É improvável que Lula aceite regime semiaberto de prisão

O Estadão publica que um grupo de advogados prepara um recurso para que Lula seja imediatamente colocado em regime semiaberto. 

Ricardo Galhado narra que o movimento teria tomado força após a publicação de artigos dos juristas Lenio Streck e Carol Pronner de que, com a redução da pena no caso do apartamento do Guarujá para 8 anos e 10 meses e com praticamente 13 meses cumpridos de reclusão em Curitiba, poderia ser aplicado o mecanismo – legal e pacificado nos tribunais – da chamada “detração” de pena.

Assim, subtraindo da pena estipulada a parte já cumprida, restaria a cumprir menos de oito anos, o que, pela lei, implicaria em regime semiaberto, podendo sair durante o dia para trabalhar e regressando à noite para dormir numa prisão.

É claro que seria melhor que o isolamento para qualquer pessoa, mas não para Lula.

O ex-presidente não vai se submeter sair e voltar escoltado de um presídio, a trabalhar sob a vigilância de guardas – não o impuseram até numa entrevista? – ou às provocações que militantes de extrema direita buscariam fazer, naturalmente que respondidas por seus apoiadores.

Lula tem política na cabeça e ele próprio disse que prefere ver tolhida a sua liberdade que humilhada sua dignidade.

É provável, portanto, que permaneça preso até setembro, quando flui o prazo para a progressão pena que o colocaria em regime domiciliar. Em casa, pode conversar com mais pessoas – vai ser difícil colocar tantas restrições como as que tem hoje – e evitar as armadilhas de seus adversários.

Certamente os advogaros que pensaram nesta “saída” o fizeram com o melhor dos sentimentos de justiça, para amenizar o sofrimento de quem é vítima de uma armação judicial.

Mas é por isso mesmo que Lula não tem interesse em uma “solução” que não restaure, minimamente, seu status de dignidade pessoal.

Lula é um ser humano, tal  como qualquer um de nós, mas é também um personagem político com responsabilidades e forças que nenhum de nós pode imaginar.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

19 respostas

  1. Lula tem que ficar no regime fechado. Aceitar o regime semiaberto é aceitar e condenação patrocinada pelos golpistas.

  2. Pra começar a Globo mostraria várias vezes Lula saindo e entrando na prisão escoltado. Impensável dar esse prazer aos zumbis, alienados e famintos, da direita brasileira.

    1. Tens certeza? Direito não é aquilo que posso exercer se me convier? Caso contrário, não é Direito, é obrigação.

    2. Sério? Se eu tiver o direito a pensão por ser filha solteira de um general sou obrigada a recebê-la? Sem a requerer?

      Tinha de pôr esses advogados a trabalhar pelos tantos que devem ter direito semelhante e de fato o querem.

      Lula tem advogados.

      Quem se sentir mal com a decisão dele que lute para que o declarem inocente que é. Se há coisa que ele já demonstrou que não quer é jeitinho, acordo de gabinete.

      Acontece que muita gente apostou que o quebraria ali dentro.

      Fudeu.

    3. Daí temos de pensar nos desdobramentos: esses advogados que dizem “defender” Lula pretendem o que com isso?

  3. Esta prisão do Lula, vai custar caro, muito caro para o “Conge” e Xarope Dalanhol.
    Aguardemos.

  4. Fernando Brito, não lembro se foi com relação à Mansão de Paraty que acabou se formando um pool de jornalistas blogueiros que investigou e descobriu muita coisa. Seria bom que vocês jornalistas independentes formassem um pool para fazer o que Lula sugeriu – investigar toda a relação do DoJ com a Lava a Jato. Nassif tem levantado, outros blogs também, já tem muito material, precisaria juntar tudo isso e avançar. Fale com o Auler, o pessoal do Itararé, do DCM, etc. Quem sabe o resultado seja um documento resumindo tudo e um vídeo-documentário para ser divulgado no mundo. Podia incluir um jornalista investigativo como Pepe Escobar, que tem contatos internacionais. Outro dia ele e Attuch gostaram da sugestão de internauta de formar uma rede mundial de jornalistas para divulgação de notícias com a interpretação do lado de cá, os poderosos da mídia têm as agências de disseminação de notícias, nós não temos instrumentos nesse patamar.

    1. O Lula deve permanecer em Curitiba. Lá ele está seguro, muito bem protegido pela Polícia Federal do Brasil, que é responsável por sua segurança. Saindo de lá, Lula fica exposto a feras direitistas completamente destituídas de qualquer escrúpulo, além de ser alvo preferencial de agentes imperialistas. Lula deve passar pelo menos mais ano por lá, até se definir melhor esta bolsonarizada que tomou conta do país, e também até que se definam melhor os acontecimentos continentais. Sair agora, no meio do fogo, seria mais do que temerário. Poderia ser um erro político fatal.

  5. É um direito dele. Tem que fazer valer sim. Salvo engano, no semiaberto não tem escolta. Vai trabalhar no Instituto Lula todos os dias e pronto. Vai ter muita gente que já vai ficar “borrada” de medo só com isso.

  6. Cada vez mais admiro a figura humana de Luiz Inácio LULA da Silva. Saindo agora ou em setembro, não importa, LULA é o cara!

  7. Sentimento de justiça ou sentimento de culpa?!

    Passaram a perna nele duas vezes. Uma que sairia em meia dúzia de dias. E duas que não tinha como não ser candidato. Pareceres que havia…

    Advogados e advogados petistas. Essa turma toda podia cotizar-se, já que aparentemente dinheiro não lhes falta, e ajudar a família do cara. Isso é o que ele fala que o preocupa e os doutores não se mexem. Mas querem arrumar os dois milhões da nova multa… para limpar a consciência e amenizar o descrédito das várias instituições, não só as do judiciário.

    Não conseguem entender o que o move. Não são feitos do mesmo barro que ele. Não somos.

    P.S. o primeiro a sugerir esta manobra, de o libertarem à sua revelia como se aceitasse a condenação, foi o sujeito que já se lançou candidato a 22… vômito.

  8. Lula virá Livre com e como a primavera, espalhará o perfume das flores, a alegria das cores, a beleza das infinitas formas que somente Deus poderia criar… Lula virá de corpo e alma, com a força guerreira que lhe é própria, e a ideia que arrasta multidões que desejam Ser grande como ele, um líder humanitário. Que venham as flores, as cores e o perfume!!!!!

  9. A cachorrada que aceita um petisco como recompensa não pode entender a grandeza de um Homem que preza a moral e a história.

  10. Eu não acredito que o Lula seja libertado em setembro.
    Bastou o STJ reduzir a pena imposta pelo TRF-4, para o processo referente ao sítio de Atibaia começar a andar na velocidade da luz. A liberdade do Lula passa muito pela revisão da pena em segunda instância pelo STF, sem isso eu não acredito.

  11. Brito… não sabia que era dado a censor. Não falei nada que não fosse factual nem insultei ninguém. Boa.. Boa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.