Da trevas não nasce a luz

tuba

Exceto por intervenção divina, o que não parece ser o caso (apesar de dizerem que o Altíssimo tem cidadania brasileira) não há possibilidade de que a verdade venha a tona enquanto tivermos o país tomado por um escândalo cujos fatos, essencialmente, não são de conhecimento de ninguém, exceto um pequeno grupo.

O sigilo de Justiça, que não é algo desarrazoado, tem duas finalidades: preservar a imagem e a honra pública das pessoas (razão pela qual até em triviais casos de divórcio é aplicado) e permitir o desenvolvimento de investigações.

Até uma criança veria que, a esta altura, ele não se presta nem a um nem a outro fim.

Porque honras e reputações estão ao sabor do que um anônimo agente de polícia disse que algum dos acusados ou interrogados disse – sabe-se lá se disse ou se não disse – e que os jornais repercutem da forma que quiserem.

Ontem mesmo, o depoimento de um dos detidos, onde ele não fazia senão negativas de irregularidades, virou, na manchete do Estadão, uma acusação a partidos nominados e outros – definidos como “alguns” – que não interessou ao jornal identificar. E, ainda que a estes e a outros tenham havido transferências ilegais de dinheiro, o que se falou referia-se às legais.

Portanto, para quem é mandado prender em operações fartamente cobertas pela imprensa, com “direito”  a ser exposto em rede nacional, não há porque falar que o sigilo  para preservação de imagem.

Resta a segunda razão: o prejuízo nas investigações.

Como este caso está nas páginas dos jornais, revistas e nas telas de televisão, ofende às menores inteligências que as provas passíveis de destruição não tenham sido, até agora, destruídas.

Afinal, o grupo de empreiteiras é de uma dúzia. E quem pagou “por fora” sabe perfeitamente que o fez.

Idem quem recebeu, inclusive os políticos.

Igualmente, argumentar que a tal Operação Lava-Jato é composta de 10 ações e que apenas algumas delas estariam vinculadas ao privilégio de foro no STF é uma deformação evidente, porque não é isso o que define o sigilo judicial.

Não tem sentido falar ainda em sigilo de Justiça para este caso, exceto para pretender, pelo controle das informações de quem acusa a quem e do que se acusa, manter o poder de fazer política com isto.

Ou seja, de usar-se o Judiciário para o embate político, o que é uma aberração.

É o Supremo Tribunal Federal o reitor deste processo, não há dúvidas quanto a isso, pois tudo está atrelado à delação premiada de Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa.

A divulgação em pílulas – de composição obscura – dos fatos (e frequentemente dos não-fatos) representa, agora, o inverso do que o instituto do sigilo judicial visa proteger: a honra e a eficiência das investigações.

E estender a jurisdição de uma Vara Federal de Maringá para todo o país. O que, por mais respeitável que uma dependência local do Judiciário pudesse ser, é um evidente despautério de competência.

O Supremo Tribunal Federal, no deu dever de ser o guardião da Constituição brasileira não pode assistir inerte a transformação de uma investigação policial converter-se num fator de ataque ao artigo definidor da República: “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

O poder, portanto, não é para ser exercido de uma repartição da Polícia Federal, nem de uma vara de justiça, nem do gabinete de promotores e, muito menos, do “aquário” das redações de jornais e televisões.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

32 respostas

  1. TIJOLAÇO, não sei o que o governo quer, mas uma coisa tive certeza depois que passou o período eleitoral, são mesmo uns covardes. Esta história é verdadeira. Tenho uma pequena empresa que vez enquanto falo das amarguras das ME/PEQUENA EMPRESA NESTE ESPAÇO DE COMENTÁRIO e citando a covardia do dia a dia que acontece comigo e que deve acontecer com os outros, pois bem: Estou num processo de renovação de cadastro no BANCO DO BRASIL que se arrasta a meses, reconheci que enquanto tivesse o processo eleitoral iriam nos cozinhar até que passasse a eleição, NÃO DEU OUTRA. Resposta do BANCO DO BRASIL HOJE 19/11/2014 – O BNDES não esta mais disponibilizando CARTÃO BNDES para empresa que não seja A++ ou A+. TIJOLAÇO, tenho esta empresa a mais de 6 anos, nunca demos um prejuízo a algum banco ou muito menos a algum fornecedor. bastaria olharem o famigerado CADASTRO POSITIVO inventado pelos COVARDES que nem eles seguem. Então TIJOLAÇO este governo já esta cuidando de deixar descontente e insatisfeito o resto que falta da população brasileira, e que não nos venha com linguagem técnica que essa linguagem não era a mesma de antes e durante o período eleitoral . ALARDEOU DURANTE TODA CAMPANHA SOBRE A PROTEÇÃO E CRÉDITO PARA MICRO E PEQUENA EMPRESA – FOI ESTELIONATO ELEITORAL TAMBÉM – É MENTIRA ESSE GOVERNO É MENTIROSO SIM E NÃO MERECE MAIS O RESPEITO DE NINGUÉM, É COVARDE, PORQUE DINHEIRO PARA O FREEBOI TEM, PARA A ODEBRECH TAMBÉM TEM, PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESA ELES TEM PROPAGANDA MENTIROSA. são um bando de covardes querendo se salvarem da POLÍCIA FEDERAL. Insistir mais uma vez com o PT TIJOLAÇO, foi um erro, não merecem o respeito nem de quem os elegeu. Não pedi propina e nenhum privilégio, só esperava que cumprissem a palavra para que as ME/PEQUENA EMPRESA sobrevivessem nesse país infestado de corruptos.

    1. Parabéns a Dilma por cessar esta promiscuidade com empresários de micro e médias empresas, quer crédito vai para o Itaú, Bradesco, cadastro positivo e cadastro oculto é obra dos Bancos privados, nem um eleitor que voltou na Dilma pode estar insatisfeito com os índices econômicos e desemprego, veja insatisfeito mesmo está o empresário que não consegue mão de obra a custo ínfimo, certamente meu jovem você está mais para Maitê Proença.

      1. Tenho mais anos luta do que você rapaz, levei cassetete nas costas e não me orgulho disso mais, não sei se valeu a pena. Você não é nem Pequeno e nem Micro empresário, senão saberia do estou falando, só é mais engajado na cegueira. Se acha que é mentira vá la´no BANCO BRASIL e solicite este cartão BNDES, não desminta o que não confirmou. Eu sou de formação de esquerda e tenho parente desaparecido até hoje. Votei e não sei se voto mais porque não admito mentira de ninguém, Sei reconhecer avanços, mas isso não tapa a nodoa da corrupção. Eu precisaria ser um corrupto com CLASSIFICAÇÃO A++ ou A+ para ter o cartão do BNDES, então foi mentira sim a PROPAGANDA ELEITORAL, foi estelionato para com os ME/PEQUENO. Não comente o que não sabe.

        1. O Banco do Brasil é de economia mista, se quiser o cartão abra conta na caixa, lá você terá, porém terá que aguardar pelo menos três meses, que é a exigência que a caixa faz. Sou correntista do Bradesco e estou com o mesmo problema, a juros normais o Bradesco me concede crédito porém a juros subsidiados se negam a emprestar, desconfio que exista um boicote dos bancos ao governo.
          Para confirmar o que digo, peça para o seu gerente formalizar a negativa e os motivos, duvido que eles formalizem.
          Uma dica o SEBRAE esta promovendo em diversas unidades um seminário denominado ACESSO A CREDITO, será uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas ou denunciar.

          1. Irmão obrigado pelo toque, porém, O CARTÃO BNDES foi cancelado para as ME/EPP, é só para quem tem classificação A++ ou A+, a gerente foi curta e grossa nessa informação. A Panelinha é a mesma infelizmente. Tenho mais de três meses tentando se eu esperar mais três meses por essa covardia minha empresa deixa de existir e e serão 6 sem emprego. Obrigado, infelizmente vivemos num país de mentiras.

    2. Sr. Carlos,
      Aonde está o papel com a assinatura da presidenta Dilma negando o crédito que o sr. pleiteia?
      Na verdade quando o crédito sai é mérito seu,
      mas,
      quando o crédito é negado é culpa….. do Lula!

      1. Não podemos falar d meritocracia numa situação dessas amigo, o comando é um só, eu votei na Dilma, todas as ações devemos creditar ou descreditar a ela para o seu governo. A questão é que ela através de seu BANCO de FOMENTO esta matando o meu emprego, não sei se é mérito meu ou seu fechar e abrir portas, estão matando as galinhas dos ovos de ouro, quem mais paga imposto e quem mais emprega no Brasil, se é assim cada um por seu mérito, não deveríamos então ter governo expondo sua política econômica ou muito menos pedido votos e ajuda quando a vaca vai para o brejo. Se ela assinou ou não eu não sei só sei que o BANCO DO BRASIL informou isso, se ela ainda manda lá e quem escolhe o seu presidente deve ser mérito dela.

  2. Perdoe-me, Brito, mas onde está nossa gestora que há quatro anos não se senta a mesa como presidentA? Que ações, que atitudes tomou ela? Gosta tanto da tortura que vai querer eternizá-la, levando todos nós juntos? O que pretende? Onde ela está? Está viva? Está presa, solta, livre… como está ela? Alguém sabe? Assim como fizeram com Chaves, “prenderam” ela! Ela não se pronuncia. Ela – democraticamente eleita, mesmo contra vários golpes do pig – nada faz, nada fala. Colocou na Justiça alguém vassalo para confirmar a vassalagem deste governo e dela.

    Perdoe-me, Brito, nenhum baixo desemprego, nenhum ganho de renda do trabalhador me enche de esperança. Não é com esse argumento que calaremos a oposição, ao contrário, quanto mais benefícios tais como emprego, Pré-Sal, educação, salários o povo tiver, mais a oposição golpista se fará presente. Não dá p´ra ver, Brito? Se fosse corrupção, porque Arruda era disparado o primeiro nas pesquisas no DF até ser impugnado?

    P´ra mim, chega. Que o governo faça a sua parte. O soldado aqui, precisa salvar sua saúde.

    1. Leonardo, meu irmão,

      se de fato você é pelos trabalhadores, acalme-se.
      É um momento novo na história o que nós vivemos.

      O nosso grande desejo é retomarmos o sentimento de normalidade, de bom andamento do governo, do Estado.

      O Aécio dizia em sua campanha: quer que a Petrobrás saia das páginas policiais?
      Não dizia: quer acabar com a corrupção na Petrobrás?

      A vida não é fácil, e o embate é sobretudo político.

      Porque o combate a fome, vencemos.
      ao desemprego, vencemos,
      inclusão digital, vencemos,
      investimento em infraestrutura, vencemos,
      inclusão de trabalhadores nas universidades, vencemos,
      Mais médicos (primeiro atendimento na saúde básica), vencemos,

      Déficit habitacional, encontramos o caminho,
      na desigualdade de renda, encontramos o caminho,
      na desigualdade regional, encontramos o caminho,

      Mudamos o marco regulatório da exploração de Petróleo no Brasil, agora ele é nosso mesmo, o dinheiro ficará aqui, e estamos diante de uma jazida que nos colocará ombro a ombro com os maiores produtores mundiais de Petróleo.

      Mandamos o FMI, para outras paragens,
      Fundamos o Banco dos Bric´s,

      Pra ficar no que lembro de pronto.

      A mulher mal descansou da campanha, viajou para o outro lado do mundo, para contribuir com os países em crise de recessão e arrocho da qual nós aprendemos a sair.

      E quem está do lado dela entra na pilha da mídia e suas carpideiras se roendo com o que creem ser o fim do mundo?

      Ora, somos homens e mulheres merecedores de um governo popular ou somos ratos?

      A força dos trabalhadores pode até estar em suas lideranças também, mas todo seu lastro é nossa força de maioria, de coesão, de proceder, de luta (como queira chamar). É só vermos como são frágeis as associações com as empreiteiras, com o PMDB, e com a canalha toda.

      E agora? Quê fazer?

      Zeca Pagodinho nos lembra, que na vida a coisa mais feia, é gente que vive lamentando de barriga cheia!

      À luta política, meus irmãos.
      É melhor morrer lutando do que ser escravizado!

      Um abraço!

      1. Tenho 51 anos e sempre fui de esquerda. Só não consigo entender porque este governo é tão mudo e covarde, meu caro. Sei de várias batalhas que vencemos, porém, em 2010, se não fosse descoberto que a mulher de Serra tinha também feito aborto, provavelmente não teríamos vencido; agora, em 2014, iríamos vencer folgadamente e o que aconteceu? Um golpe da Veja, uma revista de esgoto, quase nos tirou não apenas a vitória, mas o país, Carlos! Vencemos tantas batalhas para isso: vivermos sempre sobressaltados com uma derrota, um golpe. O governo e o PT não fizeram o debate político, muito menos nas comunicações. Os próprios delegados e policiais da PF são também envenenados pelo PIG! Ou eles não lêem jornais, revistas nem assistem a telejornais? Fizemos a Copa das copas e o que vimos? Xingamentos a Dilma, boicote de todas as formas! Temos recorde de exploração de petróleo e no Pré-Sal e que vemos da Petrobrás? Corrupção, corrupção e corrupção! Destinamos 75% dos royalties do petróleo para educação e 25% para saúde e o que vemos em vez de uma presidenta ovacionada? Manipulação contra a Petrobrás, corrupção e mais corrupção. Fizemos o maior projeto habitacional da nossa história! E o que vemos?… E o que dizer do Brasil sair do mapa da fome?!… Era para Dilma ser reeleita com 80% dos votos. Era para alguns de nós, até – sabendo de sua vitória – votar em Luciana Genro ou um outro mais à esquerda a fim de fortalecer um projeto mais progressista de sociedade. Mas não, Carlos. Temos golpistas, canalhas, FDPs o tempo todo querendo estilhaçar o país e vendê-lo em partes. E é por isso que, disse que estou cansado e que eu, enquanto soldado, preciso, ao menos, cuidar da minha saúde. Só isso. Em todo caso, valeu a tua preocupação.

        1. Leonardo,

          faz bem em cuidar de sua saúde, estamos na mesma barca, e a vida não tá fácil!

          Fique bem, meu irmão.
          E ainda contamos com tua boa disposição!

          Abraço.

  3. O PT está amarelando. Como é que um partido acaba de ganhar uma eleição e sequer usa o entusiasmo do eleitor para defender aquilo que foi dito na campanha?
    Dilma sempre teve uma péssima comunicação trabalhando para ela (não estou falando da propaganda eleitoral, pois João Santana é o melhor). O que leva Dilma a ter ministros tão medíocres? O que leva o PT a excluir o debate político? Está na hora de darem uma resposta dura aos desmandos na justiça. São vazamentos seletivos; Gilmar Mendes sendo sorteado para tudo que é para ferrar o PT (quero que ele me diga os números da mega-sena); será que ninguém vai falar nada?
    Pode até parecer que fiz uma salada no meu desabafo, mas tudo isso está interligado e nós, eleitores de Dilma, sem saber o que fazer.

    1. Desemprego e renda, Nada disso importa se não há a politização e a apropriação política por parte da presidente e do PT. Ontem, a oposição conseguiu impor uma derrota política ao PT ao aprovarem na cpmi a quebra de sigilo telefônico de Vacareza. Onde estavam os parlamentares do PT que não impediram mais essa derrota? Certamente não são mais os mesmos, pois após o PT chegar ao poder, eles ficaram ricos e agora tanto faz como tanto fez. Sendo do governo ou oposição já são ricos mesmo…

      1. Sergio quem não deve não teme , deixa esses idiotas da oposição se matarem sozinhos eles não precisam de ajuda para ser incompetentes depois de passada essa faze de politização do judiciário , só vai sobrar para eles , ai veremos o nascimento de outro “escândalo” , mas trabalhar para o BRASIL essa turma não sabe e não quer , por isso perderam todas.

  4. Fala alguma coisa Dilma!!!! … mais fala!!!! … o então faz alguma coisa!!! … mais faz!!! … muda ministros, nomea um porta voz decente … sinceramente, não estou entendendo a estrategia de somente apanhar!!! … pelo menos fala, o manda recado, de que esta tudo controlado e trata-se de uma estratégia!!!!

  5. Desemprego e renda, Nada disso importa se não há a politização e a apropriação política por parte da presidente e do PT. Ontem, a oposição conseguiu impor uma derrota política ao PT ao aprovarem na cpmi a quebra de sigilo telefônico de Vacareza. Onde estavam os parlamentares do PT que não impediram mais essa derrota? Certamente não são mais os mesmos, pois após o PT chegar ao poder, eles ficaram ricos e agora tanto faz como tanto fez. Sendo do governo ou oposição já são ricos mesmo…

  6. A luz surge da boca do fuzil .

    Não cansarei de escrever republicanismo, republicanismo onde o Judiciário(com raras excessões) junto com a mídia e asseclas são golpistas.

    A prova é o tal STF dormir em berço explêndiddo.

    O golpe já está dado. Consolidar falta pouco. Para tentar evitar só as ruas. Mas haverá confrontos violentos . luta de classe no último grau . Falta Tcheka/URRS .

