O Lula que precisam calar. Assista

Perdoe, Lula, pela comparação.

Mas dois dias depois de ouvir um presidente que é incapaz até de ler um texto, que vai pingando as palavras como um bode despeja o que comeu, ouvir a carga de emoção, de dignidade, de simplicidade, em sua fala na primeira entrevista depois de 13 meses de silêncio compulsório é, ao mesmo tempo, uma tristeza profunda, ainda que com esperança de que não sejamos, por anos a fio, o país da mediocridade estúpida.

Sabe, sua fala tem a natureza do que os gaúchos chamam de tronco “guarda-fogo”, que depois de uma madrugada de frio e de garoa, tem a brasa imortal dentro de si e vai acabar por nos aquecer na manhã mais fria e nevoenta.

Se alguém ainda não entendia porque é tão importante para esta gente manter Lula preso e calado, entenderá agora.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

54 respostas

  1. … Se nós não formos às ruas, nem ao menos restarão as plantas dos nossos quintais!
    Moral da história: tomemos um mililitro do chá ‘coragem do LULA’, Ô povo frouxo, sô!…

    1. Luiz Inácio LULA da Silva um grande HOMEM!
      O maior presidente da história do Brasil!
      Os seus detratores são uns vermes!
      Perdão aos vermes, aos ratos e às baratas!

    2. É o que penso. Venho convidando a todos a nos unirmos às manifestações do dia 1º de Maio. 100.000 fazem-nos debochar. Mas 3 MILHÕES ou mais, põe fim a essa Ditadura nefasta. Lula não merece ser morto nas masmorras. Temos que ser 1% do que ele é.

    3. Exato, um mililitro da coragem e da dignidade desse homem é suficiente para mudar tudo a sua volta. Como ele tentou e não deixaram.
      #LulaLivre.

      1. Sim. O assassino que atacava com drones as festas de casamento, batizado e aniversário na Síria.
        Que municiava e alimentava as tropas do Daesh pelas mãos dos governos terroristas de Israhell e Arábia Saudita.
        O mesmo que orquestrou o golpe de estado na Ucrânia e botou no governo o Yatseniuk e a corja de neonazistas de Ms. Nuland.
        É esse o tal “menino negro” a quem você se refere? Aquele que permitiu à CIA manter escutas da Dilma, dirigentes da Petrobras e dabe-se lá quem mais?
        É a esse canalha assassino que você se refere tão carinhosamente?

        1. Colega, você fez muito bem de ter lembrado tudo isso, mas pode ser que o Nilson Fernandes tenha usado “menino” como deboche. Como a gente diz: “moleque”, quando quer desfazer de alguém.

          1. Sim, pode ser.
            Mas pode não ser também. Tem muita gente que admira esse assassino porque não sabe da missa um terço.
            O mesmo com o calhorda do Kennedy, que até hoje é visto como um martir.

      2. Carlos Morais e nilsonfernandes, o Obama, por estar em público, disse apenas parte da frase. Jogou para a platéia. Aos assessores ele disse a frase inteira: “Esse é o Cara a ser deposto e preso”. É o que estamos vendo agora.

    1. A força desse homem é a força do povo do Brasil profundo….não dessa elite canalha…essa elite é CANALHA, fraca.

  2. que grandeza, que dignidade, que verdade, que maravilha. Precisamos salvar esse Lula, porque outro igual nem daqui a 500 anos. Só agora vi, rapidamente, no face book, o bozo tentando ler um texto. Chega a dar pena. Que coisa patética e lamentável. Não acredito que meus conterrâneos elegeram esse traste por quase 30 anos

    1. É trágico. Vivemos um pesadelo que só Lula Livre poderá encerrar. Mas contra a força da elite opressora que o aprisionou e quer destruir o Brasil, só o povo na rua!

      1. olha, vou e fui a praticamente a todas as manifestações. É sempre um grande momento, “a alegria de se abraçar”, de ver que não estamos sós, uma energia louca e revigorante. No entanto, como elemento de mudança em prazo curto, não sei de sua eficácia. Quem detém o poder, ainda mais de maneira espúria (e nem podemos dizer isso do bozo, pq foi eleito. fraudulentamente, mas teve votos), não se preocupa com a vontade do povo. O respaldo deles é bem outro. Nunca vi manifestações maiores do que as pelas diretas já, com a ditadura moribunda, a economia aos frangalhos. O resultado imediato foi a eleição via colégio eleitoral, que era o combinado. Tivemos que esperar mais 5 anos pra termos eleição direta. Então, é paciência, resistência e mais paciência. Ontem, Haddad esteve na UnB, chamado pelo diretório da fac. de direito, em defesa da educação pública. Um espetáculo, de tanta gente jovem, engajada, preocupada, militante. Tinha até uma palavra de ordem, muito interessante: “movimento estudantil/quem disse que sumiu?”. Talvez a mudança venha dessa juventude. Mas talvez não seja pro nosso tempo (pro meu, pelo menos). Mas lutamos como podemos, como se tivéssemos 100 anos pela frente.

        1. Eu bem sei. Fui estudante universitária e militante do movimento estudantil nos anos 1970, na USP. No caso atual, também fui a quase todas as manifestações aqui em SP, aliás desde o início do processo do golpe do impeachment. E sei que o processo é demorado. Mas Lula na cadeia é um fator de extrema dissonância, é um fator capaz de desequilibrar a ação da ultra direita desde que haja mobilização popular maior. As esquerdas precisam sair da paralisia em que se encontram. Sei que eles não dão importância alguma à opinião pública, isso está claro. Mas se tivermos 100 mil nas ruas em SP e no RJ, mais outros tantos nas demais capitais, ficará cada vez mais difícil nos ignorar. E sim, você tem razão: é da juventude engajada que virá a grande onda de mudança, como vimos e agimos depois de 1964. Pode não ser para o meu tempo, mas tenho esperança de que pelo menos ainda hei de ver Lula fora da prisão. Não é possível ter lutado tanto, ter acompanhado a prisão de Lula nos anos 70, ter enfrentado o DOPS e Erasmo dias, ter sobrevivido a Fleury, ter vivido a luta pelas Diretas Já e tantas outras para depois ver o país cometer tamanho suicídio.

          1. Não tenho nenhuma dúvida que manifestaçoes de rua pacíficas e multitudinárias ainda é a única maneira de sair desse estado de paralisia e catatonia que nos encontramos. Além do Lula Livre, devemos protestar contra o desemprego e a paralisia econômica, e contra a tentativa de destruição da Previdência Social e pelo fim do clima de ódio e irracionalidade política (é preciso recuperar a esperança e a alegria de nossa gente).E tudo isso é preciso ser feito recuperando a força dos instrumentos de representação democrática que, ainda não inventamos outros melhores, são os partidos políticos e os sindicatos dos trabalhadores.

          2. Imagina meu marido, que foi preso por 1 ano, com pouco mais de 20 anos, estar vivendo isso de novo. É muito duro. Mas Lula, na entrevista ontem, deu 2 dicas preciosas. Se a gente conseguir por em prática, será um avanço. A primeira, ele falou explicitamente: não é juntando gente na Paulista que vamos reverter a “reforma” da previdência. É na porta da casa do deputado, na rua que ele mora, é briga mesmo. Mostar que não queremos, a cada um deles e delas. A segunda, que acho que está fora de nosso alcance, como pessoa física, vamos dizer assim: apresentar propostas alternativas. O que propomos pra educação, saúde, segurança, desemprego, geração de renda. Aí acho que cabe aos partidos “puxar” essas pautas. Outra coisa que ele disse: o mundo do trabalho mudou muito. Então, os sindicatos tem que se reinventar. Tem um monte de gente que trabalha desde casa, não convive com colegas, não tem pauta comum. Ainda agora, estava com uns amigos e um deles, já setentão, deu um exemplo claro. Em PE, nos anos de 1970 ele era engenheiro numa fábrica que tinha 1.500 funcionários e produzia 6 toneladas de equipamentos para usinas de açúcar. Hoje, com menos da metade de funcionários produz 6 vezes mais, pela mecanização, tecnologia, entre outros fatores. Naquela época, o funcionário trabalhava 20 minutos e descansava 40, pq desidratava, trabalhando perto de fornos a 1 400º. As chapas passavam entre as pernas do funcionário a 900º. O pessoal, a gente, inclusive, tem que assistir a entrevista até compreender a dimensão de tudo que Lula falou.

        2. Respeito sua opinião, mas discordo em parte. 100 mil pessoas, 500 mil pessoas mostram insatisfação, mas não medo. Já se nos unirmos e levarmos uns 3 Milhões, a História é outra. Nada coloca mais medo em político que povo unido. Tiveram que dividir para levar. Mas muita gente acordou e outros estão dispostos a correr atrás dos prejuízos. O erro é achar que só Sindicato e Movimentos tem obrigação de ir. Vamos todos. Eles vão tremer.

  3. Brito, aqui no oeste do RS chamamos de “pai de fogo” o tronco que segura a brasa frente às intempéries.

  4. Lula é uma síntese! Transita bem desde a palavra “trambique”, que todos entendem, até as reuniões do G-8. E conclama pela soberania, pela dignidade do povo brasileiro. Vai demorar a surgir outra liderança desse porte. Lula livre!!!

  5. Quando ouço esse grande homem falando, mais certeza tenho de estar do lado certo. Força Lula! O Brasil precisa de vc!

  6. A canalha agente em nome da CIA não aprendeu com o general ditador Golbery.

    Esse Ditador anunciou: “A Camara dos Deputados silenciará esse Metalúrgico”!
    O metalúrgico virou o Presidente mais impotante da histria do Brasil.

    A canalha agente em nome da CIA, não aprendeu com o general Ditador, achava que condenando o Presidente LULA o silenciava.

    Verdadeiramente vivo, consciente e esperançoso responde com a vitória. A vitória dos
    DIGNOS! Nós brasileiros o aguardamos para o resgate do Brasil!

    Verdadeiramente falta POVO para arrancá-lo de lá.

