Emprego e renda voltam a subir. Imagine sem terrorismo econômico…

renda out

Os sinais de recuperação econômica, já registrados na pesquisa do Banco Central que registrou alta na atividade econômica, ganharam força, hoje, com a divulgação do nível de emprego e renda pelo IBGE.

O desemprego caiu para 4,6%, o terceiro menor índice da história e o menor para o mês.

A renda média cresceu, como se mostra aí no gráfico, mesmo tendo havido uma queda nos setores mais “amaldiçoados” pelos comentaristas neoliberais: militares e servidores públicos tiveram redução real nos seus vencimentos médios.

Isso não quer dizer que não tenhamos uma situação econômica invejável.

Quer dizer que não é sobre os trabalhadores que estão, como sempre, recaindo seus ônus.

Lá no final do post, você vai ver uma tabela com as taxas de desemprego desde o início do governo Lula até hoje.

Não requer explicações, de tão evidente.

Curioso é que, proporcionalmente, a maior redução se deu em São Paulo, onde há gente que acha que só os nordestinos se beneficiaram das mudanças.

Vejam alguns trechos do relatório do IBGE:

  • A taxa de desocupação em outubro de 2014, foi estimada em 4,7% para o conjunto das seis regiões metropolitanas investigadas. Frente a setembro (4,9%), a
    taxa não apresentou variação significativa. No confronto com outubro de 2013 (5,2%), a taxa caiu 0,5 ponto percentual.
  • O número de trabalhadores com carteira de trabalho assinada no setor privado no mês de outubro de 2014, foi estimado em 11,7 milhões no conjunto das seis regiões pesquisadas. Este resultado não variou na análise mensal (frente a setembro) e quando comparado com outubro de 2013 também se mostrou estável.
  • O contingente de desocupados, em outubro de 2014, foi estimado em 1,1 milhão de pessoas no conjunto das seis regiões investigadas, não apresentando variação na comparação com setembro.

Aposto um doce que a saída será apelar para dizer que o nível de ocupação ainda é baixo, menor que há um ano. Mas é este, a meu ver, o ponto que se tornou mais fraco na pesquisa do IBGE, por uma simples razão.

É que a pesquisa considera “população em idade economicamente ativa” todos aqueles com 10 anos ou mais, quando nos países desenvolvidos a conta se faz com aqueles que têm 15 anos ou mais.

E é claro que o trabalho no país se tornou – como deve ser – algo que não deva ser parte da vida de crianças de 10 a 14 anos.

Felizmente, esta é cada vez menos uma realidade brasileira.

Simples assim.

desempout

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

13 respostas

  1. O problema é que, para toda notícia boa, o PIG sempre tem uma conjunção adversativa, seguida de uma opinião.

    1. A solução Pedro é ignorar totalmente o PIG, eu já adotei esta prática a vários anos e me sinto muito bem, apenas assisto as vezes o Jornal da Record e quase sempre o Reporter Brasil da TV Brasil, além é claro de todo dia me informar pelos BLOGs: Tijolaço, DCM, Conversa Afiada, Rede Brasil, Poços10, 247, Carta Capital, Pragmatismo Político, O Cafezinho e o GGN, estes são os principais. E me sinto muito bem informado.

  2. Sou neurótico ou é só uma simples “coincidência” o estouro da crise mundial em 2008, quando se tornou claro que a economia brasileira estava bombando prá valer?

    1. Se você é neurótico eu não sei, mas esse é disparado o comentário mais nonsense que já vi na vida! É sério isso?

      1. Em verdade a crise nos EUA e na Europa coincidiu com a posse de governos de esquerda em toda a América do Sul e Caribe. Um a um os países foram reduzindo seus repasses ao FMI.

        A melhoria das condições na China e na India impuseram novo patamar para comodities e alavancaram o desenvolvimento de seus produtores.

        A crise dos ricos tem a ver com a melhoria da vida dos pobres, com a redução dos repasses das colônias econômicas.

  3. Fernando não faz aposta pq vc vai ganhar um caminhão de doces dos comentaristas da Globo kkkk. Eles se tornaram muito previsíveis.

  4. O PIG é de um despeito sem tamanho. E o PSDB então? E o que dizer dos coxinhas que votaram no Aécio?
    Contra fatos não há argumento. Podem falar, se espernear, nada vai mudar esse número hoje, mesmo que um dia venha aumentar, o que mostra a história atual é que temos os melhore resultados, mesmo em tempo de crise.

  5. Brito, vi ontem em um blog da Folha (da Folha!!!) uma notícia incrível, que desmonta esse catastrofismo do PIG e seus “colonistas” (copyright PHA): no Brasil foram criadas até agora, em 2014, quatro mil micro e pequenas empresas POR DIA, em média, sendo mais de mil só em São Paulo.
    Por dia, repito! Imagine se o Brasil não estivesse nessa “profunda crise econômica”, como seria!
    Isso explica em parte os números positivos do IBGE. É esse pessoal das micro e pequenas que está segurando o emprego e a renda, já que os grandes estão boicotando o governo ou com medo do terrorismo pigal.

  6. Cadê a gestora muda que não vem a tv p´ra falar sobre esses números? Onde está o governo vassalo que se cala ante a escalada de golpes dia sim, dia também?

    Brito, você deve saber, meu caro, que a elite não está preocupada com desemprego baixo, hospital e escola pública e muito menos com corrupção, até porque, quem estava disparado nas eleições no DF era ninguém menos que o Arruda, aquele do mensalão do DEM que foi flagrado e filmado com lotes de dinheiro, colocando no bolso e nas meias. A elite não gosta de pobre deixando de ser pobre e ocupando espaços que na sua vã ilusão, eram seus, tais como shoppings e aeroportos, portanto, se Dilma não vier a tv e agir contra os golpistas, mais ódio será inoculado na sociedade, mais ódio e cafajestagem – como a do Toffoli – serão rotina.

    Realmente, Dilma deve ter adorado ter sido torturada. Não quer esquecer este imenso prazer que sentiu, por isso, torna-o presente o tempo todo. Foi p´ra isso que lutamos para elegê-la? Tenho verdadeiro asco do Merval, do bandido e jagunço do Gilmar e quero ver apodrecer todo o pig e toda essa canalhada egoísta, mesquinha, perversa, que acha que o mundo é seu e que pobre é para lhes servir e viver indignamente.

  7. Essa notícia é muito boa para nós, brasileiros. O desemprego é algo muito grave, e este deve ser tratado com suma importância. Muitos, principalmente jovens, recém formados, se queixam da falta de emprego na área que estes se especializaram,esta questão vem sendo discutida e tratada pelo governo federal. Além de esperarmos pela mudança temos que ter esperança que a cada dia mais esta questão seja esclarecida e resolvida.

  8. Realmente acho que a crise está na cabeça desses coxinhas mal amados deste Brasil.
    Estão empregados, conseguindo ganhos reais de salário, podendo viajar, mandar os filhos ao exterior para estudar, mas sempre reclamando. Dá nojo.
    Onde trabalho, área massivamente tucana, sou forçado a escutar comentários infelizes, os quais rechaço com fatos quando observo exageros. Mas essas pessoas são tão politicamente analfabetas que acho que estou perdendo tempo.

  9. “Emprego e renda voltam a subir. Imagine sem terrorismo econômico”

    O triste e’ que “Terrorismo” e’ a palavra apropriada. Isto mostra o quanto medieval e’ esta midia rentista. Triste mesmo, pois torcem contra o proprio Pais. Eu imagino que sem este grupo da familias que propagam a mentira, o odio e a desinformacao por 514 anos, hoje seriamos um Pais desenvolvido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *