O instinto de Lula. Por Moisés Mendes

getula

Sem autorização, mas por excelência, reproduzo o texto do jornalista gaúcho Moisés Mendes, em seu Facebbok:

“A decisão que Lula tomar amanhã ou depois será bem tomada. Tão bem tomada quanto a de hoje, quando mandou um recado a Sergio Moro. Não marque hora para me prender, nem tente me seduzir com celas especiais.

Pois deixem que Lula continue sendo conduzido por sua intuição. Não caiam numa armadilha ingênua e egoísta proposta pela direita e aceita por parte da esquerda.

É a armadilha quase infantil de que a prioridade agora, se Lula for preso, e mesmo que não seja, é buscar uma alternativa à sua candidatura.

É ingênua porque nada se ganha apressando uma definição sobre frentes e candidaturas herdeiras de Lula. Ganha-se o quê?

Alguém imagina Manuela D’Ávila e Guilherme Boulos sendo indicados, em meio à consternação, como sucessores de Lula? E saindo em disparada para saber quem chega na frente? Não sairiam. Os dois são solidários a Lula porque dependem dele.

E o debate sobre alternativas é egoísta e quase neoliberal porque, em nome da ideia utilitária da viabilização de uma frente ou de um nome, há muita gente disposta a abandonar Lula e sua resistência.

Abandonar o poder simbólico e real de um Lula lutando contra Sergio Moro, o Supremo de Jucá, o Quadrilhão, o pato da Fiesp e a imprensa é desprezar o que as esquerdas têm hoje de mais valioso.

Lula carrega as esquerdas nas costas. Hoje, o mundo ficou sabendo mais uma vez que é assim. Mas parte das esquerdas prega que se abandone Lula para cuidar da funcionalidade da vida no paraíso da próxima eleição.

Abreviar o processo é ofender a trajetória de Lula e sua capacidade única de afrontar o golpe e denunciá-lo também para os que nos olham de longe. Lula resiste mais do que todos nós. Muito mais. Ele pôs o dedo na cara dos que o perseguem e nos perseguem.

Mas alguns querem se livrar de Lula em nome de candidaturas estepes? Aquietem-se com seus planos B. Procurem pensar, tentem, mas não pensem em voz alta. Respeitem Lula.”

Moisés tem toda razão. Os líderes, nestes momentos, precisam sentir a voz muda de seu melhor companheiro, aquele que não o abandona e o que menos dele quer: o sentimento profundo das massas humanas, que não aparece nas tevês, nas páginas dos jornais e, quase nunca, nas estruturas políticas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

28 respostas

  1. À reflexão dos “apressadinhos”, o que move os Homens é a História, não o Calendário Eleitoral.

  2. Plano B, o cacete. Lula tem q refugiar-se em uma embaixada, em solo brasileiro, para continuar a denunciar o golpe, o roubo do petróleo brasileiro, a destruição do nosso futuro.

  3. A nossa “justissa” concede aos corruptos-golpistas (pleonasmo) o primeiro benefício que é requerido para se manterem livres, leves
    e soltos, como estão MT e sua quadrilha, o Mineirinho, o Aloísio-500mil, o Santo, o Careca e toda as cúpulas nacional e estaduais da tucanalha. Com Lula, não só são negados TODOS os recursos, como o próprio “sistema judissial” infringe todas as leis vigentes(?) para tirar sua liberdade e humilhá-lo. Lula não pode se entregar. A sua resistência à prisão deve ser ampliada e transformada numa rebelião popular para depor os golpistas e reinstituir a democracia no país, ora sob uma ditadura midiático-judicial.

    http://justificando.cartacapital.com.br/2018/04/06/lula-tem-o-direito-e-o-dever-de-resistir/

  4. Maravilhoso texto. Presidente Lula é o que mais sabe o que fazer neste momento fatídico. Seja qual for sua decisão, estejamos com ele. Deixem sua sabedoria política decidir, MAS TAMBÉM SEU CORAÇÃO. Política é feita TAMBÉM DE PAIXÃO, e ele a tem carregada de sua extraordinária visão política HUMANIZADA. Com LULA, sempre.

  5. Por isso, se não for Lula ou PT, não contem com meu voto. Anulo pela primeira vez na vida. Se der extrema direita nas eleições, f…

  6. Estamos no prenuncio de uma era de trevas se Lula se entregar e nós deixarmos. Capto o significado de minhas palavras – Corro risco de vida…….

  7. Perfeito. Lula tem que resistir. Existem pessoas da esquerda que querem que Lula se apresente. Lula resistir sempre.

    1. Resistir sempre!!!! Que os fascistas se desnudem cada vez mais.. que mostrem seus rostos torpes ou voltem para as sombras!!!! LULALIVRE LULAVIVE

  8. Ser preso aqui nesse Sul entreguista é a maior humilhação para Lula. Aqui pensasse ser melhor que o Nordeste. Rararra Ignorantes! A Cultura Nordestina é infinitamente mais bela e complexa.
    Meus conterrâneos abriram as portas pros estados unidos e quem mais quiser mais.
    Tenho vergonha do Rio Grande do Sul.
    Mas graças a Getúlio Vargas, que mandou o Exército para cá nos anos de 1940, tive um pai baiano. E isso é maravilhoso!

    1. Faço minhas as suas palavras, o nordeste é 1000000 de vezes mais belo e culto. Embora lá tenha torpes com fagner (f minúsculo mesmo).

  9. Não sou profissional da área de direito, não conheço como se dão os processos judiciais, sei apenas daquilo que leio, ainda assim com dúvidas quanto às opiniões. Não sou petista nem Lulista, mas também não sou ligado ou interessado por outros partidos, contudo, repugna-me ver a seletividade e a celeridade nos processos onde Aécio, FHC, E.Paes, Moreira Franco, M.Temer, J.Serra, J.L.Alkmin, Doria, E.Padrilha, Pezão etc são deixados para as calendas e assim, caem no esquecimento, continuam suas vidinhas corrompidas, ricos e traidores para novos eventos. O povo tem memória curta e certamente lhes dará retorno à vida política. O que mais me assombra, porém, é ver um judiciARIO inepto, covarde e Amoral. Ver juISES que não cumprem a CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, que sentam sobre Processos que tratam de INTERESSES DA NAÇÃO BRASILEIRA e em contrapartida pulam a fila para atender canalhices, pilantragens e falcatruas de quem tem o PODER FINANCEIRO, POLITICO, EMPRESARIAL e Militar. Que humanidade mais Doente e Imoral.

  10. Sou branco (segundo essa classificação enviesada que esquece oportunisticamente que somos todos descendentes de africanos e pertencemos todos à espécie homo sapiens), classe média alta (sem ser milionario), tenho mestrado, quatro livros publicados, mas declaro que sempre votei no Lula, se me for dasa a chance, voltarei a votar, mas se ele sugerir que eu vote em alguém, votarei, se ele resistir, fugir, pedir asilo ou se entregar, o fará com minha muda admiração, pois ele é realmente O CARA, que não se deixou deslumbrar pelas honras – merecidas – que recebeu, não deixou de amar esae nosso povo, não entregou um milímetro da nossa soberania aos donos do mundo, não descalçou os sapatos nem baixou a cabeça. Eu quisera ter 1% da coragem e da dignidade do Lula.

    1. Caro Paulo, aprecio sua postura e seu equilibrio, porém tem uma coisa que nos difere não por nossas diferenças intelectuais, biológicas, etnicas e que é a de classe social. Se me fosse dada a chance eu haveria uma BMW. Agora mais do que nunca vou continuar lutando pra poder votar no Lula. Também me chamo Paulo, há pouco e por enquanto na classe C e sou negro. Um bom final de semana!

  11. O que mais me apavora é ver e ler o Reinaldo Azevedo defendo Lula, não o Lula, mas o direito de Lula.

  12. Também nasci no Sul, reacionário, dos que se acham europeus desgraçadamente tendo que conviver com aqueles que eles consideram inferiores, os negros e mestiços de todos os matizes. Me envergonho muitas vezes disso, mesmo pensando completamente dessa gente estúpida. Que voltem para a sua Europa maravilhosa ou para os EUA para lavarem latrinas. Não deixarão saudades.

  13. A verdade é que acabamos de assistir o fim da Lava Jato, atingido seu único objetivo o resto não vem ao caso. E esses canalhas transvestidos de juízes perderam a vergonha na cara . Serão tratados pelos bandidos como colegas.

  14. Lapidar, perfeitíssimo, na forma e no fundo, o artigo acima transcrito desse lúcido jornalista gaúcho, Moisés Mendes. Quando a gente se depara com pessoas capazes dessa admirável lucidez de raciocínio, com tão admirável elegância na forma, chega-se à conclusão de que a verdade realmente amanhã triunfará, pois, ela é enorme, ela é, acima de tudo, eloquente, por si mesma, como aparece com força e beleza esplêndidas e emocionantes no texto acima. Parabéns ao bravo e consciente Moisés Mendes pelo seu artigo. Parabéns também ao combativo Fernando Brito por tê-lo transcrito no nesse valioso e imprescindível TIJOLAÇO.

  15. LULA, HOJE E SEMPRE, O MAIOR DE TODOS OS BRASILEIROS, POR TODOS OS SÉCULOS E SÉCULOS. PODE ELE DIZER, USANDO AS PALAVRAS DE DOM QUIXOTE, PARA OS CÃES DA JUSTIÇA QUE O PERSEGUEM: ‘LADRAM, SANCHO, SINAL DE QUE CAVALGAMOS”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *