Não, Merval, aqui não é o Haiti. O Rio é Tuiuti

guerreiros

Merval Pereira, com a impressionante assessoria militar do ‘General” Fernando Gabeira, dedica-se hoje a comparar, em O Globo, a missão das Forças Armadas no Rio de Janeiro à que desempenharam, durante 13 anos, no devastado Haiti.

Merval, perdoe a expressão, mas você é tão inteligente quanto um pavão seria. Embora os pavões não sejam, com certeza, tão ingratos ao cocho que alimentou o esplendor de suas penas.

O Rio de Janeiro foi – e não vai longe isso – a capital cultural do Brasil, o seu tambor, o lugar de onde ressoavam ideias. O lugar que produzia  aquilo que mais influenciava (e atraía) o pensamento brasileiro, dos sambas do morro até a Academia da qual você exibe, vaidoso, o fardão.

Aqui sempre se amou a liberdade e até o seu viver algo caótico. Aqui vicejou o abolicionismo, a República, aqui os tenentes se organizaram contra as oligarquias, aqui se rugiu pela tragédia de Vargas, para cá vieram Caymmi, Portinari, Caetano, Gil, Chico… Aqui não se abaixou a cabeça com o golpe e se elegeu um governador do MDB, Negrão de Lima, pouco depois de implantada a ditadura.

Aqui não se gritou – imagine como seria se fosse em São Paulo! – quando saiu daqui a capital federal, talvez porque os cariocas são vindos de tantos lugares  que sejam, afinal, os nascidos no Brasil, como o meu avô alagoano e o seu, maranhense.

Este Rio de todas as gentes, em 1982, elegeu o primeiro governante de esquerda, depois de quase 20 anos de seu banimento, de seu exílio, de sua proscrição.  Elegeu contra a sua vontade, contra a vontade e as manipulações da Globo que, aí sim, merece a comparação com o Haiti: é o Papa Doc que se eternizou no poder nestas bandas.

Entendo que você pretenda ser o Baby Doc do Império Marinho que a todos intimida.

Este estado que você chama de Haiti, um dia, dedicou-se a construir escolas, a costurar pela educação a cidade partida, mas onde nunca se desencostaram mar e montanha, pobres e ricos, negros e brancos. Escolas “boas demais”, segundo seu chefe, o Dr. Roberto, porque bastariam “umas escolinhas”.

Algo com que você, a Globo e seu hoje  estafeta “militar”, Fernando Gabeira – sim, não minto, com a ajuda de uns “udenistas”  do PT – ajudaram a demolir. Com o patrocínio de José Sarney (outro “presidente” de um golpe, este do acaso), impediram que prosseguisse, trocando o luxo de termos um Darcy Ribeiro no Governo do Estado para por, no lugar que seria dele, um energúmeno como Moreira Franco a prometer “acabar com a violência em seis meses”.

Se quiser lembrar do Haiti, Merval, lembre dele nos versos de Caetano: “Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos/Dando porrada na nuca de malandros pretos/De ladrões mulatos e outros quase brancos/Tratados como pretos/Só pra mostrar aos outros quase pretos/(E são quase todos pretos)/E aos quase brancos pobres como pretos/Como é que pretos, pobres e mulatos/E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados.

Pense no Haiti, reze pelo Haiti, se o seu ouvido aristocrata ainda puder ouvir, de tão surdo aos gritos, “quando ouvir o silêncio sorridente de São Paulo/Diante da chacina/111 presos indefesos, mas presos são quase todos pretos/Ou quase pretos, ou quase brancos quase pretos de tão pobres/E pobres são como podres e todos sabem como se tratam os pretos.

Você não entendeu nada, Merval, porque não tem um coração para pensar.

O Caetano sabe: O Haiti é aqui / O Haiti não é aqui

Aqui, Merval, não é Haiti, é Tuiuti.

Você não entende porque não pode cantar que não é escravo de nenhum senhor.

Nós, sim, podemos e cantamos Aqui é nosso paraíso, nosso bastião. A sentinela da libertação.

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

87 respostas

  1. Campanha: FERNENDO BRITO, CHEGA DE IGNORAR OS TROLLS!!!

    CHEGOU A HORA DE LIMPAR ESSE BLOG.
    1-Nenhum outro blog de esquerda aceita esse tipo de atuação ridícula. Os trolls expulsos de outros blogs estão migrando para este.
    2-Ignorar não funciona mais. Houve uma época que ignorar os trolls era a melhor saída, porém atualmente eles são retro-alimentados por páginas como MBL e seus clones, alguns são pagos, outros são obcecados.
    3-Expulsa-los não é censura. Eles desrespeitam as regras do debate. Mentiras, difamação, ofensa, racismo, homofobia… É possível até questiona-los a provarem suas palavras para não serem expulsos.
    4-Não é um “trabalho difícil para um blog pequeno”. Não são muitos! No caso uns 3… que obviamente tentarão retornar algumas vezes mas com o tempo vão desaparecer. Todos os blogs passaram por isso. Se dedicar 5 minutos por semana a retirar os inconvenientes já faria muita diferença.
    5-O risco do blog “virar uma bolha com pessoas pensando igual” inexiste uma vez que absolutamente NENHUM dos “trolls” está realmente interessado em discutir política ou trazer qualquer opinião nova para a discussão. Eles são monotemáticos e repetem as mesmas asneira há anos! São pessoas carentes e desesperadas por atenção.
    6-Várias pessoas, inclusive eu, já abandonaram esse blog exatamente por que o local de discussão fica 100% abandonado e sem nenhuma moderação.
    7-Sem os trolls provavelmente aparecerão muitos outros comentaristas aqui, inclusive colaboradores.

    AQUI FICOU MUITO FÁCIL IDENTIFICAR OS TROLLS:
    1-ERNESTO
    2-BRONCO CAPIAU
    3-TISSO KAVARA
    4-LULA

    Duvido muito que alguém tenha algum argumento para defender a permanência dessas pessoas… mas se tiver favor colocar aqui.

    Conto com a colaboração, apoio e opinião de todos.

    1. to procurando ajuda para fazer, porque senão tenho de liberar um por um os comentários. Faço tudo sozinho aqui, não tenho mais para onde me desdobrar. Peço paciência enquanto consigo , ok?

      1. Fernando, e se você contratar uma pessoa para ajudá-lo, quanto custará isso ? Apresente a todos nós, que correremos atrás de ajuda. Acho que é bom este tipo de sugestão apresentado pelo Rei. O mapeamento inicial já foi citado.

        1. Talvez, seria interessante implementar o sistema de conentarios disqus.Não sei se tem custo e não evita completamente os trolls, mas pelo menos tem um botão de denunciar e tem como bloquear pessoas indesejáveis.

      2. Eu entendo que o “trabalho de formiguinha” de deletar um por um deve ser difícil e desanimador a princípio, porém, acho que pode ser mais fácil do que parece pois com o tempo os trolls vão se sentir desmotivados e desaparecer.

        Deletando os posts principais dos trolls uma vez ou outra já vai fazer uma diferença muito grande pois uns motivam os outros. O que não pode é deixar os trolls 100% livres para fazerem de tudo, pois eles vão “ancorar” aqui e transformar esse espaço em refúgio para fazerem a panfletagem doente que eles fazem.

        1. eu faço isso, mas o site já recebeu exatamente 349.879 Comentários até agora. É um trabalhão, como o que estou tendo agora.

          1. Com certeza é um trabalho gigantesco e quase impossível moderar esse fluxo de comentários sozinho.

            Tenta criar uma meta de uma vez por dia deletar uns 10 comentários. Eu tenho certeza que uma pequena moderação já vai fazer uma enorme diferença. No caso desse blog não são muitos trolls… são poucos e insistentes que agem em bando. Eles se sentem mais à vontade para comentar por que vêem que tem apoio de outros trolls. Se um deles sumir… os outros já vão sair junto.

            Tenta moderar o blog por uma semana para ver no que dá… se der errado volte atrás.

            Geralmente as pessoas ao serem questionadas e desmascaradas desaparecem… esses trolls não… eles só vão desaparecer se forem expulsos mesmo. Eu já questionei eles de toda forma possível. Eles não tem nenhuma intenção de se informar, de discutir os problemas do país… nada! É pura panfletagem desinformada.

    2. Sr. Jornalista Fernando Brito

      Caso sua pessoa entenda que meus comentários vão de encontro ás regras de uso estipuladas pelo Tijolaço, entendo que o sr. tem todas as prerrogativas para impedir meu acesso aos comentários.

      Obrigado

      1. Eu tento, mas você é uma pessoa com algum desvio mental, que só sente prazer em importunar os outros. E reconheço, é insistente.

        1. Perdão o des(viado) é o Bronco..mas o adjetivo serve para o Ernesto também…hahahahahahhaa

      2. é que o senhor é indecoroso, e prece uma pessoa de maus pensamentos. seu texto é chato, ruim, desconectado. parece que o senhor vem ao blog só pra aparecer, se exibir da pior maneira, que é a falta de civilidade. Tire férias em maime e o senhor encontrar alguém pra jogar conversa fora. Aqui no blog do Fernando nós queremos é a interlocução.

      3. bronco, aqui no blog do Fernando não tem como, por causa de nossa civilidade, trocar idéias com uma pessoa que aprecia a barbárie. O senhor não amigo, é inconveniente, e profundamente desagradável.

    3. Rei, muito boa a sua observação. Fernando, siga os conselhos da Márcia Tiburi: “não dá pra dialogar e abrir espaços a fascistas.” Não podemos ser tão ingenuos. Isto não tem nada a haver em ser anti-democrático.

      1. Concordo com o Rei e o Pafúncio…panfletagem barata e paga por sabemos quem….portanto não acrescenta NADA ao debate….é só propaganda e péssima…como as capas do PIG. Escolha um alvo ou dois e modere….

      2. “que englobaria o Face (hoje imune à censura pretendida)”…Eles CONTROLAM o Faceburro…captaram?

    4. Em primeiro lugar, de maneira totalmente neutra, volto a sugerir que o Tijolaço estude a adoção do Disqus, que englobaria o Face (hoje imune à censura pretendida) e se adapta às condições do moderador e de seu público fiel, porque permite que até o usuário bloqueie quem não quer ver. Depois, convido aos que forem eventualmente excluídos a participarem do blog criado para abrigar os comentaristas independentes que estão sendo impedidos de comentar, mesmo em blogs que vivem de dinheiro público, como o 247. Chama-se: coxinhasclub.blogspot.com

      Quanto às alegações do tal Rei, elas só comprovam o que percebemos há muito sobre a sua falta de honestidade intelectual. Cansei de destruir seus toscos argumentos até o limite do bom senso, quando ele, na tentativa de dizer que eu não havia rebatido a algum, acumulava-os em comentários que ocupavam a tela toda. Desde então, ele se limita a ataques pessoais bastante estúpidos, deturpando fatos, me “acusando” de ter feito tantos comentários e – pasmem – de ser gay. Aliás, essa e outras ofensas pessoais são a tônica de sérgios, alecrins, hocus pocus, carlos e outros. No entanto, vejam a hipocrisia do tal Rei, que no item 3 acusa justamente as vítimas desse ataques de “mentiras, difamação, ofensa, racismo, homofobia”.

      Nenhuma novidade. Já muito discuti aqui com o Vargas, o Iskra e outros que têm um nível mais alto. Trocamos argumentos, às vezes com ironias e sarcasmos, coisas que fazem parte e são muitas vezes usadas pelo próprio autor do blog. Mas a norma da extrema esquerda é o baixo nível e o medo da discussão. Foi muito bem citada nesse aspecto a Marcia Tiburi, a “filósofa” que fugiu correndo de um moleque de 20 anos. Afinal, para quem segue sua linha política existem temas que são tabu. Ela pode falar em democracia entre os seus, mas como vai fazer isso entre quem questiona a filiação do seu grupo à mais longeva e sanguinária ditadura do continente? Como vai mentir que defende a liberdade de manifestação entre quem pode lhe esfregar na cara as tentativas bolivarianas de censurar a imprensa do seu pessoal? Como vai repetir que a Globo manipula seus adversários se alguém observar que quem mais a assiste (e muito mais) são justamente os eleitores do seu deus-ladrão? E assim poderíamos seguir, em exemplos sem fim.

      Nada prova tão bem quem está do lado certo como a tentativa de calar os adversários dessa gente, que começa no “controle social da mídia” e termina nos pedidos de censura dos comentaristas de seus blogs. E alguns fazem isso por moto próprio, mas outros são MAVs que seguem ordens. O discurso desse tal Rei, que ressurgiu de repente, está em consonância com o que se vê em outros lugares. Parece claro neste momento que há uma estratégia comandada do alto para bloquear cada pequeno espaço dos adversários antes das eleições. É o que lhes resta, se não falarem sozinhos só convencem a si mesmos. Mas, acreditem, não vai adiantar. Por mais que os cidadãos independentes sejam individualmente fracos, muitos deles estão dispostos a fazer o que estiver o seu alcance, por pequeno que seja, para não permitir a volta daquele pessoal incompetente, corrupto e profundamente autoritário que dominou nosso país e ameaçou nos mergulhar em algo muito pior do que a péssima herança que deixaram. Vocês podem censurar um blog e se isolar numa bolha, é uma escolha. Mas nunca mais vão dominar este país.

      1. Após ser expulso do Brasil247, com 16 mil comentário monotemático panfletários contra Lula, Ernesto retorna para o blog para fazer o que sempre fez: PANFLETAGEM MONOTEMÁTICA CONTRA LULA.

        CHEGA A SER PATÉTICA ESSA TENTATIVA DE DEFESA… SE ALGUMA MODERAÇÃO NÃO SE APLICAR A ERNESTO, ELA SE APLICARIA A QUEM???

        QUEM DEVERIA SER MODERADO AQUI MAIS DO QUE O PRÓPRIO ERNESTO??? ELE É A PERSONIFICAÇÃO MÁXIMA DO “TROLL” DE INTERNET. AS REGRAS DE MODERAÇÃO SÃO CRIADAS EXATAMENTE PARA AFASTAR PESSOAS COMO ERNESTO… QUE ACUMULAM INCRÍVEIS 16 MIL COMNETÁRIOS EM UM SITE DE POLÍTICA… TODOS SOBRE LULA!!!

        ERNESTO, VOCÊ É O QUE EXISTE DE PIOR NA INTERNET ATUAL. POR ISSO VOCÊ FOI EXPULSO DO BRASIL247. VOCÊ PRECISA DE TRATAMENTO PSIQUIÁTRICO, SER EXPULSO DO 247 FOI O MELHOR QUE FIZERAM COM VOCÊ.

        TALVEZ AO SER EXPULSO DOS BLOGS VOCÊ DÊ ALGUM SENTIDO POSITIVO À SUA VIDA.

        1. ESSE TEXTO DO ERNESTO CONSEGUE DEPOR MAIS CONTRA ELE MESMO DO QUE EU JAMAIS CONSEGUIRIA.

          1-USA O ESPAÇO PARA DIVULGAR SEU PRÓPRIO BLOG DE EXTREMA DIREITA
          2- EU TE ACUSEI DE FAZER 16 MIL COMENTÁRIOS BASEADO NOS DADOS DE SEU PRÓPRIO USUÁRIO OS QUAIS POSTEI AQUI. LÁ TAMBÉM CONSTAVA QUE VOCÊ ERA COMENTARISTA DE UMA REVISTA GAY CUJA CAPA ERA “COMO VIRAR SEREIA”… SORRY, MAS OS DADOS SÃO PÚBLICOS.

