Fernando Henrique entra em campo. Dilma não contava com este reforço

fhaecio

As constatações não são minhas, mas do colunista João Bosco Rabello, do Estadão:

“A participação cada vez mais intensa do ex-presidente Fernando Henrique na orientação estratégica do PSDB, e seus conteúdos em textos e em fóruns privados dos quais participa, indicam que rivalizará com o ex-presidente Lula na campanha presidencial deste ano.

Ambos movimentam as candidaturas de seus partidos, revivendo a polaridade que marca há duas décadas as eleições brasileiras entre PT e PSDB. Excluído da última campanha do partido, pela opção equivocada de negar a privatização, Fernando Henrique parece cada dia mais atuante na crítica à gestão do governo e ao modelo de governança do PT”.

Deixo ao caro leitor e à arguta leitora a interpretação disto.

Registro, apenas, que a entrada do “Farol de Alexandria” diretamente na disputa é o maior sinal de que Aécio Neves, mesmo com dois anos de exposição como pré-candidato, não conseguiu ter luz própria.

O próprio colunista do estadão, certamente sem o mesmo viés crítico, o reconhece, em outro texto:

 “Sua pouca visibilidade pessoal ( de Aécio Neves)é compensada pelo conhecimento de que concorre pelo partido de Fernando Henrique Cardoso, José Serra e outros de expressão nacional e regional.”

Certo, certo…

Francamente, do ponto de vista estratégico, 11 entre 10 analistas políticos não diriam que possa ser interessante, para que tem alguma perspectiva de ganhar uma eleição majoritária no Brasil, ser “o candidato de FHC”.

Parece mais um movimento para não perder a “liderança do segundo lugar” do que o de quem disputa para valer.

O ex-presidente na linha de frente da campanha de Aécio é um reforço com que a candidatura Dilma Rousseff não contava.

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

30 respostas

  1. Quero FHC cada vez mais presente… e que o PT saiba reavivar a lembrança dos tempos terríveis que vivemos!
    Nada melhor do que retomar esta polarização! Afinal, nada mais justo. Afinal o que o Aébrio trouxe de novo a não ser recuperar o FCH?

  2. “O ex-presidente na linha de frente da campanha de Aécio é um reforço com que a candidatura Dilma Rousseff não contava.”

    Boa!
    Obrigado traidor entreguista!

    rs,rs,rs,rs,rs,rs

  3. Já que falamos no PSDB, sugiro uma leitura no blog do Miro sob uma votação para passar para uma Fundação a responsabilidade da saúde do Paraná. Juntando alguns pontos, dá para ver que tem nó nessa história da saúde. Dilma consegue um projeto que irá dar mais recursos à saúde que vem do pré-sal, enfrenta uma guerra do cão para implantar o Mais médicos e os governos estaduais já estão tratando de distribuir o bolo de agora e do futuro. A Amil já é dos americanos. Que mais eles querem direta ou indiretamente? Isso explica a cumplicidade da ABM com políticos que votaram contra a CPMF e agora tão juntos com embaixada dos EUA para promover a evasão de médicos cubanos. Grandes porcalhões! Muito interessados no povo brasileiro…

  4. Mas aí vai sér a reedição do programa fala que eu te escuto. Só que o único que esdcuta o FHC é o Aocio. O eleitorado ano escuta. A record já está entrando na justiça contra a cópia do programa dela.

  5. O plano nacional da educação no Senado sumiu com a palavra publico, para assim os 10% para a educação poderem ser privados. O mesmo.
    NA câmara os 10%eram públicos. Agora pode ser privado.voltou para o congresso.vale um post, Fernando ou Miguel!

  6. FHC virou presidente por falta de outro, mas, certamente, não haveria outro melhor que representasse a elite deletéria, decadente, nociva ao Brasil para todos, depois dos fracassos, não para a elite, de Sarney e Collor. FHC foi o presidente que melhor serviu à elite que tem nojo do Brasil e, como à gente que representa, não tem nada a oferecer aos brasileiros. Muitos ainda acreditam que FHC é um contraponto importante à política dos governos petistas. Seria bom se fosse, mas é engano. FHC apenas esqueceu-se de deitar, pois já morreu politicamente. E, Aécio ainda não se deu conta de que o tempo de surfar no prestígio do avo já acabou.

  7. Gran Circus apresenta: o espetacular, o magnifico, o miseravel desse velho chato pra cacete. Ninguem merece!

  8. A depender dos padrinhos, a luta será desigual. Comparar o carisma de cada um, e os respectivos governos, será luta inglória para o PSDB e seu candidato. Vai ser divertido.

  9. Refôrço para que? Com FHC do lado Aécio não vai mais poder usar a frase: Vamos conversar? Aquela coisa de ” papo reto” não vai rolar. O FHC e a pirataria tucana vai atrapalhar essa conversa pois muitos entenderão que esse apoio é um sinal de que o Brasil será de novo vendido a preço de banana e os programas sociais irão para a lata de lixo. O catedrático certamente dará fim nas oportunidades dos pobres chegarem à universidade. Com essa visão elitista de direita da dupla, pobre tem que ficar na senzala.

  10. O nome do aécim já ia crescer muito depois da “marchinha do pó royal”. Agora, com a ajuda do principe, ninguem segura o cambaleante do pó royal.

  11. COMPARTILHE Vote: Avaliação NegativaAvaliação Positiva (+22) | Imprimir Imprimir

    Saiu no Globo:

    DILMA VENCERIA ELEIÇÃO NO 1º TURNO COM 43,7% DOS VOTOS, DIZ PESQUISA CNT/MDA

    Aécio Neves aparece em segundo com 17%, seguido por Eduardo Campos com 9,9%

    Chico de Gois

    BRASÍLIA – Pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira aponta que, se a eleição fosse hoje, a presidente Dilma Rousseff (PT) seria a primeira colocada entre os pré-candidatos. O levantamento apontou que ela obteria 43,7% das intenções de votos, contra 17% de Aécio Neves (PSDB) e 9,9% de Eduardo Campos (PSB). Num outro cenário, quando Eduardo Campos é substituído por Marina Silva (PSB), o quadro seria o seguinte: Dilma ainda lideraria, com 40,7%, seguida de Marina, com 20,6%, de Aécio Neves, com 15,1% e Levy Fidelix (PRTB), com 0,4%.

    Quando o eleitor é perguntado sobre em qual candidato pretende votar para presidente, de forma espontânea, Dilma ainda é a mais lembrada, com 21,3%, seguida de Lula (5,6%), que tem o mesmo percentual de Aécio. Marina Silva aparece em quarto na lembrança do eleitorado, com 3,5%, Eduardo Campos teria 2,6%, José Serra (PSDB), 0,5% e Geraldo Alckmin (PSDB), 0,4%.

    Clique aqui para ler “Dias: Dilma escolhe o adversário”.

    E aqui para ler “Barbosa, vai pro Dudu !”.

  12. Realmente um reforço de peso para Aécim , agora ele afunda de vez , pois em seu pescoço vai essa bigorna e o lança ao mar.
    E é verdade que Dilma não esperava por essa , vai ser mais facil do que pensavamos , agopra nem com o PIG desesperado e gritando a coisa não vai.
    DILMA no 1º turno.

  13. Não tenho tempo, mas deixo a sugestão: que tal uma pesquisa relembrando os aumentos quadrimestrais de 20% que FHC promoveu na energia elétrica logo depois da privatização do setor? E como cereja do bolo, uma página em branco mostrando o investimento privado em energia DEPOIS da privatização? Abs.

  14. O thc e o aécim formarão na campanha a dupla que vai limpar a sujeira do país:
    o thc vai ser a vassoura e o aécim o aspirador de pó.

  15. Não voto em quem criou o FATOR PREVIDENCIÁRIO (FHS), nem em quem o mantém (Dilma). Vou pra terceira via, eu e todos os aposentados e os que estão próximos de se aposentar. Fora cambada de ladrões!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *