O fim do primeiro ato

lulalivrefogo

Daqui a pouco, após a missa que lembrará os 68 anos de nascimento de Marisa Letícia, provavelmente Lula irá ao encontro de seus captores da Polícia Federal.

Será o fim do longo primeiro ato da tragédia brasileira, inciada em 2013 e que ganhou personagem central no ano seguinte, quando Sérgio Moro começou a sua caminhada desde as sombras em que montou, com a ajuda de seu velho delator Alberto Yousseff, a Operação Lava Jato e galgou o estrelato nacional, sob as luzes e os salões da mídia.

Em quatro anos, apenas, curto tempo para tragédias políticas, transformamo-nos de um país de exalava esperança e auto-estima em outro, que exala ódios e prazeres mórbicos, quase que numa catarse daqueles famosos “instintos mais primitivos”

Nada mais retratador desta regressão à incivilidade que a “cervejada” grátis  promovida ontem diante de um bordel paulistano, para comemorar a prisão de Lula, devidamente ilustrada pela imagem dos “coronéis” que o mandaram à cadeia, claro que ambos puros como congregados marianos.

Ocorre que, agora recolhido à prisão, Lula é o “morto que segue vivo” e, por um lugar que não buscou, mas o obrigaram a estar, veste os trajes do martírio.

Lula, que se tornou forte com aquilo que Leonardo Boff definia como um dos sacramento da vida – a alegria, a festa, onde os homens dizem sim a todas as coisas – por simbolizar desejos e esperanças, foi transformado naquele que encarna as dores e frustrações de uma população sempre – e cada vez mais – marginalizada e espoliada.

“Promoveram-no” de santo a mártir.

Começa, agora, com esta carga simbólica e com data marcada – 7 de outubro, o dia das eleições – para seu ponto dramático, o segundo ato da tragédia brasileira, a narrativa de um país que “quase” se descobriu um só, até ser revelado que, de fato, são dois. Porque assim o querem suas camadas dominantes, incapazes de vê-lo como um corpo único e gigantesco.

Preferem fruir das ricas migalhas que nosso atraso lhes dá, atrás das grades, cercas e vidros blindados e escurecidos, para que não lhes vejam e contam que as forças represssivas da polícia, do judiciário e – por que não? – dos militares para que o insustentável se sustente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

28 respostas

  1. Vamos lembrar de Brizola. Se o jornal nacional pede cadeia para Lula, devemos ser contra a cadeia para Lula. Asilo, por favor.

  2. Há uns trinta e sete anos que sigo o PT. Passamos por momentos triste e momentos muito alegres como as festas das posses de Lula, com o povo comemorando nas ruas.
    Hoje passamos por um momento triste, mas as lágrimas e suor da luta servirão para ajudar a amalgamar a consciência de classe do povo brasileiro. Ele sabe que quem está indo preso não é um bandido, é um dos seus, um do povo que ousou chegar ao poder máximo, que elevou o país no respeito mundial, que erradicou a fome, equiparou as chances do pobre chegar à universidade…
    O povo sabe ser grato, mesmo que continue sendo golpeado. O troco virá. Vamos botar um mais radical que o Lula, que é um conciliador.

    1. (…)A bandeira segue em frente atrás de melhores dias
      No estandarte vai escrito que ele voltará de novo
      E o Rei será bendito, ele nascerá do povo,(…)

    1. O dois…. sempre foi os dois.. e isso é um VALOR. NUNCA se deve esquecer suas origens.. ISSO é um VALOR.

  3. LULA deveria pedir asilo político e continuar a luta. Preso, Lula vai virar troféu da Globo e vai morrer na prisão.

  4. Não se entregue Lula!!!
    Não se culpe se algo acontecer por uma possível invasão, a culpa não será sua, a culpa será da globo e da justiça.
    Todos já estão cientes disso.
    NÃO SE ENTREGUE, deixa a PF invadir, se ela tem coragem!!!!

  5. Um amigo meu acertou em cheio sobre o destino daquele policial que denunciava Aécio Neves. Ele disse: “Se for preso, vai amanhecer “suicidado”. ” Foi o que aconteceu. Depois ele disse: “Acho o Michelzinho muito parecido com o Joesley Batista,” Será? Pensei eu. Depois eu li que Temer fizera cirurgia de próstata aos 70 anos, quando deve ter sido o ano em que gerou Michelzinho. É deveras muito estranho. Agora, esse mesmo amigo adivinhador fica dizendo que Lula pode amanhecer “suicidado” também. Sei lá, sei lá…Eu, por meu lado, acho que a Maçonaria tão mal afamada é que está dando as cartas, e me vem à memória o que o maçom Aécio disse: “Tem que ser um que a gente mata antes de delatar.” E aquele outro maçom e pastor 171 lá da Penha que afirmou que seus seguranças atiram para matar e não erram.

  6. O POVO NÃO TEM ORDEM DE PRISÃO! LULA PERTENCE AO POVO E O POVO NÃO ESTÁ OBRIGADO A ENTREGÁ-LO AOS GOLPISTAS. O POVO DEVE IMPEDIR LULA DE CUMPRIR O MANDADO ILEGAL DO JUIZECO DE PISO. O POVO DEVE CLAMAR PELA CONSTITUIÇÃO E EXIGIR SEU CUMPRIMENTO!

  7. A presidenta do PT desmentiu essa notícia, Fernando, Lula não vai se entregar depois da missa de Dona Marisa, a mídia porca quer é esvaziar a resistência em São Bernardo.

  8. Quanta ingenuidade, vai ¨cair¨ nas mãos da CIA e suas inoculações bacterianas.
    É muita ingenuidade !!!

  9. Acredito que a prisão do Lula, injusta e criminosa, causa comoção. O constrangimento da mídia, que embora exulte com a prisão é notório. Acabou a democracia no Brasil vivemos em plena ditadura em que qualquer cidadão poderá ser preso, pois não temos mais justiça e vivemos dias sombrios. O golpe destruiu nosso país e voltamos a ser colonia Americana. Mas esses anos que o PT governou permitiu que o povo vislumbrasse que não nasceu para ser escravizado, e esse golpe só fará crescer a indignação. Lula é um mártir e seu lugar no panteão das figuras mais ilustres da nossa história está assegurado, quanto aos golpistas não se atrevam a ter um túmulo pois lá será transformado em cloaca.

    1. Farei questão de ir mijar em qualquer túmulo de golpista…. Que optem pela cremação e levem a urna pros EUA…Aqui não merecem nem ser enterrados…

    2. Renato, um texto perfeito. E que dor que o Brasil, com sua mídia putrefata, se deixou chegar a esse ponto.

  10. Só voto PT. Não adianta os oportunistas do PSOL que começaram esta tragédia em 2013, puxar saco agora!

  11. Já passou da hora : Lula deve convocar uma coletiva com a mídia internacional e divulgar um Manifesto, denunciando o processo político a que foi submetido, a Justiça de Exceção, a caçada de serjumoro, a sujeira do Supremo, a cafajestagem da Rede Globo.
    Deve pedir garantias de vida ao Estado brasileiro.
    Deve dizer em alto e bom som ao mundo civilizado que é um preso político e como tal deve ser tratado !
    Conclamar o povo brasileiro a resistir ao Golpe, denunciar o perigo de que não haja eleições em Outubro…
    E, então e só então, anunciar a decisão pessoal de apresentar-se ( ou não ) ao cumprimento da sentença de exceção expedida por serjumoro !!!

  12. Em minha opinião, Lula pode fazer deste processo de prisão mais um libelo contra o arbítrio e pelo cumprimento do processo como prescreve a norma jurídica.
    Não pode entregar-se à polícia antes de que tenham decorridos todos os prazos recursais e antes que estes tenham sido julgados.
    Nem se trata de desobediência civil, na verdade trata-se de obediência ao processo legal como resposta à desobediência processual que faz o judiciário.

  13. Como disse o Churchill ao fim da batalha aérea, não é o começo do fim mas é o fim do começo.

    Pessoalmente tenho certeza de que São Bernardo vai mostrar que é muito maior, mais verdadeira e mais brasileira que Curitiba.

  14. Engano seu, Fernando. Não é o fim do primeiro ato.
    A entrega do Lula, por seus traidores do PT (têm nome), é o útimo ato da tragédia.
    Depois dêle cai o pano, fecha-se o teatro de comédia que um dia se chamou Brasil.

  15. Brito, estou tendo a sensação – isso está me deixando sem dormir – de que a Operação Condor 2018 vai usar as munições “roubadas” da PF em “2006”.
    A tenho a impressão de que a Marielle foi só um ensaio para testar o nível de comoção na sociedade.
    O Boulos e a Manuela que se protejam, pois, daqui a dois meses tem a Copa do Mundo……

  16. Brito, embora me parece que você não crê em Deus, digo que você é um abençoado. Que texto sublime, meu amigo. Até na dor, como ocorre com certo ser marinho, você faz uma pedra preciosa. Mais vez digo – que Deus te abençoe, meu caro.
    Ps: Mas para que não se assiste, lembro que o Deus da Bíblia é diferente daquele pregado por Malafaia, Feliciano e, infelizmente, a quase totalidade dos evangélicos.
    Forte abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *