Eles têm a memória curta? Curtíssima!

Ontem, o ex-presidente Lula ironizou a turma que está fazendo terrorismo inflacionário:

— É muito engraçado porque algumas pessoas querem ter memória curta. Eu estava dentro de uma fábrica, e não faz muito tempo, quando a inflação era 80% ao mês. Hoje você tem uma inflação de 5,8% ao ano. E aqueles que foram responsáveis pela inflação a 80% ao mês estão incomodados com a inflação a 5,8% ao ano.

Mas presidente, não é só com a inflação que a memória tucano-midiática encolhe, não.

Hoje, O Globo vem com outro terror antigo, o risco Brasil.

Risco-Brasil sobe 37% e volta a assustar, diz O Globo.

Aí, então, para ajudar a esticar as lembranças do pessoal da memória curta, fui buscar o gráfico, que reproduzo aí em cima, da variação do índice EMBI+, conhecido como risco-país, que avalia quantos pontos (cada ponto é 0,01%) a mais um país paga de juros por seus títulos mundiais que os papéis dos EUA. Assim, cada 100 pontos corresponde a pagar 1% a mais de juros que os papéis americanos.

Não é preciso comentar nada, não é?

Será que tem um período mais assustador, em matéria de risco-país, que o de FHC?

Mesmo na era Lula, este indicador já foi imensamente maior do que é hoje.

E esta subida não é um fenômeno brasileiro, mas se reflete em todo o mundo, com a perspectiva de aumentar a taxa de juros americana, agora que, mal e mal, parece estar havendo alguma reação na economia deles.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

10 respostas

  1. quem domou a inflação de 80 por cento ao mês foi o FHC, ou Lula se acha já o pai do plano Real tb? é muito óleo de peroba na cara…Risco Brasil, taxa de cambio flutuante, se não fosse o FHC nem existiriam parametros para comparações…pq não pegam a época anterior a FHC e comparam tb hein?

  2. Sr. Zanette, o FHC não domou nada, pois não entende de nada. Um grupo de economistas, inicialmente comandados pelo Ciro Gomes e depois diretamente pelo Itamar Franco, é que moldaram o Plano Real. O próprio Itamar Franco em entrevista disponível na internet para os interessados, diz que não deveria haver permitido que o FHC assinasse o Plano, pois dele não participou.
    Quanto as possíveis comparações que o sr. recomenda que sejam feitas, podem ser verificadas nas estatísticas do IBGE e do Banco Central. Compare-as o sr. e veja o quanto suas opiniões são distorcidas e ausentes da realidade que imagina compreender.

  3. Fernando, quando no RJ, SP, MG, RS jornalistas de fato resolverem criar portais como o brasil247, com informações reais, factuais, esse Globo, a Folha e o Estadão pedem concordata.

  4. Noir, em outro post gastei minha saliva inutilmente tentando mostrar algumas realidades para o Sr. Zanette, mas foi como falar para uma parede, já que aqui está ele de volta à carga. Ele está nesse momento imaginando o FHC sobre um alazão branco, com um laço em riste, “domando” a inflação – berrando-lhe obediência. Se foi assim realmente, talvez tenha sido a única vez em seu governo em que falou “grosso”. É uma pena que não passa de ficção não-científica, Zannete, já que, como disse o Sr. Noir, os dados estão contra o que você diz.

  5. Não, meu caro amigo, quem domou foram dois sujeitos a quem a história ainda fará justiça: Dilson Funaro e Itamar Franco! FHC apropriou-se, como sempre foi de seu feitio, de ideias alheias e, pelo menos fez o favor de não destruí-las!

  6. Caro Bernardo, O sr. Zanette, assim como a quase totalidade dos cidadãos nada conhecem de história político-econômica das civilizações e repetem as manchetes dos jornalões. Além disso, os cidadãos precisam descarregar suas frustrações e o Governo Federal faz bem o papel de Judas.

  7. O Globo conhece como se calcula o risco-país e, com certeza, dispõe da série histórica. Sabe, também, o porquê de ele haver subido agora. Não teria, portanto, se zelasse por passar informações fidedignas para os seus leitores, de insuflá-los a acredita, por essa e por tantas outras, que o Brasil está enfrentando uma crise econômica.

    Falácias, denuncismo… o PIG trabalha, sem escrúpulos, em prol de interesses subterrâneos, pouco se importando se isso prejudica o Brasil.

  8. Nas MG, a radio itaiaia está numa alegria millenica incontida com a super-crise brasileira agora, finalmente, criticada pelo ‘povo’ nas ruas – vide quebradeiras em protestos contra “o governo” em várias cidades brasileiras, notadamente nas locomotivas SP/Rio/BSB. Eles não estão se contendo. O PIG local já toma por certo que agora vai! Finalmente a rede de mentiras e manipulações PIGuisticas valerão todo este esforço recente anti governo federal trabalhista – e a classe merdia local corrobora… como contraponto, ontem fiz umas comprinhas semanais e me assustei com o baixo valor (azeite//iogurte/carne/massa/arroz). Perguntei à caixa sobre a INFLAÇÃO – ela, pra minha surpresa falou que era terrorismo das radios e tvs… eu CURTI muito, hehehe

Os comentários estão desabilitados.