A “emenda constitucional” do “cidadão” Gilmar Mendes, noticiada em alguns jornais, é um factóide e uma aberração.
Factóide porque não existe a menor possibilidade de que um “cidadão” – nem mesmo um “supercidadão” como o Ministro, propor emenda à Constituição.
O artigo 60 da Constituição Federal é claríssimo ao afirmar que só o presidente da República, um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal ou a metade das Assembléias Legislativas dos Estados o podem fazer.
Gilmar é muito poderoso, mas não tudo isso.
Juridicamente, é apenas uma “cartinha” ao Senado, com o mesmo valor de uma que eu ou você resolvêssemos escrever.
Politicamente, claro, tem outro peso. É um “balão de ensaio” cavilosamente lançado por Michel Temer para despertar a ambição de mando total dos parlamentares, que se assenhorariam formalmente do Poder Executivo.
Essa, a aberração.
A proposta não tem o mínimo de realismo político, faz tanto sentido quanto a possibilidade de que os eleitores escolhessem, se este fosse o candidato a presidente, um traste como Temer ou o próprio Gilmar como cabeça de chapa presidencial
Fala em “dissolução da Câmara dos Deputados” pelo Presidente, coisa com a qual duvi-de-o-dó alguma maioria parlamentar venha a concordar, exceto se estabelecida num processo de confronto por uma Constituinte eleita para uma reforma política, distinta do Congresso Nacional.
Trata-se de uma flor – e ainda com odor nauseante – do recesso parlamentar, como dizia, nos anos 80, Thales Ramalho, o avô do “Centrão”.
A “Emenda Gilmar” não existe, mas suas intenções, sim.
Não é difícil imaginar o que daria um monstrengo destes: em 2014, ninguém menos que Eduardo Cunha seria consagrado como Primeiro-Ministro, e fácil.
Corresponde ao desejo da camada fisiológica da política de retirar do povo o poder de escolher os governantes, entregando-o aos “homens çábios“.
O mais trágico nisso é que estamos na dependência de um tipo abjeto como Gilmar para dizer o óbvio diante de situações de arbítrio, como na proclamação do óbvio de que condução coercitiva só pode ser feita quando o cidadão recusa o comparecimento espontâneo à polícia.
Está claro que não o faz por consciência jurídica, mas porque faz parte do seu enfrentamento aos arroubos de poder policialesco do MP e da ala MM (Medíocres e Maus) do próprio STF: Fachin, Barroso e – não sabe sequer bem porque está ali – Rosa Weber.
Pelo poder – que ele deseja tanto quanto o trio mas sempre esteve mais perto dele que qualquer um dos três – Gilmar Mendes presta-se ao papel de autor da “cartinha de sugestões” ao Senado.
Segue o exemplo de Temer: verba volant, scripta manent.
Fica nela o registro eterno de seu golpismo, como ficou o de seu parceiro, o ex-vice-decorativo.
10 respostas
#BandidoTogado Mendes Junto Com Aécio São Os Maiores Canalhas Do Brasil!!! https://youtu.be/ZHbXC3OmQe0
Nunca subestimem Gilmar Mendes. O homem é muito poderoso e corajoso, além de golpista é tucano de quatro costados. A PEC 55/2016, agora EC-95 também tinha inconstitucionalidades tão graves que confrontação cláusulas pétreas. Apesar disso, foi incorporada à CF/1988. O mesmo se diga em relação à. deforma trabalhista, que causa demissões em massa e multas para os trabalhadores, em benefício dos patrões escravocratas.
Mas o que é constitucional depois do GOLPE!? Mais um golpe baixo não faz diferença.
E Gilmar liga para isto?
…E falando no Demônio ‘Beiços do Cão’ do STFede!…
Demônio se apossa do corpo do mafioso Demônio golpista mimiSHELL do CUnha no dia da “posse”!
“Sabidamente!”
https://www.youtube.com/watch?v=Gp_QxNmu-F0
MUNDO DE OLHO no JULGAMENTO de LULA
https://www.youtube.com/watch?v=RfKDIjizl3Y
RAIMUNDO IMUNDO ALVES , A CONDUÇÃO COERCITIVA SEM NEGATIVA ANTERIOR DO CITADO É CONTRÁRIA A LEI.
O BANDIDO DE CURITIBA QUE TANTO ADMIRAS FOI O PROPULSOR DESTA ABERRAÇÃO ,MAS ELE VAI PAGAR POR ISSO E MUITAS OUTRAS.
A DEMOCRACIA VOLTARÁ A IMPERAR NESTE PAÍS E A LEI SERÁ NOVAMENTE RESPEITADA.
SERÁ A HORA DE VERMES COMO VC SE RECOLHEREM A SUAS TOCAS.
GILMAR —-BEIÇO PORNOGRÁFICO—- É MAIS UM BANDIDO TOGADO DOS QUE ATUALMENTE ASSOLAM ESTE PAÍS .
GIGI TEM TODOS OS PODEROSOS NAS SUAS MÃOS(daí seu poder).
ELE DEBOCHA DA LEI,DA DEMOCRACIA E DE NÓS ,MAS UM DIA ACABARÁ..
E ESTE ,ASSIM COMO TODA A BANDIDAGEM TOGADA VERÁ O SOL BRILHAR FATIADO.
OS DE 64 SE ACHARAM ETERNOS,JÁ FORAM,ESTES IRÃO EM MENOS TEMPO,MUITO MENOS TEMPO.( conseguiram ser mais podres do que os outros , e esse será o fim)
2018
GILMAR PRESIDENTE … CUNHA 1o. MINISTRO … AÉCIO, MINISTRO da SACANAGEM … SERRA, MINISTRO da LAVANDERIA …e… JUCÁ e GEDDEL cuidam do PUTEIRO BRASIL !
E a SURUBA da rola solta, ROLA debaixo da PINGUELA … simples assim !!
A emenda do beiçudo é para tumultuar, criar um clima de confusão e incertezas, estimular a suruba, porque é proposta sem pé nem cabeça.