E o Lula “já era”?

Muito interessante a pesquisa, divulgada agora há pouco pelo Poder360, sobre as tendência do eleitor para a eleição municipal em São Paulo.

Nem tanto pelo empate técnico entra Celso Russomano (16%) e Marta Suplicy (13%), algo esperado pelo recall dos nomes.

Mas pelo fato de que 4 em cada dez eleitores quer votar num candidato do ex-presidente Lula. É São Paulo, não Recife ou Salvador….

Ainda que o “Bolsodória” seja hoje impossível, a soma dos que desejam votar em um indicado do ex-capitão (24,3%) ou no do atual governador (14,3%) ficam. somados, abaixo dos 39,6% que preferem uma indicação de Lula.

O que mostra que boa parte do povão percebe que a eleição paulistana tem um significado enorme para o ex-presidente.

Dar a mão a um candidato viável, mesmo sem vencer, mas marcando um alto índice de preferência, é a melhor resposta aos que dizem que “Lula já era”.

Infelizmente, ainda impera em parte da esquerda certo comportamento “borzeguins ao leito” que resiste à postura pragmática sugerida por Lula. Além, é claro, de outros que querem fazer do purismo um manto bem alvo que esconde ambições e apetites pessoais.

Recomendo a leitura dos dados detalhados da pesquisa.

E que por um minuto se pare e pense se abrir caminho para a restauração da democracia não vale a pena.

A quem o julgamento do povão, em especial o das zonas mais pobres, é positivo não acho que deva ser vetado por narizes torcidos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

40 respostas

  1. Sou paulistano nascido, criado e vivido aqui. Este povo vai acabar é elegendo um outro traste de direita, ninguém deve se iludir com esta cidade. É só esperar a mídia, o whatsapp, o facebook e os pastores entrarem em ação que a desgraça se concretiza. Os 3 prefeitos eleitos pelo PT nesta cidade foram a exceção (Marta e Haddad nem se reelegeram).

    1. Sou paulistana nascida, criada e vivida em SP. O paulistano é sempre surpreendente e acho bem sério esse indicador de resultado, a força do PT nunca se apagou aqui apesar de tudo. Basta que Lula apoie um candidato competente na capital paulista e estará reforçando as bases para a próxima eleição federal. Vale lembrar que Haddad não se reelegeu graças à violenta campanha anti PT e ao impeachment de Dilma, que vieram acompanhados pela ameaça permanente de prisão de Lula. O PT foi crucificado naquele ano.

      1. A mesma campanha violenta contra o PT e os petistas se repetirá e fará efeito junto com a lavagem cerebral pró-direita. Aqui na periferia chamar alguém de “petista” é xingamento.

      2. Aquela historia de diminuir a velocidade dos carros e a campanha contra ciclovias foi decisiva
        Ja estao nos youtube da vida culpando o pt e pso pela cracolandia
        Vamos flodar essa gente.
        50000 mensagens por dia invertendo o q dizem
        Se nao pega p eles nao pega nada p nos
        Pregam amorte dos pobres? Vamos mostrar como eles podem se mortos… Assim satura o ambiente e anula a campanha deles

      3. Ouso acreditar que o PT, no Rio e em S. Paulo, deve entrar com o vice e apoiar alguém do Psol, porque apoiar este partido pode unificar a esquerda mais aguerrida, pois vai isolar nele aqueles que ainda têm mágoa do PT. Se conseguirmos a adesão do PC do B melhor ainda. Lula se enganou a apostar na volta de Marta, porque a militância não aceita traidor. Em S.Paulo o melhor nome é Boulos. No Rio, talvez Freixo. Esta adesão reforçaria a candidatura de Márcio Pochmann em Campinas, sendo muito importante ganharmos as prefeituras nas três principais cidades da região que concentra o poder econômico no País, além dos principais centros acadêmicos.

    2. A máquina de fantasiação é muito eficiente em São Paulo. O povo não liga nem um pouco de ser enganado. Tenho para mim que é um caso clássico de sadomasoquismo cultural.

    3. Pois é, a Erundina fez um.programa de.iluminacao, de corredores de ônibus, havia fiscais controlando os horários dos ônibus, trouxe a F1 e fez o sambódromo, marta nem se diga, fez muitas coisas principalmente na área da educação além do bilhete único, Haddad foi o.mais fraco ,.mesmo assim reorganizou as finanças e fez o passe livre…..todas realizações que o povo usufrui até hoje…..falta ao PT uma boa comunicação também….além.de vergonha na cara de certos dirigentes do partido….

    4. Sao paulo é uma desgraça. Por isso nao surpreende quem esse povo elege: maluf, celso pitta, orestes quercia, serra, alckmin, fleury, doria, tiririca, joice com 2 milhoes de votos, janaina com 2 milhoes de votos, major olimpio, frota, kim, holiday, ademar de barros, etc etc etc…. É um povo incrivelmente reacionário e arrogante, que acha que carrega o Brasil nas costas.

      1. “É um povo incrivelmente reacionário e arrogante, que acha que carrega o Brasil nas costas.” – é a “Locomotiva do Atraso”.

    5. A realidade que existiu até 2012 quando Haddad se elegeu prefeito acabou. A realidade que existe desde as tais “jornadas de junho” é aquela que fez com que Haddad perdesse a reeleição no primeiro turno para dória. Aqui na minha região, já bati boca com idiotas mais de uma vez. Chegou ao ponto que tive que questionar um tonto de um motorista de ônibus que culpava a Dilma pela reforma da previdência. Quando houve a prisão de Lula, idiotas soltaram até rojões. Eu sei o que eu ouço pelas ruas, pelo comércio, pelos pontos de ônibus e nos ônibus. O emburrecimento, a lavagem cerebral pela mídia e a manipulação pelos pastores das igrejinhas de garagem fizeram um estrago devastador. Levará anos para que seja revertido. E, como foi dito, a esquerda ainda vive no tempo do mimeógrafo e do “palanque de caixote” enquanto a direita surfa nas ondas dos whatsapps e faceburros da vida, sem contar com o luxuoso apoio da midiazona chapa branca.

  2. Vai ser preciso muita paciência para levar rebanhos desorientados para o lado progressista. Quando grande parte dos enganados desembarcar do engodo Bolsonaro, a tendência natural será entrar em outro barco semelhante, um novo Bolsonaro com outra fantasia bem diferente. Por isso, é fundamental mostrar que mentiram feio sobre o PT e sobre Lula. O único caminho para libertar o eleitor passa por fazê-lo admitir que mentiram feio sobre o PT e o Lula.

  3. A eleição municipal desse ano tem tudo para ser um ponto de inflexão. Talvez a patifaria calhorda da mídia tentando salvar o lixo do Bozo tenha a ver com as urnas. Mas os progressistas tem que sair AGORA de seus quartos mofados e correr atrás da bola. Tem que vestir camisa de partido de esquerda e distribuir sorrisos, ajudar velhinha a ler o destino do ônibus, tirar cachorro entalado em cerca, segurar trânsito para o povo atravessar na faixa… tem que colar esquerda a coisas legais. Mas tem que começar AGORA

    1. Não acontecerá nunca mais. O erro crasso foi permitirem que a pecha de “desonestos” fosse rápida e eficientemente colada ao PT e às esquerdas em geral. Agora, qualquer tentativa de reverter isto vai cessar no momento em que soar o grande concerto conservador, com a mídia de massas tocando bumbo e as trombetas dos pastores soando, o coro gritando “são corruptos e do mal” vai soar como um chamado à razão pública, ainda que seja tão falso como uma nota de três reais. Mas a verdade já não interessa, a mensagem é o meio e o fim. E, se necessário for, a naturalização da violência física já está em curso, para qualquer deslize. Acabou. Não em uma explosão revolucionária, mas em um gemido.

  4. A eleição municipal desse ano tem tudo para ser um ponto de inflexão. Talvez a patifaria calhorda da mídia tentando salvar o lixo do Bozo tenha a ver com as urnas. Mas os progressistas tem que sair AGORA de seus quartos mofados e correr atrás da bola. Tem que vestir camisa de partido de esquerda e distribuir sorrisos, ajudar velhinha a ler o destino do ônibus, tirar cachorro entalado em cerca, segurar trânsito para o povo atravessar na faixa… tem que colar esquerda a coisas legais. Mas tem que começar AGORA

  5. “E que por um minuto se pare e pense se abrir caminho para a restauração da democracia não vale a pena”.
    Não sonhe, a direita não sai do poder se o povo não for às ruas, tanto faz se ganharem candidatos da esquerda nas eleições municipais, logo em seguida o judiciário cassa todos. Eles deram o golpe para ficar muitos anos.

  6. Brito, o resultado do segundo turno de 2018 foi exatamente este no município de SP. 60 x40 pro Bolsonaro.
    Não mudou nada. alguém com a marca de candidato do Lula vai ao segundo turno e perde de novo.
    É a dura realidade…

  7. Vai ser preciso muita paciência para levar rebanhos desorientados para o lado progressista. Quando grande parte dos enganados desembarcar do engodo Bolsonaro, a tendência natural será entrar em outro barco semelhante, um novo Bolsonaro com outra fantasia bem diferente. Por isso, é fundamental mostrar que mentiram feio sobre o PT e sobre Lula. O único caminho para libertar o eleitor passa por fazê-lo admitir que mentiram feio sobre o PT e o Lula.

    1. As ruas de hoje são as redes. Bozo entendeu isso antes do PT, que continua sem entender.
      Lula até hoje não tem celular, com medo de ser grampeado (grampearam o telefone do segurança, que ele usava), mas hoje telefone não é só para falar, temos o smartphone para interagir nas redes e entender como funcionam. E não se tem notícia de grampear whatsapp a não ser quando o usuário permite a entrada.
      E isso se espalha pelo PT. Ou assume que o povo está conectado ou assuma que vai continuar no quase, no cheirinho.
      Hoje a direita consegue mobilizar em qualquer lugar do planeta, seja nas primaveras árabes, no Brasil do não vai ter copa ou no Irã dos aiatolás.
      Ou procuramos a vacina ou morreremos.

      1. O artigo mostra exatamente o contrário do que você diz. LULA é quem tem VOTOS, é a maior liderança do país, as pesquisas provam. E você acha que ele está errado ? Você acha que o Bozo é presidente porque usa celular, porque tuita e faz lives dizendo imbecilidades ?
        Se é como você pensa pra que o Moro prendeu Lula ??? Se ele não tem nem celular, qual a necessidade de prendê-lo ? Kkk

          1. Eudes Silva, o Haddad perdeu as eleições, primeiro, eles armaram e prenderam o Lula, segundo, fake news , e terceiro, a uma semana das eleições do segundo turno , o bandido de Curitiba, hoje ministro do Bozo, vazou para a imprensa a delação mentirosa de Palloci. lembro muito bem que antes de ser vazada a deleação de Palloci para a imprensa à semana do segundo turno, Haddad vinha tirando a diferença para Bolsonaro entre 3 milhões a 3 milhões e meio por semana.

          2. As fale news foram divulgadas onde? Por acaso foram no whatsapp?

    2. A miltancia da extrema direita é feita nos bairros, morros e guetos pelos evangélicos, nas empresas pelos proprietários, com ameaças ao emprego, e na imprensa de modo geral (rádios e TVs aberta). Essa luta está perdida, por enquanto.

  8. Brito: ao contrário do q vc acredita, penso q o PT não terá chance em SP. Lula sabe disso e por essa razão pretende usar Marta como bucha-de-canhão. Em outubro saberemos qual percepção está correta,

  9. Fico com a Marta, apesar de tudo….não tenho simpatia pela maneira purista como a direção do PT se comporta.
    Não se trata de ser petista ou mais a esquerda, trata-se de ser democrata e livrar o Brasil do inferno em que vive…..e por conseguinte, vivemos nós.

    1. Não voto em Marta de jeito nenhum. A DIREITA QUER MARTA pelo PT. Para trair depois, como Temer. De jeito nenhum.

  10. Nem falo mais em eleição,não votarei mais e não farei militância.No Brasil o voto não vale nada se não gostam cassam ou tornar difícil governar.Após décadas de desenganos percebo que falta sangue nas calçadas como disse Mino Carta.

  11. Mais um “tapa na cara” dos hipócritas que reclamam de que o PT não quer abrir mão de centralizar a oposição. Não têm VOTOS mas querem a liderança do processo. Querem que Lula faça campanha para eles assumirem os cargos ? É muita cara de pau e falta de vergonha.

  12. Sou de opinião que as esquerdas- sejam elas quais forem, não devem busca cargos majoritários, nem prefeito nem governador e muito menos presidente, porque o imenso exército de imbecis da direita vai ser posto na rua à base de muita grana que aliás não lhes falta. A esquerda deve procurar se inserir no ambiente legislativo, não importa se vereador ou senador- e tratar de modificar as leis e o modo de vida das casas legislativas. Participar do executivo em detrimento do legislativo é querer ser vítima de outro golpe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *