Genial/Quaest dá Lula em 1° turno

Sem alteração que mereça registro, a nova rodada da pesquisa Genial/Quaest dá, outra vez, vitória em primeiro turno – dentro da margem de erro de +/- 2% – ao ex-presidente Lula.

A pesquisa, com 2 mil entrevistas, não é telefônica, mas presencial, o que tende a retratar melhor a realidade das classes D/E e em todos os cenários possíveis, com os nomes colocados hoje, registra uma preferência pelo ex-presidente superior a soma de todos os adversários propostos aos entrevistados.

Nas variações, Lula só sobe e chega a marcar 51% nos cenários sem Ciro Gomes.

Também na rejeição, Lula segue em melhor situação que qualquer outro dos principais candidatos, com 43%, bm menos que Ciro (55%) e os campeões Doria e Bolsonaro, ambos com 59%.

Bolsonaro apenas capturou os votos do seu “correlato” Sergio Moro, não mais que isso e o quadro se mostra, mais que estabilizado, cristalizado.

No segundo turno, a vantagem de Lula vai a 20 pontos sobre Bolsonaro: 54% a 34%. Note que, como em outros levantamentos, Bolsonaro atrai muito pouco em relação ao que teria numa primeira rodada: apenas 3% a mais.

A parcela que diz não preferir que os líderes da pesquisa não vençam, 22%, praticamente equivale à soma dos que votam em outros (13%) e os brancos/nulos (7%), embora menos de um terço (29%) dos que escolhem e ficar fora da disputa real digam que estão decididos a fazer isso, sem admitir mudar o voto.

A Quaest entrevistou eleitores de 27 estados, de 5 a 8 de maio. O índice de confiança é de 95%, na margem de 2% de erro. O registro no Tribunal Superior Eleitoral tem o número BR-01603/2022.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.