Crise de sinceridade de Sardenberg: “compra-se a reforma”

amarildoprevcompra

Algo aconteceu ontem  para levar o ultramercadista  Carlos Alberto Sardenberg, onipresente membro da equipe econômica da Globo , a uma crise de sinceridade em seu artigo de hoje.

Diz que a reforma da previdência não tem 308 votos sinceros de que precisa para aprovar – sinceridade não tem nem 100 votos para coisa alguma por lá.

Diz que “a proposta só passa com votos fisiológicos. E esse tipo de voto se compra,” dando como exemplo o Ministério das Cidades e as verbas do “Minha Casa, Minha Vida”.

Quantos votos pela reforma da Previdência vale uma carta dessa?
É esse tipo de conta que o presidente Temer e seu time da política estão anotando.
Dirão: realismo pragmático. O importante é que o cara vote, não interessando se é por consciência ou por negócio
É também o que pensa o mercado. Vai até mais longe: o governo Temer tem corrupção? Passa projetos no balcão de negócios? Compra votos?
Sim, mas entrega as reformas ou ao menos parte delas? Se entregar, tal é o pragmatismo do mercado, está bom. É feio, não ajuda o saneamento das instituições, mas, segue o pragmatismo, pode-se deixar isso para mais tarde.

Como é o mercado o que importa, o “saneamento das instituições” já não vem ao caso e a compra de votos passa a ser o jeito de salvar o país, na visão do mercado. Mais especificamente, de ganhar muito.

Diz que o “centro” político pode se beneficiar disso, mas reconhece que a coisa está difícil pelo lado de lá, “porque o presidente pode adquirir o voto de um deputado, mas não o dos eleitores desse deputado”.

Diz que a crise interna do PSDB o partido “atrapalha o país”, diz que Henrique Meirelles pode se tornar um candidato viável (para  o mercado pu para o eleitor?) “se arranjar partidos e coligações”, o que , para Luciano Huck, “é difícil”.

Difícil? Quem fala é “a casa”? Mas “a casa” não tinha verbalizado,por Merval Pereira, que quem tinha chances era justamente Huck, porque podia fazer uma “campanha populista” porque “conserta carro e distribui casa”?

Some isso às sugestões, sopradas para jornalistas, de que a mulher de Huck, Angélica, estaria resistindo à aventura, porque ficaria também fora do ar e dos negócios de publicidade e é possível imaginar que se esteja articulado o “minha mulher não deixa” como saída para buscar outro nome.

Joaquim Barbosa voltou ao mercado.

Onde, diz Sardenberg, na sua espantosa sinceridade, temos  um “balcão de negócios, de votos e papéis da Bolsa.

contrib1

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

8 respostas

  1. Esse vende a mãe, a mulher e a filha para o mercado se for bom negócio. São esses que julgaram a Dilma, e foram eles que colocaram essa camarilha que tem o mesmo caráter deles, para gerir o Brasil. Na china gente dessa espécie não duraria dois dias.

  2. Mais incrível é que tem gente que não tem nada a ganhar (só a perder) e ainda dá audiência a essas pessoas.

  3. O Batman Barbosa, nunca estará (como não esteve em 2014) para “o mercado”, pois inconfiável, mesmo sem olhos puxados, como Fujimori, ou dois “erres”, como Collor [nos “eles”].
    O candidato para valer “delles”, repaginado como “Macron Tropicaliente”, tem nome, João Dionísio, sobrenome, Amoêdo e partido, Novo [o velho PSDB em liquidação para reNOVAção do estoque & manter trouxas votando-os].

  4. Boa tarde,

    eles sabem que uma liberação dessa vai leva a recessão na previdência (Art. 195 – INSS é Azul) e eles também não receberam (aposenta) por não ter caixa ( congressistas, STF, Militares e demais corja da elite), e levar também a um guerra civil.

  5. Exclusivo: de Madri, advogado Rodrigo Tacla Durán diz que está pronto para desmascarar farsa da Lava Jato.
    16 de novembro de 2017

    [O egrégio e intimorato jornalista Joaquim de Carvalho está na Espanha conversando com o advogado que vai ‘DESmoroLIZAR’ o juizeco ‘mor(T)O’, os procuradores de merda da PORCA-tarefa do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA, com o *PiMG, o STFede e tudo dentro!
    *PiMG (Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista), Globo Organizações MafioCriminosas à frente! Adendo do matuto velho!]

    Esta é a nova reportagem da série sobre a indústria da delação premiada da Lava Jato, um projeto de crowdfunding feito em parceria entre o DCM e o Jornal GGN. As demais estão aqui. Fique ligado
    https://www.youtube.com/watch?v=TFmZAiM0Kxw

    1. O egrégio e intimorato jornalista Joaquim de Carvalho está na Espanha conversando com o advogado que vai ‘DESmoroLIZAR’ o juizeco ‘mor(T)o’, os procuradores de merda da PORCA-tarefa do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA, com o *PiMG, o STFede e tudo dentro!
      *PiMG (Partido da imprensa Mafiosa &$ Golpista), Globo Organizações MafioCriminosas à frente!

      Adendo do matuto velho: o advogado Rodrigo Tacla Durán e o jornalista Joaquim de Carvalho devem, imediatamente, pedir proteção policial!
      A Polícia espanhola e a Interpol devem monitorá-los 25 (sic) horas por dia e noite e madrugada (idem sic)!
      NOTA:
      se não tentarem matá-los, a máfia nazigolpista tentará impedir o depoimento-bomba!
      O depoimento do século!
      O depoimento que poderá, inclusive, libertar o honesto povo trabalhador brasileiro do jugo dos infames e sórdidos golpistas, muitos canalhas, inclusive, instalados nos estamentos do Estado brasileiro!

  6. Sardenberg já era um péssimo comentarista econômico. Depois que sua emissora radicalizou politicamente para armar o ataque golpista de 2016, ficou insuportável. Ora pende para o puxa-saquismo gratuito até mesmo de quem é repudiado literalmente por todos, ora fica feroz sem motivos.

  7. Sardenberg não nasceu hoje! Ele sabe que não basta ser inteligente e ser um bom jornalista! Há anos é pragmático! Conveniente! Não fosse assim, teria vida profissional difícil e a luta não parece ser muito o seu ideal! Pelas minhas pobres observações, parece-se mais a uma bosta na correnteza de rio! Deixe a vida me levar, vida leva eu!!! A Globo é quem sabe seu destino!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *