Desemprego entre jovens é recorde, diz OIT. É a desesperança…

desempjovem

Divulgado ontem à noite, só no Estadão, graças a Jamil Chade, seu ótimo correspondente na Suíça, teve algum destaque o relatório da Organização Mundial do Trabalho que aponta o desemprego entre os jovens no Brasil tendo alcançado sua maior taxa em 27 anos: 29,9%, duas vezes maior que a média mundial, de cerca de 13,1%”.

Ainda não deu tempo de ler o relatório na íntegra (aqui, em inglês), mas um rápido olhar já revela o quanto a recessão influiu nisso, como destaca Chade:

A queda do crescimento da economia brasileira, informalidade e as incertezas de investimentos teriam gerado o salto no desemprego dessa camada nos últimos anos, ainda que o pico possa já ter sido atingido. “Houve uma enorme desaceleração de alguns países, entre eles o Brasil”, disse a diretora de Política de Desenvolvimento e Emprego da OIT, Azita Awad.

A situação é tão ruim aqui quanto em países que vivem uma situação de guerra ou de devastação:

Hoje, entre as mais de 190 economias avaliadas pela OIT, apenas 36 delas tem uma situação pior que a do Brasil para os jovens. Na Síria, por exemplo, a taxa de desemprego entre os jovens é de 30,6%, contra 34% no Haiti. 

Depois, trato de algo que o relatório revela claramente: o grau de desqualificação do jovem brasileiro para o trabalho, que não apenas eleva o desemprego quanto, também, influencia na qualidade dos postos de trabalho que lhe estão acessíveis.

Para um país que paralisou a criação de centros públicos de educação tecnológica, acabou com o Ciência Sem fronteiras e que tem o ensino profissionalizante fortemente apoiado na estrutura de um Sistema “S” (Senai e Senac, principalmente) entregue a uma visão mercantilista, é a garantida de que aquilo que está ruim, assim, vai piorar.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

43 respostas

  1. ISSO não adianta mais !!
    VAMOS ao que INTERESSA daqui pra frente..!

    LANÇAMENTO do ANO ELEITORAL – 2018
    GOVERNO PARALELO – Desobediência Civil e Boicotes Massivos:

    1o.ATO => NINGUÉM “deve pagar” o IPVA-2018 (vamos começar quebrando os governos Estaduais pra aniquilar as Bases) – o Rio já está quebrando.. Vamos instalar a ANARQUIA como forma de governo;

    2o.ATO => BOICOTE TOTAL-MASSIVO à SHELL (ninguém deve utilizar mais nada da SHELL+COSAN que é carrapato da SHELL)

    3o. ATO => (boicote aos bancos) FECHAR contas no ITAÚ+BRADESCO+SANTANDER – BANCOS GOLPISTAS !!

    4o. ATO => (boicote à mídia corporativa-PIG) CANCELAR TODAS ASSINATURAS de TVs por assinaturas da GLOBO, Band, etc, Revistas (veja, istoé, época, etc.) e jornais (Folha, estadão, UOL, etc.) – MÍDIA GOLPISTA – temos que quebra-los .. a maioria já está FALIDA !!

    TEMOS que MEXER no BOLSO dos GOLPISTAS e MATA-LOS financeiramente .. !!!
    Só assim o GOLPE acaba rapidinho e sem armas..!

    1. O golpe foi dado para isso mesmo acabaré com direitos e levar o povo a miséria e escravidão. Tem coxinha q na paranóia esquizofrenia dele pensa q e dono da ambev e mira na Suíça. Esta livre do temer e sei governo do caos. Até descobrir q as dívidas estão se avomulando q não pode pagar o aluguel e nem a comida e q fatalmente seu fim sera na rua como pedinte. Acabar como aqueles q sempre desprezou. Aqui se faz aqui se paga. Aecio ao menos teve gilmar. O coxinha vai morrer pagão. Não tenho pena,nem darei esmola.

    2. Apoio total JoApaS. Itens 2, 3 e 4 já foram adotados há muito tempo no meu círculo familiar próximo e alguns amigos. PIG e Bancos Vampiros, nem sonhar! Todos bem asfixiados como manda a atitude cidadã. Tem que ter uma verdadeira Desobediência Civil geral e irrestrita, como diz meu pai!

    3. joApaS, há séculos não abasteço em postos Shell, até porque os lucros da distribuição no varejo obtido aqui em Reais, seriam e são transferidos ao Reino Unido e Holanda em dólares e, felizmente recebo pela Caixa Econômica Federal!!!!

        1. Capiau Venha Chupar Meu Pau
          Que piadinha mais infame.
          Deu muita bunda no final de semana? Tá cansadinha menina ?
          Xibunguinha!
          Danadinha!
          Molequinha!
          FILHO DE PUTA !

    4. Excelentes proposições JoApaS. A mobilização através da Desobediência Civil parece mesmo ser a única solução.

  2. “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, 1o direito à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização” etc etc etc
    Pobre Constituição Cidadã!!!
    Quem rouba um pão é ladrão, agora, essa tal mala de dinheiro, com filmagem captando pornô – áudio de Aécio não prova nada. Helicoca, não prova nada.

  3. Hoje, os jovens perderam a rebeldia,ingrediente fundamental para fazer um revolucionário.
    Mas continua a valer aquele ditado que diz que tem gente que só aprende pela dor , …é o que lhes toca viver.

    1. Que tipo de país canalhocracia quer moldar? Um que deixa à míngua crianças, velhos e doentes e marginaliza jovens?
      Onde o pobre tenha que viver do resto atirado do alto? Um país que ajudaram a destruir e depois abandonam por uma vida no exterior, onde pretendem renegar suas origens?

      1. Você provavelmente não entende português e nem leu nada do ele escreveu em outros posts.

        1. Como leitora assidua do blog, eu dispenso a sua grosseira opinião. Portanto continue no ping-pong habitual com ernestos e capiaus!

          1. Vou ser grosseiro como seu grau de ignorância merece….VTNC !!!!

          2. E ai articulista do blog, esse iSKRA-Borgas vai continuar a jogar seu ódio machista e fora de lugar por aqui? Ele já acumulou pelo menos cinco mulheres que passaram por aqui e foram agredidas pelo brucutu. Nenhum homem foi agredido por ele, tirante os trolls, seus amigos. Fala grosso com mulher e bem fininho com os homens (que em geral lhe ignoram, diga-se de passagem). Temos aqui uma questão civilizatoria, ou seria uma obrigação?
            Se vier agredir BRUCUTU, adianto que lhe desejo o mesmo em dobro!

      2. Naiara,não entendi.Estou voltando ao blog agora 17:43 ,qual a parte que vc não entendeu????poxa está tão claro !!! h

  4. Meu filho de 19 anos – desempregado e sem qualificação suficiente.
    O pior: parece que está desistindo de procurar emprego e anda meio deprimido.

  5. Estamos tão absorbidos pelo DESASTRE provocado pelos criminosos que não damos bola a alguns fatos que acontecem em nosso continente.
    Enquanto na Argentina se aprofunda a destruição de reputações dos componentes do governo anterior ( guerras de 4° geração), no Chile nas eleições de domingo passado , a direita oligárquica e entreguista( herança do pinochet) perdeu espaço,37% para Pinheira ,22% para o candidato de centro/esquerda e mais 20 % para o outro candidato de esquerda ( lá como cá a esquerda nunca marcha unida).Isso é um fato extremamente importante ,quem sabe se inicie por lá,num país “vendido” como o “paraíso liberal” a reação das massas trabalhadoras da América Latina. Outro dado interessante,só votou o 46% do total de cidadãos habilitados.

  6. Vi muitos jovens bradando temas idiotas como “queremos padrão FIFA”……..conseguiram, colocaram no poder uma quadrilha padrão FIFA.

    Gritavam mais idiotias tais como “nossa bandeira jamais será vermelha”….estão com bandeira vermelha na conta de luz, vermelhas também estão seus saldos bancários ( quando possuem ), no vermelho estão os hospitais e universidades públicas.

    Argumentavam asneiras tais como….”primeiro a gente tira a Dilma, depois…”

    Pois é….depois viriam a tomar onde bem merecem !!! Que se explodam.

  7. Os coxinhas vão ter que cheirar as pedras podres da farinata do Dória,pois dão o mesmo barato e são grátis.

  8. Ué, mas cade os zilhoês de jovens formados nas trocentas escolas tecnicas criadas nos governos petistas ???

    1. Os trabalhadores formados estão desempregados , a classe trabalhadora não é dona dos meios de produção. Instalações, maquinários, terras, agua. A maioria dos meios de produção estão nas mãos do 1%.

