Haddad não deve ouvir as sereias

Sempre existiram, e quem viveu os difíceis anos 70 sabe bem disso, os sabe-tudo da esquerda, que agem como quem enxerga o povo como um ator que deve seguir o papel e o “texto” que se lhes designa.

No fundo, agem da mesma forma daqueles a quem consideram antípodas, a classe dominante e suas projeções mentais, filosóficas e ideológicas, sobre a classe média.

Nestes tempos de Facebook e Twitter aparecem e ganham adeptos, pois cada um de nós, tal como acontecia com a seleção de futebol, somos tentados a nos tornar “técnicos”.

A consciência popular, porém, forma-se por outros processos, não apenas o das razões etéreas, dos julgamentos morais e das seitas ideológicas.

Ela se cria por um grande caldeirão onde se juntam a realidade presente, as memórias, os sonhos que, muitas vezes, nem se sabe expressar e que pesquisador algum vai detectar senão de forma genérica.

E é deste caldeirão, que saem, num parto longo, de anos, os líderes.

Há um único desafio nestas eleições, que estariam resolvidas se não estivéssemos num processo autoritário que pretende excluir delas aquele que seria seu vencedor, Lula.

O processo de resistência a esta monstruosidade e o da transferência da candidatura a quem ele definiu como seu procurador se confundem, não se excluem.

Os seus adversários batem quase que em uma só tecla: “é uma farsa”, “está demorando”, “precisa definir logo”, “o PT e seus candidatos estão sendo prejudicados pela indefinição”. Não passa dias sem que mervais e sardembergueres, de todos os tamanhos, repitam a cantilena.

Lamento informar que Fernando Haddad não é candidato “para o PT”, apenas “pelo PT”.

Como sereias, querem que ele demonstre que não é “um poste”, que tem virtudes próprias e independência. Ora, tudo isso tem, mas não é isso que importará ao sucesso ou insucesso de sua missão.

A natureza de sua candidatura é a de representar Lula e os 50 dias até a eleição devem ser empregados em dizer à população mais carente de informação que Lula é o candidato “de verdade” e ele está ali para falar o que não deixam Lula falar.

E que, no Governo, será o intérprete de Lula apenas o tempo que seja necessário para que ele próprio volte a dirigir o país diretamente.

Que ele está ali para ser Lula, a pedido de Lula, enquanto Lula não puder estar com seu povo.

Que sua legitimidade, mas que ser Haddad, é ser a porta para Lula voltar.

Todo o resto é mercadoria de pouco valor.

Seu “programa de governo” é trazer Lula de volta e trazer de volta, com ele, os tempos do Lula.

Aqueles que, na memória e nos desejos, eram o contrário da realidade em que o povo está.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

32 respostas

  1. ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA POPULAÇÃO BRASILEIRA!
    LULA LIVRE MAIS DO QUE NUNCA!
    E quem agora “sempre afirmou esta verdade” é, pasme, a procuradora Raquel Dodge

    [Deus é bom! E pelos justos!]

    Em discurso na 120ª Sessão Ordinária da Corte Interamericana de Direitos Humanos, realizada na Costa Rica, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, destacou que o Brasil deve cumprir, em suas relações internacionais, o princípio da prevalência dos direitos humanos, conforme prevê a Constituição. E deve, inclusive, apoiar a criação de um Tribunal Internacional de Direitos Humanos. Para a procuradora-geral, a celebração de tratados e o reconhecimento da jurisdição de tribunais internacionais, pelo Brasil, impõem ao país o desafio de buscar sempre uma sociedade livre, justa e solidária e o combate efetivo à pobreza e à desigualdade.
    A PGR lembrou que o Ministério Público brasileiro atua em conjunto com os demais órgãos do sistema internacional de direitos humanos e com órgãos nacionais para a construção de uma sociedade inclusiva. Para Dodge, o desafio deste século é reconhecer a centralidade do tema e sua proteção na agenda dos estados. “A consolidação desses valores comuns é um processo em curso que se reforça continuamente na atividade dos vários órgãos internacionais, como a Corte Interamericana de Direitos Humanos. Esse repertório de hermenêutica de direitos humanos tem revolucionado ordenamentos jurídicos, impondo modificações em condutas administrativas, legislações nacionais e mesmo interpretações judiciais internas”.
    (…)
    A Corte IDH é composta por sete juízes e é presidida atualmente pelo juiz brasileiro Roberto de Figueiredo Caldas, além de juízes da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador e México. Trata-se de um tribunal típico, que julga casos contenciosos entre cidadãos e países, além de supervisionar a aplicação de suas sentenças e ditar medidas cautelares.
    O Brasil ratificou a Convenção Americana sobre Direitos Humanos em 25 de setembro de 1992 e reconhece a jurisdição obrigatória da Corte Interamericana de Direitos Humanos desde 10 de dezembro de 1998.

    Sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos serão traduzidas para a Língua Portuguesa
    27/11/2017

    FONTE OFICIAL: Procuradoria-Geral da República
    http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/sentencas-da-corte-interamericana-de-direitos-humanos-serao-traduzidas-para-a-lingua-portugues

  2. Só lembrando: como podemos esperar que alguém cumpra acordos (mesmo por escrito)? Isso só funciona com gente de caráter, cumpridora das leis.

  3. Como é isso do Haddad dever ser o bonequinho de fantoche? Isso, pois, mesmo depois de vir a ser o candidato do PT deve falar pelo Lula, e perder sua vida e dignidade. E o que dizer de, “E que, no Governo, será o intérprete de Lula apenas o tempo que seja necessário para que ele próprio volte a dirigir o país diretamente” Essa n deu mesmo para entender.

  4. Tenho a impressão, caro fernando, que esta tese de assumir Lula, levar a resistencia á vitoria e dentro desta, ao lulismo real, só faz sentido se nos posicionarmos de fato com os 60% min. que estao sendo empurrados para fora do PIB. E com os excluidos, os quais se situam dentro dessa fatia.
    Nenhum classe remediado ou escriba da midia deixa de rir desta proposiçao agora.
    É factivel. Mas Haddad nunca tera pensado antes em assumir tarefa tão monumental.

  5. Sem dúvidas, este é o caminho para o nosso lado….deixa eles tagarelarem sobre o lado e os interesses deles…xô Mer…Val, xô Sardenb….ta…. xô Leitoa …..
    É 13 !!!! Treze é LULA !!!! Lula é HADDAD !!!!
    HADDAD é LULA !!!!! LULA é POVO !!!!!

  6. Tijolaço precisa enviar esse texto para Miguel Gomes, Cirandeiro, pha, duplo estressado … e, até para Rui Pimenta/PCO. Rui de fato é um analista político de gde qualidade mas q não deixa de se equivocar em algumas análises muito personalistas como a q faz sobre Haddad: pessoa que sequer conhece. A vdd é q a imensa maioria inteligente do povo entende essa obviedade sobre o CASO #LULA e não arreda o pé. Vamos todos de LULA até o fim e para o que der e vier. Os votos são do Lula e compete a ele decidir se seu representante é confiável ou não; e, até quando ou como essa história se desenvolverá. Eu boto fé na sua fina e certeira capacidade/tirocínio. #LULA CANDIDATISSIMO com Haddad-Manu COM TUDO, se assim ele quiser. ????

    1. Realmente não precisa provar mais nada, para os banqueiros. O criador da lei das PPPs já avisou que vai ampliar ainda mais a entrega de patrimônio público para o setor privado com garantia de lucro.

      1. Se a esquerda Francesa tivesse ficado de mimimi hj Le Pen estaria no poder… E olha q Haddad não é nenhum neloliberal enrustido como o presidente Francês, é apenas da ala moderada do PT, como Pimentel. Mas é isso ou Bolsonaro.

  7. A própria Dilma começou a se lascar quando achou que podia dispensar o Lulão. A prova disso tem nome e sobrenome: José Eduardo Martins Cardoso.

  8. A pergunta que não quer calar: como, de fato e na prática, o Haddad pretende cumprir essa promessa?? – Seu “programa de governo” é trazer Lula de volta e trazer de volta, com ele, os tempos do Lula.

  9. Perfeito! Haddad, inteligente que é, já deve ter percebido. Aliás, se não fosse inteligente e bem preparado não seria o escolhido de Lula (junto com a Manuela).

  10. Perfeito FB, e a prova do que e como está correto, vide Dilma. Que deveria ter ouvido, ou mesmo ter entregue a Lula já no 2° mandato..

  11. Lopez Obrador acaba de anunciar em discurso, oficialmente, o início do desmonte do inferno neoliberal no México, com a recuperação de todas as políticas sociais do país que haviam sido demolidas pelos malditos direitistas. Ele informa que vai combater com urgência a fome com a distribuição de cestas básicas de alimentos, e que vai recuperar o respeito pela memória e a cultura do país. Irá retomar a urbanização de favelas e a proteção aos grupos indígenas que foram abandonados. Está a anunciar também um arrojado programa de obras de infraestrutura nos setores de energia e de transportes. No setor petrolífero, vai impulsionar a produção de petróleo e gás, recuperar as refinarias existentes e construir uma nova refinaria, de modo que até Dezembro o México deixe de comprar gasolina no estrangeiro. São providências que nós, do Brasil, também estamos esperando para ver anunciadas no ano que vem pelo Presidente Lula, que será eleito em Setembro com uma votação esmagadora.

  12. Se Lula confia plenamente em Haddad, quem sou eu para desconfiar?… Lula, como sempre, deve saber o que está fazendo e votarei em quem Ele (Lula) indicar/indicou. E p(r)onto final. PT saudações. Saudações PT.

  13. Aos ciristas resulta dificil entender o óbvio,mas , se Lula não fosse vítima da armação golpista ,Hadad nem mesmo teria destaque além de ser um bom quadro dos pts..
    Ele só está la´porque foi o escolhido por Lula ,para ser Lula enquanto durem os efeitos do GOLPE.
    Assim que o Brasil voltar à normalidade,Lula voltará a ser Lula.(entenderam ciristas?)

  14. Sim, tem muito esquerdista fazendo leitura errada sobre Haddad e seu papel. O que é uma pena, pois só pelo fato de Lula estar preso de forma tão arbitrária já deveria bastar para todo mundo engrossar o apoio a Haddad. Espero que até a eleição estas dúvidas se dissipem e as pessoas comprem a candidatura, pois este é o desejo de Lula.

  15. Eu até acreditaria nesse texto, se não conhecesse o PT, que defende a esquerda até acabar a eleição. Mas a primeira coisa que faz é omelete com ana maria braga e se arreganhar pra milhonarios que vao entrar no seu governo.

  16. Meu voto é contra o golpe. LULA não precisa dizer o que vai fazer, ele fez e fará de novo. Se os canalhas vetarem o Lula será mais um motivo para se votar contra o golpe. Inclusive ou até principalmente para deputados e senadores

  17. Essa ala petista da esquerda da arrepios na espinha, como crer que tamanha burrice estratégica pode dar certo no cenário atual? Diante esse golpe, pra mim isso tem cheiro de golpe do PT no proprio povo, pois sabe que não vai ganhar nada assim, nem fazer bem ao país, diante desse judiciário fazer isso é entregar um novo golpe na bandeija nas mãos da casa grande!
    Como disse Ciro, dançando valsa a beira do abismo junto com o povo, a história vai cobrar! E que cobre caro essa tamanha e covarde estratégia.
    Gleise pode dar as mãos ao Palocci, anotem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.