‘Deram leite ao gato’, diz dirigente dos petroleiros sobre Moreira no MME

angomme

Recebo e reproduzo da Federação Única dos Petroleiros, artigo do  coordenador da FUP, José Maria Rangel, sobre  a indicação de Moreira Franco para o Ministério de Minas e Energia. “É um recado claro dos golpistas de que irão acelerar a privatização da Eletrobrás, a entrega do Pré-Sal e o desmonte da Petrobrás”, alerta ele, pelos antecedentes do “Gato Angorá”.

Deram leite para o gato

José Maria Rangel, coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros

Com os holofotes da mídia voltados para a prisão política do ex-presidente Lula, Temer concluiu nesse final da semana a sua reforma ministerial. Ao todo, nove ministros deixaram o governo para assumirem candidaturas nas eleições de outubro. Com a dança das cadeiras, o Ministério de Minas e Energia foi entregue ao mais que suspeito Moreira Franco, acusado por corrupção e denunciado pelo ex-procurador geral da República, Rodrigo Janot, por crimes de obstrução à Justiça e organização criminosa.

O novo cargo, além de mantê-lo sob foro privilegiado, é um recado claro dos golpistas de que irão acelerar a privatização da Eletrobrás, a entrega do Pré-Sal e o desmonte da Petrobrás. Citado 34 vezes em delação premiada da Operação Lava Jato, por receber propinas em troca de favores prestados à empreiteira Odebrecht, Moreira Franco ganha mais um fôlego para escapar da Justiça e se consolida como um dos principais protagonistas da maior privataria da história do país.

Cúmplice do golpe, ele ganhou de presente de Temer a Secretaria Geral da Presidência da República, com status de ministro para que pudesse ter foro privilegiado e continuar escapando da Justiça. Sua principal missão foi comandar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), criado para privatizar mais de 200 empreendimentos e bens públicos, desde estatais, como a Eletrobrás e a Casa da Moeda, a ferrovias, portos e aeroportos, além de concessões de blocos de petróleo e lotes de energia elétrica.

A estratégica área de energia sempre foi considerada a cereja do bolo por Moreira Franco, que conduziu uma série de projetos de desestatização do sistema elétrico e da cadeia de óleo e gás. Defensor da desregulamentação do setor, é um dos responsáveis pelo desmonte do Sistema Petrobrás. Sob o seu comando, foi elaborado o programa ‘Gás para Crescer’, que resultou na privatização da Liquigás, da Transportadora Associada de Gás (TAG), da Nova Transportadora do Sudeste (NTS), da Nova Transportadora do Nordeste (NTN), da Transportadora Brasileira do Gasoduto Brasil-Bolívia (TBG), além da venda dos terminais de regaseificação da Bacia de Guanabara (RJ) e de Pecém (CE).

Moreira Franco foi ainda um dos arquitetos do novo marco regulatório de mineração, que flexibilizou as leis do Código de Mineração e criou a Agência Nacional de Mineração (ANM), uma autarquia federal cujo objetivo é facilitar a entrega das jazidas do país às multinacionais.

Essa é a ficha corrida do novo ministro de Minas e Energia, cujas mãos sujas ameaçam a já cambaleante soberania nacional e colocam em risco o que ainda resta de garantia de futuro para as próximas gerações de brasileiros. A nação não pode ficar inerte diante de afrontas como esta.

O roteiro do golpe não vai parar por aí. A prisão do ex-presidente Lula foi a forma que encontraram de tentar deter os que estancariam essa sangria. É urgente que o povo se levante e cerre fileiras ao lado dos segmentos organizados da sociedade que estão na luta em defesa do Estado Democrático de Direito e da soberania nacional. Tempos ainda mais difíceis virão. A resistência só está começando.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

25 respostas

  1. Deram a chave do cofre ao “Angorá”, haja mala pra transportar, no mínimo uns 100 Rocha Loures, e a garagem do Palácio do Jaburu vai funcionar “full time” pra devida recepção.

    Chamem o ladrão, diria Chico Buarque.

  2. Conclusão errada: Aécio, Moreira Franco, Serra, Jucá, são protegidos pela Lavajato. Se quisessem já teriam prendido todos. A Lavajato prendeu Lula pra culpa-lo de tudo e deixar a quadrilha vender o Brasil à vontade. O que querem é inviabilizar qualquer governabilidade com viés popular no futuro. Quem comanda essa canalha da Lavajato é os EUA.

    1. Na minha visão nem se trata de governabilidade popular: é o fim do Brasil como país. Logo seremos o 52º estado do tio sam…

    2. Isto é tão claro e ainda tenho aguentar este papo de que “estancar a sangria” significaria “estancar a lava jato”. Se até o que tem melhor na esquerda tem uma discurso destes, o jeito seria desistir, e só não desisto por que não sou “de esquerda”, sou revolucionário, só apóio a “esquerda”.

  3. Moreira é um típico vítima de acidente com âncora em porto seco…entenderam? Mas pode ser num poço profundo…

  4. Aguardamos a “ameaça” dos fardados .Não?os generais não farão nada ? nem uma puxada de orelhas no corno do planalto?uma notinha?

  5. E os generais de pijama e de fardas, caladinhos. Será que com a prisão de Lula o Brasil esta salvo? Com a palavra o Clube Militar e o nosso Comandante.

    1. Os militares estão felizes com a prisão de Lula! Agora, sua única preocupação é ter um presidente que tenha o conceito de poder pela força e que aumente os seus salários. São patriotas de si mesmo!

    2. Eles adoram ser capachos não só dos generais norte americanos, mas também dos interesses da empresas daquele país. Afinal,lá elas “contrinbuem” fortemente para a campanha dos políticos para que esses, eleitos, promovam via CIA e nativos vira latas, golpes em países de merda, conforme disse o trump.

  6. Engraçado, quando tiraram a Dilma, não houve essa chiadeira… assistiram a tudo de cima do muro, Agora aguenta…

  7. A luta não é fácil, até porque o judiciário está dominado por eles também. E o que nos resta é ir à luta!

  8. Desse jeito não vai sobrar nada! Quando venderem tudo como poderemos classificar esse país? Acho que nem uma colônia teria tão pouco. Destarte, nosso futuro estará condenado a ser de eterna submissão. Por isso, ressalto novamente, como diz Mino Carta: ” Se não correr sangue na calçada nada vai mudar!”.

  9. Caros,

    Não vamos cair nessa historinha de justiça, Marco Aurélio suspendeu a tramitação da ADC por cinco dias e o PT vem com essa historinha de cartinha para LULA.

    Ressalve=-se que cartas é um belo método de envenenamento, perfeito para as intenções da CIA.

    Temos que paralisar as estradas, GREVE GERAL, quebrar as estruturas. Esse acampamentozinho com música , teatro, violão, poesia , não resolve nada.

    Sem dor não haverá libertação.

    LULA LIVRE AGORA !!!!

  10. ADILSON BARROSO (PEN)

    Direito Penal do Lula (esses Adilson, STF, MP e Moro estão definindo uma doutrina só sobre Lula).

    “Quando a gente entrou com esse processo [em 2016], Lula não era nem condenado”;

    Ah, entendi. Esses paladinos da ética de ocasião — fiquem atentos a esses tipos que estão surgindo… — são contra a execução da pena depois da condenação em segunda instância. Menos para Lula.

    E ele explica o motivo:
    “Ele é de esquerda, e eu sou de direita, nunca votei no PT pra nada.”

    Ah tá. Dois PESOS, duas MEDIDAS .

  11. ACM (o Toninho Malvadeza) disse, com todas as letras, que o gato angorá não pode ver a chave de um cofre. Depois de um “lobo” no MME agora temos um felino comandando a… ? Deixo a resposta para cada um de vocês.

  12. Os militares , assistindo a tudo isto, apenas esperando os gordos contracheques no final do mes…..
    Tem que manter isso, viu…..
    Com o Supremo, com tudo…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.