Fernando Henrique defenestra Serra: “seja realista, o PSDB é Aécio”

A essa hora, fico imaginando os processos que se passam pela cabeça de José Serra.

Sérgio Guerra, o bab… (na definição de Lula), agredi-lo com a declaração de que não teria 3% nas prévias tucanas,  bem…

Está na conta dos ódios entre os dois.

Mas Fernando Henrique, o homem a quem socorreu nas horas mais difíceis, ajudando a varrer para baixo do tapete escândalos que poderiam tê-lo impedido, até, de ser Presidente (uma história que vai acabar aparecendo, não demora), fazer isso?

E, ao contrário, de quem suportar a herança política impediu-lhe de realizar o sonho de ser Presidente?

Se eu escrevesse romances, como gostam de fazer na Veja, a cena de Serra lendo em silêncio, os lábios volta e meia se repuxando para os lados, o ódio injetando-lhe os olhos, ao ler a entrevista da FHC ao Valor, seria maravilhosa.

Mas é melhor ficar no bom e velho jornalismo e destacar o que disse o ex-amigo Fernando Henrique:

” É frágil [a candidatura Serra] Qual é a dificuldade? A dificuldade [para Serra] é que o PSDB em sua imensa maioria está com Aécio. Quer o Aécio. Então, acho que a pessoa tem que ser realista, até que ponto tem sentido se apresentar como candidato ou não. Mas isso só o tempo vai mostrar, se é possível ou não.

Valor: O sr. vê uma diferença grande no processo de escolha desta vez em relação às outras eleições?

FHC: Ah, sem dúvida. Nos outros anos, houve muito mais indecisão. O partido estava mais dividido. Agora não. O que tem é uma aspiração legítima do Serra, mas não é que o partido se dividiu entre um e outro. Neste momento, nos diretórios, que eu saiba, não existe nenhuma cisão dentro do PSDB. O PSDB está ao redor da candidatura do Aécio.

Valor: Há clima para prévias?

FHC: Eu acho difícil. Mas, claro, se o Serra insistir em ser candidato ele tem o direito. Agora o partido também tem a obrigação de dizer: “Vamos resolver isso logo, não pode esperar”. Para não cair nos erros do passado.

Valor: Até quando o sr. acha que o partido pode esperar?

FHC: Primeiro temos que deixar passar o que vai acontecer agora no fim do mês. Não adianta especular antes da hora. Meu palpite é que Serra fica. Se não ficar, muda tudo. Por que é ele e outros. Mas não há tendência nenhuma de as pessoas saírem. Não há. Ninguém. Nenhuma força importante. Até porque as dificuldades do governo [federal] são enormes. Nunca houve conjuntura tão favorável a uma alternativa. Nosso dever é construir essa alternativa, com seriedade, o quanto antes e juntando gente.

Nenhum apelo para que Serra fique, nenhuma palavra sobre a importância de seu apoio, nenhuma concessão sobre a memória eleitoral que o coloca, nas pesquisas, à frente de Aécio.

O máximo que diz é: não devia ir, mas se quiser vá.

Como diria o Paulo Preto: não se abandona um companheiro assim na beira da estrada…

Daí em diante, deixo por conta de cada um imaginar o que Serra fará.

Que ele estivesse disposto a vender caro a primazia tucana para Aécio, é possível entender.

Mas exigir-lhe que a entregue de barato e em condições humilhantes, sobretudo depois que admitiu publicamente sua candidatura?

Serra tem cargas poderosas  nos seus porões e o ressentimento é má companhia para estes guardados explosivos.

E, podem crer, ele vai dar sinais disso, publicamente.

E, nada publicamente, começar a destilar seu vingativo chorume.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

28 respostas

  1. eu acho que o paulo leite e um catedratico;eu sempre falei que a marina achava que os 20 milhões de votos nas eleiçôes de 2010 eram dela mais eu sempre que ela estava muinto enganado agora o paulo leite matou a charada; olha só se ela tivesse 20 milhões de votos ;já mais enfrentaria dificuldades para conseguir um milhâo de assinaturas pra forma o seu partido pensem nisso;

  2. Cadê a mobilização e a repudia aos médicos da máfia dos órgãos de minas gerais, que anestesiaram uma criança para vender seus órgãos? O Concelho de medicina no Brasil tem moral nem pra xingar ladrão de galinheiro. Espero que os médicos Cubanos possam trazer também um pouco de Ética para essas bandas.

  3. Acredito que eles venham pra agregar, eu sei bem como ser o unico médico num raio de 300km, porém ressalto, o que esta errado é o tipo de contrataçao escravizada dos medicos cubanos, onde apenas 700 reais ficam com estes e o resto pra Cuba, pra financiar um governo socialista! O problema é muito maior que os 4 mil medicos, eh deixar de investir no 500 milhoes anuais em saude no brasil e ver esse dinheiro atravessar mares caribenhos, se eles pudessem residir com sua familia e fixar se no brasil, ótimo, caso contrário nao! aqui em roraima, temos 31 medicos cubanos exilados de cuba que fugiram desse mesmo programa que foi realizado na Venezuela, fugiram por causa disto! ESCRAVIDAO! e alguem precisa saber a procedencia desses medicos, e para isso a realizacao do revalida!

  4. Cadê a mobilização e a repudia aos médicos da máfia dos órgãos de minas gerais, que anestesiaram uma criança para vender seus órgãos? O Concelho de medicina no Brasil tem moral nem pra xingar ladrão de galinheiro. Espero que os médicos Cubanos possam trazer também um pouco de Ética para essas bandas.

  5. Cadê a mobilização e a repudia aos médicos da máfia dos órgãos de minas gerais, que anestesiaram uma criança para vender seus órgãos? O Concelho de medicina no Brasil tem moral nem pra xingar ladrão de galinheiro. Espero que os médicos Cubanos possam trazer também um pouco de Ética para essas bandas.

  6. Acredito que eles venham pra agregar, eu sei bem como ser o unico médico num raio de 300km, porém ressalto, o que esta errado é o tipo de contrataçao escravizada dos medicos cubanos, onde apenas 700 reais ficam com estes e o resto pra Cuba, pra financiar um governo socialista! O problema é muito maior que os 4 mil medicos, eh deixar de investir no 500 milhoes anuais em saude no brasil e ver esse dinheiro atravessar mares caribenhos, se eles pudessem residir com sua familia e fixar se no brasil, ótimo, caso contrário nao! aqui em roraima, temos 31 medicos cubanos exilados de cuba que fugiram desse mesmo programa que foi realizado na Venezuela, fugiram por causa disto! ESCRAVIDAO! e alguem precisa saber a procedencia desses medicos, e para isso a realizacao do revalida!

  7. Acredito que eles venham pra agregar, eu sei bem como ser o unico médico num raio de 300km, porém ressalto, o que esta errado é o tipo de contrataçao escravizada dos medicos cubanos, onde apenas 700 reais ficam com estes e o resto pra Cuba, pra financiar um governo socialista! O problema é muito maior que os 4 mil medicos, eh deixar de investir no 500 milhoes anuais em saude no brasil e ver esse dinheiro atravessar mares caribenhos, se eles pudessem residir com sua familia e fixar se no brasil, ótimo, caso contrário nao! aqui em roraima, temos 31 medicos cubanos exilados de cuba que fugiram desse mesmo programa que foi realizado na Venezuela, fugiram por causa disto! ESCRAVIDAO! e alguem precisa saber a procedencia desses medicos, e para isso a realizacao do revalida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *