O Brasil na lanterna da democracia

latinobar

Outro dia publicou-se aqui que Michel Temer era o campeão mundial da impopularidade.

Seria uma piada, apenas, se isso não influenciasse tanto na percepção do povo brasileiro sobre o que é o governo de seu país e a qualidade da (vá lá) democracia no Brasil.

Hoje foi divulgada a pesquisa do Latinobarómetro, um levantamento feito com 20 mil entrevistas em toda a América Latina.

Os resultados são devastadores.

Começo pelos “melhores”, se me perdoam a ironia: só 13% dos brasileiros estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o funcionamento da democracia por estas bandas. O menor índice de todos. Menos da metade dos 30% que são a média desde o México até a Patagônia.

De zero a dez, que nota dá à democracia em seu país? De novo, o menor, 4,2.

Seu país é governado para o povo ou para os interesses de grupos poderosos? Oura vez o “pior da classe”: para o bem do povo, apenas 3%, um sétimo da média do continente ampliado, 21%, e menos da metade do  penúltimo colocado, o Paraguai, com 7%.

1% dos brasileiros apenas classifica como “plena” a democracia em nosso país.

E pior, já somos os piores em matéria de confiança uns nos outros: apenas 7% dizem que se pode confiar na maioria das pessoas, de novo atrás do Paraguai.

Há muitos dados no relatório, que pode ser acessado aqui, quase nenhum animador.

Ou melhor, há um deste tipo.

Quando se pergunta se a democracia, mesmo com seus defeitos, é o melhor sistema de governo, saímos da “lanterninha” e vamos para o meio da tabela, com 62% de aprovação.

Ainda não somos adeptos do autoritarismo, ainda não.

 

contrib1

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

10 respostas

  1. E o stf?
    O desastre aí. Não há como desculpá-lo. Sua culpa se exprime na sua irrelevância e nos vexames como o barroso/gilmar que será repetitivo e cada vez mais deprimente.
    Depois do golpe, o caos.

  2. O pior legado do Golpe de Estado será sem dúvida o déficit democrático resultante da quebra da ordem legal e democrática que representou o Golpe de Estado

  3. Trechos da constituição rasgados ou suspendidos pelo Golpe de Estado:

    Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
    I – plebiscito;
    II – referendo;
    III – iniciativa popular.

    São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos

  4. Essa pesquisa reflete aquilo que o povo representa em cada nação,já que querendo ou não,o congresso é um reflexo da sociedade.

    Higienópolis,Morumbi,Jardins,Boa Viagem(Recife),Barra da Tijuca,Leblon,Ponta Negra(Manaus)e cia,fala por 90% dos brasileiros nessa pesquisa.

    Pelo menos a nossa classe média e elite classe A já sabemos que vale 0,20 centavos e ainda tá caro.

    Mais como o golpe deu erradíssimo,pelo menos já sabemos o caminho para voltarmos a ser protagonista mundial:Luizinho 13, presidente já!

  5. É o retumbante estrago do golpe jurídico-midiático, e suas consequências nefastas serão sentidas por muitos anos, infelizmente! Agradeçamos ao mineirinho…SAFADO!

  6. O Ivan Almeida Carlos, acima, é um rebelde sem causa e sem noção sequer do que significa causa ou rebeldia. Um verdadeiro “perdido no espaço”.
    Mas uma coisa é certa em relação a ele. Não é comunista. Até pelo fato de que, simplesmente, não sabe o que é comunismo.
    Bem, é verdade que ele também não é capitalista, embora se julgue, também pelo fato de que, igualmente, não sabe o que é capitalismo. E uma mera marionete alegremente levada de um lado para outro, pelo cabresto, repetindo frases feitas e sem contexto que lhe põem à boca e das quais ele se imagina autor.
    Em suma, não chega a ser inocente mas é inútil para qualquer coisa que preste!

    1. adelmo, nada de crueldade! O cara é um cuco de relógio que grita a cada minuto.
      O que salta aos olhos é o relativa mas importante indice de satisfação dos habitantes de…
      >Nicaragua!
      >Uruguai
      >e até Equador.
      Um doce de jerimum para os coxinhas explicarem porque. Porque os nicaraguenses, uruguaios e equatorianos sao nossa antítese, hein?

      1. E segundo a BBC Brasil, a Bolívia é o país que mais cresce na AL…esses bolivarianos comunistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.