Descrença e impaciência, no meio-feriado de 2 feira

KRIPTON

Não é possível falar em bloqueio das vias de trânsito, porque as ruas estão com um movimento que lembra dias de feriado nas principais cidades do país.

Há poucos carros e ônibus circulando, mas há muitas sensações e perplexidade transitando nas cabeças da população.

A primeira, fácil de perceber, é a impressão de que, se tínhamos um governo ruim e fraco, agora não temos nenhum.

Acordos e pronunciamentos se sucedem na televisão, mas os postos seguem sem gasolina e as imagens dos caminhões parados leva a uma percepção que nada surtiu efeito, mesmo com o Governo “pagando adiantado”, com a colocação em vigor de suas concessões sem que as manifestações sejam desfeitas.

Ou melhor, que surtiu efeito no discurso da “ordem”, aquela que não se consegue restabelecer, ou que, pela tibieza das ações de Estado, até agora, não se quer restabelecer tão rápido assim.

A normalização da situação, que provavelmente se dará lenta e parcialmente durante dias, não será vista como produto da ação do Governo, mas de sua capitulação.

Não há explicação possível para, 72 horas depois de se ter anunciado que se normalizaria o abastecimento de combustível com apoio das forças de segurança, não se veja comboios de caminhões-tanque desfilando, escoltados por políciais e militares.

Há quem esteja gostando disso e Celso Rocha de Barros, na Folha, mostra quem é um deles.

Bolsonaro gosta da greve dos caminhoneiros porque cedo ou tarde alguém vai morrer sem hemodiálise por causa da paralisação, e Bolsonaro quer que pessoas morram sem hemodiálise. Bolsonaro apoia a greve dos caminhoneiros porque o desabastecimento vai deixar a população com fome, e Bolsonaro quer a população com fome.
Bolsonaro quer isso tudo porque sabe que quanto mais você estiver com raiva, medo e fome, quanto mais estiver desesperado e sem saber o que fazer, menor será sua capacidade de pensar direito. E ninguém jamais votará em Bolsonaro se estiver pensando direito.
Bolsonaro apoia a greve para produzir desordem agora e vender ordem em outubro.
Cai nessa quem for otário.

Otários assustados, como se sabe, são produzidos em massa por uma mídia que é, na prática, a maior força bélica do país, com seu ininterrupto fogo de artilharia, ajustado com a precisão do foco que é capaz de dar a cada detalhe.

Houve uma destruição imensa das instituições políticas do país e o resultado é este vácuo de autoridade que assistimos.

A terra arrasada é aquela em que brotam os espinheiros do autoritarismo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

30 respostas

  1. Isso que está acontecendo com o preço dos combustíveis deixa muito claro o quanto o neoliberalismo e as consequentes privatizações de nossos recursos naturais e estratégicos e da prestação de serviços como água, energia, saneamento básico etc por empresas privadas são políticas antinacionalistas e que transformam o povo em refém da iniciativa privada.
    A prioridade dos empresários sempre foi e sempre será o lucro. E nesses ramos eles sequer têm concorrência, o que significa que podem explorar o povo à vontade.
    As leis de mercado e da economia só funcionam com produtos e serviços que não são essenciais e que se os preços se tornarem excessivos, o povo simplesmente não compra. Para bens e serviços essenciais, privatizações causam transtornos e prejuízos incomparavelmente maiores para o povo que a corrupção. E a corrupção é muito mais fácil de combater do que a dependência de empresários gananciosos e corruptos.
    Estado mínimo = corrupção e exploração máximas

    1. Você está certa, mas não é só isso. Hoje a estratégia comercial da Petrobras está direcionada não só ao lucro dos acionistas, mas, principalmente dos exportadores internacionais de óleo processado.

      1. Verdade, ambos os comentarios, e hoje logo após a capitulação do governo em 0,46 centavos no diesel (que custará 10 bilhões aos cofres públicos) o dólar voltou de manhã a casa dos 3,70 (apesar do feriado americano). Ou seja, para não prejudicar acionistas, rentistas, trades importadoras etc..etc.., ferra-se o erário e se enxuga gelo.Simples assim.Precisa dizer que a crise vai continuar???

        1. Vai continuar e explodir depois de 60/90 dias, pois os estados quebrados não deixarão barato.

      2. Você está certo, mas também não é só isso. Falta falar sobre o andamento da reação interna. Falta pouquíssimo, muito pouco mesmo, para que os caminhoneiros e outras categorias que dependem do óleo e da gasolina para trabalharem e sobreviverem compreendam claramente que a culpa de tudo isso é do Parente. E o Parente é para o executivo aquilo que o Moro é para o judiciário: Um interventor imexível. Imexível?

    2. Quando o coxinha clamar pelo estado mínimo, mande-o ir para o Paraguai.

      Consta que a carga tributária por lá e de meros 10% do PIB. Em compensação, mal tem estradas asfaltadas.

  2. Exato: “Bolsonaro quer isso tudo porque sabe que quanto mais você estiver com raiva, medo e fome, quanto mais estiver desesperado e sem saber o que fazer, menor será sua capacidade de pensar direito. E ninguém jamais votará em Bolsonaro se estiver pensando direito.”

  3. O único problema para Malsonaro é que em algum momento ele terá que abri a boca ao vivo, sem edição e, ainda por cima, terá contra ele a mídia que trabalha pela direita limpinha e cheirosa. E nesta hora as pessoas com QI na casa dos 3 dígitos vão perceber que ele não passa de um tremendo de um picareta.

  4. O vácuo de poder que essa quadrilha produziu é tão grande e de tamanha abrangência, que não existe mais nenhuma instituição com moral para normalização do caos instalado.
    Os desesperados analfabetos políticos se agarram numa intervenção militar, como se eles não fossem co-responsáveis pelo que está acontecendo, ou que não tivessem seu passado criminoso.
    O esfacelamento do tecido social brasileiro, que apoiou e ainda apoia uma sucessão de golpes contra a democracia e a Constituição cidadã de 1988, só poderia resultar na tragédia que estamos vivendo.
    A destruição do Estado pela sanha entreguista, irresponsável, lesa-pátria do psdb e pmdb, varrem o país de forma avassaladora e está longe o dia de retorno a alguma normalidade.
    Ao tentarem destruir o PT essa corja conseguiu apagar o sentido de um projeto de país que estava sendo construído a duras penas.
    O hino nacional vai ter que ser atualizado, porque as estrofes “Se ergues da justiça a clava forte, Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte”, não tem mais sentido. Não existe justiça, os filhos não são teus (do Brasil) mas dos americanos e ninguém está adorando mais nada.
    #LulaLivre

  5. Tá na cara que as forças armadas e as polícias estão conspirando contra o governo. O golpe está lutando internamente, apesar de todos terem os mesmos objetivos entreguistas.
    Isso não tem mais nada de greve de caminhoneiros, é uma conspiração pra detonar as eleições.

  6. Vamos ver nas próximas pesquisas quem sobe mais, se Bolsonaro ou Lula. Porque as forças armadas também não vão sair tão em alta com o povo, depois dessas intervenções furadas no Rio e na greve.

  7. ” Houve uma destruição imensa das instituições políticas do país e o resultado é este vácuo de autoridade que assistimos.”
    Em outra palavras poderia ser dito mais claramente: que desgraça o stf, supremo tribunal federal, e o golpe que ajudou/patrocinou/permitiu/endossou, nos causou.
    Já tínhamos o desastre do moro e do temer e globo, agora temos uma crise absurda que eles não sabem como sair dela, tudo presente de grego do stf no descumprimento do seu dever de garantir a constituição e os direitos humanos.
    O stf está na base de tudo de ruim deste país.

  8. A situação está tão grave que tem pessoas correndo atrás de caminhão limpa-fossa com um baldinho na mão.
    Quanto a mim, sonhei acordado que o povo invadia Brasilia, destruía tudo o que lá existe a começar pelo judiciário e transferia a capital do Brasil de volta para o Rio de Janeiro, de onde nunca deveria ter saído. Com todo mundo novo nos três poderes (sem exceção).

  9. Eu devia estar batendo palmas para tudo isso. Trabalho em casa, via internet, para empresa no exterior, que me paga em dólar. Não preciso de combustível. Aqui no condomínio tem piscina e área de lazer. As crianças estão de “férias” da escola particular que anunciou paralisação por tempo indeterminado, até que a situação se normalize um pouco. :-) Na despensa, um estoque que dura um bom bocado de tempo. Me mantenho bem informado por saber selecionar as melhores fontes (aqui estou eu!)

    Meus filhos (8 anos e 10 anos) estão tendo aulas de política e história estes dias. “Quem é Bolsonaro?” – me pergunta o menor. Resposta à la Celso Rocha de Barros. Depois de algum tempo, menciono Sérgio Moro. Economizo tempo dizendo: “Esse aí é muito pior que Bolsonaro. Mas a maioria das pessoas ainda não sabe disso.”

    Vida que continua. Me sinto assistindo ao “pânico dos coxinhas” de camarote.

    Me perdoem o tom irônico e arrogante. Deve ser fruto da angústia de ter que tirar alguma satisfação de algum lugar, quando tudo ao redor é desastre.

    A expectativa de alguma conscientização por parte daqueles que apoiaram o golpe a colaboraram para lançar o país rumo ao abismo… é frustrada pela constatação de que a ficha dos “otários assustados” ainda está muito longe de cair. Lavagem cerebral a jato. O poder bélico da mídia é sensacional, excepcional, tremendo: coisa de Lobo Mau convencendo a Chapeuzinho de que é a Vovó e que seus olhos grandes são “para te enxergar melhor”. Querida netinha.

    1. Na época das panelas batendo, ia para a janela do meu prédio e chamava-os de coxinhas, que o país iria para uma guerra civil. Apenas um vizinho fazia coro a mim, mais ninguém.

      Minha filha mais nova, que na época tinha 8 anos, ficava apavorada vendo a minha transformação – sou uma pessoa calma no dia a dia e ela nunca tinha me visto daquela maneira.

      Comentava com ela que apenas estava sendo enfático.

      Naquela mesma época comentei às minhas filhas que nossa família pertence a uma camada da sociedade que é dos 5% mais ricos, talvez mais restrito ainda (uns 3%) e que nossa situação financeira é acima da média mesmo em relação às demais pessoas do bairro de classe média que moramos – e que ficava chateado com a falta de solidariedade dessa classe média aos mais necessitados, pois o PT tinha um projeto de nação. O golpe que pretendiam impor era para desmontar tudo isso e governar o país para uma meia dúzia.

      Considerando-se que elas já estavam mais crescidinhas, sempre fiz questão de deixar bem claro nossa posição perante à sociedade, para elas não crescerem alienadas, deslumbradas e acharem que o mundo inteiro é uma Disneyworld.

      Acrescentei que no dia em que nossa família estivesse mal, nossos vizinhos estariam num estágio “mais avançado”, revirando latas de lixo por restos de comida.

      Entendo perfeitamente teu tom irônico e arrogante, e podes crer que não és o único.

  10. PERDA TOTAL

    O (des)governo GOLPISTA moribundo achou que terminaria o mandato surrupiado, sem grandes problemas, com propagandas de melhoras na economia (hahaha), com seu candidato moribundo Meireles, defendendo essa política restritiva neoliberal agonizante, na maciota. Se lascou de verde e amarelo, literalmente, haja vista o perfil dos manifestantes, ironicamente, muitos, mesmos cidadãos que demandaram essas políticas em 2016. O cachorro tá mordendo o próprio rabo. A carreta desgovernada, na banguela, vai acabar estrebuchada no muro da própria incompetência e ganância.

    LULÃO 2018 !!!

  11. A cara-de-pau desse governo é tão grande, que é capaz do final do ano se auto-elogiar pela drástica redução dos gases estufa, superando em larga margem as metas do acordo climático de Paris (já que caminhões, carros e motos não circulam).

  12. A redução de 46 centavos não está prevista na “estrutura de preços”, não reduz nenhum componente da formula do preço… é um bônus fixo, que no proximo aumento da Petrobrás será engolido. Uma mesa de lideres de caminhoneiros, hoje no YouTube, já se posicionu quanto a isto: precisa de “lei” detalhando estes “ganhos”, não de decretos de presidente, nem de medidas provisórias que podem caducar.

  13. Na pagina http://www.petrobras.com.br/pt/produtos-e-servicos/composicao-de-precos-de-venda-ao-consumidor/diesel/ da Petrobras mostra que 56% do preço na bomba do diesel é devido a “Realização da Petrobras” e os impostos federais (CIDE, Pis-Passef e Cofins) são 13% (os 46 centavos hoje como bonus), 15% ICMS e 9% distribuição e venda)… Se não mexer nos preços “de refinaria”, nos 56%, não haverá ganho valido para os caminhoneiros quanto ao preço do diesel.. Pedágios e fretes são outros problemas a tratar em paralelo…

  14. Ooopss…meu comentário de 20 minutos atrás, aguardando moderação, desapareceu… Foi moderado ou foi “desaparecido”… coisa dos anos 70 onde quem “achava” não era mais “achado”… Penso que estamos “discutindo”.

  15. Desisto de você, caro assessor do Brizola, gaúcho como eu… Você está contra os caminhoneiros, como a Globo e o Governo Temer e contra TODA A POPULAÇÃO que apoia movimento…

    Vocês estão fora… falta de capacidade de interpretar as necessidades dos brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *