MST articula marchas contra Globo em todo país

Vim a São Paulo, participar de um debate sobre a democratização da mídia, durante um evento organizado por alguns coletivos populares, entre eles o Fora do Eixo. Na mesa, Igor Felippe, diretor de comunicação do Movimento dos Sem Terra (MST) disse que os movimentos sociais estão articulando, para o dia 30 de agosto, protestos contra a Rede Globo em todo país.

O MST é um dos movimentos mais conscientes de que a luta pela democratização da mídia sempre foi um dos eixos mais importantes da luta dos trabalhadores brasileiros por um país melhor.

Na verdade, se olharmos para os últimos 10 anos, veremos que a tomada de consciência, por parte de movimentos sociais, centrais, sindicatos e partidos, sobre o papel negativo da mídia no processo de desenvolvimento social e político de nosso país tem crescido paulatinamente. Talvez não demore muito para esta pauta chegar ao Congresso Nacional.

Tenho sido crítico a vários aspectos das manifestações, sobretudo pela falta de foco e pela facilidade com que foi instrumentalizada por setores radicais da direita, mas a conscientização sobre a importância de debate da mídia, na minha opinião, é um saldo positivo dessas ações. O “levante jovem”, ao mesmo tempo que provocou um enorme desgaste para a classe política e para todos os governantes, também alterou a percepção que setores sociais têm da mídia.

O próprio debate do qual participei já uma mostra disso. Em anos anteriores, o Festival Anhangabaú contava apenas com shows de música; agora há debates, e o problema da mídia é o tema central. Além do MST, participaram Pedro Ekman, do Intervozes e Ana Lúcia, da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Quando postarem o vídeo no Youtube, eu trago o link aqui para todos.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

3 respostas

  1. Fernando, veja o que o Willian Waak preparou para o Painel neste sábado, sobre a” ditadura dos impostos”. Segundo, um dos debatedores ” existe uma outra passeata em andamento contra a ditadura dos impostos no Brasil”. Estão preparando outra passeata dos coxinhas, aproveitando a audiência do Papa para tentar cobrir sua deslavada sonegação. Que venha o MST , UNE e todos os demais que não suportam a ditadura dessa rede BOBO, que quer desestabilizar a democracia brasileira e derrubar o governo legítimo da presidenta DILMA.

    l

  2. Para protestar contra a rede Globo, se preciso for, vou até na China. Infelizmente a Globo tem o poder de transformar toda verdade em mentira e vice-versa, de acordo com a sua conveniência. Vamos todos aguardar o dia 30 de agosto.

Os comentários estão desabilitados.