    2. Só um alienado seria capaz de ter um raciocínio curto como este seu. Vamos pegar um exemplo bem radical: um piloto de jato comercial. Se não existir uma empresa aérea que o contrate, o que ele vai fazer? Vai comprar um Boeing e trabalhar por conta própria? O que adianta toda a formação que ele possua para exercer sua função? Isto vale para todo profissional, seja recém formado ou já experiente.
      Sem demanda, o comércio não realiza encomendas, o setor produtivo reduz a atividade, não surgem novas vagas e gente termina sendo demitida. Até mesmo o mercado de trabalho para trolls segue estas regras.

      1. Exemplo bem radical com certeza !!!

        Mas…leia com atenção o quarto paragrafo que fala sobre o grau de desqualificação do jovem brasileiro !

        1. Capiau Venha Chupar Meu Pau
          Que piadinha mais infame.
          Deu muita bunda no final de semana? Tá cansadinha menina ?
          Xibunguinha!
          Danadinha!
          Molequinha!
          CORNO!

        2. Por 500 anos a educação e formação do povo foram tratadas com desprezo neste país. Aí tem alienado que acha que em pouco mais de 10 anos dá pra resolver problemas seculares.

    3. Capiau Venha Chupar Meu Pau
      Que piadinha mais infame.
      Deu muita bunda no final de semana? Tá cansadinha menina ?
      Xibunguinha!
      CORNO !
      Molequinha!
      FILHO DE PUTA !

  9. Bem feito, bem feito, bem feito, mil vezes bem feito.
    Eu quero é mais. ..
    Eu quero ver pessoas se enforcando.
    Quero ver pessoas tomando veneno.
    Quero ver pessoas se atirando embaixo de caminhões carregados com cimento.
    Ah ah ah ah !!!
    Vão pra rua com camisas da cbf!
    Vão pra rua com pato amarelo!
    Vão pra rua bater panelas!
    Cambada de orelhudo.

  10. Muito obrigada Rafael da Silva, em nome de todas as mulheres verbal e gratuitamente ofendidas neste espaço por tão somente exporem suas opiniões sempre argumentativas e raramente fazendo uso de linguagem agressiva e depreciativa. Diariente lemos aqui sobre a desesperança mas, paradoxalmente, sua atitude, caro Rafael, me trouxe um lampejo de fé! Obrigada mesmo!

    1. Naiara,frequento este blog ,faz um tempo longo já,e não tenho visto “agressões” ao sexo feminino que aqui opina.Tenho visto sim,insultos,agressões,e ARGUMENTAÇÕES contra o ROUBO que eu,vc,e todos os brasileiros sofremos diariamente em nossas aspirações,sonhos, desejos sobre o futuro próprio e das próximas gerações.
      MAS.A PERGUNTA É , COMO FICAR O SE MANTER “ELEGANTE,EDUCADO,CIVILIZADO” PERANTE OS LADRÕES QUE METEM A MÃO NO NOSSO BOLSO ??????? Aprendi na vida e já tenho mais de 6 décadas de rodar por este mundo,que quanto mais a gente recua ,maior é a dor da PORRADA.
      Então minha querida Naiara,bem-vinda a vida real!!! do almofadinha Rafael Silva nem falo mais.,já diz o que penso ao respeito.

  11. Cara Naiara, a impunidade nesse espaço fez com que esse senhor se sentisse livre para expressar sua índole pérfida. Como você, eu também nunca entendi o silêncio da maioria que compactua e/ou banaliza violência assim tão frontal. Fico muito feliz de poder defender, com argumentos, todos e todas que são gratuitamente ofendidos. É o caráter gratuito que é aberrante. Abraços fraternos.

  12. Enquanto nós discutimos o sexo dos anjos o mundo continua andando ,OS MAÇONS DO TRF4 DE PORTO ALEGRE NÃO ABSOLVERAM COMO MANDA A LEI A DONA MARISA.
    MAIS UMA VEZ ,O DESRESPEITO COM A LEI,MAIS UMA VEZ O DEBOCHE,MAIS UMA VEZ CARTA BRANCA AO BANDIDO DE CURITIBA. Reduziram a pena do PARCEIRO DE GOLPE ,cunha ,e a pergunta continua sem resposta,POR QUÊ A CLAUDIA CRUZ ESTÁ SOLTA ??????FALA BANDIDO !!!!!!!.
    Por óbvias razões ,os maçons do paraná(maldita lacra) premiaram os BANDIDOS MORO E DALLAGNOL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.