A imprensa sem causas de um país sem orgulho

crianceua1

Ontem, meu filho menor, geração youtube, veio me dizer que um dia ia “morar nos Estados Unidos”e virar um youtuber, como antes queríamos ser escritores, cientistas, “presidente da República”, sonhos infantis de poder e celebridade.

Respondi, na sua linguagem.

Bota aí no Google: “crianças – brasileiras – EUA”

Bastou, claro.

Daí veio a conversa e a identificação óbvia Trump-Hitler-nazismo. Dele próprio.

Os fatos, mais que qualquer argumento, são a chave da compreensão da vida social e é por isso que o sistema dominante  nos põe, a todos, como o personagem do Mito da Caverna socrático.

O jornalismo não escapa disso, mas é, ao mesmo tempo, algo que nos requer o esforço daquele personagem de escalar as pedras na escuridão e o olhar à luz do sol.

Hoje, Danielle Brant, na Folha, faz esta coisa simples e transformadora de mentes.

Conta, em poucas palavras, a história da brasileira  Lidia Karine Souza e de seu filho, Diogo, de 9 anos, ambos presos e separados por mais de 2 mil quilômetros: ela em El Paso e ele em Chicago.

E por 27 dias, de 30 de maio a 26 de junho, quando um juiz norte-americano, afinal, mandou soltar a criança.

“Sorte” que não teve outra jovem, Sirley Silveira, separada há mês e meio do filho Diego, de 10 anos, que segue detido.

Qualquer um de nós, se não o viveu, bem pode imaginar o que é uma separação forçada de um filho nesta idade.

O nosso governo gagueja súplicas contra este absurdo e são poucos os “formadores de opinião” na imprensa que não agem da mesma e sabuja forma.

Não precisam fazer discursos ofendidos, nem “antiamericanos”. Apenas mostrem, com o escândalo que merecem, os fatos.

Até uma criança pode compreender o que significam.

Mais, muito mais, do que os adultos que comandam a nossa imprensa.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

19 respostas

  1. Estamos vivendo momentos de trevas, e assim como o governo, as instituições e a imprensa se apequenaram. A imprensa por dinheiro e sobrevivência, mas as instituições ainda estamos por compreendê-las.

  2. O Dark Side do Sonho Americano que os seriados da TV não mostram e nossa grande imprensa finge que não existe.

    Saudades dos tempos dos governos do PT, cuja política externa “não falava alto com a Bolívia, nem baixava a voz pros EUA”.

    Simples assim, soberania e respeito.
    #OGolpeApequenouOBrasil

    1. Gilmar Mendes arquivou o caso de Aécio Neves relativo à Lista de Furnas. Esta lista inclui também o nome de Gilmar Mendes. O problema do Janot era exatamente que ele não queria aceitar a denúncia contra o Aécio, porque assim transformaria automaticamente a Lista de Furnas em prova, o que colocaria Gilmar Mendes também como possível réu. Agora, todo este terrível perigo passou, porque o próprio possível réu arquivou o caso. E la nave do Golpe va, com o Lula preso, passando sob os narizes de todos os brasileiros, enquanto o Galvão vai cantando na proa para acalentar o sono dos bois que estão na margem. https://csalignac.jusbrasil.com.br/noticias/340620784/denuncia-contra-aecio-em-furnas-envolve-tambem-o-ministro-gilmar-mendes

      1. “Com o Supremo e com tudo”.
        Não há que nos enganarmos em decisões isoladas que aparentemente jogam luz na escuridão do GOLPE.
        O GOLPE é ato contínuo, no gerúndio, com gerundismo no futuro próximo permanece infelizmente.

    2. BRASILEIROS! PROCUREM DAR UMA ZAPEADA DIARIAMENTE EM ALGUNS JORNAIS PROVINCIAIS IANQUES… A QUANTIDADE DE CIDADÃOS IANQUES MARGINALIZADOS É INCRÍVEL E A CRIMINALIDADE É IMPRESSIONANTE!
      FORA DISSO AÍ, FICA A FALSA IDEIA DE UMA NAÇÃO FELIZ…
      A IDEIA DE QUE VOCÊ CHEGA LÁ E SERÁ ALGUÉM NORMAL HOJE É QUASE QUE ESTAPAFÚRDIA!
      O HITLER TRUMP TRANSFORMOU TODOS OS MIGRANTES EM ALIENÍGENAS ASSASSINOS E ESTUPRADORES…
      TRUMP USA AS MESMAS FERRAMENTAS IDEOLÓGICAS QUE HITLER… TRANSFORMA NEGROS , LATINOS E OUTROS ESTRANGEIROS COMO O “GRANDE MAL”!
      A MESMA FERRAMENTA QUE A GLOBO-MOSSACK PIG E GOLPISTAS USAM AQUI PARA “CLASSIFICAR” SEUS INIMIGOS INTERNOS!
      FASCISMO É ISSO…. A SEMENTE DO CAPETA!
      OUTUBRO… CHANCE DE DESTRUIRMOS O OVO DA SERPENTE NAZISTA… A GLOBO!

  3. O Estado Profundo, com o sistema financeiro ocidental à frente, não mais destaca americanos como povo escolhido para governar o mundo, isso é coisa do passado. Ele destaca somente bilionários escolhidos para governarem o mundo e alguns nem são americanos. Para usufruírem de tudo o que mundo possa oferecer de melhor ao seu inatingível círculo de prazer. Com isso, o próprio povo americano está sofrendo nas mãos do Imperialismo, também ele rebaixado ao sofrimento geral do planeta, e em muitos lugares de lá já se fala que estão em pior estado que os próprios subdesenvolvidos do Terceiro Mundo. O Imperialismo é complexo, não se trata mais de um país eleito sobre o Mundo, mas de uma classe: Banqueiros, ou o Pessoal da Bufunfa, como fala o Paulo Nogueira Batista. Esta situação, combinada com o sistema jurídico dos bárbaros consuetudinários, cria um estado de cultura de massas onde qualquer aberração que envergonharia profundamente um Estado Nacional, pode ser cometida como sendo totalmente aceita e normal. E o pior é que este sistema jurídico bárbaro vai se infiltrando e se afirmando sobre os sistemas civilizados que ainda persistem no mundo, substituindo o ordenamento humanístico dos estados de direito por estados de exceção grosseiros e baseados na desigualdade social, condizentes com o status de uma invasão predatória e sem qualquer escrúpulo.

    1. Bravo! Repito sempre o mesmo, simplificando: ou a humanidade dá fim a este sistema perverso ou ele acaba com ela. Não haverá espaço no futuro para ambos. Será ou um, ou outro. Pena que não estarei mais aqui para ver,vai demorar um pouco….

    2. “É evidente: a luta global de extermínio e distribuição não deixará sobrar em nenhum lugar uma ilha de bem-aventurados, com economia de mercado. Ameaçado por parte de todas as regiões de perdedores, inundado de fugitivos e clandestinos e ao mesmo tempo sobrecarregado por uma minoria crescente de pobres próprios, o Ocidente já não pode manter a frágil normalidade em sua superfície.Mesmo que a polícia planetária capitalista consiga durante algum tempo reprimir, com meios bárbaros, as reações igualmente bárbaras da maioria perdedora, não poderia fazer nada contra a criminalidade em massa interna, contra o crescente terror sangrento individual e contra ações de sabotagem em grande escala por parte de insatisfeitos técnica e cientificamente qualificados, às quais o sistema intensivamente entrelaçado da reprodução penetrada pelas ciências é propenso como nenhum outro sistema anterior da história. Jamais foi tão verdadeiro quanto hoje o mito antigo do ditador cuja fortaleza parecia inatingível por fora, mas podia ser derrubada sussurrando-se uma única palavra do interior.” (Robert Kurz, a respeito da crise estrutural do sistema capitalista)

