Epidemia de coronavírus se espalha e vai impactar a economia

Hoje à noite, quando abrirem os mercados asiáticos, veremos o início da repercussão econômica da epidemia de coronavírus na China, que está passando sem a devida importância na mídia brasileira.

O total de casos confirmados passou de 2 mil (2.082) – quase o dobro de ontem de manhã, quando eram 1.280) e o de mortes para 56, 15 a mais que no sábado.

A China Global Television Network, rede de emissoras para estatal, publicou agora há pouco o mapa de incidência da doença, que sugere que ela atinge – embora com intensidades diferentes – toda a China, à exceção do Tibete.

Até sexta-feira, muitos acreditavam que podia ficar restrito a uma ou duas províncias, mas os limites são impossíveis e prever. O South China Morning Post reproduz declarações do prefeito de Wuhan, o centro da epidemia – declarando que cinco milhões de pessoas saíram da cidade, antes (por conta das festas do ano novo lunar) ou assim que foi anunciado o bloqueio das estradas, ferrovias e voos, na noite de quarta-feira.

É natural que, além das escolas, também as fábricas tenham o seu funcionamento suspenso. E a demanda por insumos vai levar um tombo.

O quadro é preocupante para o Brasil nas exportações de carnes, minério de ferro e grãos, sobretudo a soja, cujo período de embarques começa agora.

Não será um “choque” de três, quatro dias ou uma semana. Vai durar, ao menos, alguns meses.

Nossas exportações não vão bem, a saída de capitais estrangeiros na bolsa (R$ 10 bilhões, até o dia 22) está em níveis inimagináveis e, com o estabelecimento de cotas fixas de importação no acordo China-EUA, somos a primeira vítima de uma previsível queda nas importações do nosso parceiro asiático.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

19 respostas

    1. Até agora tá mais pra paranoia do que realidade. A letalidade desse vírus é menor que pandemias anteriores. Apenas 4% de letalidade. O SARS tinha 10% de letalidade, o MERS tinha 34%. É um vírus tratável em ambiente próprio, já foi identificado os vetores, o genoma sequenciado. É um susto, mas não vai ser a nova peste bulbonica.

      1. Chego a lamentar que seja assim. Talvez algo como a peste negra fosse necessário para mostrar ao mundo que essa idolatria ao deus dinheiro, ao mercado, ao poder, ao ter em lugar do ser, à ostentação, não tem valor nenhum diante da vida. Cedo ou tarde essa sociedade narcisista, que acha que solidariedade e direitos humanos é coisa para fracos, vai acabar em guerra. Tragédia por tragédia, ao menos uma peste mata indiscriminadamente ricos e pobres, ao contrário da guerra, onde a maioria dos pobres é quem morre, enquanto os ricos são poupados e muitos enriquecem ainda mais.

      2. Peste Bubônica…
        Bulbonica é a peste que nasce dentro de um bulbo.
        Um bulbo do tamanho de uma azeitona….Seu cérebro.

    1. Temos que acreditar, seu Xiquinho, no conhecimento científico dos outros, e comprá-lo a peso de ouro, pois a nossa ciência foi jogada no lixo por um presidente bozo, analfabeto, ignorante, tonto, boca aberta , abostado e sem vergonha, e também corrupto, medieval, fascista, miliciano, apátrida e boçal.
      Viu Xiquinho, fofinho !

      1. E tudo isso com o apoio entusiasmado do seu Xiquinho, um dos trombeteiros de tudo o que o agronegócio brasileiro tem de pior: reacionário, defensor de desmatamento, amigo dos fabricantes de agrotóxicos, defensor dos transgênicos e inimigo ferrenho do meio ambiente e das reservas indígenas. Um canalha dos mais insistentes em sua cruzada, finalmente recompensada com a eleição do imbecil que a bancada do boi ajudou a botar no poder.

        1. Na verdade um imbecil, porque a ciência tem afirmado consistentemente que a floresta Amazônica é a única garantia de que o sudeste não se tornará um deserto.

    1. Aí que você se engana.
      O plano dessa turma é levar o país de volta à tutela do FMI.
      Para isso é preciso esgotar as reservas internacionais.

  1. O crescimento de 0,01% do governo Bozo/Tchutchuca, vai despencar para abaixo da pereba na bunda do Nazimorto.

  2. Os mercados asiáticos abriram e a coisa está feia. Como a China esticou o feriado do Ano Novo Lunar, até para amenizar os efeitos da epidemia e deixar o pessoal em casa, não há negociação no mercado à vista na China, Hong Kong, Austrália e Coréia do Sul, mas os contratos futuros de índices de ações estão despencando. No Japão o movimento também é de queda. Preços do petróleo também despencam. O mundo financeiro apavorado com o efeito do coronavirus sobre a economia chinesa. Mas na mídia do Guedes, aqui em bruzundanga, parece que tá tudo tranquilo…

  3. A minha primeira preocupação é mesmo com as pessoas. Estão apreensivas, sofrendo e morrendo por lá. Se não conseguirem controlá-la e chegar ao país, com a incompetência generalizadas desse governo e o desmantelamento da nossa saúde pública e universidades, seremos devorados por essa epidemia.

  4. A minha primeira preocupação é mesmo com as pessoas. Estão apreensivas, sofrendo e morrendo por lá. Se não conseguirem controlá-la e chegar ao país, com a incompetência generalizadas desse governo e o desmantelamento da nossa saúde pública e universidades, seremos devorados por essa epidemia.

  5. para imprensa golpista e fascista esta uma maravilha o brasil : cada dia agente conhece esta imprensa corrupta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *