O “dá ou desce” para Moro: o ‘mito” ou a Globo?

É evidente a qualquer um minimamente lúcido que o fato de Jair Bolsonaro ter pedido a Sergio Moro é um inaceitável atropelo a uma investigação judicial.

Um presidente (ou um governador) não pode mandar a polícia de Estado chamar alguém para depor outra vez se, ao falar antes, esta pessoa o mencionou em seu depoimento, como o ex-“mito” quer que se faça com o porteiro do condomínio que ele partilha com o possível assassino da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes.

Mais ainda que isso configura um quadro de flagrante coação a testemunha, para o que basta imaginar a pressão psicológica a que esta pessoa passou a estar submetida, depois da live presidencial de ontem.

(Aliás, a própria live, em si, contém uma ameaça que está longe de estar no campo político e se fixa no próprio campo do exercício do poder do cargo. Bolsonaro jamais questionou politicamente o grupo Globo – quem ia para a “ponta da praia” éramos nós, a esquerda, lembram-se?)

Do ponto de vista político, Bolsonaro deu um nó político em Sérgio Moro: ou submete-se à ordem ilegal do capitão e confronta a Globo ou, ao contrário, mantém-se fiel a quem o cevou e perde a tropa bolsonarista.

Há muito nisso que mostra que a indignação presidencial é muito bem calculada.

Ele próprio disse, esta madrugada, que sabia da acusação desde o dia 9 de outubro:

“No dia 9 de outubro, às 21 horas, eu estava no Clube Naval do Rio de Janeiro quando o governador Witzel chegou para mim e disse: o processo está no Supremo”, contou Bolsonaro. “Que processo? O que eu tenho a ver? E o Witzel disse que o porteiro citou meu nome. Ele sabia do processo que estava em segredo de Justiça”, disse o presidente.

Então o problema não é uma possível armação, mas o vazamento da menção feita pelo porteiro?

Perdão, mas falar para Moro apurar vazamento de processo sigiloso é como falar de corda em casa de enforcado.

O que, aliás, é uma boa metáfora para os personagens desta tragicomédia política brasileira.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

18 respostas

    1. Mas,quem pensa que está no poder? quem deu o GOLPE?
      Que classe de Democracia é aquela custodiada pelos “arautos da moralidade”????
      Está mais de que na hora de eles tirarem suas máscaras e assumirem o GOLPE que deram, e o tremendo desastre que provocaram neste país .Desastre anunciado para quem conhece os militares..

    1. Preocupado com as formas? devería preocuparse com o conteúdo,dois delinquentes ídolos da massa idiota deste país.

    2. Preocupado com as formas? devería preocuparse com o conteúdo,dois delinquentes ídolos da massa idiota deste país.

  1. É verdade, Bolsonaro só virou inimigo mortal da globo depois que foi eleito. Antes disso, teve inclusive a ajuda da vênus enferrujada para se eleger.
    Quanto a Moro, já deu faz tempo. Resta saber se vai continuar dando ou se vai descer. Mas que ponto sobrou para ele descer?

  2. Não existe uma correlação com a visita dos ministros do stf ao pres Bolso ?
    O pessoal não achou que era por causa da votação da 2a instancia, quando se tratava deste assunto ?

  3. Eh família Bolsonaro, quem tem o mínimo de noção já sabia que vocês era o principal envolvido no caso mariele, tá demorando a justiça…se não é o clamor da população, vocês sairia ilesos…

  4. Esse gesto de vocês e seus cúmplices gesticulando arma, é a tamanha ousadia de ameaças que se arrasta pra todos, cuidado Frota e Gleice, essa gente é traiçoeira, mas não tenha medo, não desista de ser justos, a população do mundo estar com vocês

  5. Ué! Mas se estava em segredo de justiça, como o miliciano Witzel ficou sabendo? E pior…passou a informação pro outro miliciano? É se eles estavam planejando um crime, essa presença dele na Câmara pode ser álibi!

  6. No serpentário, que virou o poder após o golpe de 2016, todas as possibilidades se tornam possíveis, Moro se aliar mais uma vez, a quem planeja destituir o presidente/a eleito, no caso a Globo/Witzel. Bolsonaro se apercebeu que a sua fervura está na mais alta temperatura, porém, não se apercebeu que seu dócil cãozinho da Justiça passou para o outro lado. A única escapatória para ele é tentar um golpe de estado e para isso, já se movimenta calculadamente. O último detalhe será retroceder na ” maldade ” cometida e calculada , contra os militares de baixa patente. Desta forma planeja trazer a todos os militares para o seu lado, o do golpe e entreguismo desavergonhado em favor dos Estados Unidos da América.

  7. A única salvação para este verme é fazer o que ele sempre faz, vender a alma ao diabo e armar para cima do bozo, mantendo a porta do inferno aberta. Só não sei qtas almas mais ele ainda tem. Né não?

  8. o moro e a prato feito estão totalmente desmoralizados, viraram anexos do Bozonildo.A Globo apoia tudo q o Bozo faz no campo econômico mas já tem seus candidatos para 2022 e bozo pelos rídiculos e papelões fica difícil de digerir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *