Maria Cristina Fernandes: o que querem de Temer, o que Temer quer deles

ditalex

Trechos, cortados por minha conta, da sempre lúcida análise política de Maria Cristina Fernandes, que publica seu artigo “A sucessão empoçada” no Valor:

A resiliência do apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas duas últimas pesquisas eleitorais mantém empoçado o cenário da sucessão presidencial. Os partidos aguardam seu rumo para montar estratégias. Mas se o último depoimento em Curitiba tornou mais provável uma condenação em segunda instância, ainda não foi capaz de antecipar os rumos do partido nem o caminho a ser tomado por seus eleitores, os únicos blindados ao enfado com a política.

A manutenção do deputado Jair Bolsonaro como o segundo nome da sucessão infenso às intempéries traz um outro problema para agentes políticos que, na ausência de alternativas claras, precisam minar os nomes consolidados. De Lula, a Lava-Jato cuida, restando a disputa por seu eleitorado, no PT e fora dele.

Bolsonaro lhes oferece problema de outra natureza. O deputado já tem uma condenação colegiada, mas em infração (danos morais) não considerada pela Ficha Limpa como razão de inelegibilidade. Para atrapalhar a vida do deputado, resta aos colegas bem situados no coalizão governista, mas perdidos na sucessão presidencial, criar obstáculos à sua tumultuada vida parlamentar. Bolsonaro está de saída do PSC, o quinto partido de seus sete mandatos, rumo à legenda pela qual pretende concorrer à Presidência da República. A montagem de sua migração partidária, no entanto, enfrenta uma estrada pedagiada na Câmara.

Bolsonaro e bravata militar são filhos da mesma anomia

Ainda que o deputado não tenha o respeito dos comandantes das Forças Armadas, sua ascensão nas pesquisas e a liberdade com a qual generais da ativa comentam aberta e publicamente a possibilidade de intervenção militar são parte do mesmo fenômeno. A indisciplina parte do pressuposto de que o poder que poderia coibi-la não tem legitimidade nem apoio popular para fazê-lo. O silêncio do ministro da Defesa, Raul Jungmann, acaba por referendar a percepção de que o governo dos 3,4% é refém de bravatas militares.

(…)
A rejeição é tamanha que a mobilização espontânea de eleitores em redes sociais tende a sair em vantagem, na conversão do voto, sobre produções longas e sofisticadas do horário eleitoral. Mas o rechaço aos recursos do status quo da política não explica, por exemplo, por que em torno de um governo tão impopular gravitem tantos candidatos.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o prefeito de São Paulo, João Doria, no entanto, não disputam o apoio do leprosário em que se transformou o Palácio do Planalto, mas de sua caneta. Apostam que as liberações para municípios porão em curso as tradicionais máquinas eleitorais de vereadores e prefeitos com as quais ainda acreditam que serão capazes de chegar à Presidência.

Tão importante quanto aquilo que vier a ser obtido pelos candidatos governistas em sua aproximação com o Planalto é o que o titular espera com seu apoio. À medida que se aproxima o fim de seu governo, a obsessão do presidente Michel Temer é um bote que o ponha a salvo do juízo da primeira instância, o mesmo que ainda empoça sua sucessão.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

15 respostas

  1. ‘Pena amestrada’ da Globo Organizações MafioCriminosas começa a traduzir o recado do mafioso nazigolpista ‘Botafogo’ para o infame congênere MT!
    E o sinal peremptório de que ‘Botafogo’ entendeu a senha dos ‘milicos’!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Queixa de Maia deixa Temer em alerta, diz Camarotti

    O jornalista Gerson Camarotti, da GloboNews, escreve em seu blog no G1 que o Planalto está em alerta depois que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) disparou críticas duras a ministros e ao governo do PMDB; “Interlocutores do presidente Michel Temer ficaram preocupados com a decisão de Maia de externar essa contrariedade. A preocupação no governo é que Maia fez a crítica pública no momento em que a Câmara deve receber a segunda denúncia contra Temer”, escreveu Camarotti

    21/09/2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/318397/Queixa-de-Maia-deixa-Temer-em-alerta-diz-Camarotti.htm

  2. O juizeco de piso de quinta está atiçando o advogado (e doleiro) ‘Taca Dura’ com a vara curta do ‘mor(T)o’!
    Entenda mais esta suruba federal perpetrada pelo rábula ‘psicoPATO’ (ir)responsável pela ‘Guantánamo da Província Agrícola do Paraná’

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Moro pede cooperação com Espanha para intimar Tacla Duran

    Juiz da Lava Jato envia pedido a Madri para localizar e citar advogado apontado como operador de propinas da Odebrecht que está refugiado no país europeu

    Por jornalista Luiz Vassallo
    19 Setembro 2017 | 05h00

    (…)

    FONTE: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/moro-pede-cooperacao-com-espanha-para-intimar-tacla-duran/

  3. … E mais golpistas fodões escancaram o CUnha!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    PRESIDENTE DA SHELL: “PRÉ-SAL É ONDE TODO MUNDO QUE ESTAR”

    O presidente da Shell no Brasil, André Araújo, disse em entrevista ao Estadão que a empresa tem muito interesse no pré-sal brasileiro e que o “pré-sal é onde todo mundo quer estar”; “O pré-sal bra­si­lei­ro, pe­la ge­o­lo­gia, é o lu­gar on­de to­do mun­do quer es­tar. É mui­to po­si­ti­vo. Mas não é to­do igual. Sem en­trar em de­ta­lhes, pe­la de­fi­ni­ção de bô­nus de as­si­na­tu­ra (va­lor pa­go pe­las em­pre­sas à União pe­lo di­rei­to de ex­plo­rar e pro­du­zir na área) é pos­sí­vel ver a ex­pec­ta­ti­va do re­gu­la­dor pa­ra ca­da blo­co. Não há um bô­nus por me­tro qua­dra­do. De­pen­de mui­to da lo­ca­li­za­ção, da re­gião, do que se es­pe­ra da­que­le blo­co”, disse o executivo

    21 DE SETEMBRO DE 2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/economia/318405/Presidente-da-Shell–%E2%80%9CPr%C3%A9-sal-%C3%A9-onde-todo-mundo-que-estar%E2%80%9D.htm

  4. Sobre os militares: o problema é a corrupção, não a falta de patriotismo desse governo. Não incomoda aos militares a venda do pré-sal, da infra-estrutura; tal qual no governo FHC. Do jeito que a coisa vai, melhor fechar as forças armadas e deixar tudo com a IV frota de uma vez. Para que o exército? Só pra avalizar a venda do Brasil? Para defender os negócios, plataformas, petróleo de outros países? Engraçado as pessoas acharem normal este tipo de exército, igual aos militares dos filmes cucarachas?é normal isso, fazer bravatas sobre a corrupção e fechar oseu olhos às negociatas atuais do petróleo e da infraestrutura e ninguém questiona que exército é esse?

  5. Golpe militar seria o retrocesso em cima do retrocesso, quem viveu 64 sabe que ali germinou e floresceu o germe da corrupção em um estado autoritário sem transparência quem deles se aproximam são os mesmos políticos com os mesmo interesse que fez surgir um Eliseu Padilha, Moreira Franco, Gedel, Temer e camarilha do PMDB. Será repressão aos movimentos sociais e 50 anos de estagnação e duas gerações perdidas. Pobre Brasil sua elite é sua desgraça.

  6. Por que todo imbecil vai votar no Bozo? Como Brizola dizia: criou-se, no Brasil, uma nova classe de imbecis: “INTELECTUALÓIDES”. Os fatos estão aí, só não vê quem não quer. Os verdadeiros ladrões do país tem nome e endereço. E todos ocupam cargos em Brasília: ministros, STF, MP, PF… provas não faltam, mas parece que não há “convicção”. Essas, dadas aos fatos, são as minhas convicções. Não posso provar, mas o “domínio do fato” me isenta de qualquer culpa.

  7. O que comprou nossos militares??? Porque são todos vergonhosamente vendilhões traidores lesa-pátria??
    seria Green-Card para o militar e toda a família até a quarta geração???
    passaporte fullAll em Orlando???
    Ou seria na verdade uma total Cidadania Norte Americana com direito a conta bancaria em dolares, para o militar e toda sua família…por todas as suas gerações???
    é irracional pessoas tão abastadas tornarem-se tão rídiculas!!!!
    algo os comprou???

  8. O mais terrível, o mais devastador, o mais avassalador e o que mais mata é o temeroto que acontece aqui no país. Nenhum temeroto é tão terrível como o que estamos presenciando a partir de 2016. Aniquilou a democracia, a decência e a credibilidade de todos nós. Até quando este temeroto nos atemorizara ainda?

    1. Acho que fica melhor a palavra temerroto para definir a atual situação política brasileira. Categoria 5 e pouco para classificar esta aberração diabólica que os coxinhas e os parlamentares corruptos nos impuseram.

  9. A questão do drácula presdiente, além do sposto apoio militar, tem o escrancarado apoio parlmentar. Veja à perola da interpretação do setor jurídico da Camara dos Deputados,em relação à segunda denuncia contra o ladrão presidente: Analis em conjunto, ou seja uma vez rejeitada pela Camara alcança aos demeais denunciados. Que hemeneutica interessante quando na verdade “A autorização da Câmara, deveria ser focada, no meu entender, na responsabilidade do presidente”.Quanto ais demais, o proprio Supremo fatiaria a denuncia separando os com forum privilegiado e remetendo à
    às instncias apropriadas, àqueles que não gozam do forum privilegiado, e não arquivando a denunciado caso o Temer seja poupado pela Camara dos Deputados.Pergunta-se: é nesse poder judiciário(venal) que os militares querem confiar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.