Lula se mantém como o político mais popular do país, diz Ipsos

barmar2

Uma nova rodada da pesquisa “Barômetro Político”, do Ipsos/Estadão continua  mostrando que  Lula é o político com maior grau de aprovação entre os brasileiros.

Da rodada anterior, há um mês, a taxa de reprovação o ex-presidente oscilou de 56% para 57%, enquanto a aprovação variou de 42% para 41%, dentro da margem de erro. Estatisticamente, portanto, nada está abalando a tomada de posição do homem cuja liberdade está sendo furiosamente ameaçada.

Os números insuspeitos, pela origem, mostram que nunca antes na história deste país houve uma dissociação tão evidente entre a opinião pública e a opinião que se publica, velha máxima do Barão de Itararé.

Temer, com a “jogada de mestre” da intervenção no Rio, também não melhorou um pingo seus índices: 94% de desaprovação , quase o mesmo dos 93% do mês passado, contra minguados 4% de aprovação.

Há pequenas oscilações nos índices de Jair Bolsonaro, Geraldo Alckmin e de Marina Silva, mas todos continuam rondando a casa dos 60% de reprovação. Os índices de aprovação ficam muito abaixo dos de Lula (veja ao final).

Pouco mais de seis meses nos separam de uma aventura eleitoral na qual a ausência de Lula pode levar o país ao que seria o impensável: uma caricatura fascista no poder.

Veja o quadro completo da pesquisa:

barmar

PS. Na versão anterior, troquei os números. Já estão corrigidos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

29 respostas

  1. Fernando Brito, o gráfico indicaria uma desaprovação de 57% versus aprovação de 41% para Lula. Não que eu confie em coise que venha do Estadão…

    1. A pensar assim, bolso, marina das selvas e o santo amassaram seus pães com a bunda. Bem feito.

  2. Fernando, há uma contradição entre o gráfico e o que você escreveu com relação ao Lula. Verifique para não passar por propagador de fake news.

  3. Como se trata do IPSOS ESTADÃO, podemos colocar o Lula, com 51% ou mais com taxa de aprovação.

  4. Como digo e escrevo há mais de um ano: essas pesquisas são claramente manipuladas em desfavor de Lula e em favor dos candidatos representantes da direita golpista, oligárquica, plutocrata, escravocrata, cleptocrata, privatista e entreguista. Notem os leitores que o diário escravocrata força a barra e tenta inflar os indicadores positivos de Luciano Huck e Sérgio Moro. Qualquer cidadão politizado e bem informado sabe que a rejeição ao torquemada das araucárias já supera aprovação; é provável que a rejeição ao togado de piso já supere a que atribuem ao Ex-Presidente Lula. E as intenções de voto em Lula, crescentes, há muito tempo superam 45%, que corresponde a cerca de 60% dos votos válidos. a perseguição e a prisão do Ex-Presidente Operário só farão aumentar as intenções de voto nele, que poderão alcançar o teto (70%) antes do mês de julho.

  5. Os poderosos de Jerusalém entregaram Cristo para ser executado pelos romanos porque ele representava risco àquele governo submisso a Roma. O exército de Honduras tirou Zelaya da cama e o entregou aos EUA. Sandino foi assassinado por aliados dos EUA. Os EUA colaboraram com os bolivianos na captura e assassinato de Guevara. Vários planos de assassinato de Fidel Castro foram feitos. E por aí vai. Ninguém se iluda com nada diferente disso vindo da nossa “elite” que controla os quatro poderes.

  6. FHC, o blindado maior da república com 10% de aprovação… imagina se tivesse sido investigado pelos seus crimes:

    1-COMPRA DA REELEIÇÃO 100% COMPROVADA
    2-FILHO DE FHC APARECEU COM DINHEIRO EM PARAÍSO FISCAL NO “PANAMALEAKS”
    3-EMPRESA DE FILHO DE FHC ARRUMOU UM CONTRATO DE 750 MILHÕES GRAÇAS INDICAÇÃO DO PAI… ESTÁ SENDO “INVESTIGADO” EM SIGILO POR MORO, CLARO QUE MORO NÃO VAI FAZER NADA!
    4-AMANTE COM FILHO SUSTENTADA NO EXTERIOR POR EMPRESAS QUE RECEBERAM “BENEFÍCIOS” NO GOVERNO FHC.
    5-MOROU EM APARTAMENTO EM PARIS QUE VALE MILHÕES DE EUROS… MUITO MAIS QUE SÍTIO E TRIPLEX JUNTOS.
    6-TODOS OS DELATORES DEIXARAM CLARO QUE A CORRUPÇÃO EXISTIU DURANTE TODO GOVERNO FHC… MAS MORO DECIDIU INVESTIGAR SÓ DEPOIS DE 2003… CLARO!

    Imagina se o Moro não fosse um “pau mandado” do PSDB…

  7. Esse é o motivo da condenaçao do barba….nao se pode dar acredito ao judiciario enquanto atuarem como aliados das facçoes demo tucanas pmdb ….esses bagre das malas de dinheiro, contas na suiça, audios e seus processos engavetados pelo judiciario fora da lei.

  8. bravos permanecem ao lado dos justos. aos canalhas restam os covardes.

    povo brasileiro unido pelo desenvolvimento e CONTRA GOLPISTA!!!!

  9. O mais triste de tudo é ver que o famigerado preposto da globo, luciano huck, é o único em que a aprovação supera a desaprovação. e que ainda tem gente que leva o bandido moro a sério.

  10. Prezado Fernando Brito,

    Quando você escreve:

    a taxa de aprovação o ex-presidente oscilou de 56% para 57%, enquanto a desaprovação variou de 42% para 41%,

    você não queria dizer o contrário, ou seja, que a REPROVAÇÃO oscilou de 56% para 57% e a DESAPROVAÇÃO de 42% para 41%? Pelo menos foi assim que entendi o gráfico publicado ao final.

  11. Acho que existe um equívoco. Pelos graficos apresentados, a aprovação é de 41% e a desaprovação de 57%.

  12. O nível de apoio a figuras autoritárias como Sérgio Moro retrata uma sociedade com clara tendência de direita.
    Por isso acho um absurdo que petistas como o Governador de MG, Pimentel, estejam falando hoje em constituinte.
    Vamos permitir que se rasgue a Constituição Cidadã em meio a um surto fascista, Sr. Pimentel?
    A Constituição de 1988 custou muito sangue e muitas vidas para ser conquistada. Cabe às forças progressistas defendê-la com unhas e dentes.
    Nem bem a luta começou e já estamos vendo gente costeando o alambrado e entregando o jogo!
    Isto me revolta profundamente.

  13. O BRASIL DO GOLPE
    Se essa sofrida e brasileira gente
    Não se insurgir contra a prisão de Lula
    Não o merece como presidente…
    Talvez até um Bolsonaro engula.

    As palavras, escritas ou faladas,
    Em nada afetarão o golpe dado;
    Com claro apoio das forças armadas
    Segue o desmanche quase consumado.

    Governo de ladrão e de togado,
    Por congressista e mídia sustentado,
    Joga o país na era do vintém;

    Arrasa empresas que nos dão suporte
    E entrega tudo ao predador do Norte,
    Só não a honra, vez que honra não tem!
    Tarcísio Arruda
    19/03/18

  14. LULÃO 2018 !!!

    Segundo o Diário Oficial Golpista (G1), a decisão de minerva esta nas mãos de ROSA WEBER.

    Então, Rosa Weber, vai deixar Lula ser preso por uma tipificação penal inexistente, a hipótese de “intenção de cometimento de crime”???

    Você também faz parte da série Minority Report, como a Carmem Lúcifer?

    1. Rosa condena Dirceu sem provas mas não solta veredicto pra Cássio Cunha Lima nem a pau. “De onde menos se espera, é daí que não sai nada mesmo.”

  15. … Hoje, aqui em Feira de Santana, um advogado concedeu entrevista a uma emissora de rádio afiliada (sic) ao *PiMG, apresentando-se como … Hoje, aqui em Feira de Santana, um advogado concedeu entrevista a uma emissora de rádio afiliada (sic) ao *PiMG, apresentando-se como integrante da Executiva Nacional do PSL do nazista ‘já-ia BOSTAnaro’!
    Além de louvar o energúmeno nazista ‘já-ia BOSTAnaro’, o tal “adÊvogado”, diria o desembragrinho ‘gebarn [quase] ‘cumpadi’ do juizeco ‘mor(T)o’, afirmou:
    “A Constituição de 1988 foi muita democrática, o que explica a cláusula de que a prisão de um réu somente após processo **transitado em julgado! Daí, o certo é o novo entendimento, ou seja,prisão após segunda instância. Lula tem que ser preso imediatamente!”
    O tal “adÊvogado” – e candidato a deputado estadual pelo partido do infame já-ia BOSTAnaro’, despediu-se rogando:
    “Fiquem com Deus!”

    E, aí, um dos “sopradores de latinha” da emissora “católica”, disse:
    “é mesmo: ‘quolé’, prisão após processo ‘TRAMITADO E julgado’!”

    *PiMG: Partido da imprensa Mafiosa &$ (nazi)Golpista, Globo Organizações MafioCriminosas à frente da sórdida e hedionda destruição do Brasil e do seu honesto povo trabalhador!

    NOTA FÚNEBRE: e o pior é que não aparece uma lama viva (idem sic) representante do PT para fazer o legítimo e indispensável contraponto!

    E ai daquele da militância que vá fazer recomendações ao PT!
    Portanto, neste aspecto [e em outros também!], o PT tornou-se um partido autoritário e antidemocrático por não ouvir as bases, inclusiva as não filiadas a agremiação partidária!

    1. Golpe não tem retorno!
      E “(os) supremos(as)” do *stF conhecem muito bem esta premissa histórica!
      Mesmo porque o *stF participa ativamente do golpe vagabundíssimo ainda ora em curso desde a cumplicidade, digamos, institucional (sic) com o protagonismo criminoso &$ lesa-pátria do GÂNGSTER mafiosíssomo eduardo CU(nha) do vampirão decorativo, nazigolpista &$ mega corrupto mimiSHELL – e tamém coleguinha do Direito [hã Direito!] do “golpista constitucionalista” mimiSHELL!
      Ademais, o *stF é golpista e sanguinário pelo menos desde 1936, ao mandar Olga Benário para a morte anunciada nas câmaras de gás da Alemanha nazista!

      *stF (supremo tribunal de FROUXOS(AS)!
      E de irresponsáveis destridores da nação!
      “supremos(as) GOL-PIS-TAS!”

      NOTA FÚNEBRE: ‘o [tíbio] PT da Governança’ e os outros setores de esquerda estão “coberto de razão” ao aceitar o discurso de que “as instituições desta republiqueta do CU(nha) do mundo estão funcionando”!
      Só se for sob o estado de exceção do qual somos vítimas!
      Sim, “a esquerda que a direita fascista e xucra adora!”

      E a militância de esquerda?
      Agonizando em um leito de UTI de um Hospital qualquer enquanto ainda houver este agora arremedo de SUS!..

  16. O mais popular e o mais perseguido num processo de INJUSTIÇA de envergonhar. Um país que é submetido a degradação por um homem medíocre como o juiz de piso de cutitiba é uma infâmia.

  17. Em um país SUBDESENVOLVIDO, onde mais da metade dos trabalhadores ganha no máximo 1 miserável salário mínimo, a medida da ignorância política do povo se dá pelo índice de rejeição do político que mais fez para reduzir a miséria, a desigualdade social e a concentração da renda.
    Ah se a Globo não existisse… esse país já seria um país capitalista DESENVOLVIDO há décadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.