Lula sabe que sua chance é sua causa, nada mais

Muitas pessoas – ao menos entre as ainda dotadas de sentimentos humanos – “torce” para que Lula “aceite” uma prisão domiciliar que, aliás, nem sequer está entre as decisões que se poderia prever como seguras na sessão de hoje da 2ª Turma do STF.

Entre estas muitas pessoas, não está Luís Inácio Lula da Silva e só estará, e talvez, se houver um quadro de deterioração de seu estado físico, de vez que o mental segue firme e coerente.

Não está, em primeiro lugar, porque isso exigirá que ele ceda parte do patrimônio de altivez e inconformismo que consegue conservar depois de anos de perseguição e longos meses de prisão semi-solitária em Curitiba.

Não o aceitou quando a prisão domiciliar poderia significar capacidade de melhor articulação durante a campanha eleitoral, quando fazer política – sua maior razão de viver – era ainda uma recompensa e uma justificativa.

Agora, pesam mais as razões que aprendi na expressão gaúcha tantas vezes ouvida de Brizola: o sentimento de honra e de dignidade.

Quanto às chances de acolhimento do pedido de declaração de parcialidade de Sérgio Moro, são nulas. Será um milagre se houver um voto que reconheça o óbvio, de algum ministro que aventure à desgraça em dizer que está nu o rei das ricas roupas.

O jogo, que tem cartas marcadas desde que começou, nada tem de honesto.

E ninguém mais que Lula sabe que é lá fora, no escândalo internacional que se tornou o Brasil, que estão as suas poucas e melhores chances.

Pela história que fez e pela causa que encarna.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

36 respostas

  1. Se houvesse o mínimo de VERGONHA da péssima repercussão mundial dos últimos acontecimentos no Brasil, eu até concordaria com você, prezado amigo. Mas infelizmente, a nossa realidade é totalmente oposta. Quem está no “des-governo” e quem entrará está se lixando para o que a comunidade internacional pensa do Brasil. Por enquanto, tudo é festa. Vamos aguardar os 6 primeiros meses, quando houver reação internacional e cancelamento de compra de carne e grãos, por exemplo. Vamos ver como reagirá parte dessa “podre parcela da sociedade” quando sentirem os pesadíssimos prejuízos que virão como reação ao VEXAME INTERNACIONAL em que se tornou o Brasil. Vamos aguardar………..o tempo é o senhor da razão.

  2. Pura verdade.
    Lula está em outra dimensão, muito acima da nossa.
    Não importa o que aconteça, ele só crescerá.
    Minhas últimas esperanças para que ele tenha ainda algumas alegrias e reconhecimento nesse mundo é a ONU reconhecer o Lawfare contra ele e ele ser o ganhador do Nobel da Paz em 2019.

  3. Além do que foi dito no texto, que subscrevo totalmente, o Ex-Presidente Lula está amargando a solidão e o abandono, fruto do maior erro político cometido por ele que foi o de se entregar aos algozes lavajateiros. Lula acreditou na institucionalidade burocrática em que o PT, partido que ele ajudou a fundar, está mergulhado desde a década de 1990, quando foram infiltrados no partido alguns dos traidores que vieram a constituir o chamado “PT jurídico-judicial”, que desde o início deste século – com a farsa/fraude do chamado “mensalão do PT” – vem criminalizando e aniquilando as alas originadas no sindicalismo, movimentos estudantis e sociais e comunidades eclesiais de base. Nem mesmo a perseguição e condenação sem provas de grandes líderes e tesoureiros do partido (José Genoíno, José Dirceu, João Paulo Cunha, João Vaccari Neto, Henrique Pizzolato, etc.), que tiveram não só o apoio, mas o pedido de próceres do “PT jurídico-judicial”, como Tarso Genro, para que os investigados e condenados fossem “expulsos do partido, nem essas manobras e traições explícitas foram capazes de convencer Lula de que ele não deveria ceder espaço e comando para esses que estavam apunhalando pelas costas todos os que estiveram ao lado de Lula na fundação do partido e com ele se identificam em termos de Projetos para o Desenvolvimento Soberano e Inclusivo do Brasil.

    No “PT jurídico-judicial” há pelo menos duas dúzias de advogados que estavam lá em SBC, no Sindicato dos Metalúrgicos, mas que mentiram e enganaram o Ex-Presidente Operário, como atesta o Senador Roberto Requião e dezenas de outros militantes do PT, alguns com mais de 30 anos de “janela”. Se Lula aceitar a última humilhação que desejam lhe impor os algozes e traidores – a prisão domiciliar -, ele deixará de ser o protagonista da emancipação dos brasileiros trabalhadores e de sua inclusão nas prioridades do governo e do Estado Brasileiro, passando a ser um medíocre, um traidor, um covarde. Se quiser manter a postura de estadista digno, Lula deve recusar qualquer manobra do judiciário canalha, mesmo que venha colocá-lo em liberdade vigiada, porém sem reconhecer inocência do Ex-Presidente Operário. Os mesmos advogados traidores, essa máfia do “PT jurídico-judicial”, é que tentam cooptar e vergar Lula a se render a essa última humilhação, a qual selará morte política, talvez física, do maior líder político e popular que o Brasil já teve.

    1. Meu irmão, que ele vá logo para prisão domiciliar. É da saúde dele que estamos falando. Falar em reputação e outros blá, blá, blás nesse momento é coisa de quem tá em frente ao PC, beliscando umas castanhas e tomando um cafézinho enquanto digita.

      Além do que, conservar envergadura moral diante da população que já o traiu e que sadicamente o mantem preso é completamente desnecessário. Quem tem que acreditar nele, já acredita.

      E nem mesmo quem acredita faz alguma coisa.

      Peço a Deus que, caso ele não saia, modos de ação menos pacíficos no sejam ensinados virtualmente e que, direcionados, os que são gratos ao Lula possam agir em sua defesa.

      1. O problema não está em tomar cafezinho ou comer castanhas ao digitar qualquer comentário; o problema é a traição de que foi vítima o Ex-Presidente Operário. Essa traição não veio e não vem do eleitorado pobre, trabalhador e excluído, pois qualquer sondagem mostrava que Lula seria eleito em 1º turno, para um 3º mandato; aliás, é porque o Ex-Presidente seria eleito pelo povo e porque representava a única alternativa para reverter (mesmo que apenas parcialmente) o desmonte entreguismo do golpe é que Lula foi encarcerado e silenciado, estado em que se encontra há 8 meses. Não venha medir a mim e a outros com sua régua defeituosa. No dia 15 de agosto, ao contrário do PT (com destaque para o PT jurídico-judicial, que seqüestrou a direção nacional, que boicotou a ida de caravanas a Brasília) eu e outros aguerridos e fiéis eleitores e apoiadores do Ex-Presidente Lula – sobretudo integrantes do MST, esse movimento social que é sinônimo de organização, disciplina, consciência de classe e de causa – estávamos lá, pressionando para que a candidatura do Ex-Presidente Lula fosse registrada no TSE. E você, de quantas manifestações e/ou movimentos contra o golpe participou ou participa?

        Quem pressiona o Ex-Presidente Lula para que ele aceite a humilhação da prisão domiciliar – que é a confissão de uma culpa que ele não tem e de crimes que ele não cometeu – são essas gangues de traidores, sobretudo do PT-jurídico judicial, e os que são manipulados por esse discurso que eles disseminam na chamada “blogosfera progressista” ou nos canais oficiais do partido, cuja direção nacional foi seqüestrada e que usou o Ex-Presidente para eleger bancada de pelegos na Câmara Federal. O Ex-Presidente Operário tem hoje 73 anos de idade e poucos mais lhe restam de vida. Mas para quem já viveu o que ele viveu e passou pelas adversidades que passou – um retirante e sobrevivente da fome e da seca que ceifou a vida de milhares de outros brasileiros nascidos no sertão nordestino e mineiro – e que construiu uma biografia e obra imortais, não vale a pena humilhar-se diante de seus algozes, em troca de uma liberdade vigiada, mediante uso de coleira ou tornozeleira eletrônica.

        Não é a população civil, trabalhadora, explorada e excluída que mantém o Ex-Presidente Lula no cárcere; essa população é vítima das mesmas violências e injustiças cometidas pelo aparelho de Estado contra o Ex-Presidente. Ou você se esqueceu de que nas masmorras do sistema prisional brasileiro há cerca de 800 mil pessoas (a grande maioria delas pobre, negra ou mestiça, trabalhadora ou excluída), sendo que metade delas sequer foi julgada? Os traidores não somos nós, mas o sistema judiciário empoderado pelos governos petistas, por pressões e atos legislativos encabeçados pelo PT jurídico-judicial; traidores também são os empresários que tiveram financiamento generoso e barato, mas que se vergaram a pressões, chantagens, coações e ameaças feitas pelo sistema judiciário e repressor do Estado, fazendo falsas delações contra o Ex-Presidente e outros líderes do PT Traidores são o MPF, a PF, o poder judiciário e o alto comando das FFAA, que mesmo sendo fortalecidos e tratados com grandeza pelos Ex-Presidentes Lula e Dilma aceitaram ser cooptados/corrompidos/comprados pelo alto comando internacional do golpe, que são o Deep State estadunidense e a finança transnacional.

        Você tem razão ao citar o uso de modos de ação menos pacíficos em defesa da liberdade do Ex-Presidente Lula. Mas esteja certo de que nenhum de nós pode sequer conjecturar sobre eles em ambiente virtual, já que somos vigiados o tempo todo; aliás o alto comando das FFAA entregou nossa soberania e nossas riquezas e setores estratégicos ao Deep State estadunidense em troca de poder bisbilhotar TUDO o que lemos, ouvimos, assistimos, escrevemos ou falamos através da rede mundial de computadores, com destaque para as chamadas redes sociais, as principais delas desenvolvidas ou controladas pelo próprio Deep State, como é o caso do Facebook/Whatsapp e Google/Youtube.

        Por fim recomendo que leia sobre o que é como e como é aplicada a guerra híbrida total de 4ª geração. Não não há contradição nessa frase, como à primeira vista se possa pensar. A fase última dessa guerra híbrida, que se vale do efetivo uso do aparato repressivo com tropas na rua já vem sendo aplicada no RJ há quase um ano. De forma mais sutil e dissimulada ela já vem sendo feita quando a PF invade universidades, cometendo prisões e seqüestros autorizados por juízes, assim como pelas PMs de diversos estados, pois a PM nada mais é do que o baixíssimo e violentíssimo clero da FFAA terrestre, o Exército. Mas o que torna a guerra híbrida eficiente e muito difícil de se combater é que ela faz uso das técnicas de desinformação, manipulação, lavagem cerebral, conquistando corações e mentes, apropriando-se – mediante corrupções, subornos ou exploração de egos e vaidades – das burocracias dos Estados-alvo como se vê no Brasil, no México, na Argentina, no Paraguai, em Honduras e mais recentemente no Peru e no Equador.

      2. O problema não está em tomar cafezinho ou comer castanhas ao digitar qualquer comentário; o problema é a traição de que foi vítima o Ex-Presidente Operário. Essa traição não veio e não vem do eleitorado pobre, trabalhador e excluído, pois qualquer sondagem mostrava que Lula seria eleito em 1º turno, para um 3º mandato; aliás, é porque o Ex-Presidente seria eleito pelo povo e porque representava a única alternativa para reverter (mesmo que apenas parcialmente) o desmonte entreguismo do golpe é que Lula foi encarcerado e silenciado, estado em que se encontra há 8 meses. Não venha medir a mim e a outros com sua régua defeituosa. No dia 15 de agosto, ao contrário do PT (com destaque para o PT jurídico-judicial, que seqüestrou a direção nacional, que boicotou a ida de caravanas a Brasília) eu e outros aguerridos e fiéis eleitores e apoiadores do Ex-Presidente Lula – sobretudo integrantes do MST, esse movimento social que é sinônimo de organização, disciplina, consciência de classe e de causa – estávamos lá, pressionando para que a candidatura do Ex-Presidente Lula fosse registrada no TSE. E você, de quantas manifestações e/ou movimentos contra o golpe participou ou participa?

        Quem pressiona o Ex-Presidente Lula para que ele aceite a humilhação da prisão domiciliar – que é a confissão de uma culpa que ele não tem e de crimes que ele não cometeu – são essas gangues de traidores, sobretudo do PT-jurídico judicial, e os que são manipulados por esse discurso que eles disseminam na chamada “blogosfera progressista” ou nos canais oficiais do partido, cuja direção nacional foi seqüestrada e que usou o Ex-Presidente para eleger bancada de pelegos na Câmara Federal. O Ex-Presidente Operário tem hoje 73 anos de idade e poucos mais lhe restam de vida. Mas para quem já viveu o que ele viveu e passou pelas adversidades que passou – um retirante e sobrevivente da fome e da seca que ceifou a vida de milhares de outros brasileiros nascidos no sertão nordestino e mineiro – e que construiu uma biografia e obra imortais, não vale a pena humilhar-se diante de seus algozes, em troca de uma liberdade vigiada, mediante uso de coleira ou tornozeleira eletrônica.

        Não é a população civil, trabalhadora, explorada e excluída que mantém o Ex-Presidente Lula no cárcere; essa população é vítima das mesmas violências e injustiças cometidas pelo aparelho de Estado contra o Ex-Presidente. Ou você se esqueceu de que nas masmorras do sistema prisional brasileiro há cerca de 800 mil pessoas (a grande maioria delas pobre, negra ou mestiça, trabalhadora ou excluída), sendo que metade delas sequer foi julgada? Os traidores não somos nós, mas o sistema judiciário empoderado pelos governos petistas, por pressões e atos legislativos encabeçados pelo PT jurídico-judicial; traidores também são os empresários que tiveram financiamento generoso e barato, mas que se vergaram a pressões, chantagens, coações e ameaças feitas pelo sistema judiciário e repressor do Estado, fazendo falsas delações contra o Ex-Presidente e outros líderes do PT Traidores são o MPF, a PF, o poder judiciário e o alto comando das FFAA, que mesmo sendo fortalecidos e tratados com grandeza pelos Ex-Presidentes Lula e Dilma aceitaram ser cooptados/corrompidos/comprados pelo alto comando internacional do golpe, que são o Deep State estadunidense e a finança transnacional.

        Você tem razão ao citar o uso de modos de ação menos pacíficos em defesa da liberdade do Ex-Presidente Lula. Mas esteja certo de que nenhum de nós pode sequer conjecturar sobre eles em ambiente virtual, já que somos vigiados o tempo todo; aliás o alto comando das FFAA entregou nossa soberania e nossas riquezas e setores estratégicos ao Deep State estadunidense em troca de poder bisbilhotar TUDO o que lemos, ouvimos, assistimos, escrevemos ou falamos através da rede mundial de computadores, com destaque para as chamadas redes sociais, as principais delas desenvolvidas ou controladas pelo próprio Deep State, como é o caso do Facebook/Whatsapp e Google/Youtube.

        Por fim recomendo que leia sobre o que é como e como é aplicada a guerra híbrida total de 4ª geração. Não não há contradição nessa frase, como à primeira vista se possa pensar. A fase última dessa guerra híbrida, que se vale do efetivo uso do aparato repressivo com tropas na rua já vem sendo aplicada no RJ há quase um ano. De forma mais sutil e dissimulada ela já vem sendo feita quando a PF invade universidades, cometendo prisões e seqüestros autorizados por juízes, assim como pelas PMs de diversos estados, pois a PM nada mais é do que o baixíssimo e violentíssimo clero da FFAA terrestre, o Exército. Mas o que torna a guerra híbrida eficiente e muito difícil de se combater é que ela faz uso das técnicas de desinformação, manipulação, lavagem cerebral, conquistando corações e mentes, apropriando-se – mediante corrupções, subornos ou exploração de egos e vaidades – das burocracias dos Estados-alvo como se vê no Brasil, no México, na Argentina, no Paraguai, em Honduras e mais recentemente no Peru e no Equador.

    2. Mesmo se terminar como uma condenação à morte “de facto”? Ele seria um mártir. Isso seria bom para quem, exatamente?

      1. Lula só morto sairá do cárcere, a menos que aceite humilhações como a prisão domiciliar, mediante uso de coleira e/ou tornozeleira eletrônica. Se fosse meu pai que estivesse numa situação como essa em que Lula se encontra e sabendo da importância dele para a interminável luta por emancipação das classes pobres e trabalhadoras eu não seria egoísta de pedir-lhe para aceitar a humilhação, apenas para satisfazer minha vontade de tê-lo próximo de mim de de meus filhos/as (netos/as dele). Além dos covardes e traidores, apenas familiares que pensam de forma egoísta ou que ignoram a importância histórica e o simbolismo do grande líder popular e operário instam a se humilhar perante os algozes. É bom lembrar que, segundo relatos das escrituras, a Jesus Cristo também foi feita uma proposta semelhante; preso, a Jesus foi ofertada a possibilidade de liberdade, desde que ele, pùblicamente, negasse ser o rei dos judeus; segundo as escrituras, a resposta de JC foi que não era ele que se considerava rei dos judeus, mas a multidão que o acompanhava e assim o tratava. Jesus Cristo não se entregou, foi crucificado e virou mártir. Passados quase 2000 anos, quase metade dos 7,5 bilhões de habitantes do planeta Terra sabem quem foi e admiram o ser humano e o líder popular que foi JC (até os agnósticos, como eu). E se JC tivesse aceitado a humilhação e declarado que não não era profeta nem rei dos judeus? Seria ele lembrado até hoje?

        Os mesmos traidores e falsos conselheiros que mentiram para Lula, dizendo que ele não ficaria mais do que uma semana na prisão agora o pressionam por aceita a última humilhação, que é a prisão domiciliar. Devolvo a pergunta: para quem é bom ou interessa ver humilhado e morto polìticamente o Ex-Presidente Lula, mesmo que o velho corpo dele seja tirado das masmorra curitibana, mas marcado com uma coleira ou tornozeleira eletrônica?

  4. Acredito que possa haver um voto favorável a Lula, apenas pra cumprir o rodízio de ter sempre um pra parecer que há algum raciocínio no antro das togas. Tem sido assim, nos últimos julgamentos, ao que me lembre

    1. Eu acredito em 2 votos… GM e Levandowski. Um, canalha que quer libertar todos os corruptos, com certeza apoiaria Lula para dizer que não defende apenas corruptos e sim a Constituição… Outro que não tem medo de milico ou de coxinha tonto … Os demais, votarão conforme a bunda deles …

  5. Prisão domiciliar é pra chefe de quadrilha. E se Jesus tivesse pedido isso pra Pilatos?

  6. Lula está certo, não tem que abaixar a cabeça e aceitar essa ridícula proposta de prisao domiciliar com tornozeleira. Ele e as pessoas de bem desse Brasil, sim, ainda, existem de bem aqui em Pindorama, sabem de sua inocência, de seu caráter e retidão. Em algum momento esse país vai recobrar a consciência, talvez, para Lula possa ser tarde demais, infelizmente, mas sua altivez, sua honra jamais será manchada. O STF com tudo, estão criando mais um mártir.

  7. Acho que o maior erro de Lula foi se entregar pacificamente em Abril, deveria ter resistido e deixado o povo por fogo neste país, agora dificilmente irão deixa-lo sair da prisão, nenhum juiz ou ministro irá ter coragem de enfrentar o supermoro e sua superpolícia perseguidora, são muito covardes para isso. Terá que nós, o povo enfrenta-los e arrancar Lula da prisão, não term outra forma.

  8. Brito, meus comentários estão sendo censurados ? Faz tempo que nenhum comentário meu e liberado. Gostaria de entender, já que não escrevo palavrões e não ofendo ninguem, chato isso, fica difícil participar e desanima a continuar te prestigiando assim. Fiz 2 comentários hoje e nenhum passou no moderador, porque ????

  9. Enquanto ele estiver na sede da PF, está OK. Mas e quando Bolsonaro/Moro conseguirem que ele vá para uma penitenciária? Tecnicamente, é o que deveria acontecer, a carceragem da PF não é apropriada para o cumprimento de uma pena. Quando sua primeira condenação (sim, injusta, falsa etc) transitar em julgado, é o que deve acontecer. Acho que um pouco de pragmatismo, que é a marca do sindicalismo, poderia ser benéfico, neste caso.

  10. Sugiro que assistam O Homem de Kiev, disponível na rede. Preso, torturado, massacrado, ele só aceita deixar a prisão se o estado, através de um julgamento correto, declará-lo inocente.

  11. Mande um cartão de natal para o Lula
    Luis Inácio Lula da Silva
    R. Prof. Sandália Monzon, 210
    Sana Cândida – Curitiba/PR
    CEP 82640-040

  12. Vivemos numa sociedade ainda porca, imunda. A lama do cinismo e da hipocrisia ainda nos cobre por inteiro. Olhar um fux, um ‘moço’, micos filhos, ver que os bons de pescoço mais grosso se calaram – e nem podemos condená-los por isso – faz a gente colocar nossas esperanças em gerações futuras. Nesta, o jogo tá perdido. Né não?

  13. A força de lula é invejável. Não poderia esperar coisa diferente de alguém que venceu a mortalidade infantil, venceu a fome, migrou, trabalhou, defendeu o trabalhador e se tornou o maior líder humanista do mundo (in)civilizado. Tenhamos orgulho de estar ao seu lado.

  14. Perspectiva histórica não é a regra.
    Sujeitar a história com perspectiva histórica e sacrificando-se é nível Getúlio…
    Não haveria Petrobrás não tivesse aquele homem dado um tiro no próprio peito…
    Talvez alguém ainda hoje julgue Getúlio.
    Imaginem à época…

  15. Tenho quase absoluta certeza que Lula não aceitaria qualquer tipo de liberdade que não fosse através do reconhecimento de sua inocência. É o tipo de pessoa que não se enverga para a bandidagem de toga, terno e farda que o quer humilhado e escrachado. Lula é um exemplo, uma ideia, um personagem dos séculos 20 e 21. Único e absoluto.

  16. O coração pede que Lula possa estar com os seus familiares mas a razão entende que sua luta necessita de coerência moral e firmeza cívica. Assim a ideia de prisão domiciliar deve ser somente para o caso de um impedimento de saude
    Toda força e apoio ao Presidente Lula. Deus o abençoe.

  17. Olhos embargados pelo sofrimento que impuseram à pessoa do Lula. Mas, mente altiva por tudo que o Presidente Lula representou para nós, os invisíveis da nação brasileira.

  18. Estamos falando do LULA? O Maior do Brasileiros, preso quando sua inocência foi definida no processo que o condenou sem achar crime, inocência que se confirma nos processos absurdos de cada dia, preso ilegalmente, isolado em masmorra bem longe de onde mora, vitima de crime continuado, impedido de dar uma simples entrevista, um gigante perto de pequeníssimos anões liliputianos que o amarram, impedido de ser o presidente que a maior parte do país queria em troca do #elenão, impedido de exercer seu direito patrocinado por lei maior por ser da ONU, acordada pelo país, e nunca negado em outras ocasiões, punido por ser enorme, ser pacifista e negociador do entendimento e da paz, estrela política internacional de brilho incomensurável, etc, etc.
    Que absurdo! Que vergonha! Que desastre!
    Reconheço que devo fazer uma autocrítica: inocente, eu nunca pude imaginar que a justiça de algum país fosse tão …, que a constituição fosse tão brutalizada por aqueles cuja função era garanti-la, que pudesse mesmo em sonho, ou pesadelo, imaginar esta aberração. Nisso sou culpado e indesculpável.

  19. Só a luta libertará Lula.
    Repito um título de vídeo do PCO no YouTube: “No Brasil, Lula perde no STF. Na França, o povo ganha nas ruas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *