafolha pode atribuir apenas aos métodos estatísticos as seguintes diferenças entre o dados obtidos nos levantamentos:

    (40% – 28%) / 40% = 30%, se tomamos como base o LI do DF e o LS do VP
    (37% – 31%) / 37% = 16, 2% se tomamos como base as médias do DF e do VP
    (40% – 33%) / 40% = 17,5% se tomarmos os LS tanto do DF como do VP

    No cenário mais benevolente ao Datafolha observamos:
    (34% – 34%) / 31% = 0, se tomarmos a média do VP e o LS do DF

    Perceberam a mágica! e lógica da manipulação? Ou seja: o Datafolha pode manipular a “pesquisa” de tal modo que ainda possa apresentá-la como estatisticamente válida mesmo que ela contenha um artifício que surrupie até 30% dos votos que os eleitores dariam ao Ex-Presidente lula, caso a eleição fosse hoje e ele a disputasse.

    1. Onde se lê
      “No cenário mais benevolente ao Datafolha observamos:
      (34% – 34%) / 31% = 0, se tomarmos a média do VP e o LS do DF”

      Leia-se:
      “No cenário mais benevolente ao Datafolha observamos:
      (34% – 34%) / 31% = 0, se tomarmos o LI do VP , o LS e a média DF”

  5. Vamos falar assim: Lula é candidato à presidência da república em 2018, com Requião no senado ou como vice.

    1. … Creio que o melhor ainda seria o Guilherme Boulos na vaga de vice da chapa do TRIPRESIDENTE Lula.
      O próximo governo Lula, necessariamente, precisa ser arrastado mais para a esquerda!
      E, talvez, a última oportunidade histórica para a aliança PT-PSOL!
      A união das esquerdas, pelo amor de Deus!
      O senhor Roberto Requião candidato vitorioso ao governo do Paraná – ou reconduzido ao cargo de senador.

  6. Essa pesquisa omiti algo essencial ao meu ver!
    O poder de transferências de votos do lula como pesquisar anteriores fizeram!

  7. Não são necessárias pesquisas para constatar o óbvio. O país possuí ao longo do tempo dos grandes grupos de opinião com uma pequena diferença entre cada um deles que defini uma maioria cambiante, e isso é muito natural em qualquer país democrático do mundo. O que mudou e alterou essa normalidade democrática foi a não aceitação do resultado das urnas nas últimas eleições presidenciais por um desses grandes grupos. E mais o grupo derrotado decidiu simplesmente ignorar a vontade daquela maioria e se lançar na aventura do Golpe de Estado.E infelizmente essa quebra democrática não é nenhuma novidade em nossa história política. Essa anormalidade, de não respeitar a decisão da maioria dos eleitores e simplesmente ignorar sua vontade expressa nas urnas, é o normal e forma aquilo que Lima Barreto no começo do século passado definiu como a tendência de nossos “politicos práticos” em corrigir esses “elemento pertubador” de nosso sistema político, o voto. Definitivamente anormalidade democrática é literalmente nosso regime de exceção que resiste no tempo apenas e até que nossas oligarquias organizem o próximo regime arbitrário e autoritário que é a nossa normalidade histórica.O Brasil é realmente o país do futuro e esta decidido a enterrar aquelas três grandes promessas: Liberdade, Igualdade e Fraternidade

    1. Lula virou uma ideia! Mártir e mito! Entrou pra história em vida! Getúlio outro mito ideia entrou a história após sua morte.

  8. Os golpistas criaram o mito Lula e não sabem o que fazer com ele a exceção de que querem mantê-lo atrás das grades. O editorial da Folha é a prova disso. Mas o golpistas sabem que isso não garante ou resolve a situação deles. A eleição presidencial mesmo com Lula preso continua a girar em torno dele. Todas as hipótese e conjecturas ignoram e propositada escondem varios fatos: que Lula e o PT vão “falar” durante o horário gratuito, que o quadro atual vai se manter até as eleições, que Lula e o PT e as outras forças políticas antigolpistas vão decidir primeiro manter Lula na cédula presidencial até o último momento (fato) e que uma vez decidida a impugnação da candidatura Lula (prognóstico) este deve indicar o seu substituto e, se as forças políticas anti-Golpe tiverem inteligência, vão em bloco para o 1º e 2º turno ganhar a eleição.(meu desejo)

  9. E olha que é no instituto tucano-golpista Datafolha. Imagina se for em um instituto sério e confiável.

  10. A manchete vagabunda anunciada publicada pelo portal uol/Folha dos Frias da puta da ‘ditabranda’!

    Prisão enfraquece Lula e põe Marina perto de Bolsonaro, diz Datafolha

    Manchete vagabunda ‘DESmoroLIZADA’ pelo jornalista *Reinaldo Azevedo
    [Segue o portal uol/folha] Ciro herda votos de Lula [Oxente, que porra é esta, Ciro Gomes? Os seus [míseros] 5% das intenções de votos derivam, em parte de eleitores do Lula? Adendos do matuto velho!]
    [Ainda a submanchete] 1/3 dos petistas aiinda não tem candidato.
    [Óbvio, são os eleitores de Lula que – apenas e tão somente – esperam a definição de o presidente Lula inscrever a candidatura dele no TSE! De novo, adendo do matuto velho!]

    15/04/2018

    (…)
    https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/04/prisao-enfraquece-lula-e-poe-marina-perto-de-bolsonaro-diz-datafolha.shtml

    *PRISÃO FORTALECEU LULA COMO CABO ELEITORAL

    “A maior evidência de que a queda das intenções de voto em Lula no primeiro turno deriva apenas do realismo do eleitor, não de um aumento da rejeição a seu nome, está no potencial de transferência de voto. Em janeiro, diziam votar com certeza em um candidato indicado por Lula 27% dos entrevistados; agora, são 30%”, aponta o colunista Reinaldo Azevedo

    15 DE ABRIL DE 2018

    (…)

    FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/351277/Reinaldo-pris%C3%A3o-fortaleceu-Lula-como-cabo-eleitoral.htm

    .

    1. A manchte vagabunda anunciada publicada pelo portal uol/Folha dos Frias da puta da ‘ditabranda’!

      Prisão enfraquece Lula e põe Marina perto de Bolsonaro, diz Datafolha

      Manchete vagabunda ‘DESmoroLIZADA’ pelo jornalista Reinaldo Azevedo
      Ciro herda votos de Lula [Oxente, que porra é esta, Ciro Gomes? Os seus [míseros] 5% das intenções de votos derivam, em parte, de eleitores do Lula? Adendos do matuto velho!]
      1/3 dos petistas aiinda não tem candidato.
      [Óbvio, são os eleitores de Lula que – apenas e tão somente – esperam a definição de o presidente Lula inscrever a candidatura dele no TSE! De novo, adendo do matuto velho!]

      15/04/18

      (…)
      https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/04/prisao-enfraquece-lula-e-poe-marina-perto-de-bolsonaro-diz-datafolha.shtml

      PRISÃO FORTALECEU LULA COMO CABO ELEITORAL

      “A maior evidência de que a queda das intenções de voto em Lula no primeiro turno deriva apenas do realismo do eleitor, não de um aumento da rejeição a seu nome, está no potencial de transferência de voto. Em janeiro, diziam votar com certeza em um candidato indicado por Lula 27% dos entrevistados; agora, são 30%”, aponta o colunista

      15 DE ABRIL DE 2018

      (…)

      FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/351277/Reinaldo-pris%C3%A3o-fortaleceu-Lula-como-cabo-eleitoral.htm

  11. ACABA DE SER ‘VAZADA’ A ETAPA MAIS IMPORTANTE DA MAIS RECENTE PESQUISA ‘DataFRAUDE’ DOS FRIAS DA PUTA DA ‘DITABRANDA’!

    [Pesquisador(a)] – Senhor(a) entrevistado(a), inicialmente, eu preciso passar algumas informações no sentido de propiciar-lhe subsídios fundamentais para as respostas ao questionário:
    o ex-presidente Lula está preso. Portanto, um preso não pode se candidatar à presidência da República! Mesmo porque esta candidatura seria, no mínimo, um desacato inaceitável à nossa excelsa (sic) Justiça e à nossa maravilhosa (idem sic|) democracia!
    O(a) senhor(a) já está devidamente ‘orientado(a)’?

    [Entrevistado(a)] – Já. E comece logo essa porra de entrevista antes que eu perca o ônibus que me leva ao trabalho!

    Pano rápido!

  12. Fui levar meu celular para consertar esta semana. Conversei com o dono do negócio, potencial eleitor do bolsonaro, que me escutou civilizadamente – deus dinheiro faz esses milagres. Falava-se sobre prisão do Lula, rasamenente, e sobre eleição.
    Expliquei que estavam tirando o meu candidato e logo fariam o mesmo com o dele. Duvido que o bolsonaro chegue desse tamanho à urna. Ou a justiça ou a mídia acabarão com ele.
    A direita tem candidato e assim que lhe disse quem eu achava que a direita iria colocar no poder, os olhos brilharam.
    O “só tem bolsonaro” passou a “esse cara é legal” instantaneamente! Seus três empregados concordaram (como tem cabeça de burguês em proletário).
    Joaquim Barbosa já sai quase empatando com Marina na primeira pesquisa. A direita tem seu candidato. A sede por autoridade tem seu candidato orgânico! Herói negro da luta contra a corrupção. E ainda virá com “militância aguerrida” nas ruas.

  13. O PT acerta em não definir um plano B para eleições.Tivessem já indicado seu apoio a outro candidato, os cães do capital já estariam em perseguição feroz.

  14. Bolsonaro tende a ficar fora do segundo turno, segundo tendência mostrada nessa pesquisa DataFolha. Em setembro e novembro ele tinha no máximo 19%, em janeiro, no máximo 18%. Considerando pesquisas Datafolha com Lula concorrendo. Hoje, tem no máximo 16% com Lula, ou 17% sem Lula. Uma queda lenta e contínua, conformada em outras pesquisas e que, se mantida, o coloca fora da disputa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *