Mais um banco rebaixa previsão do PIB: Bradesco estima só 1,1% de expansão

Depois do Itaú e do Citibank terem reduzido para 1,4% sua projeção de expansão do Produto Interno Bruto brasileiro paraeste ano, agora à tarde o Bradesco seguiu e avançou neste “caminho para trás”: diminuiu quase à metade, de 1,9% para 1,1%,  a expansão anual e sugeriu uma queda de 0,2% na produção de bens e serviços no primeiro trimestre.

Como é de praxe o otimismo nas previsões de bancos – quem prevê desastre não faz negócio – e considerando a história recente da economia brasileira, onde sucessivas estimativas de atividade econômica se corroem ao longo do tempo, cada vez é maior a certeza de que vamos rumo ao PIB zero até o final do ano.

No relatório, publicado pelo Poder360, os economistas do comando do Bradesco reconhecem que não há nada que sinalize a recuperação da economia, sobretudo sob a ótica da demanda:

Até o momento, não há vetores de demanda na economia. Não há impulso externo capaz de acelerar o crescimento, especialmente em uma economia fechada como a brasileira, apesar da depreciação do câmbio real desde 2018. Do lado dos investimentos, a elevada ociosidade e as incertezas quanto às reformas impedem que eles ganhem tração. O consumo tem crescido apenas em linha com a geração de empregos, que tem sido fraca e, portanto, sem vetores de aceleração. Por fim, os gastos do governo seguem limitados pelo teto, com estados e municípios sem condições de retomarem investimentos.

O banco também revisou, para cima, a taxa de inflação e o câmbio do final de 2018, para 4% e R$ 3,80 por dólar. Mas estes, tal como o PIB, ainda são números que dependem de alguma melhoria no cenário atual e, ainda, de que a economia mundial não sofra abalos significativos.

Portanto, wishful thinking.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

6 respostas

  1. Isso me lembra :
    “Bye Bye Brasil ,
    A última ficha caiu,
    Eu penso em vocês night and day
    Explica que tá tudo okay
    Eu só ando dentro da lei
    Eu quero voltar, podes crer
    Eu vi um Brasil na tevê”……….

  2. Terra devastada, pronto, agora só falta salgar a terra, enforcar Lula, esquartejar seu corpo e expor cada pedaço em uma praça pública da Bruzundanga para delírio dos canalhinhas, canalhas e canalhões. Para que nunca mais ninguém de novo ouse sonhar com uma república democrática, justa, soberana e com um povo orgulhoso de seu destino comum e de sua história.

  3. Se a variação do PIB em 2019 comparativamente a 2018 for 0%, diria que já será motivo para comemoração!

  4. O gráfico mostra claramente o quanto o LULA era um magnífico presidente. Final de 2008 e início de 2009 ele convocou a população a consumir para garantir o emprego de todo mundo, para as fábricas não demitirem, e se assim fosse essa crise (a de 2008) não passaria de uma marolinha, e foi exatamente o que aconteceu. Foi duramente criticado pelo PIG, principalmente o grupo globo que até o chamaram de irresponsável. É muita injustiça esse homem estar preso. LULA LIVRE AGORA.

  5. Não precisa ser economista do Itaú ou do Bradesco para ver o óbvio ululante: mataram o mercado de trabalho e por tabela mataram a demanda. Sem demanda ferraram as empresas e a arrrecadação do governo….Resumindo: o carro da economia está sem combustível (demanda) e sem motor (investimentos)……..

    1. DESTRUÍRAM A EVOLUÇÃO DE GANHOS SALARIAIS ANUAIS E A ESTABILIDADE EMPREGATÍCIA DO TRABALHADOR…
      SEM RECURSOS E ESTABILIDADE NO EMPREGO, NINGUÉM CONSOME…
      NA VERDADE, NOSSAS ELITES SÃO CRUELMENTE BURRAS… E TORPES!
      AFUUUNDA BRAZZZIL!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.