Janio de Freitas: o voto dos contrariados

Em seu artigo deste domingo na Folha, Janio de Freitas, em poucas palavras, mostra como a perseguição e o veto a Lula vão tornando mais aguda a sua identidade de um povo contrariado com a maneira em que sua vida se degrada e o candidato que o sistema dominante teima em degradar:

Os contrariados decidem

Janio de Freitas, na Folha

Os contrariados com a impugnação da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são mais milhões do que a soma dos milhões que apoiam os colocados, conforme o Datafolha, em segundo, terceiro, quarto e quinto lugares na preferência dos eleitores. Mas, a começar do próprio atingido, a contrariedade não veio do inesperado. Sua fonte é a confirmação do previsto.

Se a contrariedade se manterá nos limites da manifestação eleitoral, nos próximos meses, é um componente a mais da zona de sombra em que o país transita —se a atravessa, é duvidoso.

É possível que o desempenho de Fernando Haddad, ou de quem seja o substituto de Lula, funcione como uma compensação para a contrariedade.

No escasso tempo de que dispõe a campanha do substituto, porém, o desempenho e seus efeitos dependem pouco do candidato e muito das disposições dos contrariados.

Não por acaso, o sentimento de injustiça e perseguição incide sobre uma parte da população já exasperada pela crise, com o desemprego, a criminalidade, a ação policial indiscriminada, a vida em tudo mais difícil. Até agora, a perspectiva das eleições não atenuou a tensão.

Para os petistas e, de modo mais geral, para os movimentos sociais, até a acirrou. Em outros níveis econômicos, Bolsonaro como indicador de clima não muito diferente: em um condomínio da Barra da Tijuca, se não em mais de um, rojões comemoravam suas respostas rombudas a entrevistadores de TV.

Escrevo enquanto o julgamento da candidatura de Lula se desenvolve, e sobre isso os comentários vão se desdobrar por dias. Ou mais. O desfecho com impugnação é, tudo indica, mais uma etapa de um ciclo.

O que ficou bem evidente no que disse, depois de visita a Lula na quinta-feira, o líder do SPD, partido da centro-esquerda alemã que dá sustentação à brava sensatez de Angela Merkel, Martin Schulz: “Não comento o Judiciário brasileiro, mas as circunstâncias do processo contra Lula despertam dúvidas”.

Isso a impugnação não resolve.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

20 respostas

  1. … Hoje pela manhã, eu conversei com uma senhora humilde que faz parte desta legião de contrariados!
    Sim, somos milhões e milhões de Lula!

    1. Messias, estou fazendo um trabalho de garimpeiro. Conversando com os pobres, os humildes, os massacrados por estes golpistas nojentos. Principalmente com as mulheres trabalhadoras, balconistas, atendentes, domésticas, enfim… o povão! E a primeira coisa que lhes peço é não votar em Bolsonazi. Até agora, creio que elas estão entendendo. A conferir dia 7 de Outubro. Abraço

  2. SOBRE A DEFESA DA CANDIDATURA LULA PELO PT!

    Além de legítima, generosa, pedagógica e vital, a defesa da candidatura do eterno presidente LULA até o fim é de suma importância também pelo caráter moral!
    Traduzindo: os(as) ‘miniSTROS(AS)’ do STFede nazigolpista serão obrigados(as) a colocarem as togas e as mãos na cumbuca da absoluta ‘DESmoroLIZAÇÃO’ do putrefato poder ‘judi$$$iário’ ‘braZ$&leiro’!
    Depois, a gente volta a conversar!

    AVISO À MILITÂNCIA DE ESQUERDA

    Já tem “muitos” “petistas” pragmáticos e fisiológicos que já estão querendo apressar a substituição do nome do presidente Lula pelo o de Fernando Haddad!
    Não é a hora!
    Vamos ficar de olhos bem abertos em relação a estes traidores do campo progressista,
    os mesmos irresponsáveis ferrenhos adeptos às alianças com os golpistas de 2016!
    .

    1. ATENÇÃO PARCELA DO BEM DA NAÇÃO BRASILEIRA
      VÍDEO RETRÔ BOMBA!

      Especificamente, a partir dos 16:30 do vídeo abaixo, o Luís Roberto Barroso discorre sobre os Tratados Internacionais, em especial acerca dos Tratados de Direitos Humanos.
      No mesmo horrendo vídeo o sabatinado Luís Roberto Barroso menciona os três traidores “petistas aTucanados” que jogaram este traste colonizado no colo da legítima, honesta e impávida presidenta Dilma Vana Rousseff:
      Sigmaringa Seixas; Beto Vasconcelos; José Eduardo Cardozo
      Luís Roberto Barroso responde perguntas do senador Pedro Taques em sabatina na CCJ
      https://www.youtube.com/watch?v=pHvQvOhpylE

    1. Já comprei pipoca e refrigerante para assistir ao STFede julgando a ONU! Togados(as) nazigolpistas na lama a céu aberto!

  3. A Globo, em sua campanha, agora contra Haddad, está dando a senha para não votarem no indicado de Lula. Ou seja, para que os adversários do PT evitem falar no nome de Haddad. O simples fato de falar o nome dele, lhe dará visibilidade. É o que fazem não apenas a globo, mas toda a imprensa em relação a Lula, não divulgando manifestações do povo, os Lulaços, etc. Então, Haddad sequer será discutido enquanto candidato, seguindo essa recomendação. Vão brigar muito entre eles, e Haddad ficará de fora.
    Não sei por que, apenas o DCM divulgou um vídeo incrível com ua música feita pra Lula, cheio de imagens de líderes e personalidades do mundo, como Dalai Lama, Malaila, Mandella, e até Marielle, tudo em rima rica, e com as imagens de Lula discursando, e entre esses grandes ícones da História. foi um brasileiro radicado no Estrangeiro quem fez a letra e a música e divulgou o vídeo. Está na Internet. Vejo-o todos os dias.

  4. Acho bom todos ficarem atentos a potencial greve dos caminhoneiros que vem sendo aventada para o dia 9 de Setembro. Penso, caso se concretize, que será a pá de cal nas eleições de 7 de outubro. Importante as forças progressistas não serem tomadas de surpresa e tenha uma estratégia definida .

    1. Segundo o que ouvi, a paralisação decerá acontecer na virada de domingo 02/09/18 para segunda feira 03/09/18.
      Os caminhoneiros estariam revoltados com o “governo” do Vampirão ao ponto de que não pretenderiam voltar enquanto não estiver tudo publicado no Diário Oficial. Aventariam, ainda, derramamento de sangue caso as negociações não levem aos termos que pretendam.
      Concordo em que pode servir de pretexto para supressão das eleições e, até, intervenção militar.
      No que depender de mim, uma coisa é certa e decidida: fecho com Lula em todos os níveis. É, também, o que recomendo!

    2. Dou todo apoio a greve dos caminhoneiros, uma coisa me deixa apreensivo, tudo vai subir de preço para a mesa do trabalhador, como também o sumiço das mercadoria dos mercados e feiras livres. A elite vai comer picanha na Argentina ou já estocaram alimentos em suas mansões, o porque o trabalhador não tem dinheiro para estocar alimentos, pois sempre compram o que comer a cada dia, e o gás? vai subir e não baixa mais.
      Tem que ter uma ponderação. Porque o caminhoneiros não invade o Palácio do Planalto, o Congresso e o Judiciário prendendo estes bandido lá?

  5. Pessoal… estes golpistas não param, não refletem e não se dão conta dos abusos jurídicos e a perseguição constante a LULA. Vamos ver onde vamos chegar. Neste momento já somos uma republiqueta bananeira. Que merda…

  6. Perdoem-me a insistência, mas a grande resposta do povo brasileiro, está na “colinha” que fiz questão de compor, após assistir os BANDIDOS DE TOGA:

    Colinha para votar em 7 de outubro:

    Presidente: 13
    Governador: 13
    Senador: 130
    Senador: 131
    Dep. Fed.: 1313
    Dep. Est.: 13000

    É a única maneira de salvar o que restou do Brasil depois do governo dos CANALHAS entreguistas e dos BANDIDOS DE TOGA.

  7. Eu quero citar uma passagem bíblica que Deus transmitiu a seu povo quando atravessavam o deserto em direção a terra de Canaã Êxodo, 23:7,8. Não se envolvam em falsas acusações nem condene a morte o inocente e o justo, porque não absorverei o culpado. Não aceite o suborno, pois o suborno caga até os que tem discernimento e prejudica a causa do justo.
    Isto serve para todo o judiciário brasileiro principalmente para o ministro Barroso, eles pagarão caro pelo mal que estão causando ao país e não a LULA e ao PT.
    Muitos dos contrariados votarão no 13.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.