É o povão, estúpidos!

Saíram os recortes da pesquisa Ibope de ontem.

A onda que vem do fundo do povo, por lá, está virando um tsunami.

Em uma semana, entre os eleitores de escolaridade mais baixa – sabe, aqueles que a elite achava que não iam nem saber falar o nome do Haddad – ele passou de 6% para 24% (até a 4ª série do ensino fundamental).

É isso mesmo: quadruplicou, em uma semana, suas intenções de voto. No restante do ciclo (5ª a 8ª séries), pulou de 9% para 23%!

Igual no povão de caixa baixa mas de cabeça erguida: entre os eleitores com renda de até um salário mínimo, passou de 10% para 27% das intenções de voto. E entre os de um a dois, saltou de 8% para 17%.

No Nordeste, diria Lula, é “o espetáculo do crescimento”: Haddad avançou de 13% para 31% em apenas sete dias.

Para um velho brizolista lembra os tempos em que, aqui, sabíamos que iam entrar em cena os votos da Zona Oeste – Campo Grande, Bangu, Santa Cruz…- e iriam varrer o elitismo da Zona Sul.

Há uns dez dias, disse a um bom amigo petista, apavorado com o “será que vai dar tempo?” para a transferência dos votos: confie no povo!

Aí está: passou-se só uma semana desde que Haddad pôde se formalizar como o candidato do Lula e temos um dos mais fantásticos processos de transferência de votos já vividos no Brasil.

A sabedoria do povão não vem das “tretas” da  classe média e das elites com seus sempre complicados raciocínios. Nem dos  espertalhões que, pela mídia, acham que vão torna-lo um dócil rebanho.

Vem da vida, das experiências, de saber que são os seus e que são os “deles”.

Viva o povo brasileiro!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

63 respostas

  1. O povo brasileiro, e nele sempre me incluo, tem sabedoria própria e merece respeito. Apesar de toda a manipulação, desinformação, exploração/espoliação, disseminação do ódio contra os semelhantes e violências que sofre, perpetradas pelo aparelho repressor estatal, herdeiro e/ou representante das oligarquias escravocratas, golpistas, plutocratas, cleptocratas, privatistas e entreguistas, esse povo surpreende auqles qu o tratam como gado de corte.

    A ala do chamado ‘PT jurídico-judicial’, que seqüestrou a direção nacional do partido e pactuou com os golpistas oficiais a exclusão de Lula e seu encarceramento numa solitária curitibana, têm imensa parcela de culpa por levar o eleitorado brasileiro a compactuar com essa eleição farsesca e fraudulenta. Mas a culpa não é dos eleitores que votarão em candidatos considerados “de Esquerda” ou do campo ‘civilizatório’ e anti-golpe. Mas é preciso que nós, pessoas com algum discernimento e acesso a informações de bastidores, deixar claro que ao povo foram deixadas apenas 3 alternativas:

    1ª) Votar no candidato imposto ao PT (ou consentido), que é Fernando Haddad;

    2ª) Votar em candidatos afinados com o golpe de Estado, com o neoliberalismo privatista e entreguista (Geraldo Alckmin, João Amoêdo, Henrique Meirelles, Álvaro Dias, Marina Silva e outros nanicos da direita);

    3ª) Votar num candidato de si mesmo, que apesar de possuir experiência administrativa e qualificação para presidir o Brasil, não consegue conter a verborragia e que na campanha atual se comporta de maneira errática, hostilizando o PT e seu candidato, flertando/namorando a finança e o neoliberalismo privatista e entreguista, mas tendo a coragem de atacar os generais-gorilas da junta militar que governa o Brasil pós-golpe, os quais operam guerra híbrida para se legitimarem no comando político do Brasil por meio dessa eleição farsesca e fraudeulenta. Ese candidato é Ciro Gomes.

    Fora disso, o que se tem é um ex-capitão do exército, com 28 anos de carreira parlamentar e que foi instado pelo generalato golpista a se candidatar à presidência da república porque o discurso nazifascista, de ódio, de apologia à violência e crimes por parte de agentes do Estado lhe garantem expressiva parcela do eleitorado imbecilizado (15 a 20%) ou que compõe as castas que detêm o poder real no País, desde sempre.

    Incapazes de produzir um candidato viável eleitoralmente e que mantivesse ares de ‘civilidade’, os golpistas apelaram para o ex-capitão do exército e apostam suas fichas nele, que pode vencer a eleição farsesca e fraudulenta no 1º ou no 2º turno.

    1. É o que temos.

      Com Haddad vencendo, temos de ficar vigilantes para ele não virar um “Macron” brasileiro na hora de tratar com o mercado. A “paz e amor” também não deve ser confundida com o “republicanismo” do Zé Cardoso.

      Ah, sim, e verbas gordas para o PIG, jamais!

    2. É o que temos.

      Com Haddad vencendo, temos de ficar vigilantes para ele não virar um “Macron” brasileiro na hora de tratar com o mercado. A “paz e amor” também não deve ser confundida com o “republicanismo” do Zé Cardoso.

      Ah, sim, e verbas gordas para o PIG, jamais!

    3. Ciro deveria ter aceitado a proposta do Lula e ser o cabeça de chapa(basta olha no Luis Nassif), como candidato da Social democracia, mas não quis…ele é o mais preparado…mas sempre teve esse problema…não entendeu que a proposta do Centrão era jogo de cena e jogada do Temer…que ele não seria poste de Lula e sim um representante do mais pobres que veem no Lula seu representante….uma pena que seus militantes esteja entrando nessa conversa contra o PT fortalecendo o candidato de direita.

  2. O que os canalhas ainda não aprenderam é que nível escolar não tem nada a ver com inteligência. Aliás, falta de inteligência é típico desses golpistas, que ainda pensam que se pode enganar o povão em plena era da informação instantânea, pelas redes sociais. A direita brasileira, retrógrada e sem noção, já morreu mas, como zumbis, ela tenta sair das catacumbas apodrecidas.

      1. Muito bem lembrado. E a maioria deles se orgulha disso. Sempre preferi ser um aluno mediano ou bom, conseguir notas médias (entre 7 e 8), mas de forma honesta, sem burlas e fraudes ( e a cola é um misto de ambas) ostentar notas altas, porém recorrendo a infringir as regras estabelecidas a todos e por todos pactuadas.

      2. Outros conseguiram através do ENEM estudando em universidades publicas. Coisa que só foi possível graças ao PT.

    1. Vivo repetindo: duvido que em Canudos houvesse mais de 200 ou 300 pessoas alfabetizadas. Se aquilo não era consciência política, embora num nível ainda primário…E, nos nossos tempos, basta olhar para o MST, o terror do latifúndio

  3. “(…)Para um velho brizolista lembra os tempos em que, aqui, sabíamos que iam entrar em cena os votos da Zona Oeste – Campo Grande, Bangu, Santa Cruz…- e iriam varrer o elitismo da Zona Sul(…)”

    Realmente foi um feito histórico, e não havia internet, só Globo!

  4. Povão daqui da capital-SP, vamos dar nosso total apoio para o Haddad, porque Haddad é Lula……. Haddad é 13

  5. OK! Mas temos que nos manter atentos, porque os golpistas não tem escrúpulos em jogar sujo Não se pode desmobilizar um segundo.

  6. Quem tem contato com o público for força de suas atividades laborativas vê exatamente o que o Fernando Brito está vendo. É bem provável que dia 7/10 o maior percentual seja mesmo de Haddad/Manuela, o que atrairá indecisos e oportunistas que querem sempre votar no vencedor. Devemos a Lula toda a estratégia que revela seu gênio e intuição para detectar o pensamento do povão.

    #HaddadEManuela
    #LulaÉHaddad

  7. Da mesma forma que não é problema nosso Bolsonaro, também não é nosso problema a “classe” “média” — que é classe mas não a que ela própria imagina e não é média porque é estatisticamente mínima.
    Nosso foco e nossa preocupação sempre deve ser sempre as maiorias sociais. É para ela que devemos governar, é a dívida com essa parte majoritária da sociedade que temos que saldar. É ela a razão de ser do nosso campo social.

    1. E já começou novamente na imprensa GOLPISTA a tentativa de nos desunir…

      Sempre que o Haddad cresce, o PIG começa com o papinho de escolher a equipe econômica do Haddad.
      Isto é balão de ensaio do próprio mercado e da grande mídia e uma casca de banana pra ver se a gente escorrega.

      Vejam mais uma materiazinha mequetrefe da Folha pra desunir:

      https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/09/tido-como-ambiguo-no-mercado-haddad-quer-moderado-na-fazenda.shtml

      1. Hoje, o Datafolha, manipulando resultados, é quem dá as coordenadas para o JN, e o desespero da “Folha/uol” é tanto que cita Samuel Pessoa, ferrenho “massa cheirosa” do Bairro de Perdizes em São Paulo e tucano de 1ª hora. FORA PIG ! FORA !!!

      1. Eu não o acompanho há muito tempo, depois que seu alvo passou a ser o Haddad.
        Perdeu todo a admiração.
        Que fique com o ranço chato dos ciristas, enquanto nós estamos nas massas.

      2. Nao! Tenho acompanhado.
        Alguém está equivocado nos comentários acima.
        PHA ta com a esquerda com certeza.

  8. Viva o povo brasileiro!
    A grande maioria está consciente e imunizada do ódio que o psdb, pastores e PIG tentaram contaminar todo o país, desde que o LULA se tornou o maior presidente do Brasil.

  9. Hoje estava no serviço e numa fila estavam homens e mulheres de classe C, D e E discutindo sobre o Boçal, as declarações dele, de seu vice. O quanto elas abominavam ele, as besteiras que eles falam, muitas delas criando filhos e netos sozinhas, uma das senhoras, mais religiosa inclusive, ainda disse que aquele que está no ceú não vai permitir. Os homens que conversavam concordavam com ele apenas quando o debate ia pro lado da criminalidade, como botar menores na cadeia . E realmente você percebe que não só será o povão que fará a diferença, mas como serão elas o voto crucial.

  10. Excelente artigo….e, VIVA O POVÃO BRASILEIRO !!!! A recordação de quem foi que lhes deu condições não apenas para sobreviver, mas para aspirar coisas muito melhores, está bem viva na memória de todos aqueles que sempre foram segregados, para não dizer desqualificados por uma elite burra, cega, e sem nenhum sentimento de amor ao próximo…mais uma vez me concongratulo contigo : VIVA O POVÃO BRASILEIRO !!!!
    É 13 !!!!! É 13 !!!!! É 13 !!!!!! É 13 !!!!!! É 13 !!!!!
    É HADDAD e MANUELA 13 !!!! por LULA!!!!!

  11. Há um outro lado nestes dados: vai ficando cada vez mais claro que parcela considerável da classe mérdia, apesar de possuir melhor nível sócio-econômico-educacional, é alienada, fascista e ignorante, vítima fácil dos pilantras que estiveram por trás do golpeachment. Deve ser motivo de preocupação porque o coiso não a conquistou, esta classe mérdia é que se representada por ele. Quando ele não mais existir, adotarão outro “mito”. Foi assim com collor, foi assim com aécio, aqui em SP é assim com o psdb.

      1. Síndrome de Peter Pam.
        “Vai vir um um cara me salvar com soluções lineares para problemas complexos”. Detalhe que eles gostam de criticar a esquerda por ser hipoteticamente de “humanas”, enquanto que eles seriam de “exatas”, quando na realidade essa dicotomia não tem fundamento, na medida em que problemas complexos exigem soluções complexas também nas ditas ciências “exatas” e a boa ciência hoje preza pela transdisciplinaridade ou unidade dos conhecimentos e não a rivalidade entre as áreas.
        São pessoas que devem ter muita dificuldade em encontrar conteúdos de diferentes disciplinas misturados numa mesma prova. Sentem saudade do tempo em que as provas eram completamente separadas. Só que o pessoal que ia mal em matemática, muitas vezes, deixava de resolver um problema simplesmente porque seu enunciado estava mal elaborado ou porque não havia integração entre interpretação de texto e a própria matemática.
        O mundo mudou, há integração de conteúdos, de conhecimentos e esse pessoal tá com raiva, resistindo, ressentidos, tentando entender ainda o que tá acontecendo.

    1. Caro Carlos, tenho conversado com eleitores de direita e de esquerda. Nos últimos dias tenho sustentado a seguinte tese: Fernando Haddad vencerá no primeiro turno com os votos decisivos da classe média – a mesma já percebeu a fria que se meteu ao apoiar o programa neo liberal – votará no Haddad como forma de se redimir do equivoco do impeachmant, e da prisão de Lula. . A História segue a forma inteligente . A humanidade prevalecerá! A todos os leitores, perdoem a pretensão.

  12. PHA do conversa furada e o ocafezinho frio e fraco do Miguel do Rosário, e um tal de Wanderley, que previu o golpe de 64 e, vive disso até hoje. Tentaram dançar na beira do abismo com Lula, e caíram feio. Viva o povo brasileiro!

  13. Viva ao radar! Viva ao poste! Viva a qualquer nome que a globosta diga! Pela boca desses canalhas pode vim qualquer nome! Quem vai continuar canalhas são eles e para sempre canalhas da globosta ! Quero ver é esses calhas Marinhos na cadeia um dia ! FDP canalhas !

  14. Brasil feliz outra vez! Com esses canalhas e tudo! Dane-se Bonner e seus comparsas canalhas ! Merdal mais Merdal ainda ! Camarrrotti mais idiota ainda! A idiota Cantanhede a rainha do botox a fã do Vampirao vá para o inferno !
    O povo feliz de novo! E eles sempre canalhas

  15. O Povo na sua sabedoria , simplificou o nome do Haddad, é dificil mesmo de pronunciar: ele virou o Dadinho, o menino do Lula, lá no nordeste. VAI DADINHO 13

  16. Feliz da vida, otimista quanto à vitória do JFK brasileiro, mas temeroso ainda. Essa raça não desiste. Ainda acho que a gente ganha, mas não assume. Mourão deixou o aviso, não entendeu quem não quis. Sei não.

  17. Apesar de ser muito dificil, como Nordestino, ler os comentarios oportunistas nas
    matérias do g1, folha, anta agonizada, todos meios de comunicaçao do centro-sul
    do Brasil, pela falta de respeito por esta regiao maravilhosa do pais, eu o
    faço com um enorme orgulho. Pois os progressistas, na regiao de Luiz Gonzaga e Rui
    Barbosa se encontram em todas os extratos sociais. Eles sao pobres, ricos,
    negros, pardos, brancos, heteros, lgbts, femininxs, masculinxs, de baixa educaçao
    e diplomados. Viva o Nordeste e viva o Brasil.

  18. Pertenço ao topo da pirâmide mas voto Haddad. Não entendo o porque da maior escolaridade levar ao aumento da imbecilidade, tipo votar em fascista.

  19. Hoje tive uma experiencia das mais gratificantes. Uma pessoa conversava com a outra e disse assim: O Haddad vai ganhar esta eleição etc e etc, fiquei escutando, o interlocutor disse : Não ganha não! Pensei cá com meus botões: Este cara na certa tá fumando maconha estragada, mas preferi, apesar do recinto, nem falar nada, mas tava para ver que o cara tá com o negócio cortando agulha de medo. Mas, tudo deduz que o Haddad vai ganhar do Bolsomerda e o Vice dele que é um General de pijama e como disse o Ciro: Um asno de carga. Achei que o Ciro não poderia ofender tanto os asnos, va lá. O Ciro é do estopim curto e eu aplaudo.

  20. Estou muito satisfeito com esse fenômeno, inclusive por ver espumar muita gente que, apesar de escolarizada, não tem metade da inteligência do povão.

  21. Vamos derrotar o golpe do jeito que a democracia nos ensina. NO VOTO. Eles vão vir com tudo nessas ultimas 2 semanas de eleição, MP, PF, imprensa, PGR, com o supremo com tudo, mas não tem jeito a ONDA VERMELHA já toma conta do Brasil. #lulalivre #HaddadManu13.

  22. Viva lula e o candidato do povão haddad. Pra botar o golpe no chão e dizer que o povo brasileiro não se deixa manipular por essa classe eletista que se acha. Somos muito melhores que voceis.

  23. O povo brasileiro não abandonará LULA, e até mesmo em São Paulo, HADDAD, representará LULA crescendo nas pesquisas, a classe média “brasileira” nunca teve um político que a respeitasse tanto, com 120 mil universitários no exterior,…à conferir ! HADDAD/MANUELA E LULA “13” É EDUCAÇÃO PARA O POVO, PARA O BRASIL SER FELIZ DE NOVO ! VIVA O POVO BRASILEIRO !

  24. Alkimin, Marina e Bolsomerda vão crescer que nem rabo de cavalo (Só pra baixo) Isto chama-se “abraço de afogados”.
    Quem deve melhorar uns “pontinhos” ou ficará estagnado será o Ciro, mas, nada que impeça a vitória do Haddad no primeiro turno.
    Meu Deus, que dor de Corno ( Os Coxas)

  25. Tudo indica que o gigante (o povo consciente) brasileiro, após o golpe, acordou. nesses últimos dias do processo eleitoral, até o dia V das eleições, esse povo (esquerdistas que se unirão, estudantes, movimentos sociais, mulheres organizadas, classes sociais diversas, trabalhadores, militares, mortadelas, coxinhas, até a elite nos últimos instantes, etc), protagonizarão um fabuloso espetáculo cívico nesse país, que o pig a partir dele, resolverá pendurar as chuteiras envergonhado e desmoralizado, com o maior crescimento já visto, de um candidato para a salvação do Brasil. Todos, sem exceção, compreenderão que Deus é Brasileiro e existe pois, o Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho de Cristo, será luz para todas as nações do mundo, que sofrem injustiças. Aguardem e verão.
    Paz e bem.
    Sebastião Farias
    Um brasileiro nordestinamazônida

  26. Brito muito alinhado com a fina e justa análise do Jessé Souza. O cálculo da população humilde e esmagada no regime escravagista (a “ralé”, categórica sociológica provocativa do autor) é pragmático e certeiro. Inteligência perceptiva vivida ao som do chicote e das injustiças inomináveis. Bravo povo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.