O batizado

Estão começando os movimentos finais da corretíssima estratégia política de Lula, algo milagrosa se considerarmos que está sendo comandada por um homem recolhido a uma cela, com acesso limitado a informações e diálogos e quase que completamente impedido de se manifestar por sua própria voz.

A recusa da Ministra Rosa Weber de que fosse concedido o prazo do dia 17 (que está na lei, esta que parece pouco importar) para a substituição da candidatura da coligação do PT, esta madrugada, dá o mote para que a substituição formal da cabeça de chapa, com a designação de Fernando Haddad como candidato à presidência seja feita com o significado que tem: a saída heroica para enfrentar a conspiração político-econômico-midiática e judicial para calar o povo brasileiro pela exclusão de Lula nas urnas.

Haverá ainda o recurso ao STF, sobre o qual não haverá quase esperanças, mas ainda reforçará o absurdo da cassação do líder, disparado, das preferências do eleitorado, que só terá o condão de reafirmar a perseguição e o martírio a que o submetem.

A fonte da legitimidade da candidatura do ex-prefeito de São Paulo fica assinalada: é representar Lula enquanto o impedem de vir em socorro do povo brasileiro.

Um povo arruinado, triste, embrutecido pela ação de elites que, incapazes de se sustentarem pelo voto ou pelo sucesso de suas fracassadas políticas atirou-se no projeto de manter o poder pela força e pelo arbítrio.

Se ainda fosse preciso argumentar sobre a correção do caminho político apontado por Lula, eu me serviria do que diz Ignácio Godinho Delgado, da Universidade Federal de Juiz de fora e professor visitante da  London School of Economics and Political Science

Se Lula tivesse saído de cena desde o início, com o PT indicando outro candidato ou apoiando Ciro, teria se convertido num banido esquecido em Curitiba, com pouca capacidade de influenciar no processo eleitoral. Ao esticar a corda até o limite, cresceu e, junto, o potencial que tem de transferir votos.
Esticando a corda, Lula tornou ainda mais evidente a injustiça cometida contra ele, o que colaborou para consolidar a intenção de voto em seu nome (e a capacidade de transferir votos para outro candidato), além de evitar um recuo e uma rendição que favoreceriam as forças golpistas e o desmoralizaria junto aos milhões de brasileiros que seguem sua liderança.

A candidatura Haddad, até agora virtual, desce ao mundo real e passa, de verdade, a ser, de fato, a candidatura de Lula, na forma em que o arbítrio, pela via do Judiciário, não pode impedir.

Ou melhor, não parece poder impedir, pois já não há limites para o papel de censores que os juízes assumiram, ao agirem para tutelar o eleitorado.

Tampouco a mídia terá a liberdade de escondê-lo: a Globo, ainda que minimamente, terá de cobrir sua movimentação, ele participará dos debates televisivos e terá a autonomia para falar de Lula – só concedida, até agora, a seus adversários, para criticá-lo – na propaganda eleitoral.

Os que se apavoram com um suposto ritmo lento de transferência dos votos vão se surpreender com a velocidade com que isso se dará, ainda que as pesquisas, provavelmente, não o registrem de imediato.

Hoje e amanhã são os dias do batizado, para lembrar a frase da Inconfidência Mineira. Desta vez, porém, com um Tiradentes que não irá mansamente ao patíbulo.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

57 respostas

  1. Discordo da análise do Fernando Brito. E tal discordância se baseia na questão de fundo, NUNCA abordada pelo blog: a de que o maior erro político cometido pelo Ex-Presidente Lula foi o de ter se entregado a seus algozes, seguindo conselhos dos quinta-coluna do chamado “PT jurídico-judicial”, formada por uma renca de quase 30 “advogados”, alguns deles com cargos na direção do partido, outros com mandato parlamentar, outros ocupando cargos e “boquinhas” feitas sob medida para eles, depois que se aposentaram.

    Várias embaixadas de países latino-americanos, europeus e africanos ofereceram ao ex-Presidente Lula asilo político. Se ele estivesse numa dessas embaixadas, ele teria vez e voz para denunciar o golpe e os golpistas e a maior parte da imprensa mundial faria filas diárias para ouvi-lo. Mal aconselhado, enganado, traído pela ala quinta-coluna que seqüestrou a direção nacional do PT, o Ex-Presidente Lula aceitou insistir na “institucionalidade”, acreditando que seu encarceramento seria breve e que pudesse concorrer na eleição presidencial. Os que tentaram demover Lula desse erro foram perseguidos ou censurados, como é o caso da senadora Gleisi Hoffmann.

    Fernando Haddad é um candidato imposto ao PT pelos golpistas, tanto os oficiais, de fora, como os da máquina partidária burocratizada, aburguesada, corrompida e traidora, formada majoritariamente pelo chamado “PT jurídico-judicial”. Tucano de bico vermelho, Fernando Haddad é uma mescla de Emmanuel Macron, Lenín Moreno e Michel Temer. Haddad NÃO É e NUNCA SERÁ Lula, mas sim a Esquerda/PT consentidos pelo golpe e pelos golpistas. Se Haddad for eleito e não continuar o desmonte e o golpismo, ele será deposto, como Dilma o foi; ele será um presidente fraco, e cooptável. Se ele for derrotado, o golpe e os golpistas não apenas se legitimam, mas saem fortalecidos. Ou seja: abrir mão da candidatura do Ex-Presidente Lula e disputar a eleição com um candidato imposto pelo golpe e pelos golpistas é LEGITIMAR o golpe de Estado.

    Como tenho dito: Eleição, PT ou Esquerda, sem Lula, são fraudes.

    1. “Se Haddad for eleito e não continuar o desmonte e o golpismo, ele será deposto, como Dilma o foi; ele será um presidente fraco, e cooptável.”
      Pois é, João, o pessoal esquece que as eleições não são “passe de mágica” para resolver os problemas do Brasil. Se, a partir de 2019, continuarem os mesmos grupos políticos no Congresso (bancadas BBB), Haddad ou qualquer outro que não LULA não conseguirá fazer nada, apesar das melhores intenções. Afinal, continuará sendo sabotado pelos mesmos dirigentes partidários que ora traem nosso ex-presidente.
      Podemos até perder, mas não nos entregamos sem luta. E aceitar essa “antecipação” feita pelo judiciário é, sim, entregar-se sem luta.
      #EuSouLula

      1. Pois é! A legitimação da eleição servirá para esconder o rosto do algoz, ou … algozes.

      2. Por isso Lula será libertado seja por qual motivo… Mais de 70 anos, revisão das penas tanto faz. O importante é emplacar Haddad e Manuel fazendo o país crescer novamente e com soberania.

      3. Você está equivocada, pois até então, nem o PT (partido totalmente republicano), o povo brasileiro e nem mesmo você, eu e os jornalistas progressistas sabiam do que “eles” seriam capazes… O medo que possuem de Lula e da esquerda é imenso, daí o desespero. Não adianta, pois uma Ideia não se apaga das mentes e dos corações, simples!!!! Abraço.

    2. Vamos com Haddad e Manuela.
      Os ricos aceitam bater continência prá milico? Ver seus negócios e até filhos (as) subordinados a capitães, coronéis, tenentes e demais?
      Milagrosamente Haddad e Manuela são perfeitos para esse momento, sim.
      E Lula livre será a referência deles.

      1. Lula receberá indulto e será nomeado ministro da casa civil. O judiciário brasileiro precisa de uma varredura, urgente. Assim espero. Assim espero.

    3. RELAXA… A LUTA SE DÁ EM OUTROS TERMOS…
      O GOLPE PRECISA VENCER A ELEIÇÃO!
      ENTÃO, TODOS COM HADDAD E MANU!
      LULA LIVRE!

    4. Como muitas vezes disse o PHA: o então ministro Zé Cardoso esteve para Dilma assim como foi o general Assis Oliva para João Goulart. Estava tudo “sob controle”, segundo eles.

      1. Ô Guanabara, “águas passadas não movem moinho”… Bola pra frente, o jogo final vai ser iniciado esta semana… Abraço.

    5. Inacreditável!!!Tenho quase certeza que você vem do lado de lá.
      Como é possível ter uma visão tão distorcida da realidade????
      Haddad mistura de…vou nem falar, é uma ignomínia!
      Se Lula tivesse feito o que defende, hoje, aos olhos do povão era um covarde, porque fugiu e se fugiu é porque tem culpa.
      Hoje, se Lula tivesse se abrigado em embaixadas, seria censurado pelo povo, porque o deixara só e na prática não serviria a nada.Veja o exemplo de Mandela!
      O que estamos assistindo hoje, esta peleja do “PT Jurídico Institucional”, como depreciadamente menciona, tem servido e MUIIITOO para ganhar a consciência das pessoas, elas estão vendo e compreendendo “que pasa” na merda desse País e suas instituições.
      Mas quer saber???Não vou falar mais nada, chega!Você que fique com suas idéias com o pé fora da realidade OU se puder, junta um exercito de militantes aguerridos e desmonta a institucionalidade, vence em armas.

      1. Boa Nilza! Tbm desconfio muito desse povo q tem um discurso muito estranho… Lula deixou bem claro q se sentia ofendido qdo alguém sugeria q ele deveria ir para uma embaixada.

    6. João, você só esqueceu de uma coisa: Foi Lula quem quis se entregar. A candidatura é dele. Ele sempre esteve por trás de toda a articulação, e nosso papel de “quinta coluna“ como você diz, sempre foi de defender a posição DELE. E vamos com ELE ou quem ele indicou:HADDAD.

    7. Os argumentos de Rui Pimenta (PCO) são respeitáveis. Contudo, embora seja ele um grande analista político, não supera Luiz Inácio Lula da Silva como estrategista.
      Se Lula tentasse fugir ou resistir à prisão, talvez não estivesse na posição de força que detém hoje.
      Ademais, ficar preso ao passado, repetindo o “SE” te torna inútil na trincheira da guerra que se trava AGORA, neste momento.
      Haddad já se provou um companheiro valoroso e foi INDICADO PELO COMANDANTE LULA, portanto, não tente confrontar o comando e fugir da trincheira.
      Quem é realmente de esquerda atira contra a direita e não contra o COMANDANTE.
      Quem vidra o olhar para trás vira estátua de sal.
      Vamos juntos pra frente até a vitória em mais uma batalha, pois a luta continua HOJE E SEMPRE.

  2. Haddad e Manuela!! Vamos em frente!! Venceremos mais essa, apesar de todo o esquema para impedir Lula.

  3. Chegou a hora! Vamos pra rua porque os “tribunais” não estão nem aí para a democracia, se é que ainda existe algo de democracia no Brasil. Vamos jogar no campo dos adversários, mas mesmo assim venceremos, porque assim é o desejo do povo.

  4. 10:24 hs – Bolsonaro precisará passar por nova cirurgia. Pode estar a se desenhar a exata situação de Tancredo/Sarney em 1985, ou uma viagem lisérgica da minha parte.

    1. Foi viagem lisérgica mesmo, a cirurgia será a de reconstituição do intestino após tirar a bolsa de colostomia. É apenas campanha de vitimização do Bozo.

  5. Espero que isso, de fato, aconteça.
    As regras estão mutiladas, mas, são essas que temos, assim:
    Haddad e Manuela, vamos para a vitória final!!

      1. Somente esqueceram de lembrá-lo que Lula não é uma figura, desenho, foto ou escrita, ele é uma Ideia, e ideia ninguém apaga da mente e do coração… O ministro sofrerá desta obsessão pelo resto de sua vida, a consciência cobra sim…

    1. Não provoque os alucinados e fanáticos, Roberto, nao precisamos de mais lenha no inferno instalado pelos fascistas. Vamos ao trabalho de formiguinhas e espalhar conscientemente que Haddad no Governo, Lula no Poder e Deus no Comando, pois Este providencia… Abraço.

  6. “Se ainda fosse possível argumentar sobre a correção do caminho político apontado por Lula…”. Além dos argumentos do professor basta ver quem eram os que insistentemente pediam urgência na indicação do substituto. Leonel Brizola nos ensinou sobre a Globo, por acaso uma das insistentes, ver o que querem e fazer o contrário. Exceto Ciro e seus seguidores, que o fizeram com visão estratégica diferente, porém legítima, os outros são todos iguais ao mote do imortal Leonel.

  7. Fernando LULA Haddad TRIpresidente! E PenTa! E em primeiro turno!

    ***

    Agora vamos ver se estes(as) canalhas de togas imundas irão ter culhões e grelos duros para cassarem o Fernando LULA Haddad, o PT e a militância de esquerda!
    “Canalhas, canalhas, canalhas”!
    Do mais caro e mais sem-vergonha poder judi$$$iário do universo &$ adjacências!
    Com o criminoso auxílio ‘MORO-dia’ &$ tudo dentro!
    Nazigolpistas colonizados de uma figa!

    1. … Falta, agora, o STFede colocar ostensivamente as togas e “as mãos supremas” na cumbuca da absoluta e terminal ‘DESmoroLIZAÇÃO’ diante do Brasil e, sobretudo, do restante do mundo!
      os(as) supreminhos ÍNFIMOS do STFede assinarão – “de papel e fotografias passados” – o testemunho histórico do apoio ao golpe vagabundíssimo de 2016!
      Golpistas de carteirinha!
      No repasto comemorativo da “suprema vagabundagem”, os(as) “supremos(as)” do STFede continuarão a beber lama a céu aberto!
      “Bom apetite”!

    2. Pode ter certeza que estarão atras de motivos para impugnar o PT caso ele cresça e até venha vencer a eleição. Veja a disposição da declaração do comandante no Estadão, nesse domingo, alem da fixação desse ministro.

  8. Vamos que vamos pessoal !!!!! É 13 !!!!!
    HADDAD É LULÃO !!!!!
    ( LULÃO PODE ???? rs rs rs) CLARO QUE PODE !!!!! HADDAD e MANUELA , 13 !!!!

  9. Lula, seus Sonhos, Idéias e Liderança Popular serão daqui pra frente simbolizados pelo “13”, pois #LulaEHaddadHaddadELula13.
    #SeAGloboVetaEuVoto13
    #MeuVotoNinguemImpede13

  10. O prazo legal é 17/09/2018 e está na lei. Mas, se é contra Lula, dane-se a lei, não é, senhores quadrilheiros golpistas de terno, de toga e de verde-oliva? Atropele-se a lei, pois, num estado de exceção, tudo é válido desde que se esmague a vontade da maioria da população!

  11. É isso que dói nessa classe mérdia, nos togados… Como pode um homem com ensino primário ser um gênio e ter feito o melhor ou um dos melhores governos da história desse país? Nunca conseguirão digerir! Lula é o povo e mostrou que não se rende ao golpismo! Grande Lula! Bandeira da Esquerda em toda a América Latina!!

    1. Também Votaremos !!!! E, vamos batalhar na vizinhança….rs rs rs rs
      É 13 !!!! Mais do que nunca LULA/HADDAD/MANUELA 13 !!!!

  12. Deve ser horrível para algumas duzias de juízes (STF, TSE, TR4, vara de Curitiba), outros tantos de barões da mídia e os grupos econômicos que eles representam, um grupo de generais antipatriotas, forças ocultas Ianques e do mercado… etc, etc, etc…
    Travar uma batalha de vida e morte com o “reles metalúrgico”, prendê-lo, silencia-lo ao máximo que for possível e de dentro da prisão este comandar um processo eleitoral que indica que, mesmo com seu impedimento, o seu indicado tem grandes chances de vencer…
    Devem deitar a cada noite se perguntando que força é esta que se mostra indestrutível no coração do povo, enquanto seus representantes definham…
    Lula, para o usar um jargão futebolístico, jogou nestes últimos 5 meses “o fino da bola”. Interessante observar que o auge da capacidade de articulação e manejo do xadrez político de Lula aconteça as 72 anos de idade, nos 5 meses de sua prisão injusta. Todo dia me pergunto, com admiração, de onde vem a força deste homem.
    Imagino também, que com ódio no coração, a casta de seus inimigos deve se perguntar de onde vem a força indestrutível deste ser! Como eles conseguiram dormir com o ódio atravessado no pescoço a cada dia que um adversário tão sagaz e competente lhes impões que estes se mostrem limitados e demoníacos?
    Lula já venceu a batalha mais difícil, que era deixar o adversário desorientado e perdido no seu ódio ao povo, assim eles tendem a errar mais do que acertar…
    Não serão fáceis os dias que se seguem, mas temos grandes passos dados e muita esperança que sairemos vencedores deste processo. A vitória moral já temos, vamos em busca agora da vitória política e da vitória eleitoral!
    saudações 13!!!!
    Viva Haddad e Manuela! que estes cheguem junto com a benção de Lula e generosidade do povo!

  13. LULA na Cabeça=HADDAD, ouviu! o POVO, meganha viddas bôas????? Se for macho coloque o ”’urutu”’ nas ruas e acabem com desfaçatez de SUAS PATOTAS do GOLPE-2016: ””’institucional”” / ”””militar””” / ””’judicial”” / ”””midiático””’ / ”””político”””.

  14. Se a Constituição Federal do Brasil, foi para o lixo, estamos em uma DITADURA sim, pois não podemos aceitar que, a Grande Mídia, capitaneada pela Globo e nossos juízes estejam acima da CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988. O povo brasileiro não precisa da Globo, para tutora-lo, pois já tem sua Memória Própria, para escolher o MAIOR LIDER POPULAR DA HISTÓRIA DO BRASIL, OU QUEM ELE INDICAR. LULA É “13”, HADDAD/MANUELA É “13”. VAMOS VOTAR NO 13 DE CABO A RABO,…GOVERNADOR, DEPUTADO E SENADOR É “13”, PARA O BRASIL SER FELIZ !

  15. AGORA COMEÇA A LUTA ELEITORAL…
    CIVILIZAÇÃO CONTRA A BOÇALNARIA!
    COERÊNCIA X IGNORÂNCIA!
    PAZ X VIOLÊNCIA!
    LÓGICA X CAOS!
    HANDDRÁDI X BOÇALNARO!
    JÁ ERA…
    KOXINHAS VÃO PERDER NO PRIMEIRO TURNO!
    NÃO TEM COMPARAÇÃO…KKK… POR ISSO O PÂNICO NO PARTIDO DA JUSTIÇA E NA GLOBO…
    VAI DAR PT!
    LULA LIVRE!

  16. Ontem à noite, ao passear com o cachorro, saí assoviando “olêêê, olê olê olê… Lula, Lulááá…” Se não pode o nome, que vá o jingle.

  17. Agora é a hora.
    A estratégia de Lula Magno é vitoriosa, colocou a Globo, o PJ Partido da Justiça e setores da ‘esquerda’ no bolso.
    #HaddadNoGovernoLulaMagnoNoPoder

  18. Agora acaba-se a farsa. Qualquer ato de força vinda da manipulação jurídica, terá de aparecer claramente como um ato de força e nada mais. Quanto à mídia empresarial, pode cortar os pulsos. Se o time dourado de Merval, Gabeira e Míriam Leitão tentou dar combate ao Haddad e foi devidamente enquadrado em sua própria mediocridade, daqui para a frente nada mais poderá fazer contra a vontade popular.

  19. Vamos lá!
    Lula , não sendo o candidato, passa a ser o nome de um plano de ação.
    Restaurar a esperança, democracia e o futuro, que foi tirado do caminho do povo e colocado como nome falso do real destino de uma ponte construída por facínoras.

  20. Consolidada a candidatura de Haddad, fico a me questionar qual será o próximo passo dos golpistas. A “justissa” brasileira mais que apequenou-se…

  21. Então, já que não podemos dizer, escrever ou cantar o nome de Lula, acabei de gravá-lo no meu celular e virou seu toque… Que tal???? Abraços.

  22. Prezados,

    Me parece estar havendo uma subtração generalizada da publicidade do decreto presidencial assinado pelo então presidente Collor no dia 6 de Julho de 1992 promulgando e internalizando a obrigatoriedade das decisões deste Comitê do Pacto de Direitos Humanos da ONU. Lembramos que a Ministra Weber e a procuradora geral Raquel Dodge se equivocaram ao dizer que não houve decreto presidencial do Pacto e portanto não há obrigatoriedade do seu cumprimento na lei interna. Na verdade, o presidente Collor emitiu um decreto presidencial promulgando os efeitos internos das decisões do Comitê.
    Convido-lhes a divulgarem amplamente o link a seguir referente ao decreto presidencial assinado pelo então presidente da República Fernando Collor no dia 6 de Julho de 1992:

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/D0592.htm

    É preciso anexar isso ao processo do Lula no STF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.