O país do luxo, o país da carência

rendaibge

Dez por cento dos brasileiros que têm rendimentos mais altos – justamente aqueles que deitam falação sobre  como “consertar” o Brasil ficam com metade da renda do país: 43% do total de todos os rendimentos.

Oitenta por cento dos brasileiros, os que têm menores rendimentos, todos somados, ficam com uma fatia menor: apenas 41%. Outros 16% ficam com aqueles que se situam entre os 10% mais ricos e os 80% mais pobres.

Esta disparidade, traduzida em reais, nas palavras do IBGE, na análise de sua Pesquisa Nacional por Análise Domiciliar, a PNAD:

distibgeEm 2017, as pessoas que faziam parte do 1% da população brasileira com rendimentos mais elevados (rendimento médio mensal real de R$ 27.213) recebiam, em média, 36,1 vezes o rendimento da metade da população com os menores rendimentos (rendimento médio mensal real de R$ 754). A região Nordeste foi a que apresentou a maior razão (44,9 vezes) e a região Sul a menor (25,0 vezes). No Brasil, em 2016, essa razão havia sido de 36,3%.

A situação só não é pior porque 13,7% dos lares recebiam dinheiro do Programa Bolsa Família em 2017, um percentual pouco menor que o de 2016 (14,3%). Regionalmente, este número tem ares ainda mais expressivos:  Norte (25,8%) e Nordeste (28,4%) apresentaram os maiores percentuais de famílias beneficiadas.

A divisão radical do Brasil, na política, é infinitamente menos grave que a divisão do Brasil da renda das pessoas.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

6 respostas

  1. Essa é a justiça social do golpe. Enquanto Lula fez todos ganharem, o usurpador fez todos perderem, menos o 1% mais rico.

  2. O Correio Braziliense traz uma reportagem imensa sobre protestos dos agentes da PF. Eles dizem que não querem Lula custodiado naquele prédio, onde tantos todos dias precisam ser recebidos com certa urgência; com relatos dos atritos havidos entre prós e contra a prisão, bem como a respeito dos que prosseguem fazendo vigílias, incomodando a população do entorno, etc. Por fim, estão os agentes praticamente determinando a mudança de Lula pra outro local, como um recado.
    Achei muito estranha essa reportagem, que, aliás é só mais desse jornal, que dá a notícia recheada de venenos de sua redação. Pra variar. O mais destacado é que Lula ali está oferecendo risco a muita gente.

  3. Eu vou mais longe após ler essa manchete, pensando se já não rola por lá uma ideia de avançarem o quarto andar onde se encontra o preso para lhe fazerem algum mal?
    Na verdade, a CBN está colocando todo o dia o adiamento das visitas, que Lula poderia receber hoje, para amanhã.

  4. A divisão política é, ao mesmo tempo, causa e consequência da divisão de renda. No fundo são a mesma coisa. Existe corrupção maior do que esta ?

  5. TRABALHADOR PERDE 4% DO PODER AQUISITIVO POR ANO….
    SE UM KOXINHA SE ELEGER PRESIDENTE EM 2018, AÍ TEREMOS SETE ANOS DE PERDAS CONSTANTES…
    EM 2002, TRABALHADORES ESTARÃO 32% MAIS POBRES…….
    A CONTA É SIMPLES!
    TRABALHADORES SALVEM-SE…. VOTEM LULA 2018, VOTEM PT!

  6. O “site” nazista O Antagonista está cadastrando frequentadores “na marra”.
    Esse “site” envia notificações não solicitadas e não disponibiliza opção para recusa das notificações. Pelo menos, não consegui acessar alguma forma de ficar livre do assédio do tal blog pestilento.
    Parece que a presença de gente como David Marques no tal blog não é tida como suficiente. Vai ver que eles preferem coisa menos ruim do que o tal David Marques, que é do mesmo nível moral deles.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.