O mundo está em tensão e ninguem atende Bolsonaro?

Lendo a reportagem de O Globo sobre a entrevista presidencial nesta manhã de crise mundial, onde se acumulam tensões com uma reação – que ainda não foi além de palavras, mas inevitavelmente irá, e me deparo com a declaração insólita de Jair Bolsonaro:

— Tentei falar com o Castello Branco [presidente da Petrobras] agora e não atendeu. Deve estar em alguma reunião. Tentei falar com Paulo Guedes também e não atendeu. Vou falar agora no caminho do hospital (para visitar a primeira-dama Michelle Bolsonaro). Eu quero ter as informações deles. Que vai impactar, vai. Agora vamos ver o nosso limite aqui. Se subir…Já está alto o combustível, se subir muito, complica…

Reparem: o ataque aconteceu ontem e desde então até a Turma da Mônica sabia que impactaria fortemente o mercado de petróleo que, mesmo antes disso, elevara em 10% os preços, apenas em dezembro. Dois ou três dias antes, com o cerco à embaixada norte-americana em Bagdá, já estava evidente a escalada de tensões.

Alguém pode acreditar que Castello Branco e Guedes, em meio a isso, “não pudessem” atender? E o chanceler “doidão”, Ernesto Araújo, estava ocupado também, procurando “marxistas culturais”?

Bolsonaro não foi capaz de emitir um pio sobre o evento de ontem, o mínimo que se esperava de um chefe de Estado. Já tivemos, aliás, um presidente que se envolvia direta e decisivamente em negociações de paz, agora temos um que, ao menos, atende aos apelos da internet para não abrir a boca e piorar sua situação.

Este homem sequer é capaz de compreender a necessidade de que a comunidade internacional detenha uma escalada bélica provocada por um ataque insano, que sequer foi contra um alvo militar, mas uma execução fria e planejada.

Como a submissão mundial a Trump o impede, ela não vai parar, até porque, já disse hoje o próprio Trump, o Irã nunca ganhou uma guerra, mas jamais perdeu um negociação.

Sendo assim, à guerra, como ela é hoje: impessoal, sem tropas, num joystick.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

18 respostas

    1. Fica difícil saber qual dos 2 é o mais retardado, porque fundindo o cérebro de ambos não se consegue nem 0,5 do cérebro de um macaco prego.
      O nível de QI dos 2 paspalhos somados, conseguem apenas incríveis 10% da inteligência do véio da Havan, o qual por sua vez, ainda não conseguiu atingir a inteligência quadrúpeda-ruminantecente de alguns pequenos animais encascurrados.

        1. Trump foi emburrecendo
          Bozo ja nasceu retardado

          Trump demonstrou estupidez extrema na presidencia
          Bozo e um estupido desde o tempo de caserna

      1. O QI do veio da havan é 10. Isso se ele não subornou o psicólogo para aumentá-lo. Provavelmente o fez, pois um macaco prego é mais inteligente que ele.

  1. O covarde assassinato do herói iraniano, o general Soleimani, custará a reeleição ao estúpido Trump. Há quase um consenso entre os analistas geopolíticos que este foi o maior erro estratégico de seu governo, pois cada estadunidense que estiver no Iraque passou virou um alvo vivo para os furiosos iraquianos.

    1. Q NADA
      os caipiras vao poder financiar a faculdade economizando 100000 dolares em 3 anos matando estrangeiros pelo mundo.
      E russia e vhina nada farao
      Russia so bafo
      China so quer vender containers
      Nao se iluda

    2. Não esteja tão seguro disto. O povo americano aplaudiu e comemorou a morte de Bin Laden. A indústria cultural está a pleno vapor e nos EUA há tantos estúpidos ou mais que entre nós.

    3. Não se iluda meu caro, esta bobagem comandada pelo cabelo cor de laranja foi como uma senha soltando todos os capetas do mundo. Não haverá lugar algum no mundo que seja seguro para qualquer Yanke. Nem dentro de um buraco de tatu.

  2. Não é submissão a Trump, é o tico e teco dele q, no máximo esforço e saindo fumaça, sai com essas “estratégias”. Emocional de pré adolescente metido a esperto.

  3. A guerra não é uma questão política e sim econômica (não mais ideológica, religiosa, de defesa). Nós, o comum dos mortais, não temos a menor condição de interferir nem mesmo nas ações dos políticos. Não foi Trump que lançou o ataque assassino, foram os interesses comerciais e econômicos dos eua. Quase metade do PIB americano (10 trilhões de dólares) está, direta ou quase diretamente, envolvido com a guerra. Isto significa: 3 vezes o PIB brasileiro ou mais de 2 vezes o PIB francês e duas vezes o PIB alemão. Armas são os produtos da mais alta tecnologia de ponta da qual derivam todas as outras tecnologias que sobram para nós nas lojas e supermercados. Armas, aviões, navios, submarinos, mísseis e etc. deterioram fisicamente e são superados em tecnologia e alcance de fogo em meses, às vezes nem mesmo se pode contar o tempo em anos. Precisam ser usados para continuar a movimentar a máquina econômica da guerra. Um arsenal de bombas não pode acumular bombas ou mantê-las por muito tempo (meses). Elas têm que ser desmontadas e, se possível, reutilizadas. Mesmo uma coisa gigantesca como um porta aviões ou um submarino nuclear (cada um mais caro que a quase totalidade dos municípios do mundo) precisa ser adaptado e sofrer atualizações todos os dias. O tempo de vida de um caça é no máximo, de um ano.
    Por isso, as questões humanitárias, ideológicas que emergem nestes momentos de crise são totalmente, completamente inúteis. A vida humana e do planeta não tem absolutamente nada a ver com esses interesses. E é por isso também que não haverá, salvo algum acidente que torne a coisa incontrolável, uma guerra mundial, total, pois isso não interessa à tecnologia e à economia da máquina industrial, pois ela pode ser destruída e parar de dar lucro.

  4. Trump a o q quer enada sera feito p impedir. Nem no exterior nem entreos proprios americanos. A nao ser q um agente de segurança q trabalha na Casa Branca meta-lhe uma bala na cabeça

    Depender da china vende conteiner e russia gasto com armas e fico por aqui nada sera feito. NADA
    NAO SE ILUDAM

  5. 1-O país da novelinhas da Globo e, agora, das seriezinhas da Neteflitzzz, elegeu um tenente.
    2-Um tenente comandava 40 subalternos no BG, onde servi. Um pelotão!
    3-Todos os bilionários, milionários e a maioria da classe média apoiaram o Golpe e o tenente.
    4-Para Bonner, quem assiste o JN é um “homer simpson”, com idade mental de 12 anos.
    5-Os istaduszunidos fazem o “rapa” final no planeta ouvindo seu réquiem.
    Nessa conjuntura, querem que Lula dispute a eleição em 2022?
    Prá enfrentar os ricos traidores e seguidores? Prá perder prum “encantador de homeres”?
    E os gringos incendiando o planeta? Deixem Lula aproveitar a vida.
    O povo voltou pro brejo e assiste a chegada de remediados, amarelinhos de vergonha e pavor. Babau!

      1. Meu voto, meu pensamento agora para fazer os pobres voltarem a avançar. QSFerrem os dotô como professor que disse em reunião: “O golpe contra a Dilma não me afeta”.

  6. Com este assassinato no Iraque chegamos a insania de que matar seus semelhante se tornará coisa corriqueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *