Mello Franco, o coronel e a “investigação seletiva”

coroneltemer

Imperdível o artigo de Bernardo de Mello Franco, hoje, em O Globo. Imperdível e irrespondível, demonstrando que, na Polícia Federal e na Procuradoria Geral da República, pau que dá em Chico não dá em coronel.

Ninguém escreve ao coronel

Bernardo de Mello Franco, em O Globo

O novo depoimento de Ricardo Saud jogou mais luz sobre um personagem que o governo se esforça para manter nas sombras. Trata-se do coronel João Baptista Lima, homem de confiança de Michel Temer.

Ex-oficial da PM, Lima costuma ser citado como “amigo” do presidente. Puro eufemismo. Investigações da Polícia Federal indicam que ele atuava desde os anos 80 como faz-tudo do chefe. Arrecadava dinheiro, negociava com empresários e fazia pagamentos.

O coronel despontou no noticiário em abril de 2016, quando um empreiteiro o acusou de intermediar o repasse de propina nas obras de Angra 3. Temer ainda era vice-presidente, e a Lava Jato parecia mais interessada em outros alvos.

Em maio passado, Lima reapareceu na delação da JBS. Foi acusado de receber R$ 1 milhão por “indicação direta” do presidente. No seu escritório, a PF apreendeu recibos de despesas da família Temer. Em áudio entregue à polícia, Rodrigo Rocha Loures, o deputado da mala, informava: “O coronel não pode mais”.

Uma semana antes da delação-bomba, o MST ocupou uma fazenda em nome de Lima em Duartina (SP). O movimento justificou a ação como um protesto para “denunciar as conspirações golpistas de Temer”.

Discurso político à parte, os sem-terra levantaram uma lebre valiosa. No novo depoimento à PF, Saud afirmou que a propriedade é de Temer, que usaria o coronel como laranja. O Planalto nega todas as acusações.

Há oito meses, os investigadores tentam ouvir Lima em inquéritos que envolvem o presidente. Ele apresenta atestados de médicos particulares e não aparece para depor.

A blindagem do coronel também parece contar com o aval de autoridades nomeadas por Temer. O diretor-geral da PF, Fernando Segovia, já ameaçou punir o delegado que citou Lima em perguntas enviadas ao presidente.

Agora sabe-se que a procuradora Raquel Dodge tem evitado opinar sobre medidas pedidas no mesmo inquérito. Ela recebeu o ofício antes do Natal. O carnaval acabou e a doutora ainda não enviou os papéis ao Supremo. O relator do caso é o ministro Luís Roberto Barroso, que já denunciou a existência de uma “Operação Abafa” para sepultar a Lava Jato.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

17 respostas

  1. Com todas essas denúncias, com nomes, valores, propriedades e malas de dinheiro circulando pelas calçadad, ainda tem midiotas acreditando que Lula é milionário e usa laranjas para esconder patrimônio. O mais interessante é que não acharam uma só propriedade do Lula em nome de laranjas, nem contas secretas no Brasil ou no exterior. Quando vai cair a ficha desses patinhos?

  2. Nós da esquerda, e aqueles da direita que queiram, precisamos fazer panfletos com os nomes dos deputados que votaram contra a continuação da investigação pelo supremo e pelo mpf, das graves denúncias de corrupção feitas pelo então procurador geral da república, baseadas em fatos. Esses panfletos servirão para aqueles que esquecem fácil, assistidores de novelas, ou aqueles mergulhados em celulares, para que lembrem-se na hora do voto deste ano. Por favor, partidos políticos, que tem uma estrutura para isso, sindicatos, eu me proponho a trabalhar de graça nesse projeto. Vamos agitar esta esquerda. Não creio que a grande imprensa fará esse papel. (literalmente pepel..rss)

  3. Se fosse tido como amigo do Lula , já estaria preso . Delação pronta e canais da mídia preparados para os vazamentos . E a Dra. Dodge ainda quer auxílio moradia para quem tem moradia , em despacho recente . Está se saindo melhor que seus antecessores claramente servindo o ditador da ocasião . É por essas e outras que esse pessoal sai caro para nação , não estão fazendo o que deve ser feito trabalhando para democracia , e sim para seus bolsos.

  4. Ela corre perigo se mexer no ninho dos marimbondos e terá que agir, ele mas dia. menos dia será pego não pela caixinha que levou e leva, mas por ter entregue de bandeira às riquezas e o futuro de milhões de Brasilis isso tá na conta, a Sra Procurafora terá que agir, o Povo foi mais esperto e DNA Carminha está num beco sem saída.

  5. A lava jato só existe por que o PT estava no poder.
    Esse temer prepara um novo golpe para não ir para a cadeia.
    Raquel Dodge foi escolhida a dedo para isso. Essa é a meritocracia dos coxinhas. Trouxa e quem acredita em meritocracia. O que tem de amigo e parente ocupando cargo que não tem competência para ocupar não tá no gibi.

  6. Só apresentar atestados de médicos particulares, por acaso impede o Cel. Lima de prestar depoimento? Será que ele está impossibilitado de se deslocar e está “repousando” em casa? Me parece que esse seria um típico caso de “Condução coercitiva” para depor.

  7. Operação nazigolpista ‘Farsa a Jato – o pré-sal é dos gringos’ literalmente ‘DESmoroLIZADA’!
    PORCA-tarefa tão criminosa quanto o Marcelo Odebrecht!
    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    Marcelo Odebrecht entrega toda a farsa contra Lula.
    Por Paulo Andrade Castro
    Publicado em 24 de feveiro de 2018
    https://www.youtube.com/watch?v=sT6XiNXmu78

  8. O inimigo é ‘Cirão O Oportunista’!
    Fernando Haddad é um homem íntegro e catedrático confiável!
    E eu já assinei o Manifesto Histórico!

    ***

    Manifesto aos militantes e eleitores reunidos no campo da esquerda
    DOM, 25/02/2018 – 09:02 ATUALIZADO EM 25/02/2018 – 09:03
    Lula é vítima de fraude por ser condenado num processo político sem crime e não pode ser refém dos interesses de poucos
    (…)
    Encerramos com a convocação de todos os militantes das redes sociais e das ruas, dos partidos de esquerda, movimentos sociais e populares, professores, artistas, juízes pela democracia, médicos pela democracia e demais segmentos da sociedade, a apoiar este manifesto e lutarmos por uma eleição com princípios de democracia e pelo direito de Lula ser candidato. Para isso é preciso atenção e estar em alerta sobre mais esse instrumento de desqualificação de Lula como candidato, reiteradamente pelo pré-candidato Ciro Gomes.

    21 de fevereiro de 2018.

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://jornalggn.com.br/noticia/manifesto-aos-militantes-e-eleitores-reunidos-no-campo-da-esquerda-0

  9. O ataque a uma funilaria no ultimo dia 23 na rua Conselheiro Nebias no Centro de Sao Paulo com vinte pessoas armadas de Pedras,Paus, e coquetel Molotov fez um estrago serio.A policia nao viu Nao prendeu nada.Esta sendo provado a maneira para derrubar os golpistas e a ditadura Judiciario.FUNCIONOU EXEMPLARMENTE!Bola pra frente e vamos aniquilar a corja golpista que destroi o Estado Brasileiro.

  10. Por falar nesse ‘privatizar tudo é a saida” do guru economico bolsonarista, chamo atençao para a projetada venda da Embraer para a Boing, que L Jardim diz hoje ja estar decidida.
    É privada mas a ‘golden share’ dela NÃO é.
    A bOEING vai torna-la uma sub marca, utilizar a tecnologia dela por alguns anos, lutar contra o concorrente europeu e… sumir com a Embraer.
    Mas tem pior: A BOEING vai diminuir a mao de obra local e o conteudo local da Embraer.
    Mas tem pior: Avião é caro e precisa de financiamento. Voce acha que, apesar de bilionaria, nao vai conseguir mais BILHOES do BNDES a juros favorecidos? É isso que está procurando.
    Agora duas singelas perguntas:
    -Nossos militares tem algum ‘brio’ ainda e vergonha na cara?
    -Voce acha que os brasileiros que estao decidindo isso, entregar ao monopólio estrangeiro o estao fazendo só pelos belos olhos do gringo???
    FDP!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  11. Será que um dia teremos um Brasil feito para os brasileiros?
    Um Brasil em que as instituições cumpram seus deveres e em que o trabalhador brasileiro, que paga toda essa parafernália inconfiável e improdutiva, venha ser respeitado como cidadão?
    Será que um dia teremos uma mídia nacionalista, e não essa reunião de entreguistas cujas ações demonstram torcer contra o país em que operam, não obstante dependam de uma concessão federal?
    Há alguma coisa de podre no reino tupiniquim que não consigo entender: Porque uma população de mais de 200 milhões de pessoas se deixa enganar, sustentando essa corja de maus brasileiros que colabora para o empobrecimento da terra onde nasceram?
    Precisamos reagir, e botar essa gente pra correr!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.