          VOU PINÇAR NESSE TEXTO AS TAIS DIFAMAÇÕES, MENTIRAS E DISTORÇÕES:

          1-“Marcia Tiburi, a “filósofa” que fugiu correndo de um moleque de 20 anos”.
          2-“como vai fazer isso entre quem questiona a filiação do seu grupo à mais longeva e sanguinária ditadura do continente?”
          3- “tentativas bolivarianas de censurar a imprensa do seu pessoal? ”
          4-” os eleitores do seu deus-ladrão”
          5-” tentativa de calar os adversários dessa gente, que começa no “controle social da mídia” e termina nos pedidos de censura dos comentaristas de seus blogs”.
          6-“são MAVs que seguem ordens”.
          7-” estratégia comandada do alto para bloquear cada pequeno espaço dos adversários antes das eleições.”
          8-” pessoal incompetente, corrupto e profundamente autoritário que dominou nosso país”.

          SIMPLESMENTE PATÉTICO!!! NA PRÓPRIA TENTATIVA DE DEFESA DO CIDADÃO ELE INFRINGE QUALQUER REGRA DE DEBATE CIVILIZADO!

          TEM MAIS 16 MIL COMENTÁRIOS DE ONDE SAIU ESSE!

          1. Não há distorção alguma nos teus itens, a Marcia fugiu do moleque (você quer o link do vídeo?), os petistas tentaram censurar a imprensa, são ligados à ditadura cubana, há MAVs atuando (e talvez você seja um deles), etc. São fatos totalmente comprovados, exceto pelo sétimo que é uma opinião pessoal baseada na observações do que está acontecendo.

            Quanto ao resto, eu te expliquei as primeiras vezes e, você, demonstrando a sua desonestidade intelectual, volta ao discurso anterior, tentando apenas atacar pessoalmente o adversário cujo argumento não pode rebater. A Rita Candeu, que às vezes comenta aqui no Face, tem uns 25 mil comentários no Disqus (e tem gente com muito mais). Isso é um qualificador do argumento dela? Ao contrário, mostra que ela não é um desses MAVs que ficam trocando de perfil e somem de um lugar para reaparecer em outro. E em anos de Disqus eu fiz comentários sobre futebol, casos policiais, etc, até por isso eu tenho muitos. Fiz também no caderno feminino da ZH. Qual é o problema? Por que você o chama de revista gay? E se fosse? O fato de eu lê-la me transformaria em gay? E a pergunta ainda mais óbvia: e se eu fosse gay? Alguma dessas coisas desqualificaria meus argumentos?

            Você é tão idiota que não percebe incoerências básicas como acusar os outros de gay e tentar desqualificá-los por isso ao mesmo tempo em que repete sem pensar o chavão de que são os anti-bolivarianos os homofóbicos. E você é tão desonesto intelectualmente que eu tenho certeza que daqui a pouco estará de novo repetindo feito criança boba que eu fiz 16 mil comentários e lia a revista gay. Gente como você não consegue discutir honestamente. É uma questão de caráter.

          2. VAMOS LÁ… EXPLICANDO UM A UM:

            1-“Marcia Tiburi, a “filósofa” que fugiu correndo de um moleque de 20 anos”.
            COLOCOU FILOSOFA ENTRE ASPAS DEMONSTRANDO PRECONCEITO. QUANTO AO VÍDEO FICOU 100% ÓBVIO PARA TODO MUNDO QUE ELA NÃO “FUGIU” DE UM MOLEQUE DE 20 ANOS… A SITUAÇÃO TODA FOI ARMADA E ELA FEZ MUITO BEM AO NÃO PACTUAR COM A PEGADINHA DO KIM… ATÉ POR QUE É ÓBVIO QUE O MOLEQUE IRIA USAR TRECHOS DO “DEBATE” PARA SE PROMOVER NA INTERNET COMO SEMPRE FAZ.

            2-“como vai fazer isso entre quem questiona a filiação do seu grupo à mais longeva e sanguinária ditadura do continente?” MEU GRUPO??? NUNCA FUI FILIADO A NENHUM PARTIDO POLÍTICO TÃO POUCO PACTUO COM DITADURA DE QUALQUER TIPO… DIFERENTE DE VOCÊ QUE DEFENDE DITADURA ATÉ MESMO NO BRASIL. QUALQUER PESSOA MINIMAMENTE POLITIZADA SABE QUE DURA REALIDADE DO POVO CUBANO É MUITO MAIS COMPLEXA E EM NADA SE ASSEMELHA A “SANGUINÁRIA DITADURA”… SÓ EM MENTES COMPLETAMENTE IDIOTAS E PANFLETÁRIAS COMO A SUA. ALIÁS, EXISTEM PACOTES TURÍSTICOS PARA VISITAR A TAL “SANGUINÁRIA DITADURA”.

            3- “tentativas bolivarianas de censurar a imprensa do seu pessoal? ”
            MEU PESSOAL??? NUNCA HOUVE TENTATIVA DE CENSURAR IMPRENSA… LEIS DE MÍDIA EXISTEM NO MUNDO TODO, INCLUSIVE EUROPA E USA. NO BRASIL TEMOS UM DOS MAIORES MONOPÓLIOS DE MÍDIA DO MUNDO E TOTALMENTE SEM REGULAMENTAÇÃO… QUEM NÃO VÊ PROBLEMA NISSO É UM IDIOTA!

            4-” os eleitores do seu deus-ladrão”
            PRECONCEITO RECORRENTE… REPETITIVO… SEMPRE RETORNA NESSA TECLA.

            5-” tentativa de calar os adversários dessa gente, que começa no “controle social da mídia” e termina nos pedidos de censura dos comentaristas de seus blogs”.
            CALAR ADVERSÁRIOS??? VOCÊ NÃO CONSEGUE SE EXPRESSAR SEM MENTIR E DIFAMAR??? VOCÊ SÓ DEVERIA OBEDECER REGRAS SIMPLES DE DEBATE… SIMPLES ASSIM!

            6-“são MAVs que seguem ordens”.
            O CARA COM 16 MIL COMENTÁRIOS SOBRE LULA… EXPULSO DO 247 E VEM ACUSAR OS OUTROS DE SEREM MAV. MAIS UMA VEZ, ORDENS DE QUEM??? DO QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO??? VOCÊ É CAPAZ DE PROVAR ISSO???

            7-” estratégia comandada do alto para bloquear cada pequeno espaço dos adversários antes das eleições.”
            DELÍRIO: ESTRATÉGIA DE QUEM??? ALTO DE QUÊ??? BLOQUEAR CADA “PEQUENO ESPAÇO”??? MAS VOCÊ NÃO ESTÁ DO MESMO LADO DA GLOBO, VEJA, JOVEM PAN??? VOCÊ VEM AQUI DEFENDER HUCK, REPRESENTANTE DO MAIOR CONGLOMERADO DE MÍDIA DA AMÉRICA LATINA, E RECLAMA DE “PEQUENO ESPAÇO”???? PEQUENO ESPAÇO É ESSE PRÓPRIO BLOG, IDIOTA! ACORDA!

            8-” pessoal incompetente, corrupto e profundamente autoritário que dominou nosso país”.
            FALOU O DEFENSOR DOS COMPETENTES, HONESTOS E DEMOCRÁTICOS: TEMER, AÉCIO, SERRA, DÓRIA…

            É PATÉTICO AO EXTREMO TER QUE PERDER TEMPO COM ISSO…

            PRA FINALIZAR:

            1- NUNCA TE DESQUALIFIQUEI POR SER GAY!!! DESCULPA, ESSA NUNCA FOI MINHA INTENÇÃO. RESPEITO MUITO SUA OPÇÃO SEXUAL. EU APENAS ACHEI ESTRANHO VOCÊ DEFENDER OS VALORES DA FAMÍLIA E SER COMENTARISTA DE REVISTA GAY… MAS COMO VOCÊ MESMO DISSE… NÃO HÁ NADA DE ERRADO EM EU DIVULGAR O SEU HÁBITO DE COMENTAR FREQUENTEMENTE EM REVISTAS GAYS.

            DEFENDO AQUI A LIBERDADE DO ERNESTO DE SER GAY!!! QUALQUER PESSOA QUE SE OPOR A ISSO ME TERÁ COMO ADVERSÁRIO!!! PARABÉNS ERNESTO!!!

            2-“E você é tão desonesto intelectualmente que eu tenho certeza que daqui a pouco estará de novo repetindo feito criança boba que eu fiz 16 mil comentários”

            POR FAVOR, ME PERDOE… COMETI UM ENGANO!!!

            SÃO 18 MIL!!!!

            SEGUE ABAIXO A PROVA:
            ernesto
            @disqus_A6UNKsA1Ca
            21425 gostos
            Comentários 17912 Recomendações Seguidores 3 A seguir 0

            BOA IDEIA DEIXAR O USUÁRIO PRIVADO… EXISTE MUITO PRECONCEITO NA INTERNET COM O PÚBLICO GAY!! ASSIM VOCÊ GARANTE SUA PRIVACIDADE!

          3. Tsk, tsk, a tática de sempre. Tenta escapar do tema principal abrindo cada pequeno detalhe para se apegar a qualquer coisa e abri-la novamente, sem fim. E agora ainda querendo negar até que a farsante (sem aspas) fugiu do moleque, que Cuba é uma ditadura, que o modelo de mídia petista é o bolivariano, etc.

            Mas vamos ao principal. O rapaz reapareceu depois de meses exigindo censura como a dos outros blogs de esquerda estão implementando (como eu disse) e voltando à sua habitual desonestidade intelectual. Já que ele gosta de especificar, vamos ver se nos explica algumas coisas:

            A Rita Candeu será proibida de comentar porque tem 25 mil comentários no Disqus? Qual é o limite? E como você trata os caras que tem outros perfis por aí? Você também vai persegui-los por todos os sites para ver o que eles dizem ou a obsessão é só comigo? E você, ao me chamar direta ou indiretamente de gay e repetir isso como argumento, será enquadrado na sua própria regra contra “mentiras, difamação, ofensa, racismo, homofobia” e deixará de comentar aqui?

      2. Sugiro que vá azucrinar sua família (se é que sua mamãe permitiria) ou fique nos blogs coxinhas, eles merecem a sua inteligência monumental. Os “cidadãos independentes” a que você se refere não passam de desviados mentais, como tão bem observou o Brito, gente que não consegue encaixar em qualquer ambiente inteligente a sua lógica sem pé nem cabeça, e sua ignorância de história, política, ciências sociais, economia, geopolítica, etc. Seu destino é se tornar um terrorista solitário, como esses que abrem fogo contra estudantes nos EUA, mas você não tem peito pra isso pois, como todo fascistóide aprendiz subdesenvolvido, é um covarde (ou menor de idade, ao que parece). Seu espaço, portanto, está muito bem definido no MBL. Vá pra lá e nos poupe. Ou melhor, se morar no RJ, pode oferecer seus serviços ao Pezão, ao Crivella e ao general de plantão, quem sabe eles aceitam…

        1. Os “cidadãos de bem” da Kun Kluns Klã…Os “puros, arianos” De Hitler…..A cara dos coxinhas manifantoches….

          A história se repete como farsa…..

      3. O Bolsonaro não tem mais noção sequer de que lado nasce o Sol. Em vídeo onde chama o Comandante do Exército de comunista e desarmamentista, dá a palavra ao General Heleno dizendo que esse sim, deveria ser o interventor do Rio. Heleno toma a palavra e elogia o General Braga, diz que não vai ensinar padre-nosso a vigário, e fala que a primeira coisa que faria, no caso de ser interventor, seria proibir o porte de arma pela população. Bolsonaro é uma piada de botas.

      4. ernesto, o que você quer de nós? “Não é tentativa de calar adversário” mas a sua narrativa é bestial. A maioria neste blog não quer a presença de vocês, tenha um pouco de auto-estima e caia fora

    5. Concordo Rei e talvez o Brito consiga mandá-los pra escreverem roteiros pra gente roliúde, lá eles vão se fartar. Chega destes escrotos sujando o blog.

  2. Leio sempre esse blog, seguidamente compartilho na minha página do Facebook, mas desde que fui desrespeitado por um desses fascistas deixei de fazer comentários. Respeito opiniões divergentes, só não tenho paciência de ficar discutindo com quem não respeita as minhas. Acredito que muitos leitores estão nessa condição.

  3. Concordo em gênero, número e grau. Com os fascistas só na truculência. Vamos banir esses “fakes” de um lugar que foi feito para debates entre pessoas progressistas e não crápulas desse nível.

  4. Da-lhe Tuiti , poderia acrescentar mais uma ala nessa noite a dos Globais, em que Merval seria junto com a turma da Globonews o serviçais do Mefisto, cuja função nesse mundo é de tentar escravizar o nosso povo, e poderiam representá-lo com uma língua de cobra chupando o saco do tio Sãn.

  5. Parabens F. Brito. É inimaginável conseguir entender quanta besteira possa se criar e sair da cabeça desse “Merdal”. Pobre Machado de Assis. Tivesse ele intuído a que ponto chegaria a Academia, abrigando figuras tão medíocres do ponto de vista literário, do ponto de vista acadêmico, do ponto de vista humanitário, certamente não a teria criado. Obrigado por oferecer ao leitor um alento de inteligência fina e sensível ao lastimável momento deste país.

  6. Fernando, perguntar não ofende, certo? Será que a intervenção no Rio (terra do Comando Vermelho), não estará fazendo o trabalho sujo para o PCC, carne e unha de São Paulo?

  7. Fernando, ouça novamente o discurso do Temer, ele não falou da violência no Rio de Janeiro e sim do crime organizado NO BRASIL. A lógica pode ser muito pior?

  8. Outro jornalista do o globo um tal de noblat ficou paranoico que um jornalista do jornal ingles the guardian questionou a tal intervenção;
    No brasil os jornais da mídia golpista apoiam uma intervenção militar.
    Não há jornalismo nos grandes meios de comunicação, existe sim partido midiático que destroi o pais e impõe agendas golpistas e busca o caos.

    1. É bem por aí. Como o governo que colocaram desmorona e é desprezado pela população, procuram criar um fato novo, que todos sabem será mais dinheiro jogado fora e mais um fracasso dos golpistas porque

    2. O brasil inteiro esta sob intervenção do PIG, não apenas o rio.
      e agora o ex?cito trabalha para o PIG.

  9. Por falar em Merval , ele já devolveu aquela grana da consultoria fajuta que fez ao ” Sistema S ” do Rio de Janeiro , dava mais de trezentos mil reais ou o MP deixou pra lá para manutenção e compra de fardão novo .

  10. Será que dá para algum deputado ou senador vir explicar
    o que esta acontecendo. Que a globo quer intervenção eu já sei.
    Só não sei o que esta acontecendo. Senhores deputados e senhadores progressistas onde estão os senhores para explicar o que esta acontecendo???????
    Já se passaram mais de 2 dias e os deputados e senadores ainda não vieram
    explicar o que esta acontecendo. Ou será que vou ter que ligar a TV para me informar pela globo? ACORDEM,.

  11. Brilhante Brito
    Como esperar deste idiota Merdal, “acadêmico lacaio dos marinhos” , lunático com mestasi genocida, diferenciar a verdade no desfile da Tuiti com a genocídio dos negros do Haiti, humilhados e sem história, até hoje castigados, por terem feito a primeira nação livre e negra das Américas.

  12. Essa intervenção não vai funcionar em nada.
    O que falta é emprego, são dezenas de milhões de desempregados.
    Os criminosos mudam para outras capitais, Vão para porto alegre, recife, são paulo, florianópois, cuiabá, curitiba, manaus. Basta assistir esses programs nojentos fascistas policiais na TV e no youtube. É o resultado do golpe. Quebraram o pais. estão vendendo o patrimônio público e para criar fatos novos inventam trazer os militares para o golpismo.

  13. Se conheces o seu inimigo e conhece a si mesmo, não deve temer o resultado de 100 batalhas.
    Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada batalha ganha sofrerá uma derrota.
    Se você não se conhece nem conhece o seu inimigo, perderá todas as batalhas.
    General de Guerra Sun Tzu.

  14. Afff quanta hipocrisia nesse papo de moderação no blog. Os caras estão ai ha anos e na verdade sempre puderam insultar Lula e Dilma de todos os nomes sem comover ninguém. Não é a toa que a esquerda perdeu mesmo a noção mais basica de politica e de pedagogia. Eh preciso ter um Rui Costa Pimenta do PCO para defender o Lula. Eh o fim da picada a falta de noção da gravidade da ditadura ja tão avançada. O pais se acomodando à intervenção militar com vistas ao controle do império e quem sabe até a contribuição no golpe que se prepara na Venezuela. Muito horror que so mesmo a voz cristalina da Tuiuti poderia ter expressado, ou seja, a mais obvia e clara analise do que de fato formou e forma ainda o Brasil.

  15. É preciso que o Rui do PCO defenda Lula em país de cegos zumbis ? Toda a esquerda perdeu o mínimo de noção sobre política. A direita é o que é : não tem e nunca teve noção de nada. Come merda pensando que é chocolate.

    https://youtu.be/8f4jLIZUyx0

    1. Já ouviu falar em expandir, espalhar para num instante mínimo..concentrar? Entalpia? Talvez seja nossa nova estratégia… se nos concentrarmos cedo demais… eles atacam…..entendeu? Não perdemos o foco, apenas, aumentamos exponencialmente os alvos…. e eles não têm mais essa artilharia toda, daí fazemos furos neles…Como se derrota uma gigante como a Rede Goeebels.. Façam-na cansar!!!!

        1. A rede globo que tanto os assusta só existe pq vocês a alimentam, não vivem sem. O mesmo ocorre com os trolls. Qdo estes ñ aparecem são solicitados por vocês o tempo todo. Papo de “entalpia” pra boi dormir ! Muita “puerilidade”, como diria o esperto blogueiro.

          1. Faz mais de 04 anos que não assisto JN amiga….e se fizer um apanhado das pessoas deste blog garanto a vc que por baixo 75% estão na mesma situação que eu.. portanto não há medo de “monstros” ELA É O INIMIGO…O MONSTRO….ISSO É SER REALISTA. Abraço.

          2. Realista não é identificar a globo, ela é um fato que até o mundo mineral entende. A Tuiuti tbm mostrou que o povo não é bobo. O povo votou 4 vezes no PT apesar da platinada. Entonces, o buraco é muito mais embaixo. Não será perdendo tempo com robôs e trolls que vamos ganhar a guerra. Isso é recreio para o inferno que acalenta esse país. É preciso focar e ser responsável e sério. Poucos aqui parecem entender o que está acontecendo e o quanto o Brasil afunda sem redenção. O que vocês fazem para defender o Lula ? Xingar aqueles que o chamam de molusco ? Sim, luta pífia para passar o tempo. A hora é de unir o morro e o asfalto na defesa de um inocente ! O inocente que representa uma nação faminta e violentada. Questão de foco ! Mas creio perder meu tempo. Abraços

  16. Brito, excelente texto!!! …esse Merval, é uma VERGONHA a Academia de Letras, o nosso Machado de Assis, estaria ENVERGONHADO com essa figura DANDESCA vestindo o manto de uma entidade tão nobre!!! …esse é um filhote da Ditadura …esses Marinhos GOLPISTAS BOSTAS … são o atraso do Brasil …Brito, com seus textos nos fazem ter fé que o Brasil tem jeito!!! ….e será agora em Outubro …com LULA, o melhor Presidente que o Brasil já teve …e isso dói nas almas SEBOSAS desses GOLPISTAS BOSTAS….

  17. Claro,sr.Fernando Britto,contraditar tal ” ENERGÚMENO ” é de seu oficio,contudo revela-se quase que inútil, pois seus ouvintes e telespectadores são quase todos,OS VELHOS UDENISTAS DE TODAS AS NOSSAS HORAS , e alguns mais jovens,QUE JÁ NASCEM BURROS E RETRÓGRADOS,e REACIONÁRIOS POR HERANÇA.Mas ao demais,e quase inútil,contradita-lo.E mais um desses ” MÃOS CÔNCAVAS “,substitutivo do velho puxa sacos,hoje acrescidos de UNHAS LONGAS,posto que MULHERES ENRIQUECERAM TAMBÉM,de uns tempos para cá,fruto do tão sonhado por elas, IGUALDADE DE GÊNERO,e para puxar GENITÁLIAS DAS RICAS SENHORAS DE HOJE EM DIA,precisa-se de UNHAS LONGAS,pois mulheres não tem SACOS.Mas são todos,”MÃOS CÔNCAVAS “.

    1. SAKAMOTO: SÓ UM PAÍS QUE SE PERDEU DECLARA GUERRA AO PRÓPRIO POVO

      Ao comentar sobre a intervenção federal no Rio, o jornalista Leonardo Sakamoto afirmou que “quem morrerá nas batalhas não serão os ‘estrangeiros’, mas os brasileiros de comunidades pobres. E o histórico das ações das Forças Armadas em outros momentos de ocupação mostra que eles devem se preocupar”; “O governo sabe muito bem a estrada que pegou. Mas não tem ideia para onde ela vai levar. Pois só um país que se perdeu tem coragem (ou a estupidez) de declarar guerra ao próprio povo”

      17 DE FEVEREIRO DE 2018

      (…)

      FONTE: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/342659/Sakamoto-S%C3%B3-um-pa%C3%ADs-que-se-perdeu-declara-guerra-ao-pr%C3%B3prio-povo.htm

  18. Os vampiros mafiosos mimiSHELL &$ MERDAL pereira, ambos reféns da Globo, estão doidos para que um soldado do Exército seja morto – e que venha o próximo passo anunciado do golpe vagabundíssimo: a oficialização do estado de sítio no Brasil!

  19. Penso que Fernando Brito não deveria perder tempo com os trolls. Nunca vai faltar escória para fazer esse tipo de trabalho tão sujo quanto inútil. As monocórdicas estupidez que escrevem aqui diariamente não é muito melhor nem pior do que escrevem em outros “fóruns” mais restritos aqueles que os contratam ou os jornalistas a soldo da grande imprensa que os incentivam. Eles não são nosso problema. Não são nada, são só tontos, mais perdidos que os tonto que os contratam e os incentivam.

  20. … E outros vampiros canalhas que ganham mais dinheiro com a desgraça do povo brasileiro e a destruição da nação!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Pós em finanças – PUCRS

    PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS, INVESTIMENTOS E BANKING
    Estude com Sérgio Morol, Ricardo Amorim da Globo, Leandro Karnal…
    https://fib.pucrs.br/?utm_campaign=fib&utm_medium=banner-footer&utm_source=portal-uol

  21. Merval, membro da Academia Brasileira de Colunistas Capitães do Mato.

    Sim, Merval, tu não és senhor de ninguém, mas escravo dos Marinhos.

  22. É.Parece que o blog,usa também censura,ao não publicar comentários que não sejam do agrado do blogueiro.É uma pena,pois todos tem suas opiniões,nem todas unânimes.

  23. Muitos falam do Haiti sem conhece-lo.Haiti não é um país de guerra, ao contrário é um país de turbulência política de décadas. Haiti sofreu do catástrofe natural, isso pode acontecer em qualquer país do mundo. As formas armadas do ONU ficaram no Haiti por 13 anos, curtiram as praias, estupraram mulheres e homens, deixaram muitas doenças exemplo cólera. Em vez de ajuda a criar um estabilidade política, destruíram o país. Haiti não tem tipo de violência tanto como Rio de janeiro e São Paulo. Pode ser pobre no Haiti, por falta de oportunidade, mas vivemos em paz. Esta paz vem de nós mesmos, as forças do ONU não fizeram nada que agradam os haitianos. O pais está se recuperando, por favor deixa ele em paz. Por favor Globo, esquece do Haiti.
    Viva Haiti.
    Haitiano corajoso

  24. EEE né ,o mas importante agora o Haiti está em paz,foi muito durou vive lá,graças a ele que agente estão um pouco tranquilo

  25. Mais um texto brilhante. Não dou parabéns, digo muito obrigado.
    Acrescento uma curiosidade e meu minúsculo brado.
    Jack Vasconcelos, da Paraíso do Tuiuti, para nomear seu antológico desfile, recorre à letra de um samba-enredo clássico. É o Sublime Pergaminho, da Unidos de Lucas, de 1968 (*). Há exatos 50 anos, portanto.

    O samba exaltava a Lei Áurea, e seus últimos versos:
    … “uma voz da varanda do Paço ecoou: Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão.”

    Jack Vasconcelos retira a afirmação e questiona: Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão? Ao longo do desfile demonstra, com a ajuda de Jessé Souza, que a escravidão jamais foi extinta. Mais que isso, neste momento, tiram dos escravos atuais, muito do pouco do que conseguiram após 130 anos da lei Áurea.

    O samba da Tuiuti lembra ainda os canaviais que plantavam gente e os lamentáveis amparos do rosário aos negros Beneditos.

    Os excelentes interpretes da Tuiuti, totalmente mergulhados nas palavras que cantavam, não emitiram um único sorriso. Em suas vozes e faces, nenhuma possibilidade de negociação.

    E eu, um anônimo salgueirense, encho de ar o que resta de meus pulmões e também grito: Meu Tuiuti o quilombo da favela/É sentinela da libertação.

    (*) Compositores de Sublime Pergaminho: Nilton Russo, Zeca Melodia e Carlinhos Madrugada

  26. Eu sou Haitiano eu morro no Brasil há 4 anos, eu achou isso é um absurdo vocês sempre estão tentando minimizar Haiti de uma maneira ruins isso é discriminação…tem várias países nesse mundo que tá tendo guerra civil como Haiti um país sem defensor qualquer coisa que não é bom a comparação tem que ser com Haiti.

  27. Merval Pereira, já resolveu a denuncia de 350000,00 Reais das palestras no Senac do Rio de Janeiro?

  28. Lindo texto e parabéns pelo furo sobre o menino mimado do velho gagá! Meu muito obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.