  4. Sr.Britto.O senhor,como quase todos,incorrem em ERRO CRASSO,pois não existe antiamericanismo e sim,ANTI ESTADUNIDISMO,pois essa CAMBADA,desde sua independência e por essas coincidências históricas,se transformaram no COVIL DISFARÇADO DO NAZISMO.Foi exatamente ao combater HITLER,que por casualidade histórica,e não por méritos,galgaram,mercê a fuga de CIENTISTAS ALEMÃES,que para lá foram,desenvolverem armas,que os coloca a cavaleiro internacional de muitas situações.A AMÉRICA DO NORTE,se compõe de três países,MÉXICO,CANADÁ E ESTADOS UNIDOS.E o atual personagem,que desempenha a função BELICOSA que dão o nome de PRESIDÊNCIA,simboliza o que eles tem,de menos burro,O BISÃO.Que eles reduziram a bem poucos,mas não diminuíram sua burrice.

    1. Sr. Marco, no Brasil quando falamos ou escrevemos “[email protected](s)” estamos nos referindo aos EUA ou pessoas naturais daquele pais. Seu comentário não se aplica. O texto é sobre prisão de ambos e afastamento de mãe-filho, uma arbitrariedade e ato desumano, e, a atitude perante estes fatos do governo e da imprensa brasileira. É isto!!

  5. Essa mídia canalha é apenas o espelho dessa que é a pior elite do planeta em toda a história da humanidade: imoral, anti-nacional, entreguista, anti-democrática, covarde e racista.

  6. Olha gente, as figuras de FDR e Vladimir Putin tem enormes semelhanças e paralelismos que foram -estao sendo- moldados pela Historia.
    Terem acabado com as recessões em seus paises, seus varios mandatos consecutivos, a marginalizaçao por ambos do mapa politico de grandes capitaes-empresarios (ou oligarcas no caso russo),o carisma a inteligencia e o senso de consciencia do Estado… a contingencia desejada ou não de optar por uma produção de material de guerra… Neste ultimo item uma diferença: FDR porque queria entrar na guerra e Putin porque precisava dissuadir o inimigo…
    Tem mais algumas coisinhas ainda.
    Isso deixa em ma posição o odio a Putin e a russofobia hoje reinantes na midia e na mente ocidentais.
    Que tal? Por favor desenvolvam isso se parecer interessante e aceitamos reparos e criticas.

  7. Os jornalistas empregados do Cartel estão sujeitos a uma condição degradante, vexatória.
    Aos q não sentem vergonha disto falta consciência ou escrúpulos.

  8. Senhores parlamentares, redatores e formadores de opinião, desse importante meio de comunicação nacional.
    Submetemos o texto abaixo, ao vosso conhecimento e apreciação, com vistas ao seu aperfeiçoamento, por vocês e, multiplicação aos demais cidadãos e organizações públicas e privadas, de vosso ciclo de amizade, afins ao assunto, “Conscientização do povo e Cidadania Para o Bem de Todos”.
    Informamos que o presente texto é de cunho particular, não tendo qualquer compromisso com nenhuma tendência ideológica, nem com organizações partidárias. Tem sim, interesse que todas essas organizações que a ele tenham acesso, meditem sobre o que fizeram ou, porque não fizeram nesse sentido, já que também, têm, em sua função social pública, a incumbência de instruir e conscientizar as pessoas, com foco na verdade, para melhor avaliarem os programas de cada partido e propostas dos candidatos e, a partir daí, votarem com convicção, melhor e, saberem na hora certa, como cobrarem responsabilidades.
    Façam pelo Brasil, o que suas consciências mandar.
    Obrigado e sucesso.
    Sebastião Farias
    Um cidadão brasileiro nordestinamazônida

    “Para todas as pessoas de boa vontade interessadas no assunto e às organizações de defesa da cidadania do Brasil, nossa contribuição, para se quebrar a inércia e o comodismo cívico sobre a situação do país:
    Caros cidadãos brasileiros e, solidários aos direitos, igualdade, fraternidade e liberdade de todos os irmãos pátrios. Urge uma iniciativa fraterna e responsável de todos nós, pelo resgate do estado de direito; pelo resgate da democracia; pela valorização da educação, da saúde e da segurança públicas, nos termos da CF; pela valorização do cidadão e respeito ao seu voto; pelo resgate da governabilidade pacífica, justa, responsável e comprometida com o bem-estar da nação e do país; pelo repúdio público aos maus cidadãos, as organizações, as autoridades e aos políticos infiéis aos cidadãos e aos eleitores e, que desrespeitam a Constituição Federal, a ética do serviço público e que, estimulam o preconceito, o ódio, a injustiça, a desigualdade e a divisão entre patrícios; pelo resgate de uma justiça que seja imparcial, justa e igual para todos os brasileiros; por um Brasil forte, independente, justo, soberano e que tenha como objetivo, servir e beneficiar aos brasileiros e povos amigos por ele acolhidos ( https://www.terra.com.br/noticias/brasil/legado-de-vargas-sobrevive-60-anos-depois-de-sua-morte,c3e4c7466edf7410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html ) , etc.
    Urge também, que as pessoas e entidades de boa vontade interessadas, lancem uma Campanha Nacional de Instrução e Conscientização Popular dos Cidadãos Brasileiros, com petição ao Congresso Nacional, dentre outros temas importantes à , para que àquela Casa de Leis, aprove em caráter de urgência, Emenda Constitucional ou algo similar, Disciplinando e detalhando em caráter obrigatório e transparente que, “todos os parlamentares das áreas Federal/Distrito Federal, Estaduais e Municipais, através de suas Comissões de Fiscalização e Controle-CFCs ou Similares, dos Poderes Legislativos competentes e, no que couber, aos Tribunais de Contas afins, monitorem, acompanhem e fiscalizem em tempo real, a execução pelos Poderes Executivos competentes, desde o início, até a conclusão final da contratação de obras, da aquisições ou da prestação de serviços públicos à população, afins às Políticas Públicas de interesse do povo”.
    Em função desse novo comportamento prático dos parlamentares, em benefício do povo, “que suas instituições legislativas/Fiscalizatórias/Controladoras, apresentem publicamente à população, Relatórios Bimestrais de Acompanhamento e Avaliação da Execução, detalhando cada Objeto das Políticas Públicas em andamento, para conhecimento e acompanhamento dos cidadãos e contribuintes; do status de conformidade e qualidade do andamento de cada obra em execução e/ou executada e também, a situação funcional e qualitativa em que se encontra, cada tipo de serviço público prestado à população pelo Poder Executivo competente, no âmbito dessas Políticas Públicas”.
    Essa prática cidadã, deve se dar com foco: i) na consciência dos parlamentares, dos Presidentes e Membros de Comissões com funções Fiscalizatória e de Controle de que, daqui em diante, sua omissão individual ou coletiva, afins as função fiscalizatória proativa e em tempo real do Poder Legislativo competente, acarretará responsabilização institucional, ética e penal, nos termos da Constituição afim e das leis específicas em vigor, proporcionais aos males e prejuízos que causaram ou permitiram em função dessa omissão, à UF e à sociedade;
    ii) na conformidade da boa e correta aplicação dos recursos públicos: iii) na agilidade dos cronogramas estabelecidos; iv) na qualidade técnica e padrão dos materiais utilizados; v) na segurança e adequação das obras públicas contratadas; vi) na boa funcionalidade das instalações públicas existentes e; vii) na boa e responsável funcionalidade, buscando-se, a excelência dos serviços públicos prestados à população; etc,.
    Obrigação de todos os Poderes Legislativos, Federal/Distrito Federal, Estaduais e Municipais, “de divulgarem em todos os meios de comunicação existentes e que atinjam todos os municípios brasileiros e, de apregoarem em locais públicos de considerada frequência e trânsito de pessoas, para conhecimento dos cidadãos, de Relações Nominais dos Parlamentares: Presidente, Secretário e Membros das Comissões Permanentes (Temáticas)-CPs e/ou Comissões de Fiscalização e Controle-CFCs ou Similares, existentes na Câmara Federal, no Senado Federal, nas Assembleias Legislativas Estaduais de cada Estado/Distrito Federal e nas Câmaras Municipais de Vereadores de cada Município. Da mesma forma, Relação Nominal dos representantes fiscais de acompanhamento de cada Política Pública ou temática existente, dos Tribunais de Contas competentes”.
    Assim, no âmbito dos serviços públicos, dentre outras, são essas as competências e/ou atribuições fiscalizatórias dos parlamentares e das CPs e/ou CFCs: federal ( Artigos. 44 a 46, associados aos Artigos 49 e seus Incisos IX a XI; 50 e 51 da CF) – https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm ; estaduais ( Artigos 8º; 9º; 29 e seus Incisos XXXVI e XXXVIII; 36; 46 a 49 e 135. exemplo da CE/RO) – https://www.sefin.ro.gov.br/portalsefin/anexos/167.10916376409634CONSTITUICAO_ESTADUAL_ATUALIZADA_ATE_EC_Nº_75_11.PDF ; e municipais (Artigos 47; 48 e seus incisos VII, XVI e XVIII; 49; 50; 73 e 74. Exemplo da Lei Orgânica do Município de P. Velho/RO) – https://leismunicipais.com.br/lei-organica-porto-velho-ro ; por serem elas, auxiliadas pelos TCs, as primeiras instâncias da cadeia pública de Fiscalização e Controle Cidadã, bem como apoiados pelos Ministérios Públicos no que couber, conforme Art. 38 da LC-75/1993 e similares estaduais.
    Para que se tenha noção clara, o que se passa com a gestão pública, a fiscalização e controle proativo no Brasil, hoje, pode ser comparado com uma família, cujo patriarca, ao necessitar realizar uma obra em sua residência, contrata a empresa prestadora dos serviços que, conhecido o projeto, inicia os trabalhos de qualquer jeito, constrói, termina os acabamentos, cobre, pinta, termina o piso, por fim, conclui e entrega a obra.
    Agora, duas realidades fictícias para sua avaliação e comparação com o setor público:
    i) A empresa, durante o seu trabalho, não foi uma única vez, incomodada pela fiscalização do contratante;
    ii) A empresa, durante o seu trabalho, esteve sobre permanente fiscalização do contratante;
    Pergunta-se: desses cenários, qual o que não é desejável e, que tem mais chance de resultar em problemas para o contratante? Não há dúvidas de que, é o primeiro ítem, certo?
    Pois bem, a gestão de um pais, de um Estado ou de um Município, segue o mesmo princípio de uma família. Se a família que tem o Patriarca como gestor e fiscal, as unidades federadas possuem os Poderes Constitucionais e todos os meios legais e físicos, para gerar, planejar, executar, fiscalizar, controlar e produzir boas obras públicas, bons produtos públicos e bons serviços públicos para seus beneficiários, os cidadãos e contribuintes.
    Mas, a) sem instrução e consciência cívica e cidadã do povo, que é dono do PODER, mantenedor do tesouro e beneficiário das Políticas Públicas, para conhecer seus direitos e responsabilidades e, para no momento certo, saber votar e escolher seus representantes e fiscais, saber exigir, cobrar e responsabilizar os seus gestores e fiscais públicos; b) sem Fiscalização e Controle responsável e em tempo real das Políticas Públicas pelos Representantes e Fiscais Constitucionais do povo, não existe, como na atualidade, efetividade da conformidade da boa aplicação dos recursos públicos em benefício do povo, portanto, isso, essa omissão, é que gera e incentiva a corrupção; c) sem foco responsável na conformidade, economicidade, na qualidade, na boa funcionalidade das instituições prestadoras de serviços públicos, etc; d) sem fraternidade, sem justiça imparcial e equânime para todos, sem respeito aos direitos dos cidadãos, sem segurança, sem paz social e sem bem-estar, sem felicidade e sem satisfação dos cidadãos, como deveria acontecer, não existe nação e sim, tribos e incentivo ao crime e a corrupção . Pensem nisso.
    Tudo isso, se faz necessário conhecer-se, para que, a população, ou seja, o povo, que é o Patrão de todos, tenha conhecimento de quem é quem e responsável de que, na organização e harmonização dos Poderes Constitucionais e, na cadeia pública de fiscalização e controle, interno e externo, do que lhe interessa e, para que saiba a quem se reportar para exigir protagonismo e reclamar seus direitos.
    O povo deve tomar consciência de que, nas reclamações de seu interesse no âmbito do serviço público, em vez de se dirigir ao executor da obra ou prestação de serviço público ( Poder Executivo), deve dirigir-se ao seu Representante e Fiscal Constitucional, para reclamar e se informar até onde, essa autoridade está harmonizada com a situação do objeto, causa da reclamação do cidadão ou omisso em sua função de fiscalização proativa e corretiva.
    A justificativa para tudo isso, será: o combate aos corruptores e à corrupção na sua origem; a minimização de desvios de conduta e comportamentos aéticos no serviço público, dos homens e agentes públicos, no exercício da função; concorrerá para a minimização do desperdícios de recursos do tesouro público, daí decorrentes; concorrerá, também, para a eliminação de contratos superfaturados, de da mal versação de recursos públicos, de obras/serviços atrasados e/ou inacabados, de objetos sem qualidade; concorrerá ainda, para o aumento da boa e correta funcionalidade e da qualidade das obras e da prestação de serviços públicos à população; etc.
    Acho que vocês, cidadãos brasileiros e formadores de opinião, podem muito, melhorarem essas ideias e multiplicá-las, para que todos os cidadãos de nosso país, conheçam e tomem consciência de seus direitos, responsabilidades e de seu Poder Constitucional e, complementado sua iniciativa sobre esses assuntos, se interessando em lê e consultar com maior frequência, as Constituições Federal e a de seu Estado, assim como a Lei Orgânica de seu Município e, para se instruírem e se prepararem para melhor defenderem seus interesse e da Comunidade, bem como reclamarem e cobrarem com maior constância e amparo legal, os Presidentes e Membros das CFCs ou Similares de sua Assembleia Legislativa e/ou Câmara Municipal de Vereadores de seu município
    São essas, nossas singelas contribuições e sugestões para a melhoria de nosso ambiente comunitário e, um país que acreditamos e amamos, que é o nosso BRASIL, Terra da Santa Cruz e Coração do mundo e Pátria do Evangelho de Cristo. Façam sua parte amando ao seu próximo e, confiantes na liberdade, na fraternidade, na igualdade e na justiça imparcial, dons de Deus, que não tardarão a se manifestar na defesa de nossa pátria. Que Deus salve o Brasil.
    https://www.brasil247.com/pt/colunistas/carlosdincao/337148/Sobre-a-ignorância.htm ; https://outraspalavras.net/brasil/o-brasil-no-epicentro-da-guerra-hibrida/ ;
    https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/04/brasil-e-outros-cinco-paises-suspendem-participacao-na-unasul-diz-agencia.shtml ;
    http://impactocna.com/colombia-ingresara-a-la-organizacion-del-tratado-del-atlantico-norte-otan/ ;

    Sebastião Farias
    Um cidadão brasileiro nordestinamazônida”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.