Nas redes sociais, o “centro” sumiu

influen

Embora muitos exagerem o alcance político-eleitoral das redes sociais, ninguém pode deixar de reconhecer que elas são, senão o principal, um dos principais meios de comunicação entre parlamentares e políticos em geral com seus eleitores.

Pois um ranking da empresa de consultoria de comunicação FSB, uma das mais importantes do país, feito na semana passada, registrou o  litaralmente virtual desaparecimento dos deputados da autodenominada “centro-direita” das redes sociais.

Todos os 20 primeiros lugares em menções e interações entre os deputados federais foram de parlamentares de esquerda e “bolsonetes”, a começar pelo próprio que, pelo fato de ser candidato a Presidente – e, lamentavelmente com expressão eleitoral – aparece em primeiro.

Por ficar restrita aos ingrantes da Câmara, também não consta o nome de Lula na pesquisa.

O fato é que os parlamentares do PP, do DEM, do (P)MDB, depois da bancada petista, as maiores representações partidárias, desapareceram da parte de cima dos registros de menções na internet.

Não há discurso político no país que possa fugir do “pró” e do “anti-Lula”, o resto sumiu.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

53 respostas

  1. Curioso como o maior representante do “discurso Anti-Lula”, o Jair Bolsonaro, foi parte integrante e fiel do governo Lula!

    Durante 8 anos Bolsonaro deu apoio ao governo Lula, construiu sua “carreira”… hoje usa o discurso “anti-Lula” como escada para se promover nas redes.

    Bolsonaro falava em “fuzilar FHC” por causa das privatizações… hoje Bolsonaro abraçou a modinha liberal…

    Só falta falar mal de Aécio, o chefe do esquema de Furnas que tem Bolsonaro com nome na lista de propina.

    1. UMA PSEUDO ESQUERDA E MUITO BURRA! Vai URRAR NOS PORÔES MILITARES. Ou acha que isto já passou?? Este pessoal é sádico e a maioria da esquerda é burra!! Só descobre que se ferrou após os primeiros choques.

    2. O psicopata pistoleiro, não tem lado, nem ideal, nem nacionalidade. A consciência dele chama-se “dinheiro”, e onde estiverem as verdinhas,lá estará o Tio Patinhas candidato a presidente da “Cloaca Republic”, e se tiver que matar a família ou os seus coxinhas, ele “mata e vai ao cinema”.

      1. Veja a minha resposta anterior. O sujeito é oportunista. Só queria surfar na popularidade do Lula.

    3. ERRADO. Não foi integrante do governo Lula, apesar do fato que votava com o governo e fazia propaganda disso. Mas o bol$onaro sempre foi assim: um ciscador. Já fez elogios rasgados ao Hugo Chaves em entrevista ao jornal estado de são paulo quando este estava no auge da popularidade.

    4. Não é bem assim. Bolsonaro sempre o usou o discurso anti Lula para se eleger no Rio. Nas eleiçoes de 2010 no comício da Cinelândia de Dilma e Lula, assessores seus levaram uma faixa enorme chamando Dilma de terrorista.
      O problema é que ele sempre foi fisiológico, do baixo clero e nunca teve caráter para ir para um partido de oposição, e ficava no PP que integrava a base governista e tinha cargos, ministérios. Então votava conforme o líder da bancada do PP orientava.

      1. E hoje unido aos evangélicos e demais seitas diabólicas está muito mais à frente do 2º colocado, infelizmente. Uma colega minha que o marido é pastor e toca uma igreja evangélica ainda pequena, me disse que há entre os seus poucos seguidores um ilustre, um procurador do estado, e que esse servidor público faz palestras sobre política, sempre exaltando quem…???? Jair B.

      1. Numa coisa o PSDB tem, de fsto, alta (aliás, altíssima) significância.
        Em salvo-conduto para espoliar o Brasil.
        Por isso é que estão soltos!

      2. nisso eu concordo. Acrescento que a Dilma já está a caminho da prisão.
        Como dizia o Paulo Henrique Amorim uns sete anos atrás: Primeiro o Lula, depois a Dilma.
        Eu acrescento: Depois deles, todos os outros petistas inconformados. Só os petistas “conformados poderão escapar.

    1. Significam se subiram ou desceram na tabela. O número ao lado indica quantas posições perderam ou ganharam.

  2. Foi sempre assim, o amor, e o anti-LULAs desde o “nascimento do LULA”, “sempre a Globo”, ainda crianças, no Nordeste, “ELES”, sempre sofreram e inacreditavelmente, ainda sofrem o “preconceito”, essa palavra que “precede o ódio”. Nessas 4 ultimas eleições, o povo brasileiro derrubou o muro que separava os brasileiros, e criaram a ponte, que agora os ímpios querem destruir a a todo custo, mas encontram resistência que jamais puderem imaginar, e jogaram o Brasil numa luta odienta já quase fratricida. Brasil,…ainda bem que existe o Nordeste, e nós, aqui que “SOMOS LULAS” do Sudeste e Sul, também. LIBERDADE PARA LULA ! LULA PRESIDENTE OU QUEM LULA INDICAR !

  3. Natural que existam 2 vertentes com poderio diferentes e 1 uma gigantesca massa de alienados, onde tais zumbis migrem de um lado para o outro sem entender o que se passa.

    Afinal é para isso que pautamos nossa educação. É por isso que existe a ideia de mérito e uma base nacional de educação que obriga apenas o básico na rede pública. É por isso que se propõe o fim do ensino de humanas nas universidades.
    É por isso que proibido falar de economia nas escolas.
    Para que o jovem não saiba o que está errado. Para que o jovem associe homossexualidade, drogas etc aos que combatem de fato a corrupção.
    Economia nada tem haver com religião, gênero ou drogas.

  4. Lúcia Guimarães, a malandra decana da máfia Mesquita diz que agora já não é importante ouvir o crápula do Sérgio Moro. Agora que o cerco pode chegar nos “santo” tucanos, pistoleiros e pistoleiras dos jornalões não querem mais saber do camisa preta.

  5. “Determinar a prisão antes do trânsito em julgado é decidir criando uma pena não prevista na lei”, diz desembargador

    11 de abril de 2018

    Alfredo Attié, presidente da Academia Paulista de Direito e desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, publicou um bom artigo no blog de Frederico Vasconcelos na Folha:
    As figuras de linguagem em torno da prisão automática em segunda instância e a presunção de inocência se esgotaram, sobretudo no Supremo.
    A retórica de ministros e ministras se perde em repetições intermináveis, dentro e fora do tribunal. Há uma pressão social inafastável por uma manifestação conclusiva.
    Pode ou não pode?
    Segue-se a letra da Constituição e dos Tratados internacionais e se responde “não”? Ou se prefere uma interpretação contrária aos textos?
    (…)
    Prender ou não prender?
    A solução, a meu ver, está naquilo que não foi dito pelos julgadores anteriores: não se trata apenas de presunção de inocência.
    Trata-se essencialmente de redesenhar, afirmando ou negando, o próprio direito penal.
    O que está em jogo é o princípio da legalidade ou da reserva legal em matéria penal: não há crime e não há pena sem lei anterior que os definam.
    A hipótese de prisão e de execução da pena, antes do trânsito em julgado de decisão condenatória, não está prevista em lei alguma.
    Deixar prender, determinar a prisão provisória, no caso, é decidir criando uma pena não prevista na lei.
    A decisão judicial pode criar uma pena não prevista em lei? A pena provisória, seja qual for? Não.
    Não existe pena criada pelo judiciário. Só a lei pode criar pena, para ser aplicada a crimes futuros.
    Portanto, é isso que está sendo decidido. (…)
    A lei, ora, a lei. Sim à lei. O Brasil, nos termos da lei é a grande mudança. Governado pelas leis e não pelos que a interpretam.

    FONTE: http://blogdofred.blogfolha.uol.com.br/2018/04/11/para-juiz-prisao-em-segunda-instancia-ainda-e-jogo-empatado/

  6. A QUEDA NA FORMAÇÃO DO LEGISLATIVO PARA ESTE ANO, ACREDITO QUE DEVERÁ CHEGAR AOS 50%, MESMO COM O PULAR PELA JANELA PARA OUTROS PARTIDOS.

  7. RICOS

    Alguns muitos engomadinhos juízes, promotores, yuppies, etc., o melhor adjetivo que os define é:

    H-I-P-Ó-C-R-I-T-A-S

    Obs.: Recebem auxílio-moradia, sem mudar de sede, ganhando, assim, acima do teto (R$ 33mil), num país onde o 1% mais rico tem média de renda de R$27mil.

  8. Se eliminar os BOTs essa relação muda completamente. Bolsonaro por exemplo tem muitos robôs.

  9. RESULTADO DA OPERAÇÃO SERGIO NARCISO MORO PARA ENTREGAR O BRASIL E O PRÉ-SAL NA MÃO DOS IANQUES…..
    POR OUTRO LADO…….. TEM PARTIDINHO QUE VAI SUMIR EM 2018!
    ISSO SE HOUVEREM ELEIÇÕES EM 2018…
    SE A ESQUERDA PETRALHA LANÇAR CANDIDATO À ELEIÇÃO, E ESTE DISPARAR NAS INTENÇÕES DE VOTO…. SEM ELEIÇÃO!
    ASSIM, LULA DEIXA TODA A BANDA FASCISTA NO LIMBO…KKK!

  10. Foram as mídias sociais manipuladas pelos EUA que iniciaram o processo do golpe. Faltou ao PT lutar nessa arena naquela época.

  11. ATENÇÃO, ATENÇÃO

    MAIS UMA CONFIRMAÇÃO DO TRATAMENTO DESIGUAL :

    Em manifestação enviada ao STJ nesta quarta-feira (11), a PGR (Procuradoria Geral da República) defendeu que um inquérito contra o presidente nacional do PSDB e pré-candidato às eleições, Geraldo Alckmin, seja comandado pela Justiça Eleitoral e que não fique a cargo da Operação Lava Jato. O parecer contraria pedido feito ontem (10) pelo MPF (Ministério Público Federal)….

    https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2018/04/11/pgr-defende-que-inquerito-contra-alckmin-nao-va-para-lava-jato-e-fique-na-justica-eleitoral.htm

  12. E os robôs que trabalham dia e noite pra inflar um assunto/candidato vazio? Foram descartados?
    Se não foram, essa pesquisa não vale nada.

  13. PS.: Sem falar no programinha sacana que permite mostrar nossa postagem só no nosso computador pessoal, sem ser visível pra outros usuários da “Rede”, o que não gera respostas.
    A solução será a INTERNET dos BRICS substituindo o Google dos EUA.

  14. A i cabe uma

    pergunta pra todos:
    Tirando o centro, a esquerda e a direita;
    Cadê os nacionalistas?

  15. Vocês estão considerando APENAS deputados/as federais. E militantes e simpatizantes do deputado estadual Marcelo Freixo?
    E lideranças locais que já foram deputado/a, como Luciana Genro que até também já foi candidata à presidência da república??

  16. O mais contrastante desta lista é uma maioria de petistas logo do RS, onde a caravana de Lula começou a ser hostilizada culminando com a tentativa de seu assassinato no Paraná. Pelo menos em matéria de deputados federais o PT-RS deve ser destacado.

  17. Não andaram excluindo parte das manipulações usando aplicativos? Não é isso, também? Antes, quando eu acessava o youtube sem estar “logado”, só aparecia lixo do bolsonaro e “prisão para Lula”. Agora, não tá mais assim…

  18. Uma das dificuldades da autodenominada “centro-direita” é que ela tem vergonha de se assumir como o que realmente é: extrema-direita, assim mesmo, e sem aspas. Quando não simplesmente nazi-fascista.
    Ou alguém acredita mesmo que grupos políticos com total aversão a povo, que não consegue dar um único passo que seja senão para negar mínimos direitos ao povo ou para retirar direitos arduamente conquistados, tem qualquer proximidade com o próprio povo, mesmo que o bastante para se pretender no centro, ou próximo ao centro, do espectro politico?

  19. MINISTÉRIO PÚBLICO

    Quem controla o MP? Quem controla juízes autoritários como Moro? Um 4o poder pode tudo? Receber acima do teto, agir acima das leis? Que tal lembrar do Procurador Demóstenes Torres e seu envolvimento com Carlinhos Cachoeira?

  20. Pois é, Fernando. Lula, com certeza, é e será o mais importante, sempre. O mundo todo ligado nele.

  21. Quando a polarização é extrema num sistema presidencialista de coalizão, o país fica ingovernável.
    Como essa joça já virou uma ditadura, onde nenhuma instituição funciona, vai dar tudo na mesma, o caos será permanente.
    O Brasil nunca será uma nação com essa parcela da população fascista “made in usa”.
    País já não é mais.

  22. O mais importante foi o que o Fernando Brito não viu!!!
    .
    Se olharmos a lista dos parlamentares, temos:
    .
    6 parlamentares do PSL e PODE, partido da extrema direita de Bolsonaro.
    11 parlamentares do PT
    2 parlamentares do PSOL
    1 parlamentar do PCdoB
    .
    Mas ainda isto não é o mais importante, se olharmos os parlamentares que descem ou que sobem, que individualmente podem representar que o parlamentar não postou coisas mais interessantes nas redes sociais, temos o seguinte placar.
    .
    Dos parlamentares da direita excetuando Jair Bolsonaro que está estável TODOS OS OUTROS estão em queda, ou seja, de seis um a variação é nula (não sobe e não desce – Jair Bolsonro) e os ouros cinco todos eles estão em declínio. (Jair Bolsonaro 0, Delegado Francischini -1, Irmão Lazaro -2, Eduardo Bolsonaro -1, Marcos Feliciano -1, Major Olimpo -2).
    .
    Por outro lado, há uma oscilação mais muito mais positiva do que negativa para os deputados mais colocados a esquerda (Marco Maia +4, Décio Lima -1, Paulo Pimenta -1, Jandira Freghali +11, Carlos Zarattini +10, Maria do Rosário +3, Jean Wyllys +4, Pedro Uczai -4, Paulo Texeira -4, Margariada Salomão -4, Luizianne Lins +11, Bohn Gass +7, Pepe Vargas +2, Ivan Valente -2).
    .
    Destes dados, mesmo que relativos podem indicar uma tendência que não foi ressaltada pelo Fernando Brito, que poderíamos indicar como segue:
    .
    1) Jair Bolsonaro não transfere voto para ninguém do partido em que está inscrito, ou seja, seu eleitor não acredita em ninguém (mesmo no filho de Bolsonaro) do partido em que estava inscrito.

    2) Os eventos da prisão de Lula criam uma espécie de anticlímax para a direita, ou seja, esgotado o assunto eles não têm nada a falar.
    .
    3)As oscilações positivas dos deputados do PT e do PCdoB, são bem mais notáveis do que as quedas (Jandira Freghali +11, Carlos Zarattini +10 e Luizianne Lins +11), identificando nisto a entrada de novos leitores nas redes sociais, enquando as oscilações mais baixas, porém consistentes para todos os deputados de extrema-direita são baixas, mostrando mais um desânimo do seu público leitor do que qualquer tendência absoluta.
    .

  23. Devemos lembrar que tem gente na esquerda que deveria estar na centro direita. Basta ver a quantidade de pmdbistas que foram para o PT, diante da impossibilidade de conseguirem se reeleger estando ao lado do golpe.

    O caso é que ou é pró golpe ou contra o golpe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.