  7. Sinto tristeza e vergonha em ver um homem como esse, referência para o povo sendo tão covardemente injustiçado. Se há justiça, Moro e sua trupe serão carcomidos pelo ódio que exala de se próprios.

  8. “Por isso [pela OBSESSÃO EM DESMASCARAR Moro, Dallagnol sua turma, AQUELES QUE ME CONDENARAM] EU VIM PARA CÁ COM MUITA TRANQUILIDADE. HAVIA UMA BRIGA NO SINDICATO NAQUELE DIA entre os que queriam que eu viesse e os que queriam que eu não viesse [PARA A PRISÃO].

    EU TOMEI A DECISÃO. EU FALEI, “OLHA, EU VOU”. EU VOU LÁ. EU NÃO VOU ESPERAR QUE ELES VENHAM ATÉ MIM. EU VOU ATÉ ELES PORQUE EU QUERO FICAR PRESO PERTO DO MORO. O Moro saiu aqui [de Curitiba]. MAS EU QUERO FICAR PRESO. PORQUE EU TENHO QUE PROVAR A MINHA INOCÊNCIA.

    “TOMARIA OUTRA VEZ” (resposta quando perguntado se acha que tomou a decisão correta)

    “NÃO TEM PROBLEMA. EU TENHO CERTEZA QUE DURMO TODO DIA COM A MINHA CONSCIÊNCIA TRANQUILA” (resposta quando questionado da possibilidade de ficar preso para sempre)

    ENTÃO ELES SABEM QUE AQUI TEM UM PERNAMBUCANO TEIMOSO. E É O QUE EU DIGO SEMPRE.QUEM NASCEU EM PERNAMBUCO E NÃO MORREU DE FOME ATÉ OS 5 ANOS DE IDADE, NÃO SE CURVA MAIS A NADA

    EU QUERO SAIR COM A CABEÇA ERGUIDA COMO EU ENTREI. INOCENTE
    ENTÃO EU ESTOU AQUI, MEU CARO, PARA PROCURAR JUSTIÇA, PARA PROVAR (MINHA) INOCÊNCIA

    EU NÃO TROCAREI A MINHA DIGNIDADE PELA MINHA LIBERDADE

    A verdade aparentemente impotente diante da mentira e do poder, ainda que pareça uma velha e frágil senhora resiste como outra velha senhora chamada História.

  9. Só um verme como Moro aceitaria um papel como esse de tanta arbitrariedade e desumanidade. Somente um ser abjeto escreveria na sua decisão de prisão que “…embargos de declaração constituem apenas uma patologia protelatória e que deveria ser eliminada do mundo jurídico”. Direito de defesa é patologia? Esse cara não é normal e ele sim que tem patologias graves. Sua decisão de prisão do Lula foi um atentado, um ato de extrema violência contra um ser humano por motivação política. Todos sabem que Lula solto e candidato seria eleito no primeiro turno, apesar do linchamento midiático e judicial.

  10. Na minha presença, não tolero que ninguém ofenda ou desmereça a figura de Lula, simples assim, dou o troco através de argumentação sensata, equilibrada e sempre baseado em fatos inquestionáveis. Luis Inácio Lula da Silva, foi o melhor presidente que a República Federativa do Brasil teve.

  11. Vejam que sabedoria: perguntaram-lhe o que ele achava do Ciro Gomes ao dizer por aí “o Lula está preso, babaca”. E ele respondeu:
    “Ele está certo, eu estou preso mesmo. Ele está errado em chamar os outros de babaca.”
    É sabedoria pura!

  12. Vejam que sabedoria: perguntaram-lhe o que achava do Ciro Gomes andar falando por aí “o Lula está preso, babaca!”. E o Lula respondeu:
    “Ele está certo, eu estou preso mesmo. Ele não está certo em chamar os outros de babaca.”
    Sabedoria pura!

  13. Lula sendo Lula! Esse homem consegue cativar e criar um sentimento de esperança dos mais precisos nesse momento.

    Quando ele fala da sua esperança com o Brasil após a descoberta do Pré-sal e das suas indescritíveis contribuições a pátria, causa uma melancolia forte. A mesma força, ainda maior, no seu jeito e em sua fala é o amanhã que acredita e que anuncia.

    Se ele ainda anuncia, se ainda acredita, também tenho o dever de acreditar e de anunciar um amanhã.


  14. :
    : * * * * 04:13 * * * * * Ouvindo A(s) Voz(es) do BraSil e postando :

    #LulaLivre

    #AssangeLivre

    #FreeAssange

    :.:

  15. Querido companheiro Fernando Brito, seu texto tão perfeito, lindo me emociona, me faz acreditar que conseguiremos recuperar a solidariedade e a Soberania Nacional. Obrigada.

  16. Avisem a Lula que essa corte está comprometida até o talo com o golpe. Não temos mais corte suprema, temos sim onze covardes faladores de palestras.

  17. Após o golpe de 64 a alienação do povo foi muito grande. Frases como: O povo brasileiro é pacífico é um exemplo de como incutir na mente das pessoas a não lutar. Na nossa história tivemos muitas lutas e muito derramamento de sangue!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.