  7. vazamento para os grandes jornais sempre acabam ganhando adjetivos especulativos na hora da divulgação (ou melhor, da politização de uma questão meramente judicial). Sem os adjetivos seria apenas uma matéria, um noticiário do tipo “em primeira mão”. Acontece que os grandes jornais acrescentam à notícia alguns retoques bem adjetivados que conduzem a opinião pública a um julgamento antecipado, com base no que foi especulado. Quando a justiça vier a se pronunciar sobre o caso, o povo já fez seu julgamento e, assim sendo, a palavra da justiça soará como um quase inaudível sussurro nos ouvidos de quem já firmou sua convicção nos moldes pretendidos pelo chamado “pig”. Os danos tornam-se irreparáveis.

  8. Milhões de brasileiros elegeram Dilma, à despeito de todos os ataques, artimanhas, chantagens, vilanias assacadas contra ela. Nós, que a elegemos, esperávamos, terminadas as eleições, livres, democráticas, através de um sistema único no mundo, que dias melhores viriam. Ledo engano, o Governo continua refém das forças de sempre, aprisionado, atacado, vilipendiado e, pior, não reage, quando muito nos contempla com a palhaçada do incrivelmente incompetente Ministro da Justiça ao exigir investigação de atos praticados por agentes públicos, os mesmos envolvidos no inquérito do Lava Jato, capitaneados pelo Juiz do feito, vasando diuturnamente, seletivamente, as informações que vão constituindo a munição dos ataques a esse Governo que elegemos democraticamente, alimentando o caldo de cultura para o golpe sempre desejado, sempre urdido, contra o povo brasileiro e suas instituições.
    Resta-nos a esperança das ruas, onde irão os que elegeram a Presidenta Dilma, e que não deixariam barato os intentos dessa turba de golpistas. Mas, até quando nossa indignação e repúdio alimentarão a força necessária para o embate com esses pulhas?

  9. Quando vai acabar esse ciclo vicioso de somente reclamar o que o pig fala ou deixa de falar. Tem informação importante para ser divulgada e discutida, mas não os blogs somente discute como, de que maneira a grande impressa divulga, vamos evoluir, o globo, estadão, folha não tem representatividade nacional, o que se vê nos blogs no momento é a mesma matéria repetida. Não li uma vírgula sobre esse assunto.
    http://espn.uol.com.br/noticia/460260_responsavel-por-arena-do-gremio-e-citado-em-relatorio-da-pf-na-operacao-lava-jato

  10. As frestas dos vazamentos e as brechas na justiça, com o PIG reinando soberano sobre informações sigilosas e privilegiadas. Isto pode?

  11. Imaginem só! , uma repartição de polícia fazendo o papel da Justiça !!!
    ALÔOOO STF ,TEM ALGUÉM AÍ???

  12. Assino embaixo, Fernando Brito. Infelizmente, desde o dia 27 de outubro, a capital do Brasil foi, de fato, transferida para o Paraná e os poderes da República se deixaram substituir pela PF, o MPF e o juiz Moro, todos daquele estado. Estamos entregues a um pequeno grupo que está fazendo a festa segundo as suas preferências seletivas. Para ilusão dos alienados e proveito dos hipócritas que gostariam de que isso levasse a um golpe.

  13. Tem duas personagens que deveriam estar na crista da onda dos atuais acontecimentos políticos e que sumiram, Álvaro Dias e Dilma Roussef, o peruquinha, sabemos muito bem por que do chá de sumiço, já a presidenta, nos deve por que, pois a elegemos, sobre bruta pressão e jogo sujo por anos das organizações estatais e civis da Casa Grande, não para fingir-se de morta e governar na maciota, no ponto morto, mas sim para liderar os que querem de fato mudar o Brasil e veem os derrotados, na maior cara de pau, aparelharem instituições do estado e organizações privadas, para botarem a “presidenta muda” na rua e o povo brasileiro longe do poder. Simples assim, o resto é cegueira política das brabas ou paralisia inercial por cagaço.

  14. A dilma parece estar no aviao do joao goulart sentsdinha na poltrona nr 1 esperando para descer no parana, acorda mulher oega a matraca e vai a luta porra.

  15. Das Trevas não Nasce a “Luz”; mas da FALTA D’AGUA Sim. Porque, se o POVO, não sair da “Trevas GLOBAIS” vai “Morrer de Sede” e isso é só o começo.

  16. O STF não pode…, o Ministério Público não pode…, etc. Mas, e daí? Enquanto tivermos uma mídia golpista, tudo pode. E o cidadão que vá reclamar para o papa Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *