“Menos médicos”: 196 cubanos já voltaram a Havana. Veja


Triste, triste de ver.

196 médicos cubanos que serviam ao “Mais Médicos” no Brasil já chegaram de volta a Havana.

Um deles fala do ‘despreparo’ de Jair Bolsonaro para dirigir o Brasil e de seu descompromisso com a saúde dos pobres.

Outra, de algo que várias vezes já ouvi de amigos (bons) médicos brasileiros: da distância com que as pessoas humildes são tratadas por profissionais que esquecem a humanidade da medicina.

-Eles [os brasileiros] dizem que somos muito humanos, que nós [os cubanos] somos os únicos que tocamos neles. Quer dizer, que só nós lhes fizemos exame físico, porque lá é costume ter uma escrivaninha e detrás da escrivaninha é que se indica todas as coisas ao paciente sem tocar no paciente.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

59 respostas

  1. 1- MAIS MÉDICOS TINHA APROVAÇÃO DE 94%
    Praticamente uma unanimidade entre aqueles que usavam e dependiam do programa… apesar disso, na mídia o que se via eram as críticas.
    http://www.brasil.gov.br/noticias/saude/2015/08/populacao-medicos-e-gestores-aprovam-o-mais-medicos

    2-TEMER, QUE NÃO ERA BOBO, MANTEVE O PROGRAMA E A VEJA ATÉ ELOGIOU… MAS SÓ COM TEMER.
    https://veja.abril.com.br/saude/mais-medicos-o-tempo-da-sensatez/

    3-BOLSONARO, O BURRO… VAI ARRUMAR OUTRO PROGRAMA COM 94% DE APROVAÇÃO????
    Em 30 anos sem fazer nada… espero que Bolsonaro tenha algum plano escondido… algo que agrade mais que 94%… vai ser difícil!

    Em menos de 24 horas as pessoas já vão sentir o preço de um Presidente idiota!
    -MILHÕES DE PESSOAS SERÃO IMPACTADAS DE FORMA DIRETA!!!
    -MILHARES VÃO ADOECER
    -CENTENAS VÃO MORRER

    Coloca na conta do “Mito”.

      1. Pessoal, neste dias que o Brito não está postando, continuem a entrar e abrir as páginas existentes. Ajuda o Blog a contar visitas.

    1. Quando se forma uma casta que goza de determinados privilégios, começa-se a dificultar ao máximo o ingresso a esta casta. A prática da medicina no Brasil transformou-se em uma corporação profissional idêntica àquelas que existiam na Europa medieval. Só entra quem for avalizado ou selecionado pela liderança dos sócios que já estão dentro; se isso não é possível devido à permanência ainda de legislações igualitárias, então tenta-se não permitir a formação acadêmica de novos candidatos a membros da casta. Os médicos cubanos nunca lograram ser avalizados pelos membros da corporação médica. Napoleão, ao forçar a aplicação obrigatória dos princípios igualitários da Revolução Francesa por toda a Europa, liquidou com as organizações medievais de exclusividades profissionais, ao estabelecer pelo Código Napoleônico que todos eram iguais perante a Lei e que todos tinham direito a abrir seu próprio negócio ou a exercer qualquer profissão, sem ter que se submeter ao julgamento das lojas corporativas. Isso ampliou a abrangência das academias e universidades ao nível prático das formações profissionais. Foi por isso mesmo que, depois que Hitler invadiu a França, o maior teórico do Nazismo, Alfred Rosenberg, ao discursar na Assembleia Nacional Francesa para uma plateia de conquistadores vitoriosos, falou que “Estamos aqui para enterrar a Revolução Francesa, que com seus princípios absurdos libertou os judeus para serem iguais aos europeus e assim destruiu a cultura da Europa.” Dentro desta mesma compreensão, podemos entender porque o novo chanceler do Brasil diz que “o marxismo cultural começou com a Revolução Francesa”. Engana-se quem acredita que ele disse isso por ignorância de temporalidade. Ele sabia o que estava dizendo, e até parece um discípulo de Rosenberg.

      1. Bem observado.

        Essas “coincidências” abundam, tornando evidente o alinhamento ideológico e os “meios”.

        A “perversão intelectual” parece seguir uma lógica que já foi seguida antes. E dentro dela, vale frisar que, quando o alvo mais famoso começou a ser exterminado em larga escala, os comunistas “já” estavam mortos.

  2. Haja saúde mental para acompanhar esse inferno em que o Brasil se tornou. A direita tomou o país de assalto e foi legitimada nas eleições. O golpe, a prisão de Lula, tudo foi feito com uma facilidade só imaginável num país, como diz Mino Carta, com o nível de “velhacaria” do nosso.
    Se Lula ganhasse o Nobel da Paz seria o começo da virada desse jogo. Mas já cansei de sonhar.

    1. Amigo, se Lula ganhar o Nobel, nossa imprensa não irá noticiar, e os que comentarem, dirão que é um prêmio de pouca importância no mundo. A direita brasileira não tem pudor de mentir, inventar, enganar, ocultar.

  3. Manda-se embora os médicos e em compensação, vem fábrica de armas e 56 tanques de guerra dos EUA.
    O governo dos EUA aprovou a saída dos médicos cubanos.Bolso agradece. Era de se esperar. E também aplaude a entrega do Pré Sal.

  4. :
    : O Bostonauta é um canalha e filho da p(a)uta…

    :: TODOS sabem da inocência de LULA, inclusive os que o julgam, condenam e maltratam.

    #queremosLulaLivre

    1. A “POBRAIADA” assalariada RICA EM ORGULHO e IGNORÂNCIA eleitora do “mito” provavelmente irá soltar foguetes de alegria com o fim dos SUS,teleguiados por Olavos e Nandos Mouras da vida.Grande possibilidade do brontossauro distribuir um vouches para cada POBRE e depois PRIVATIZAR TUDO.
      *A MISÉRIA vai ser altíssima.

  5. Manda-se embora os médicos e em compensação, vem fábrica de armas e 56 tanques de guerra dos EUA.
    O governo dos EUA aprovou a saída dos médicos cubanos.Bolso agradece. Era de se esperar. E também aplaude a entrega do Pré Sal.

  6. tristeza para quem vai ficar sem nenhum tipo de atendimento. os que voltaram pra Cuba logo terão outras missões, em locais onde sejam respeitados como merecem. A turma que se “elegeu” não liga pra nada além de seu umbigo. Serão todos engolidos pela ignorância, truculência estupidez

    1. Cara eu acho que pra ser lacaio ainda tem q ter um pouco de raciocínio, eu creio q ele não possui nenhum.
      É simplesmente odio pelos mais humildes.
      É nojo de pobre.

  7. Precisamos de Mais Médicos e de Menos Bolsonaro.
    Aliás, tratando-se de coisas como Bolsonaro, a única quantidade aceitável é zero!

  8. Falaram tanto sobre os médicos cubanos, mas muita gente esquece de que esses médicos cubanos pensam mais no coletivo social, sabem que o dinheiro que provem do seu trabalho aqui no Brasil e nos mais de 60 países onde atuam voluntariamente, é para ajudar não só a sua família mas a todos os cubanos residentes em Cuba. Eles não pensam no dinheiro, mas em proporcionar o bom atendimento para aqueles que necessitam de seus conhecimentos médicos. Esse vídeo do blog Jornalistas Livres deve ser divulgado para que as pessoas entendam os sentimentos nobres desses médicos cubanos: https://www.facebook.com/jornalistaslivres/videos/287368831905606/?notif_id=1542407358674613&notif_t=live_video

  9. Ainda não vi uma pauta com as respostas para as seguintes questões: Quanto custa a formação de um médico? E 8.500 médicos, quanto custou ao Governo Cubano? Cuba deveria bancar gratuitamente este custo em favor do Brasil? E um médico que atua na área preventiva, quantos são formados no Brasil? Por que o governo brasileiro em abril último proibiu a abertura de novos curso de medicina no Brasil? O Brasil participou gratuitamente das missões de paz no Haiti e na África ou foi reembolsado pela ONU?

    1. Das divisas que ficam com Cuba, seria justo se tudo ficasse com o governo para pagar a formação dos médicos. Mas não é assim. Uma parte vai para as famílias dos médicos e outra parte financia a assistência com médicos a catástrofes naturais em redor do mundo, e a 22 países pobres que não podem pagar pelo serviço.

  10. Alertávamos que a eleição de Bolsonaro seria um golpe nos mais pobres. Aí está o resultado.

  11. O (des)governo Bolsonaro tem tudo pra dar errado. Porém, precisamos nos unir numa Frente Ampla para derrotá-lo politicamente e recuperar o Estado Democrático de Direito. Recuperadas as regras do jogo político, aí sim os partidos entram na disputa por votos em eleições legítimas, sem crimes eleitorais. Nós democratas podemos perder de novo para o ignorante fascista e sua malta.

  12. O que espanta é o Itamaraty e o Governo Federal não emitirem nem uma nota dizendo que as declarações do Bozo não representavam a posição oficial do país. Se emitissem uma nota talvez fosse evitado o quase término do programa Mais Médicos. Como não houve nota alguma, pode-se supor que foi combinado entre o governo golpista que está no poder e o também golpista que irá assumir.

  13. Que bobagem é essa de achar que Bolsonaro, romanticamente, expulsou os cubanos apenas em nome de uma ideologia folclórica e do seu ideal de pureza anticomunista? Por que não se aventa a hipótese, extremamente plausível, de que Bolsonaro teria outro motivo mais concreto para encontrar uma maneira de romper o contrato com os médicos cubanos e fazê-los sair do Brasil? Este outro motivo seria que, mesmo à custa da saúde de milhões de brasileiros, ele teria se empenhado em dar uma força substancial ao bloqueio econômico que os Estados Unidos fazem há décadas a Cuba ao retirar, com seu gesto anti-cubano, um bilhão de dólares das divisas que conseguem entrar naquele país apesar da obstrução implacável dos americanos. Isto teria, objetivamente, força e razão explicar seu gesto e para ser o motivo principal de todo este espetáculo. Cortar o dinheiro de Cuba. Parece que Bolsonaro quer ser um ator importante no teatro da geopolítica mundial. As divisas que Cuba obtém com a exportação de serviços e produtos somam 14 bilhões de dólares, e destes, 11 bilhões vêm do seu programa de enviar médicos ao exterior. Pode-se imaginar como causa irritação nos americanos este programa cubano de envio de médicos, que supre a ilha dos parcos dólares com que ainda dispõe para respirar economicamente. Bolsonaro conseguiu, com a virtual expulsão dos médicos, diminuir a fonte de divisas de Cuba em 1 bilhão de dólares. Não é pouco, e isso explicaria porque ele recebeu eufóricos elogios de figuras extremistas da direita hegemonista dos EUA, a ponto de receber em breve a visita do mais extremista e belicoso dos líderes americanos, o notório John Bolton, que fará uma escala no Brasil a caminho da reunião do G-20 em Buenos Aires, só para encontrar-se com o herói que conseguiu fazer o que os americanos não conseguiam há muito tempo: aumentar de forma substancial o alcance do bloqueio econômico sobre Cuba.

    1. Ver Boçal Nato “preocupado” com a democracia é como ver Fernandinho Beira-mar falando de valores morais e família.

      1. Pois é. E ele ainda tem o desplante de atacar Cuba por uma suposta falta de democracia naquele país. Pessoas como ele, em nome de defender a democracia, matam-na, achando que assim estão defendendo “um bem maior”, como falou o juiz Moro ao justificar o não cumprimento da ordem de soltura do ex-presidente Lula.

        1. Touché!

          Apenas duvido até que ponto gente como Moro e Boçal realmente acreditam em “bem maior”.

          1. moro é um oportunista, ambicioso e vaidoso ao extremo, mas não muito inteligente. Não será difícil para a resistência lidar com ele agora que está exposto.
            Já bolsonaro, tenho serias duvidas, se não acredita de alguma forma deturpada, um “duplipensar Orwelleano”, o que o tornaria muito mais perigoso.

            Em fim, penso eu… e é apenas isso.

            Lula Livre

  14. Bosonaro fugiu dos debates por isso, esses tiros no pé, como o menos médicos, ja seriam desmascarados nos debates…..Imagina se a mafia dos fraudadores de ponto, que custam muito mais que um médico cubano e nem aparecem pra trabalhar nao iria apoiar o retrocesso, essa turma adora um chiqueiro. O pobre de direita nao pode reclamar foi essa manada que pariu isso ai.

    1. Ficamos no poder por mais de 10 anos, e não ensinamos o que é “Ruptura Democrática”, Fascismo, Nazismo, Escravidão, nem uma noção sequer de “Ciências Politicas”. Não “emancipamos” o cidadão. E por fim, não coibimos com “mão de ferro” as primeiras manifestações abertamente fascistas.

      Temos tanta culpa quanto o “pobre de direita” ao meu ver.

      Lula Livre

      1. Correto faltou um trabalho como o de Chaves na Venezuela, faltou um chamado para a que o povo s engajasse, faltou explicar politica.

  15. Excelente entrevista da revista fórum com Letícia Sallorenzo sobre manipulação da mídia hegemônica. Ela fez um livro sobre várias capas de jornal durante a eleição de 2014. Para Dilma durante a eleição usavam as palavras “Dilma ataca”, enquanto Aécio acionavam “Aécio critica”. Um bicho pode atacar, mas um animal não pode criticar. Esse tipo de estratégia do jornal visa dizer que Dilma é agressiva e que não está vinculada a um processo racional, enquanto Aécio vai na direção contrária. Comprei o livro e estou aguardando a entrega.

    https://www.youtube.com/watch?v=OSGw4NnQ30g&t=1611s

  16. As dores dos que sofrerão sem atendimento médico já deveriam ser o motivo para que os aloprados eleitores do monstro se arrependessem. Isso nunca acontecerá, pois essa gente quer dor, quer sangue, quer morte…

    Não mais nos iludamos. Um dia, quando a intensa polarização ainda estava engatinhando, eu costumava usar o argumento de que o Partido dos Trabalhadores havia debelado metade da mortalidade infantil no país. Acreditava ser uma boa estratégia para convencer os raivosos de que estávamos no caminho certo. Acreditem: nenhuma comoção, nada! Ali eu já deveria ter percebido a anomalia.

  17. A saúde em Cuba é social e preventiva. A saúde no Brasil é elitista e curativa.
    Entre 99% e 100% dos desassistidos do norte, nordeste e periferia das cidades devem ter votado em Bolsonaro. São pessoas simples, ignorantes e vulneráveis às lavagens cerebrais das religiões como a evangélica. É possível que todos estes milhões de eleitores que fazem a diferença sejam evangélicos e os milionários pastores, intermediários entre o senhor jesus e os fiéis, mandam esses pobres robotizados votarem em quem eles querem. As religiões no Brasil não pagam impostos e tampouco seus “agentes” e recebem do poder público em todos os níveis imensos privilégios.

  18. Li no DCM: ‘ Pesquisador recusa convite para assumir ministério do meio ambiente’. Pois bem. Além da saúde da mulher e do filho, a outra alegação do pesquisador é que estando no topo da carreira da Embrapa o salário de ministro não compensa. O mesmo não ocorreu com Moro que trocou cerca de 50.000,00 reais líquidos por cerca de 37.0000,00 brutos e até agora ninguém perguntou para ele quem vai pagar a diferença. Isso porque é visível que ele não rasga dinheiro já que não abriu mão de um benefício imoral como o auxílio moradia e justificou que o recebe porque não teve aumento salarial. Acontece que para quem combate a ferro e fogo a corrupção ele teria que explicar muito bem essa questão.

  19. “Por esses primeiros passos de governante, já se vê que Bolsonaro
    tem uma qualidade: não decepciona. Faz o que se pode esperar dele” (Jânio de Freitas – Folha de São Paulo). Na mosca!!!

  20. Os que queriam mudanças e votaram em Bolsonaro, não podem reclamar, Bolsonaro não prometeu nada, nem a debates compareceu e nunca apresentou seu programa de governo.

  21. Questão importante de Aloísio Mercadante: Bolsonaro Pai disse que tem que matar 30 mil pessoas e Bolsonaro Filho declarou que tem que prender 100 mil. Os trinta mil do Bolsonaro Pai estão dentro desses cem mil do Bolsonaro Filho? Ou se somam?

  22. Ainda li uma reportagem de um desses médicos, dizendo que trabalhava sendo ameaçado e como escravo.
    Agora eu pergunto, se estava sendo ameaçado, e escravizado, porque não voltou pra Cuba?

  23. Em tempos de retrocesso, de ódio, de imbecilidade, termos vozes de resistência como de Bia Ferreira, através de sua arte de cantar, nos enche de ânimo e coragem
    E nesta semana em que celebramos o Dia da Consciência Negra, a notícia sobre o fim do programa Mais Médico reflete o momento grave do país e o que nos será dado nos próximos 4 anos.
    Viva a luta incansável dos negros em todo o mundo.
    https://www.youtube.com/watch?v=QcQIaoHajoM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *