Merval diz de Lewandowski o que Dodge evitou dizer

lewandowskimerval

Pouca gente, na imprensa, percebeu o que se registrou ontem, aqui: o despacho de Ricado Lewandowski, do STF, não homologando a delação premiada de Renato Pereira, marqueteiro que irrigou as campanhas de Sérgio Cabral, Pezão, Eduardo Pais e da família Picciani não é importante porque levantou o sigilo de informações já vazadas aos esguichos, mas porque recusou o poder do Ministério Público de “acertar”, por conta própria, a redução de penas aos delatores.

Hoje, em editorial, a Folha assume que essa é uma decisão fadada a gerar polêmica, mas é o “ministro informal” do STF Merval Pereira quem parte para o ataque  frontal a Lewandowski, o que a procuradora Raquel Dodge só fez de forma lateral.

Diz Merval que a decisão do ministro “pode colocar em xeque as delações premiadas em negociação”, porque “muitos delatores não se sentirão garantidos para negociar com o Ministério Público”.

Merval, como um exegeta das decisões do Supremo, afirma que ” o ministro Ricardo Lewandowski está indo de encontro a uma decisão do plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) em que ficou derrotado pela maioria”.

Ele está, monocraticamente, se rebelando contra uma decisão final da própria corte da qual faz parte.

Na visão do Merval, o STF já bateu o martelo sobre ser seu papel ser apenas o de dizer “sim ou não” ao que é tratado pelo delator com os procuradores, seja na homologação seja ao final, quando avaliará se a transação foi ou não eficaz. Mas não sobre o grau dos benefícios concedidos.

O que Lewandowski criticou e que Merval defende é simplesmente isso: se o Ministério Público tem o poder de fixar tipo e durações das penas – e de forma irrecorrível. Ou seja, se é o próprio juiz e, neste caso, juiz supremo.

O que, no Direito de antigamente se chamava usurpação de poder.

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

26 respostas

  1. antigamente, Lewandowski dava satisfações de suas decisões a Merval. Vamos ver se alguma coisa mudou desde lá.

    1. A atitude do Lewandowski pode ser um efeito Tacla Duran.
      Sim, muita coisa será colocada em xeque na indústria das delações.

      Sr. Merval, entenda que os esquerdistas já não toleram a Globo há tempos.
      Agora os direitistas “acordaram” estão vendo que a Globo é do mal.

      A globo se tornou a Geni do momento. Para os direitistas a Globo tinha função quando havia o PT no governo para ser derrubado. BENDITA GENI.
      Agora que conseguiu, a bancada evangélica através da internet está demonizando a Globo como destruidora da família. Sei que é uma hipocrisia sem tamanho, mas a Globo já não é vista com bons olhos pela direita também. Pelo menos parte dela. MALDITA GENI.

  2. Enquanto isso, o MP pede o bloqueio de 24 milhões do Lula e do seu filho que faz consultorias esportivas. Assim já temos: mais de 10 mi da primeira vez, uns 20 no inventário da Marisa e os 24 de agora. Isso sem contar o sítio e o triplex. E que eles ameaçam fazer o mesmo com os 20 mi do sobrinho vidraceiro, com as dezenas de milhões que as empresas boazinhas que não se importam de ter prejuízo investiram no filho Ronaldinho dos Negócios, etc, etc.

    Eu não sei o que eles têm contra um pobre metalúrgico que economizou. E contra o seu filho. O que tem demais o rapaz copiar um texto da Internet e vendê-lo por 3 milhões para alguém que ganhou várias vezes isso com uma canetada do papai? É muita perseguição. É lawfare.

    1. É por quanto você vendeu seus 16 mil comentários no 247 para o PSDB?
      Nada??? Se for você é mesmo muito trouxa…
      Ainda continua monotemático e burro. Só fala de Lula e de virar Sereia… além de defender Aecio e Temer… já deve estar defendendo a Globo também…
      O maior pobre coitado do 247.

      1. Até agora é a única coisa que conseguiram provar… pedalinhos e um barco de alumínio… o resto foi 100% conversa mole…

        Diferente de Aécio cujos problemas são:
        -3 contas em paraísos fiscais
        -2 aeroportos em fazendas da família
        -malas de dinheiro
        -presença em várias listas de propina
        -gravações onde ameaça de morte e recebe dinheiro
        -Chefe de Furnas
        -Um prédio em BH comprado pela JBS
        -Rádio Arco-íris recebendo milhões do governo Estadual

        Se souber de alguma coisa nova favor informa…

      2. Capiau Venha Chupar Meu Pau
        Deu muita bunda ontem no feriado ?
        Pelo seu bom “humor”, acho que soltou a franga legal no seu poleiro.
        Toma tenência molequinha !
        “MULECA” !

    2. Arnestinha
      Que comentário mais engraçadinho. Nem Chico Anysio conseguiria escrever um texto tão engraçado .
      Você é um “jênio” !
      Como eu já escrevi, você, Warinha e o Capiau Venha Chupar Meu Pau são dignos de pena. Não passam de pseudos literatos , jumentos eruditos.
      Vocês deveriam escrever lá no Antagonista ou na G.Magazine.
      Moleca !
      Xibungas !

  3. O que temos nesse caso o uso do MP, com o aval da Globo e do Merval , como tribunal acusatório contra políticos da oposição, sentenciando-os a longos anos de prisão, baseados em delações em que o acusador é chantageado incluindo sua família sem necessidade de comprovação e sem que o mesmo possa ter direito de defesa em outro tribunal. É o uso das instituições de estado em proveito de um grupo para se apropriarem do País. É a completa deturpação do direito da lei e da constituição que não prevê papel de juiz ao Ministério público.

  4. ESPERANDO DIA 30/11 DOIDA PARA VER O DEPOIMENTO . E SOBRE ESSE ERNESTO AI DO MBL A ONDE ELE ACHOU ISSO?
    E PLANTANDO MENTIRA EMMMMMMM. E AI A DESCOBRIU DE QUEM E O HELICÓPTERO DE 450 K DE COCAINA? e a VERGONHA ESSE FERIADO ? MBL VOCES NAO COLOCAM NEM 100 PESSOAS NA RUA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. VÃO TRABALHAR SEUS ANALFABETOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Não me confunda com seus amiguinhos mentirosos. Citando uma fonte que você deve achar confiável: “Em mais um capítulo da ofensiva judicial, a Procuradoria da República no Distrito Federal pediu à 10ª Vara Federal de Brasília o bloqueio de R$ 24 milhões em bens e valores do ex-presidente Lula e de seu filho caçula, Luís Cláudio…” (Brasil247).

        1. Recairá sobre os mesmos bens que o juiz de cu-ritiba bloqueou e sequer atingiu o montante da condenação do ‘imparcial de cu… ritiba”?

      1. Arnestinha
        Que comentário mais engraçadinho. Nem Chico Anysio conseguiria escrever um texto tão engraçado .
        Você é um “jênio” !
        Como eu já escrevi, você, Warinha e o Capiau Venha Chupar Meu Pau são dignos de pena. Não passam de pseudos literatos , jumentos eruditos.
        Vocês deveriam escrever lá no Antagonista ou na G.Magazine.
        Moleca !

  5. E essa besta ernestina ainda acredita na lava a jato e seus atropelos da lei? O Tacla Duran vai desmascarar essa corja toda. O moroso já treme nas bases. Justiça será feita, dentro da lei, para esses mafiosos.

  6. Merval já devolveu a grana recebida do sistema ” S ” – ( Senac , Sesi , Senai ) das consultorias fajutos dele ?

  7. O interessante que o Marco da Internet veio para disciplinar o que dizem na rede, taxando como crime algumas coisas, criminalizando, por exemplo quem cria e divulga as noticias falsas (fake news). O MBL tem sido um campeão neste aspecto – se promovendo com calúnias contra pessoas de bem. Mas pergunto: onde está a punição para estes que promovem e se promovem com esta artimanha?

  8. Exclusivo: de Madri, advogado Rodrigo Tacla Durán diz que está pronto para desmascarar farsa da Lava Jato.
    16 de novembro de 2017

    [O egrégio e intimorato jornalista Joaquim de Carvalho está na Espanha conversando com o advogado que vai ‘DESmoroLIZAR’ o juizeco ‘mor(T)O’, os procuradores de merda da PORCA-tarefa do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA, com o *PiMG, o STFede e tudo dentro!
    *PiMG (Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista), Globo Organizações MafioCriminosas à frente! Adendo do matuto velho!]

    Esta é a nova reportagem da série sobre a indústria da delação premiada da Lava Jato, um projeto de crowdfunding feito em parceria entre o DCM e o Jornal GGN. As demais estão aqui. Fique ligado
    https://www.youtube.com/watch?v=TFmZAiM0Kxw

    ***

    O egrégio e intimorato jornalista Joaquim de Carvalho está na Espanha conversando com o advogado que vai ‘DESmoroLIZAR’ o juizeco ‘mor(T)o’, os procuradores de merda da PORCA-tarefa do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA, com o *PiMG, o STFede e tudo dentro!
    *PiMG (Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista), Globo Organizações MafioCriminosas à frente!

    Adendo do matuto velho: o advogado Rodrigo Tacla Durán e o jornalista Joaquim de Carvalho devem, imediatamente, pedir proteção policial!
    A Polícia espanhola e a Interpol devem monitorá-los 25 (sic) horas por dia e noite e madrugada (idem sic)!
    NOTA:
    se não tentarem matá-los, a máfia nazigolpista tentará impedir o depoimento-bomba!
    O depoimento do século!
    O depoimento que poderá, inclusive, libertar o honesto povo trabalhador brasileiro do jugo dos infames e sórdidos golpistas, muitos canalhas, inclusive, instalados nos estamentos do Estado brasileiro!

  9. Como é Medíocre esse Tal de Merval (merdaval), cadê que ele fala da Globo como corrupta, no pagamento de Propina para transmissão dos Jogos da Copa e Sul Americana, Cadê a Moral da Globo Golpista. Temos que pedir cassação da concessão da EMISSORA que só faz prejudicar o Brasil. Vamos fazer campanha contra doação e Criança Esperança. Pois ela usa os Brasileiros pra dizer que faz pelo social as nossas custas.

  10. Aguardemos o certeiro harbeas corpus do (será) sorteado Gilmar ou ….a Piciani. Merval estara’ dormindo.

  11. Merval pulou na frente dos mísseis americanos para defender os sacos dos Marinho, nos quais habita! Não quero saber de STF, MP, Levandowisk e Dodge! Nada disso vem ao caso! Agora eu quero é ver o Merval na GloboNews explicando a delação que incrimina seus patr?es! Desembucha Merval!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.