A economia real arreganha os dentes

dolarsurges

Enquanto estamos “brincando” de “moralização do Brasil” com procuradores e juízes, e economia real voltou a mostrar os dentes ferozes ao Brasil.

Ainda é cedo para dizer o que acontecerá – não se sabe se a estratégia bélica de Donald Trump ficará restrita, o que parece cada vez mais improvável – no campo comercial -mas é evidente que não há nada de bom no horizonte.

A saída de dólares do país se intensificou, aumentando o déficit que já se registrou em fevereiro e março, depois da entrada recorde verificada em janeiro.

A “onda” da tão falada “retomada econômica” parece ter virado uma marolinha.

A fonte de financiamento externo, a única que existia na nossa “era dos juros baixos” (uma ficção que não existe senão em nichos, como o do mercado de automóveis e outros bens de consumo), secou e não há crédito para investimento.

O que temos pela frente é um buraco, do qual ainda não vimos a profundidade.

 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

41 respostas

  1. E o fundo do poço. Está conoa vai virar. E eu não estou falando de marchinhas de carnaval.

  2. Bom era o tempo do FHC com a paridade cambial. Na época propagou a ideia de que um dólar X um real kkkkkk

  3. O golpe desgraçou o país. Só isso. Se tivéssemos algum economista que prestasse e fizesse um levantamento do quanto o país perdeu em R$ a conversa já tinha terminado. algo como trilhão de prejuizo atual mas crescente.
    Os golpistas globo/stf/ lavajato, além deste monstruoso prejuízo, causaram desgraças sociais como a de milhões de desempregados sem esperança e desmoralizaram todas as instituições do país. Desastre total. Impagável. Mas será sempre cobrado e espero algum dia minorado pela condenação formal dos autores.

  4. Eles achavam que entendiam de economia, quando as comdites começaram a cair, já estavam com o golpe em vista, e aproveitaram a recessão mudial, pra dizer que a Dilma tinha que sair, mas o Brasil nem havia entrado em uma recessão, hoje estamos duas vezes pior do que estávamos e sem nenhuma perspectiva de sairmos dessa crise em que os golpistas nos meteram!

  5. Concordo, não vejo um horizonte azul, pelo contrário, vejo um futuro cinzento. Se o povo não tomar conciencia e lutar por um objetivo comum é colocar essa raça na cadeia que o lugar deles estaremos perdidos.
    Nossos filhos e netos estaram com suas vidas comprometidas por causa de uma quadrilha que tomou de assalto o país.

  6. Noutro dia escrevi no Facebook que a crise ainda nem começou e teve gente me chamando de “terrorista”. Não nego que me tornei um pessimista, diante da constatação de que o golpe foi obra conjunta de todos os poderes, que ao que tudo indica aprovam a entrega do país e a volta à condição de colônia. Acrescente-se as previsões de explosão da bolha financeira mundial e realmente teremos motivos para grandes preocupações.

    1. Ja me chamaram de pessimista tambem, mas eu prefiro dizer que sou realista, não há perspectiva de melhora nenhuma, nem a TV se esforçando para dizer que está tudo bem, sendo que quando vc abre a porta de casa ja encontra tanta gente pedindo dinheiro e comida, pessoas nos semáforos fazendo qquer coisa para ganhar uma moeda… gente, a coisa está ficando feia e vai ficar mais ainda, como eu relatei, a crise esta batendo na porta de nossas casas, tocando a campainha.

  7. NÃO EXISTEM POSSIBILIDADES DE MELHORAS ECONÔMICAS SEM A VOLTA DA DEMOCRACIA…
    VAMOS TODOS PARA O FUNDO DO POÇO!

  8. Agora vai! Dólar a 3,50 será ótimo para nossas exportações. Pelo menos é o que dirá (se já não disse) a Miriam Lúcia. Ou melhor, a Carmen Leitão.

    1. Independente do que diga a Mirian Porca, dolar a R$ 3,50 até poderia ser positivo para as exportações.
      Mas o que restará para exportar quando completarem a destruição da estrutura produtova do País?
      O petróleo não conta. Já terão apropriado como deles e usarão de graça.
      E o brasileiro ficará, literalmente, a ver navios. Levando embora o petróleo que já foi nosso!

  9. :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra??S??il e postando: Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, 2008-2013, [consultado em 13-10-2016].) : Poema acróstico para o maior e melhor brasileiro de todos os tempos : LULA :

    L ouvemos quem bem merece o mais pleno louvor:
    U m homem simples, como as coisas boas da vida,
    Í ntimo camarada, nosso irmão e amigo de valor,
    Z elando sempre pelo bem da humanidade querida.

    I nimigo dos maus, amigo dos bons, TRABALHADOR
    N ASCIDO DO POVO, QUE MUITO O AMA E ADMIRA,
    Á rvore de bons frutos, os de melhor sabor,
    C onsciência plena de tudo que no mundo gira,
    I magem perfeita do homem de si senhor,
    O humano defensor de humana lira.

    L uz de nossa gente, lutador incansável,
    U m verdadeiro herói do povo brasileiro,
    L úcido e consciente do mais admirável
    A mor pelo ser humano e verdadeiro.

    D igno e sincero, fraterno e muito humano,
    A migo do povo, honesto e sempre lhano.

    S eja o meu/nosso canto para te louvar,
    I sso que a voz do povo já disse várias vezes:
    L ula, o BraSil vive mais feliz só por te amar,
    V itória da melhor sorte no número treze,
    A fazer do brasileiro a humanidade a se ampliar.
    ::
    Autor: Cláudio Carvalho Fernandes ( poeta anarcoexistencialista )
    .:.
    L uz do povo brasileiro,
    U m digno e fiel lutador,
    L astreando com real valor
    A honra do BraSil inteiro.
    .:.
    L ula livrou 36 milhões da pobreza,
    U m feito memorável, sem precedentes,
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes.
    .:.
    L ivrando da miséria extrema 36 milhões de brasileiros,
    U m feito sem igual, que, por si só, já bastaria,
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia.
    .:.
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) ! ! ! ! Lul(inh)a Paz e Amor (mas sem contemporizações indevidas) 2018 neles/as (que já PERDERAM, tomaram DE QUATRO nas 4 mais recentes eleições presidenciais no BraSil) ! ! ! ! !
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ?
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    ::

  10. … Vamos ocupar as ruas!
    E não somente hoje!
    De hoje em diante, até estes(as) BANDIDOS(AS) nazigolpistas &$ mega corruptos(as) devolverem o nosso país ao honesto povo trabalhador brasileiro!…

  11. A saída de dólares representa, (com o fim do petrodólar), o capital especulativo colocando em jogo a máxima popular “se a farinha é pouca, meu pirão primeiro”, no futuro usaremos os dólares como papel higiênico e talvez nem pra isso sirva. Os mais expertos estão comprando ouro, diamantes ou até comprando Petro’s, como nos mostra o arrecadado oficialmente no leião. As P2P, com o fantástico roubo às fazendas mineradoras na Islândia, caíram no descrédito. E a economia brasileira ? Com o começo da doação da nossa matriz energética para multinacionais italianas ou espanholas, vai de vento em poupa, rumo ao “pique”.

  12. As profecias não realizadas dos magos do mercado adicionam mais complicações para os aprendizes de feiticeiro. A última é uma barreira psicológica de 3,50. Seria risível se não fosse trágico.

  13. A canoa vai virar….vamos ver até onde o discurso moralista da PGR , Loro, Dalanhol, Cabeça-de-ovo junto com a Globo póe comida na mesa do povo !
    Será o momento para uma conversa olho no olho…

  14. Não sabemos o tamanho desse buraco, mas já vivemos nos anos de 1990 isso mesmo.

    Prá serviu as “faculidades” que 95% dos mais bem alimentados da elite e classe remediada usaram e se refastelaram?
    Bem que Darcy Ribeiro dizia: “A UNB foi criada para pensar o Brasil… Seria a nossa Rárvardi!”
    Mas os dotô Gandola 64 expulsaram todos os nossos talentosos e corajosos professores e quem ficou acabou formando, em sua esmagadora maioria, técnicos em auto-sobrevivência…
    O que nos salva são os não dotô! Os que nem balbuciam ingrêiss…
    Um salve ao não Dotô, então!!! Rarrarara

    1. … Uma semana de greve geral, e estes(as) bandidos(as) nazigolpistas sentiriam no bolso “a sensibilidade” para pedir arrego!
      Ah canalhas covardes!

      1. Prazer em ler suas letras Messias!
        Ocorre que com desemprego, a dispensa fica vazia e nenhuma greve se sustenta por muito tempo. A não ser quando o empregado já se vê do outro lado do alambrado da fábrica…

        P.S.: Acabei mudando um pouco o texto.

        1. Prezado, consciente e generoso Rogério, apesar de todas as atuais adversidades, creio que algumas categorias têm, sim, condições de realizar greve geral, a exemplos dos(as) professores(as) universitários(as), petroleiros(as), estudantes da rede pública, metalúrgicos, servidores(as) dos Correios, da CEF, do BB, Banco do Nordeste…

  15. Daqui a pouco a Globo ressuscitará o slogan “fé na gente e pau na crise”, usado por volta de 1983, quando o Titanic do golpe militar já tinha partido ao meio e já estava com a popa na vertical.

  16. Eu sempre digo e repito ” Neoliberalismo é bom no paíd dos outros.”É um dogma tão furado que nem os seus idealizadores usam.Só mesmo o BraZil, com seu eterno espírito de vira latas.

  17. E nesse “buracão” da economia, vamos jogar toda essa cambada de falsos moralistas, justiceiros e golpistas, economistas de bancos, políticos do capital, e toda prole de coxinhas e trouxinhas que acreditaram na tal Ponte para o Futuro do Temeroso vampiro…

  18. A desgraça ainda é pouca! O país e os eleitores de direita precisam experimentar o fundo do poço. Quanto aos jovens, esses cresceram num ambiente de tranquilidade e fartura nos governos Lula e Dilma. Já estão apanhando e vão aprender. Os que se posicionam a favor de Bolsonaro não viveram os tempos de ditadura. Vão continuar fascistas e debilóides porque burrice e estupidez não se curam com aspirina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *